quarta-feira, 1 de abril de 2009

A Doutrina do Mentalismo

Chegar a compreensão de que o universo não é material e é mental , é estar liberado do materialismo . Isso produz uma sensação como a de um prisioneiro que passou metade da vida encarcerado numa masmora fétida , suja e escura e que repentinamente liberado , solto , posto para fora a luz brilhante do sol e ao ar fresco e puro .
Porque ser materialista significa , ser um indivíduo aprisionado na falsa crença de que o mundo da matéria é o mundo real ; tornar-se espirítual é perceber que todos os objetos são mentais .
A revelação da natureza mental do universo é tão extraordinária que , na realidade , liberta a mente e o sentido de sua prisão materialista e leva todo o ser interior para a deslumbrante luz do sol da verdade , para a fresca atmosfera da realidade . Todos os que acreditam na materialidade do mundo físico , e não na sua natureza mental são realmente materialistas mesmo que se digam religiosos , cristãos , espirítualistas , ocultistas ou antropósofos . A única maneira de escapar do materialismo , é não se tornar seguidor de nenhum culto psíquico ou fé religiosa , mas investigar com a mente a verdade da matéria e ser finalmente recompensado pela duradoura percepção da sua natureza mental .
Todos os outros métodos são fúteis , ou quando muito , apenas passos preparatórios preliminares .
Se o indivíduo não deseja preocupar-se , ele pode confortavelmente aceitar as aparências das coisas ; porém estará vivendo então no conforto da ilusão . Se contudo , quer deslindar o que é real na existência , ele precisa submeter-se a algum incômodo .
Precisa perceverar ler e refletir estas páginas* , até que de repente comece a compreender o significado de tudo isso , o que realmente ocorerá se ele assim fizer , é perfeitamente natural para o homem considerar como a mais elevada realidade as experiências que se impõem nele da forma mais convincente , e que são aquelas adquiridas externamente através dos sentidos físicos e considerar apenas semi-reais a experiências que se imprimem nele de modo menos convincente , e que são aquelas criadas internamente pelos próprios pensamentos e fantasias .
Mas se ele pode ser levado-e a verdade metafísica pode faze-lo a atingir intelectualmente o dicernimento de que , quando ele acredita que está vendo e experimentando a matéria , ele está vendo e experimentando o pensamento , e de que o cosmo inteiro é uma imagem mantida conjuntamente nas mentes cósmicas e individual , ele não mais oporá inconscientemente de todas essas resistências artificiais as intuições místicas e as iluminações ultramísticas que o aguardam no futuro .

Texto: Paul Brunton
Deixe seu Comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário