sexta-feira, 10 de abril de 2009

Do Mito ao Logos

O pensamento filosófico foi marcado por acontecimentos importantes .
Um dos princípais foram o surgimento do alfabeto favorecendo e instigando um melhor encadeamento de idéias , a criação da constituição , que cria leis que requerem reflexão .
O surgimento da política , que estimula um raciocínio e discurso pautado na troca e análise de idéias , intensa atividade comercial , que gera riqueza e eleva o nível cultural .
Criação da moeda , que instaura uma maneira mais abstrata e generalizada de avaliar e comprar as coisas .
As grandes navegações , que desmistificam lendas e favorecem o intercambio cultural .
Este é um panorama geral histórico sobre esse período .
Até o século VII a.c ; Aproximadamente , os Gregos explicavam o mundo pelos Mitos .
No pensamento Místico , observa-se uma forma ingênua e irrefletida sendo sua cultura defendida pela Fé e pela tradição popular . Neste tipo de pensamento destacam-se Homero e Hesíodo que com suas teogonias ( Narração do nascimento dos deuses e apresentação da sua genealogia ) , explicavam a origem dos deuses e com sua cosmogonia explicavam a criação do mundo .
O Mito através da Fé dava sentido consolando a existência Humana . A sua verdade como foi dito teria como base a tradição e a religião .
Devido a expansão citada no mundo grego , houve uma necessidade de se buscar uma explicação mais lógica para o mundo e para a existência humana .
Ésta nova explicação deveria ser isenta de fantasias e ter sua base em reflexão e argumentação ; aqui surge a necessidade do uso do logos ou razão . Surge então o saber Filosófico que passa a ter sua base de pensamento no saber , verdade , ciência e razão .
O termo filosofia é atribuída ao grego Pitágoras de Samos ( 570-490 a.c . ) e provem do grego philos + sophos que significa amor / amizade à sabedoria .
A Filosofia portanto , serve-se do uso metódico da razão e da investigação para conhecer o mundo que nos rodeia e nossa própria existência . Sendo assim podemos definir o homem filosófico como sujeito não alienado ao condicionamento normal ou irreflitido mas sim , aquele que se dedica a conhecer a realidade do mundo e principalmente a si mesmo .
No contexto histórico surge neste ponto uma mudança da consciência Mística para a Filosófica .
Os primeiros filósofos foram chamados naturalistas devido ao seu pensamento estar centrado na natureza das coisas ou seja , em buscar explicar o mundo e de pré-Socrático por serem anteriores ao grande filósofo Sócrates . Sócrates neste sentido no contexto histórico aparece como marco na filosofia .
Os naturalistas ou pré-Socrático , buscam conhecer o primeiro elemento ( a Arqué . A partir do qual se compõem e decompõem as demais coisas , ou seja como aquilo de que os seres são constituídos e de que primeiro são gerados e em que por fim se dissolvem , enquanto a substância subsiste , mudando apenas as afeições . Em sua Metafísica Aristótetes afirma o que foi dito acima .
A ( arque ) No pensamento pré Socrático é a busca do elemento básico na constituíção da natureza .
No pensamento Aristotélico é o ponto de partida fundamental ou causa de um processo qualquer . Arqué origina-se do Gr. Arkhês , es oque está na frente , donde começo , origem , princípio . ( cf. dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa ) . Ou seja , o princípio é algo que caracteriza o surgimento , a duração e o término das coisas . A Maioria dos filósofos pré-Socrático acreditavam encontra-lo em elementos de natureza material .
Este elemento primordial será a base do pensamento da escola jônica antiga onde os primeiros filósofos colocam suas reflexões ) .
Os tres princípais pensadores da escola jônica antiga foram Teles de Mileto , Anaximandro de Mileto e Anaxímenes de Mileto .
Tales de Mileto ( 624-546 a.c ) Dentre as princípais idéias de Tales podemos destacar : A Arqué de tudo é a Água - O Úmido .
Na riquíssima idéia sobre a água e o úmido encontra-se a base do pensamento de Tales que ésta proposição abre caminho para o pensar filosófico .
Este pensamento buscava por via da razão e de algo congreto uma explicação para o mundo . Esta é a genialidade de Tales .
Anaximandro de Mileto - ( 610-547 a.c )
Segundo Hipólito ( auud reale , 1993 ) , Anaximandro afirmava que o princípio e elemento de todas as coisas é o Apeiron .
Apeiron do grego Apeiron ou infinito . Esse Apeiron é infinito em quantidade e indefinido em qualidade ; ou seja há uma maior universalidade no pensamento de Anaximandro comparando-o ao de Tales , já que Anaximandro não se prendeu a nada material , mas algo que transcendesse limites , algo generalizador , expansivo .
Anaxímenes de Mileto- ( 610-524 a.c )
Em Anaxímenes o ar é o princípio de tudo e é novamente retomado um princípio material seguindo o exemplo de Tales no qual Anaximandro deixou de lado .
É no pensamento dos Jônicos Novos que encontraremos uma continuação das idéias de Anaxímenes . Nos quatro filósofos que compõem esta escola que são Ideo de Himera , Cleidemo , Enópides de quios e Diógenes de Apocônia . Embora se analisarmos em Diógenes sua concepção em relação ao ar estar relacionada com os sentidos e que o mesmo é sinônimo de alma , sopro de vida ele trás com esta concepção uma análise voltada para o homem ou o ser . Aqui se inicia uma nova visão onde o homem passará a ser o foco de reflexões . Esta escola influenciará posteriormente Sócrates e Platão .
Em relação ao comentário de Nietzsche sobre os primeiros filósofos é interessante sua análise quanto a proposição colocada por cada um deles .
Em Tales , Nietzsche considera que o mesmo ultrapassando a ciência retorna a ela para demostrar sua sabedoria devido a sua comtemplação alcançada , em relação ao todo .
Tanto ele quanto Anaxímenes utilizaram-se deste requisito ( A Ciência ) para demonstrar a causa primeira . , Enquanto o primeiro coloca a Água o segundo coloca o Ar . Esta foi a forma de tentar comunicar aquilo que contemplaram utilizando-se de algo material .
Em Anaximandro isto não ocorre pois em sua concepção , segundo Nietzsche a água e o ar não poderiam conceber todas as coisas já que estes possuindo propriedades determinadas estariam sujeitos a nascimentos e morte . Para Anaximandro " O indeterminado " ou Apeiron ( Infinito ) seria a Arqué pois este estaria acima do vir a ser isento de nascimento e morte .
Texto : Marcos Modesto
Aluno de Filosofia do Claretiano .

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