quinta-feira, 30 de abril de 2009

Platão Aristóteles !

A uedaimonia é entendida como posse de bens reais dotado de um valor objetivo .
Para Platão , esses bens são , alem do conhecimento , a ordem , a medida .
Para Aristóteles alem da ordem e medida os bens intelectuais , certos bens exteriores como saúde reputação poder são também fundamentais para o homem .
Nestes aspectos ambos estão próximos ou seja , em se tratando com eudaimonia como expressão de felicidade .
Portanto Históricamente falando , a felicidade realizável na visão empirista de Platão e Aristóteles dependerá da posse de bens reais as quais a razão imporá uma justa medida . ( Político ) , um meio termo ( Ética a nicômaco ) uma mistura ou combinação de prazer e inteligência ( Filebo ) uma mistura das distintas Constituições ( Leis ) .

1-) A Ética Empirista de Platão .
Dois termos fundamentais norteiam a reflexão Ético-filosófica de Platão .
De um lado , o conhecimento e as condições que tornam possível e , simultâneamente , a natureza Metafísica do que é conhecido ( " Como posso conhecer , como devo viver " ) ; de outro lado , a questão Socrática fundamental que tematiza a importância da moralidade para a vida feliz e as condições necessárias para de sua realização na polis . " Como eu devo viver " .
A pretensão de uma compreensão racional do eu , formulada pela primeira vez em Sócrates nos diálogos primitivos , fez com que Platão buscasse um fundamento filosófico de abordagem racional de seu mestre conectando-a com o conhecimento da realidade inteligível , que é a idéia do Bem . O Conhecimento do bem e sua interiorização constituem a resposta Platônica à questão normativa Socrática " Como eu devo viver ? . " A verdadeira " felicidade " . No livro a República isto está ligado a forma de existência que se consagra ao conhecimento do bem . Este ideal Filosófico , portanto , seria o verdadeiro ideal humano do viver , no sentido de " Assemelhar-se a Deus enquanto é possível " .
Em relação aos diálogos de Platão , a problemática presente no tema desta reflexão poderia ser formulada com as seguintes perguntas : Como relacionar a Ontologia da maturidade , mais voltada ao conhecimento das idéias e de sua geração com as reflexões sobre as ações humanas ? Uma vez que Platão julga que o conhecimento só é possível se postularmos as idéias para prover a base do conhecimento . Sua resposta a questão epistemológica exige uma resposta as questões Metafísicas sobre as idéias .
Como em Platão se modificou a questão Ética associada ao problema Cósmico e metafísico com as noções de Cosmos e Taxis para o " Bem " Éticos definido nos diálogos tardios como Metriton ? . Se o conhecimento do bem absoluto preconizado na república é a suprema idéia que norteia as vertentes das ações humanas , ( Gnosiologia , Éticas , Estética , Política , Técnicas ) em direção a uma vida feliz na prática da virtude , Platão terá descortinado um pessimismo acerca da viabilidade prática deste princípio fundamental em suas obras na velhice ? Em que medida , portanto , se configuram as continuidades e descontinuidades entre as aplicações Éticas de Platão sobre a noção de " intermediário " ( justa medida , proporção , mistura dos elementos , meio termo etc . ) É as Éticas mais descritivas e " Empiristas " de Aristóteles ?
A semelhança com as Éticas Aristotélicas se tornam evidentes a partir do estudo dos últimos diálogos de Platão sendo O Político , O Filebo , O Timeu e as leis . Estes dão melhor significado a ética Platônica .
A " justa medida " ou proporção , no Metrion que retomará em quase todos os diálogos tardios e que , sem dúvida , e o antecedente imediato da famosa Mesotes Aristotélica . A medida é algo que pode aplicar-se a tudo que admite exesso ou defeito .
Em Platão a noção de " Medida " ( Metrion ) e de meio termo " ( Mesotes ) estabelecem a hierarquia das artes ( Techa ) ou dos saberes práticos , que tem por objetivo a própria práxis , hierarquia que culmina na " Arte Política " diferentemente de Aristóteles , a concepção da Techne normativa das ações , para Platão , está ligada estruturalmente a teoria da idéias . Trata-se portanto de dois tipos de metrética . Um quantitativo e matemático e outro de caráter ontológico-axiológico .
Se Platão ofereceu sua grande tentativa de " Salvar " a vida do homem negando todo valor ao mundo da mutabilidade em sua grandiosa síntese Metafísica da idéia do bem , a autocrítica e a revisão filosófica de seu pensamento na fase tardia redimensionaram a sua teoria Ética . Em Aristóteles na suas Éticas mais precisamente na Ética a Nicômaco o discípulo de Platão estabelece desde o início da sua Primeira " Definição " : O Bem do homem vem a ser uma atividade da alma de conformidade com a virtude e se as virtudes são várias de conformidade com a melhor e mais completa entre elas . Assim o primeiro livro da ética a Nicômaco já contem passagens que indica a necessidade de bens externos ( Sendo a virtude o bem interno por Antonomasia ) , cuja presença na vida do homem contribui esselcialmente para sua felicidade .
Em Platão , o conhecimento do bem permite ao Filósofo julgar o que é o bem nos seres humanos e na totalidade do universo , embora a ciência real que nos permite conhecer o bem não seja a mesma ciência do arquiteto ou sapateiro .
Em Aristóteles esta mesma ciência é a que ele colocou como sendo a Filosofia Primeira ou Metafísica que estão também alem das práticas e das poiéticas .

Comentário
Se Platão a princípio julga que o homem para ser feliz tenha que abandonar o mundo sensível , buscando somente o mundo das idéias , no final de sua vida completa seu pensamento afirmando uma visão perfeita e possível ao homem unindo através da reflexão as duas correntes de pensamento .
A Maturidade de Platão tem continuidade no pensamento de seu discípulo Aristóteles que logo na sua Obra Primeira " Definição " consegue dar a complementação através da afirmação do bem ao homem pela atividade da alma em conformidade com a virtude .


Texto : Marcos Modesto

Aluno de Filosofia do Claretiano .
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