quinta-feira, 30 de abril de 2009

Platão Aristóteles !

A uedaimonia é entendida como posse de bens reais dotado de um valor objetivo .
Para Platão , esses bens são , alem do conhecimento , a ordem , a medida .
Para Aristóteles alem da ordem e medida os bens intelectuais , certos bens exteriores como saúde reputação poder são também fundamentais para o homem .
Nestes aspectos ambos estão próximos ou seja , em se tratando com eudaimonia como expressão de felicidade .
Portanto Históricamente falando , a felicidade realizável na visão empirista de Platão e Aristóteles dependerá da posse de bens reais as quais a razão imporá uma justa medida . ( Político ) , um meio termo ( Ética a nicômaco ) uma mistura ou combinação de prazer e inteligência ( Filebo ) uma mistura das distintas Constituições ( Leis ) .

1-) A Ética Empirista de Platão .
Dois termos fundamentais norteiam a reflexão Ético-filosófica de Platão .
De um lado , o conhecimento e as condições que tornam possível e , simultâneamente , a natureza Metafísica do que é conhecido ( " Como posso conhecer , como devo viver " ) ; de outro lado , a questão Socrática fundamental que tematiza a importância da moralidade para a vida feliz e as condições necessárias para de sua realização na polis . " Como eu devo viver " .
A pretensão de uma compreensão racional do eu , formulada pela primeira vez em Sócrates nos diálogos primitivos , fez com que Platão buscasse um fundamento filosófico de abordagem racional de seu mestre conectando-a com o conhecimento da realidade inteligível , que é a idéia do Bem . O Conhecimento do bem e sua interiorização constituem a resposta Platônica à questão normativa Socrática " Como eu devo viver ? . " A verdadeira " felicidade " . No livro a República isto está ligado a forma de existência que se consagra ao conhecimento do bem . Este ideal Filosófico , portanto , seria o verdadeiro ideal humano do viver , no sentido de " Assemelhar-se a Deus enquanto é possível " .
Em relação aos diálogos de Platão , a problemática presente no tema desta reflexão poderia ser formulada com as seguintes perguntas : Como relacionar a Ontologia da maturidade , mais voltada ao conhecimento das idéias e de sua geração com as reflexões sobre as ações humanas ? Uma vez que Platão julga que o conhecimento só é possível se postularmos as idéias para prover a base do conhecimento . Sua resposta a questão epistemológica exige uma resposta as questões Metafísicas sobre as idéias .
Como em Platão se modificou a questão Ética associada ao problema Cósmico e metafísico com as noções de Cosmos e Taxis para o " Bem " Éticos definido nos diálogos tardios como Metriton ? . Se o conhecimento do bem absoluto preconizado na república é a suprema idéia que norteia as vertentes das ações humanas , ( Gnosiologia , Éticas , Estética , Política , Técnicas ) em direção a uma vida feliz na prática da virtude , Platão terá descortinado um pessimismo acerca da viabilidade prática deste princípio fundamental em suas obras na velhice ? Em que medida , portanto , se configuram as continuidades e descontinuidades entre as aplicações Éticas de Platão sobre a noção de " intermediário " ( justa medida , proporção , mistura dos elementos , meio termo etc . ) É as Éticas mais descritivas e " Empiristas " de Aristóteles ?
A semelhança com as Éticas Aristotélicas se tornam evidentes a partir do estudo dos últimos diálogos de Platão sendo O Político , O Filebo , O Timeu e as leis . Estes dão melhor significado a ética Platônica .
A " justa medida " ou proporção , no Metrion que retomará em quase todos os diálogos tardios e que , sem dúvida , e o antecedente imediato da famosa Mesotes Aristotélica . A medida é algo que pode aplicar-se a tudo que admite exesso ou defeito .
Em Platão a noção de " Medida " ( Metrion ) e de meio termo " ( Mesotes ) estabelecem a hierarquia das artes ( Techa ) ou dos saberes práticos , que tem por objetivo a própria práxis , hierarquia que culmina na " Arte Política " diferentemente de Aristóteles , a concepção da Techne normativa das ações , para Platão , está ligada estruturalmente a teoria da idéias . Trata-se portanto de dois tipos de metrética . Um quantitativo e matemático e outro de caráter ontológico-axiológico .
Se Platão ofereceu sua grande tentativa de " Salvar " a vida do homem negando todo valor ao mundo da mutabilidade em sua grandiosa síntese Metafísica da idéia do bem , a autocrítica e a revisão filosófica de seu pensamento na fase tardia redimensionaram a sua teoria Ética . Em Aristóteles na suas Éticas mais precisamente na Ética a Nicômaco o discípulo de Platão estabelece desde o início da sua Primeira " Definição " : O Bem do homem vem a ser uma atividade da alma de conformidade com a virtude e se as virtudes são várias de conformidade com a melhor e mais completa entre elas . Assim o primeiro livro da ética a Nicômaco já contem passagens que indica a necessidade de bens externos ( Sendo a virtude o bem interno por Antonomasia ) , cuja presença na vida do homem contribui esselcialmente para sua felicidade .
Em Platão , o conhecimento do bem permite ao Filósofo julgar o que é o bem nos seres humanos e na totalidade do universo , embora a ciência real que nos permite conhecer o bem não seja a mesma ciência do arquiteto ou sapateiro .
Em Aristóteles esta mesma ciência é a que ele colocou como sendo a Filosofia Primeira ou Metafísica que estão também alem das práticas e das poiéticas .

Comentário
Se Platão a princípio julga que o homem para ser feliz tenha que abandonar o mundo sensível , buscando somente o mundo das idéias , no final de sua vida completa seu pensamento afirmando uma visão perfeita e possível ao homem unindo através da reflexão as duas correntes de pensamento .
A Maturidade de Platão tem continuidade no pensamento de seu discípulo Aristóteles que logo na sua Obra Primeira " Definição " consegue dar a complementação através da afirmação do bem ao homem pela atividade da alma em conformidade com a virtude .


Texto : Marcos Modesto

Aluno de Filosofia do Claretiano .
Deixe seu Comentário

quarta-feira, 29 de abril de 2009

A Arte de Servir !

Afinal o que é ser dono do seu próprio negocio ? Até hoje , lembro dos sábios ensinamentos do velho pai que dizia : Ou você nasceu com tino para os negócios , ou nasceu para trabalhar para os outros e ai a melhor coisa , meu filho ... , será um emprego publico .
Felizmente ou infelizmente , mesmo assimilando a sua sabedoria tinha por natural rebeldia optar pela busca de caminhos por conta própria . Sabe aquele típico gostinho pessoal quando se realiza algo que dá certo , pois é ... foi este o rumo que adotei para tocar a vida , por conta própria , dono da minha aventura , às vezes respirando o pó dos outros , às vezes com aquela sensação gostosa de ducha fria em dia quente , mas com o prazer de que quando acertei podia realmente me orgulhar da obra que acabará de construir .
Ainda lembrando do velho Pai , gostaria de corrigi-lo se pudesse voltar ao tempo , não dá mais ... iria dizer o que hoje transfiro aos meus filhos , coisas do tipo você tem que ser melhor , mais do que isso tem que entender que não existe atividade vitoriosa ou que venha requerer algum talento predestinado para sua execução , pois todas atividades são iguais do ponto de vista tecnológico e a diferença se faz com a intensidade do amor que alimentamos ao executa-la . Quando você realmente gosta de algo , não fique cozinhando em caldo quente , pois os objetivos da sua vida estarão dependentes de realizações que realmente te envolvam , que consigam despertar seu comprometimento pela causa , que consiga realimenta-lo dia apos dia sequencialmente na construção do mesmo projeto .
Ser dono do seu próprio negocio , significa um estado que define o grau de independência profissional , não estando necessariamente condicionado com o patrão ou o ser empregado . Você pode viver trabalhando para os outros , ser empresário , ser um profissional autônomo , ou qualquer outra coisa que lhe propicie prazer e ganhos , mas o resultado da sua realização pessoal demonstrará o grau do empenho e comprometimento com que dedica a causa profissional . Se sentir importante no ambiente de negócios será vital para intensificar avanços rumo ao sucesso .
Quando deparamos com empresas , empresários e colaboradores , que estão dando certo muitas vezes temos dificuldades de identificar " quem é o patrão ou o empregado " , pois todos neste caso , estão empenhados em crescer e progredir dentro do mesmo meio . Este empenho é facilmente percebido pela intensidade na utilização da frase " A nossa empressa " , por todos e em todos os assuntos e para todos os ouvintes .
Quando se vive pela busca do sentir-se útil , valorizado , " aplaudido " , não importa o que e com quem se faça , procure sempre , carregar para o dia seguinte uma estratégia para melhorar um pouco mais , aprofundando diversificadamente seu conhecimento dentro da atividade escolhida . Vivencia e experiências , são definidas pela disposição de pesquisar , de buscar novas soluções que possam criar melhorias naquilo que você faz ou que pretende fazer . Quanto mais kilometragem você destinar no processo de aprendizado , menos risco ocorrerá na fase da sua implantação e conseguentemente sua probabilidade de acertar sempre estará acima da media do mercado .
Coisas do tipo educar bem os filhos , aprender a se relacionar com poucos conflitos , saber receber criticas , assimila-las , farão parte também da sua estrada , da formação , da composição do seu " jeitão " , do seu próprio negocio . Ser um grande executivo , um grande empresário , profissional autônomo , ou estar " a caminho de " , tanto faz , o importante é que o resultado somente acontecerá quando você se encontrar , planejar as fases para que o encontro seja executado , se entregar ao aprendizado , aplicando o que aprendeu , trabalhando para ser percebido pelos outros , que serão os " jurados " responsáveis pela aceitação do seu sucesso .


Texto : Huberto Rohden
Deixe seu Comentário

sábado, 25 de abril de 2009

A Arte de Não Fazer Nada !

A cultura da globalização reforça a crença de que " a pressa é a inimiga dos nossos negócios " sob o fascínio das avançadas tecnologias da informática . Afinal , em nenhuma outra época a humanidade viveu tamanha revolução na sua percepção de tempo-espaço , e quem não se atualizar decerto comerá poeira .
O ritmo acelerado que acompanha tudo isso parece dizer que a nossa maneira de viver nunca mais será a mesma . Como se o futuro da era digital fosse nos transformar numa metáfora dos computadores , já que rapidez e eficiência são requisitos indispensáveis no violento jogo da concorrência sem limites .
A agonia da luta para fazer o máximo de coisas no mesmo prazo de tempo ( felizmente , o dia ainda tem 24 horas ) consome muita gente , pois o frenesi da vida em alta rotatividade é uma estranha qualidade da nossa época , que tem na ação por impulso um dos seus traços marcantes . O problema é que , de tão acostumadas a correr , as pessoas acabam sem saber o verdadeiro sentido do que buscam .
" Não , não posso parar , se eu paro eu penso , eu penso , eu choro ... " , dizia um poema da minha adolescência , talvez como resposta à resistência em descobrir esse motivo essencial . E assim a velocidade contribui para o esquecimento de quem somos , encurtando os horizontes da existência , alienado seres no meio da massa de anônimos sem rumo .
A cultura da eficiência " nega o ócio " , - pelo negócio - veementemente . A idéia de alguém desocupado , contemplativo , quando tudo à sua volta anda acelerado , sugere transgressão à ordem , atrai desprezo e intolerância daqueles que sempre dão duro para se manter , a custa do estresse , do esgotamento , da eterna falta de tempo para relaxar e cuidar mais de si próprio , para , enfim , simplesmente ser .
Com base na sua experiência de conselheiro , e principalmente no seu processo pessoal , o terapeuta norte-americano David Kundtz escreveu A Essencial Arte de Parar ( editora Sextante , 1999 , Rio de Janeiro ) , que propõe um método tão inédito quanto simples para realizar a paz , o encontro consigo mesmo . David é um ex-sacerdote da Igreja católica que ousou fazer uma mudança radical de vida , e hoje ministra workshops sobre o seu método e atende como terapeuta familiar .
Sua técnica é simples , porém requer disposição para manter-se desperto e cultivar o hábito de recordar . Uma pessoa desperta é alguém consciente de quem é , atenta ao que acontece dentro e fora de si própria e ao momento presente .
Recordar é lembrar as perguntas e as coisas importantes à nossa vida e as respostas que hoje temos delas . Exemplo : saber a razão do seu envolvimento numa determinada atividade e o que ela representa na sua evolução , conhecer suas metas e os caminhos para alcança-las .
Antes de mais nada , David enfatiza que não se deve confundir parar com ficar inativo , fugindo da vida e das suas responsabilidades . Pelo contrário , trata-se de entrar na vida e nas suas responsabilidades de maneira inteiramente nova , de passar um tempo ali onde estão os seus significados e valores .
Parar também não é desacelerar . É criar espaços aparentemente vazios , nos quais se pode aprender coisas importantes ou tomar decisões e fazer escolhas transformadoras . Para ser positiva , essa parada não deve causar expectativa alguma , nem ser encarada como um processo com resultados mensuráveis . Acostume-se , portanto , a não avaliá-la pelo enfoque do certo ou errado .
" Você não está em um ensaio geral da sua vida real , que vai acontecer daqui a algum tempo , quando você estiver mais preparado . Você não está esperando que alguma coisa aconteça . Está no meio dela " , completa o autor , orientando-nos para a atitude conveniente .
No geral , as pessoal passam o dia superatarefadas e dispersas , levadas de roldão pelas exigências do cotidiano . Portanto , antes de pôr em prática a arte de parar , considere que a percepção e a contemplação são indispensáveis a essas pausas .
David Kundtz define três níveis de paradas : pausas breves , escaladas de viagem e paradas gerais . Vejamos de que maneira cada uma delas se desenvolve e se aplica .
