sábado, 18 de abril de 2009

Sem Titulo !

Huberto Rohden - Filósofo e Educador Brasileiro . América do Sul
Cosmo Meditação - Meditar quer dizer medear , servir de intermediário , de traço de união entre dois estados de consciência . O homem que vive simultâneamente no Égo e no Eu , está em Cosmo Meditação . O Homem que pratica a arte de não pensar , que suspende toda e qualquer atividade do seu Égo humano , mas fica plenamente consciente do seu Eu Divino . Esse homem sabe o que quer dizer meditar , Reduzir a zero tudo que é do seu Égo humano e elevar a 100% tudo o que é do seu Eu Divino , isto é Meditar .
( livro - Catecismo de Filosofia - pag . 68 , 69 Edit . Alvorada )

Obs ; Sempre deve existir antes de toda atividade ou dentro dela a Ética . Isto é fator fundamental para se obter a unidade com a natureza . Num processo de aprendizado cujo os métodos acima foram colocados , primeiro o Homem é ego pensante ( objeto ) depois se torna cosmo pensado e por fim é Cosmo pensante ( sujeito e objeto se unem ) . Na visão de Rohden ésta é a tarefa a ser realizada por todos aqueles que buscam o autoconhecimento . Não ser do mundo como o profano é , nem abandona-lo como faz o místico ou religioso fanático mas sim , participar do mesmo sem o apego do primeiro porem também sem o desprezo do segundo . O homem na visão de Rohden precisa alcançar a condição de homem Cósmico ou homem universal . É a mente finita do microcosmo unida a mente infinita do Macrocosmo .
Paul Brunton - Filósofo Inglês - continente Europeu

" A Busca tem três aspéctos : O metafísico , o meditativo e o moralmente ativo . É função do metafísico pensar essa coisa chamada vida até o limite máximo . É função do místico intuir o estado de ausência de pensamentos , estado pacífico e sem desejos . Mas essa busca não pode ser conduzida através de cada aspecto isoladamente ; deve , pelo contrário , ser conduzida do mesmo modo como temos de viver , isto é , integralmente . A função do filósofo é , portanto , levar as pálidas conclusões do metafísico e a serena intuição do místico a uma intima relação com as obrigações humanas práticas e as atividades concretas . Tanto a antiga sabedoria místico-metafísica como a praticidade científica moderna formam as duas metades de uma cultura humana abrangente e completa . O homem que quer ser integralmente educado necessita de ambas ; uma sem a outra estaria aleijada " .
Pode ter sido por isso mesmo que o Sábio Emerson confessou ; " Não vi ainda um homem " . Aquele que tiver passado por todas as diferentes disciplinas será por conseguinte , um membro valioso da sociedade , pois a meditação terá acalmado o seu temperamento e terá disciplinado seu caráter ; a metafísica da verdade terá aguçado a sua inteligência , te-lo-á protegido contra o erro e terá equilibrado seus pontos de vista ; sua ética filosófica terá purificado seus motivos e promovido seu altruísmo , enquanto o insight filosófico , terá feito com que ele esteja para sempre consciente de que é um habitante do pais do Eu Superior . Ele terá tocado a vida em seus pontos princípais , e no entanto não terá permitido que nenhum deles o restrinja ou limite " .
( Livro - Idéias em Perspectiva - pag 248 , 249 . - Edit . Pensamento )
Tenzin Giatso - O XIV Dalai Lama - Tibetano - Continente Asiático
" Pelo processo da Meditação , o praticante inicialmente alcança a flexibilidade mental . Esse estado é procedido por uma sensação de peso no cérebro que é na verdade um indício do abandono das imperfeições da mente . Após a formação da flexibilidade mental , a flexibilidade física é alcançada , que é o oponente direto das imperfeições físicas . A satisfação física é gerada em decorrência disso , o que dá origem a satisfação mental " .

Texto : Marcos Modesto
Aluno de Flilosofia do Claretiano .
Deixe seu Comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário