sábado, 11 de abril de 2009

Como Orar !

Para muitos meditação é coisa nova desconhecida . Entretanto , meditação e retiro prolongado , são a coisa mais antiga da humanidade . Todos os homens que levavam a sério a sua vida faziam meditação e retiro espiritual de forma muito mais prolongado do que nós . Todos os grandes iniciados de todos os tempos e paízes faziam retiros de 30 á 40 dias . Moisés no alto do Sinai , Elias e Jesus no deserto . Todos eles em silêncio absoluto para poder ouvir a voz de Deus .
Francisco de Assis passa dois meses , em absoluto silêncio até ter a visão do Cristo .
Mahatma Gandhi , o grande libertador da Índia , passava todas as segundas-feiras em total silêncio em plena atividade do século xx . Segundas-feiras ele não fazia e nem recebi visitas . Fazia o seu retiro semanal de um dia inteiro .
Todos os grandes gênios da espiritualidade estavam habituados à prática do silêncio prolongado . Está provado que somente num prolongado silêncio é que o homem pode ouvir a voz de Deus . Enquanto o homem fala , Deus se cala .
Quando o homem se cala , Deus lhe fala .
Calar não é apenas uma coisa física , calar é uma coisa mental e emocional . Quando guardamos silêncio material , mental e emocional , quando não falamos , não pensamos e não desejamos nada , então , estamos num silêncio total . É fácil guardar silêncio físico , é difícil guardar silêncio mental e é dificílimo guardar silêncio emocional . Não querer nada , não pensar nada é mil vezes mais difícil , do que não dizer nada .
Neste retiro nós temos que guardar silêncio total , silêncio integral .
Sei que não é fácil para muitos que não estão habituados , porque nós pensamos mesmo sem saber . Nosso cérebro é uma praça pública atravessada por muitos tipos de aventureiros e vagabundos mentais e é muito difícil fazer da mente um santuário . É difícil , pois os pensamentos são rebeldes . Pouco a pouco , vamos conseguindo disciplinar os pensamentos . A maior vitória que o homem pode ter nesta vida está em poder controlar os seus pensamentos , sentimentos e emoções .
Dizer sim para alguns e não para outros .
Os nossos pensamentos são os nossos queridos e idolatrados tiranos . Com as emoções as coisas ficam ainda mais difíceis . Quando alguém consegue ser senhor dos seus pensamentos e emoções , então inicia uma vida totalmente diferente .
Há quase dois mil anos , um grande mestre disse : " Uma única coisa é necessária " . As outras coisas não são qualitativas , são quantitativas . É preciso escolher a única parte boa que nunca nos será tirada . Em breve , todas as outras coisas nos serão tiradas , daqui a poucos anos ou decênios , tudo nos será tirada ... Menos uma coisa : aquilo que fazemos durante a meditação , pois isto é eterno . Isto se eterniza e se imortaliza em nossa obra . Nós levaremos conosco para todas as nossas vidas futuras o tesouro acumulado durante a meditação , durante o autoconhecimento .
Estamos aqui mais uma vez , para acumular este tesouro que nunca nos será tirado . Ficará eternamente conosco , o que nós fizermos em nosso interior , agora . O que nós temos , fazemos ou dizermos irá embora . Somente o que nós somos é que se eterniza .
Durante o Retiro Espiritual , nós não tratamos de " cochilos devocionais " . Isto nós não fazemos , isto não nos interessa . Nós estamos aqui não para fazer exercícios espirituais , estamos aqui para uma única finalidade : tomar uma nova perspectiva em face de toda a nossa vida . Uma nova perspectiva permanente - orientarmo-nos corretamente para o resto da vida . Por que essa nova perspectiva ? Por que a nossa perspectiva habitual é radicalmente ilusória . Nós nos identificamos habitualmente com o nosso ego , seja o nosso ego físico , mental ou emocional . Sempre estamos no horizontalismo do nosso ego . E quase o mundo todo passa , a vida inteira nesta identificação ilusória como seu ego . A sua carteira de identidade é o ego . Não conhece nenhuma outra forma de identidade . Precisamos abolir esta carteira de identidade do nosso ego e fazer outra do nosso Eu . Quem sou Eu ? Ainda não sabemos que é esse grande desconhecido , esse grande " X " da nossa natureza humana .
Quando viajamos de avião , a polícia nos pede a nossa carteira de identidade , sem a qual não podemos viajar . O que é aquilo que a autoridade nos exige e que chama de identidade ? Não é uma identidade , é claro ! Aquilo é uma alteridade . Por que eu não sou aquilo que está lá . Eu não sou isto que está lá no papel . Isto é o meu corpo , mas eu não sou o meu corpo .
Isto eles chama de identidade que serve para fins sociais . Nós , porém aqui não queremos saber dessa nossa pseudo-identidade do nosso ego . Queremos saber da verdadeira identidade do nosso Eu . Não queremos saber quem sou eu , nós queremos saber que sou eu .
Queremos saber que sou eu . Está é uma pergunta altamente metafísica : Que sou eu ? Eu central , essa alma , esse Atman que eu sou , não que tenho ... O meu corpo é algo que eu tenho e a minha alma é aquilo que eu sou . Todo o nosso empenho durante o retiro deve ser : Que sou eu ? A falta de consciência do nosso Eu é o nosso grande nós , porque o agir segue o ser . Se eu não tenho visão clara do meu ser como é que eu posso agir corretamente ? Se o agir segue o ser , se o agir é uma consequência do ser , em primeiro lugar tenho de saber o que sou eu . Depois que eu tenho a exata consciência do meu ser , do meu Eu , então eu posso harmonizar o meu agir de acordo com o meu ser . Mas seu eu não sei nada do meu ser , como é que eu posso agir corretamente .
A consciência do ser se chama o primeiro e o maior de todos os mandamentos , ou seja , a mística . E o agir é o segundo mandamento semelhante ao primeiro , ou seja , a ética . Eu não posso ter uma ética correta do meu agir se eu não tenho mística verdadeira do meu ser . Isto é de absoluta lógica e de inelútavel matematicidade . Eu preciso ter uma visão clara do meu ser .
No retiro nós não tratamos ainda do agir , isto vem depois do retiro . A consequência do ser é o agir . Agora nós tratamos exclusivamente da consciência do ser . É preciso ter uma visão clara do ser , porque todo mundo se confunde com aquilo que não é , com a sua alteridade , com o seu Alter , o outro que é o seu ego , e não sabe nada do seu Idamo , da sua identidade metafísica , eterna e ontológica do seu ser . Nós não temos que fazer nada durante este retiro do que intensificar a visão do nosso ser . O resto vem tudo por si mesmo ... Buscar pela única coisa boa que não poderá nos ser tirada ... Nosso Cristo Cósmico , nossa qualidade Búdica , nosso Eu Interno , o Espírito de Deus que habita em nós .
Se neste retiro conseguirmos conscientizar a Presença do Espírito de Deus dentro de nós , e se essa conscientização atingir o máximo grau da clareza , então a consciência do nosso ser espontaneamente se transforma na vivência do nosso agir - a nossa mística se transforma em ética . E não há nenhuma dificuldade na ética quando a mística chega em sua plenitude , porque toda plenitude transborda irresistivelmente . Ela não transborda em quanto não é plenitude ; mas quando o copo é absolutamente cheio , então irresistivelmente ele tem que transbordar - queira ou não queira .
Quando a nossa consciência metafísica , mística da presença de Deus em nós chega ao clímax da sua plenitude , então a ética é um transbordamento irresistível . Então nós agimos de acordo com aquilo que somos e está resolvido o doloroso problema da fraternidade universal da humanidade . Todo mundo quer estabelecer a Fraternidade Universal da Humanidade , mas todos começam pelo fim e ninguém pelo príncipio . Nós não podemos estabelecer ética verdadeira a não ser como consequência da nossa mística . Se eu não tenho a consciência do meu Ser , eu não posso ter vivência do meu reto agir . Isto é absolutamente impossível . De maneira que nós apelamos para a mais rígida lógica e matemática durante este retiro :
" Eu somente quero saber por experiência própria e imediata o que sou eu ? Como eu vou agir depois não me interessa agora ... isto me vai acontecer , o agir corretamente me vai acontecer se a minha consciência ser chegar a sua plenitute .
Esta é a única finalidade de eu estar neste retiro " .
Isto não é um exercício de devoção é um processo de intuição cósmica do nosso ser ; não de análise , mas sim de intuição .
A análise é uma coisa intelectual , a intuição é um acontecimento cósmico . Devemos nos preparar para que nos aconteça à intuição , a intuição da verdade sobre nós mesmos e ela vai nos acontecer infafivelmente se criarmos em nosso interior as condições necessárias para este acontecimento . Então , devemos nos esvaziar de todos os conteúdos da nossa egoidade humana , não devemos fazer , dizer , pensar ou querer nada - somente uma vacuidade interna . Onde existe uma vacuidade , acontece uma plenitude e isso é inexorável . Se criarmos uma vacuidade , Deus nos enche com sua plenitude . Se não formos preenchidos por Deus é que não fizemos a necessária vacuidade . A vacuidade exerce uma verdadeira " sucção " sobre a plenitude , pois a natureza não permite vacuidade . Onde há um esvaziamento , acontece uma plenificação . Onde há uma vacuidade , acontece uma plenitude .
Estamos aqui neste retiro para construir em nós uma absoluta vacuidade da ego-consciência , para que nos aconteça a plenitude da cosmo-consciência , da cristo-conciência , da téo-consciência , da consciência búdica . Aqui nós não tratamos de mistificações e nem de mistérios . Isto é de uma clareza matemática e meridiana . As leis cósmicas funcionam com absoluta precisão . Basta que cada um de nós estabeleça a sua vacuidade , que irá ser plenificado pela plenitude do Infinito .
Isto resolve todos os problemas da vida : materiais , sociais e profissionais , resolve tudo . Isto é muito bem expresso na mensagem de um grande mestre : " Realizai em primeiro lugar o reino de Deus e sua harmonia e todo o resto vos será dada em acréscimo " .
Façamos isto neste retiro : deixar o grão de trigo morrer para viver melhor . Deixar de ser ego -vivente para ser cosmo-vivido .
" Se o grão de trigo não morrer , permanecerá estéril , mas se morrer , produzirá muitos frutos " . Se não passarmos por este misterioso egocídio , eclipsando , nulificando a nossa ego-consciência , não vai acontecer esta planta maravilhosa do nosso Eu-Superior . A planta só pode brotar depois que a semente morreu . A verdade é que a vida da planta é a mesma da semente , mas na semente havia uma vida potencial e na planta há a mesma vida em forma atualizada . No nosso ego existe uma vida latente que nunca vai brotar se este ego não se decompor , se nulificar e se nadificar . É uma exigência de todos os mestres espirituais da humanidade . Algo deve morrer para que algo possa nascer . A pequena consciência do ego deve ser superada para a grande conciência do Eu possa nascer , viver , crescer e prosperar .
Esse é o caminho . Nosso caminho é absolutamente certo . Todos os mestres da humanidade nos disseram . Nós já não estamos mais interessados em procurar um novo caminho . Para nós , isto já está liquidado . Nós sabemos com absoluta certeza que nosso caminho está certo . O que nos falta não é encontrar o caminho : o que nos falta é realizar plenamente a nossa viagem no caminho já certo .
Estamos aqui para realizar a nossa viagem , para concientizar nitidamente o que é o nosso eu divino , concientizar a realidade da nossa divindade individual , da nossa alma e do nosso espírito . E isso se faz por meio do silêncio consciente .
Não num silêncio incosciente , pois se não , caímos no transe ou na auto-hipnóse . A nossa consciência espiritual deve chegar a 100% enquanto o nosso pensamento deve descer até 0% . O Zênite da consciência espiritual e o Nadir do pensamento mental . Isto é o que resolve . Muitos pensam que não se pode ficar consciente sem pensar nada , eles confundem pensamento com consciência . Nós temos que aprender aos poucos que podemos ficar plenamente conscientes em espírito e verdade . O 0 do ego é o infinito do eu ; o nadir do ego é o zênite do eu . Nesta grande arte da meditação , vamos reduzir ao nadir a completa nulidade da ego-consciência para que a cosmo-consciência nos aconteça , nos invada e nos plenifique inteiramente .
Que neste Retiro Espiritual , Você possa de maneira forte , Alegre e saudável , Em paz e serenidade Amando a todas as criaturas , Fazendo o bem , Distribuíndo boa consciência Revelando as faltas alheias , Manifestando em todos os pensamentos , Palavras e gestos , A divindade que habita dentro de você ... Muita paz !

Texto : Huberto Rohden
Deixe seu Comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário