segunda-feira, 13 de abril de 2009

Do Mito a Filosofia !

A narrativa Mitológica é a primeira forma de descrever a origem do mundo . Porem quando a razão é utilizada para dar essas explicações , com o surgimento da filosofia , os primeiros escritos ainda estão envolvidos no contexto mitológico . Esses primeiros filósofos deram início a uma nova e racional forma de interpretar e descrever o mundo e a realidade , ultrapassando o linguajar mítico , sem se desligarem completamente deste primeiro tipo de linguagem .
Ao ultrapassar a forma mítica de linguagem , a filosofia já deselvolve uma crítica e um pensamento elaborado .
Esta necessidade de transformação visava explicar de forma crítica a criação e não de maneira alheia e cega como fazia a linguagem mítica .
A Filosofia é ao lado do mito , realmente algo novo . Já não se vive uma crença cega , do patrimônio espiritual do vulgo , mas o indivíduo volta-se todo para si mesmo e deve agora , livre e sem tutela ou seja , sem a intervenção alheia , elaborando por si mesmo examinando , fazendo experiência , pesquisando , refletindo , analisando e por fim provando , o que pensa e quer determinar então como verdadeiro .
É uma posição espiritual diferente da do mito . Contudo , não devemos perder de vista que as questões formuladas pelo mito , com suas intuições conceptivas , elaboradas nos obscuros e não críticos tempos anteriores , ainda sobrevivem na linguagem conceptual filosófica .
Esta transição do pensamento antigo " ingênuo " sem lógica ou seja mitológico para o pensamento criterioso , racional exigido agora pela filosofia , foi difícil mas extremamente produtivo para o conhecimento humano . O Objetivo desta nova maneira de pensar é um desligamento da aceitação passiva das antigas explicações sobre o início ou a origem do mundo e a realidade .
Desta forma , o homem grego passava gradualmente do modelo cosmogônico ou seja da forma mitológica de explicação para o modelo cosmológico ou filosófico de explicação . É a cosmogonia " irracional " cedendo lugar para a filosofia racional onde a lógica ou Logus da razão é seu principal aliado .
Neste novo modelo de busca de conhecimento , a religião não dita mais as regras e é justamente onde o indivíduo se vê não influênciado por tutelas ou seja pela opinião das massas e busca justamente por seu próprio condicionamento reflexivo respostas nas quais possa se ver em condições de assimilar e das quais lhes serão um amparo para a vida resolvendo assim questões que sempre incomodaram e incomodarão o ser humano .
Aqueles que usam a filosofia como um meio para atingirem tais respostas estão de certa forma abandonando o pensamento mitológico criando em si uma base mais sólida em termos de compreensão da realidade porem , percebemos que o ser humano em sua maioria ainda permanecem fixados nos mitos pois ainda não buscaram a sabedoria que a filosofia oferece para tais respostas sejam mais coerentes e menos preconceituosas ou fantasiosas . De uma certa forma na minha opinião , sendo a filosofia um exercício da razão ou do intelecto muitos mesmo através desta ainda não atingiram a consciência a qual estamos destinados . Penso que num futuro o homem para atingir a consciência deverá ultrapassar inclusive o pensamento intelectual que é legado da filosofia e isto , muito poucos conseguiram .
Se é difícil para nossa mente sair do mito para a filosofia , muito mais difícil será abandonar ésta e se colocar em profundo silêncio intelectual para que a Consciência possa renascer . Da mesma forma que a filosofia ou as operações intelectuais retira o indivíduo da condição mitológica logo prende-o na intelectual porem , são poucos os que conseguiram ultrapassar o intelecto e tantos permanecem ainda " mortos " . Sei que esta afirmação é forte porem se recorremos a Sto Agostinho em suas " Confissões " , veremos que a filosofia é um meio mas não um fim .
A Necessidade de alguns ultrapassar o intelecto é fato aqueles que se tem como intelectuais , porem aqueles que ainda não saíram da condição mental mitológica o caminho é ainda mais longo pois alem de ultrapassarem o mito , terão ainda que ultapassar a própria filosofia ou intelectualidade porem , isto só o silêncio mental ou meditativo poderá faze-lo mas , isto já é assunto para a metodologia de pesquisa e produção do conhecimento . ( " Do Conhecimento " )
Texto : Marcos Modesto
Aluno de Filosofia do Claretiano .
Deixe seu Comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário