sexta-feira, 1 de maio de 2009

Período Contemporaneo !

A pedagogia proposta no período Contemporânio , é de caráter funcional no que diz respeito a formação do indivíduo para atuar no cenário cotidiano do mundo dos fatos . Não vemos neste tipo de pedagogia algo de valor mais expressivo como a que foi apresentada no período medieval como por ex . em Sto . Agostinho e Sto . Tomás de Aquino embora , para alcançar a compreensão dos ensinamentos propostos pelos pensadores citados do período medieval , seja necessário que o indivíduo possua uma visão crítica e entenda o período contemporâneo . Quando afirmamos cotidiano dos fatos , queremos dizer com isto que esta formação visa uma realização menos expressiva , pois está centrada nos valores cujo as massas assim os definiram . Por uma realização mais elevada , ou mais expressiva , entendemos a que diz respeito a aquisição da Consciência . Então um ensinamento completo , em nossa visão , é aquele que inclui tanto o ponto de vista de ordem social entendendo o pensamento das massas , porem ultrapassando o mesmo afinal , quantidade não significa qualidade ou seja , não é pelo fato da maioria defender um pensamento ou uma idéia , que isto não signifique visão distorcida . Contudo a princípio , nossa finalidade será a de focalizar a atenção neste período e neste tipo de pedagogia cujo aspecto é uma assimilação atendendo aos valores cotidianos .
Observemos este pequeno texto :
Na contemporaniedade , o princípal foco da Educação dirige-se ao trabalho . Muitos filósofos e sociólogos viam na instrução profissional o ápice do processo Educativo . Esse foco , especificamente Contemporâneo , começa a rejeitar os modelos humanistas de educação Baseados na formação livresca e erudita , isto é a educação formal e teórica . A ênfase industrial , por sua vez , requer da educação uma formação humana em termos de " homo faber " . ( Ser humano que maneja a técnica ) .
Pelo texto , Podemos perceber que a finalidade é desenvolver no indivíduo o potencial para manejar o ramo tecnológico ou seja , sua função na Escola contemporânea é de mecanismo social .
O Utilitarismo e o Marxismo .
Na visão do utilitarismo mais precisamente de Bentham seu princípio será o de reger a sociedade na base do máximo prazer e de mínima dor . Em outras palavras , o bem comum na sociedade consiste em promover maior bem para maior número de pessoas . Completando esta visão depois com James st . Mili e Locke o plano pedagógico dos utilitaristas tem o intuito de Promover a educação das massas até o ponto de se tornarem conscientes do princípio da maximação como já foi dito ( maior bem para maior número de pessoas ) . Já no Marxismo o Ideal formativo de Marx é baseado na Gênese dialética do Materialismo . Afirma que o Homem , na época capitalista , é alienado de si e de seu trabalho , mas em contrapartida , está nele depositado a garantia de superação dessa alienação . O homem segundo Marx , une em si habilidades intelectuais com manuais e profissionais . Assim , esse ideal que descreve o homem universal está na base da superação da divisão de trabalho , que presupõe a divisão de saber prático e de saber intelectual .
O Utilitarismo visa a educação em massa enquanto que Marx aposta na capacidade latente no indivíduo para a sua formação educacional . Outro pensador de destaque neste período foi Nietzsche . Seus ensinamentos forçam o indivíduo a ir alem dos valores convencionais e atingir um conhecimento que ultrapasse os conceitos de massa . Neste sentido , sua proposta pode estar mais no sentido de qualidade ou seja uma visão que ultrapasse o senso comum tendo assim como ideal em termos de aprendizado a realização individual questionando valores já aceitos . Aqui o indivíduo é o foco enquanto que no utilitarismo o foco de ensino é para as massas .
Acreditamos que a proposta ideal não é um conformismo mas a compreensão pela pesquisa , reflexão , análise e conclusão e esta visão , somente o indivíduo que busca consegue . O Trabalho é árduo mas a recompensa trazida pela compreensão dos problemas humanos é recompensável . A Capacidade de servir melhor a sociedade será sempre daqueles que compreendem .

Qual o Papel Predominante na Educação na Época Atual ?
De um modo geral , podemos atráves de uma observação um pouco mais aguda , ver no senário mundial uma repetição com relação ao Ensino ou a Educação . De uma forma meio inconsciente , os padrões de Ensino estão quase em sua totalidade voltados para a formação do indivíduo para que este atue no mercado de trabalho . Desta forma , um estudo que deveria culminar em auto-conhecimento atráves da sabedoria , acaba por colocar o indivíduo como afirmou Marx , alienado a si mesmo e ao seu trabalho . Os ensinamentos ou a pedagogia mundial visa que o indivíduo atráves de uma carreira profissional adquira bens , considerando que a geração de independência financeira seja o ideal para adquirir atráves desta a liberdade . Neste tipo de aprendizado fica realmente o homem preso a si mesmo fruto da condição egocêntrica gerada pela forma de pensamento ilusório que a isto leva . O ciclo vem se repetindo sempre . Vários pensadores no decorrer da história nos apresentaram padrões de ensino , cujo a finalidade é o ser humano buscar dentro de si mesmo o seu potencial mais alto a sua verdadeira natureza , esta que está intimamente ligada a Consciência porem , insistimos em permanecer a valorizar coisas fúteis . O que entendemos por coisas fúteis ? Entendemos por coisas fúteis tudo aquilo que encontra-se no espaço e no tempo . Não que não atribuímos a eles nenhum valor mas , que temos o hábito de atribuirmos a eles o máximo valor . Isto é fruto de ausência de sabedoria . Os valores aos bens não deveriam ser prioridade no ensino na mente do indivíduo , visto que eles tem sua importância de forma limitada e por tempo limitado contudo , como já afirmamos , temos o hábito mental de valorizar aquilo que vemos pela visão limitada . A falta de realização da Consciência em nós , e de certa forma em nossos instrutores atuais são os fatores princípais da falha na Educação . Devemos sim ter nossa formação , ter nossos negócios enfim fazer nossas experiências na vida , porem se nessas experiências o fator Consciência não estiver em primeiro lugar , não teremos realizado nada . A Filosofia é uma disciplina a nos auxiliar nesta busca .


Texto : Marcos Modesto

Aluno de Filosofia do Claretiano .
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