As pausas breves são essencialmente curtas e alicerçam todo o processo de parar . Têm a vantagem de ser tão comuns quanto benéficas e de se adaptarem naturalmente ao dia-a-dia . Você poderá experimentá-la enquanto espera a saída do fax , no elevador , aguardando o farol abrir , quando chega ao escritório , na fila do caixa , no banheiro ... Sentado ou de pé , você iniciará essa pausa rápida respirando fundo , com os olhos abertos ou não , locando sua atenção interiormente e recordando o que for preciso . Pare -respire - recorde . Recordar é resgatar a lembrança de algo em que você crê ou um fato motivador . Se preferir , recorde uma prece inspiradora de força ou paz , ou uma mensagem adequada ao momento , do tipo " sou capaz de executar satisfatoriamente esta tarefa " , " tenho equilíbrio e nenhuma pertubação vai mudar isso " . Você também pode , prestando atenção à sua respiração , lembrar a imagem de alguém importante ( seus pais , seus filhos , o cônjugue , a namorada , os amigos ) , sentir seus efeitos positivos e sorrir placidamente .
Existem Inúmeros momentos e formas para as pausas breves , tal como para intensificar o poder que eles nos conferem .
Exemplo : alguns segundos olhando para o céu , tendo em mente o pensamento de " como é bom lembrar a presença de Deus na natureza e na minha vida " , é algo que produz maravilhosas transformações no estado da alma .
As escalas de viagem são paradas mais longas , duram de uma hora a vários dias , de uma tarde a um dia ou fim de semana . São denominadas pelo autor de " miniférias para o espírito " e abrangem grande variedade de experiências . Por isso é aconselhável programá-las carinhosamente , começando por um final de semana . As escalas de viagem são valiosas experiêcias que todos nós devemos aprender a desfrutar . Contudo , elas pedem uma forte motivação para serem realizadas .
Isso não quer dizer que você será submetido a um programa rígido , cheio de etapas a serem cumpridas no tempo estipulado . Não é por aí . Nem pense que o tão desejado período de férias do trabalho seja um modelo de parada . Muitas vezes , as férias transcorrem de tal forma que não favorecem a criação do espaço do tempo , externo e interno , a que estamos nos referindo aqui .
Entre os casos reais de escalas de viagem que ilustram o livro de David estão um retiro de fim de semana , uma viagem de três dias de ônibus , o simples ato de ficar em casa e o devaneio noturno de uma enfermeira estressada . O autor nos sugere lembrar dos objetivos dessa forma de parar como um estímulo à nossa motivação : " Despertar para o que está acontecendo com sua vida , manter as coisas mais importantes em primeiro lugar , recordar quem você é e quem deseja tornar-se , e recordar seus principais valores . " E nos aconselha a pensar na escala de viagem " como uma expressão de amor e carinho consigo mesmo " .
Já as paradas gerais costumam acontecer nas épocas de transição na vida das pessoas , quando é preciso tomar uma decisão muito significativa , e geralmente funcionam como um divisor de águas . Duram de uma semana a um mês , sendo sempre um período de tempo mais extenso . A propósito , foi numa parada geral que David decidiu abandonar o sacerdócio católico , sob o peso da sensação de estar decepcionando muita gente : " Não posso dizer que minha transição tenha se dado sem problemas , arrependimento ou dor . ( ... ) Posso também dizer que em todos os estágios dessa transição tive a impressão de estar , mesmo que em grau mínimo , consciente dos elementos em jogo . E foi uma decisão feliz , graças ao processo de parar . "
A parada geral pode ocorrer poucas vezes em toda uma vida , ou talvez nem chegue a ser necessária para todo mundo .
Porém , ela não é menos benéfica do que as demais opções de parar . Cada pessoa é que deve perceber se está ou não num momento de cessar tudo , quem sabe para facilitar a manifestação de uma idéia ou força ainda desconhecida .
Você já notou como certos insights irrompem de ocasiões puramente espontâneas ? Tomando banho , andando de bicicleta ou admirando o mar , por exemplo , dependendo do seu grau de receptividade , você está sujeito a receber informações preciosissimas . Pois a maior parte da auto-investigação proporcionada pela parada é de natureza inconsciente e automática . Sem descartar , é claro , a função do lado consciente e deliberado dessa busca .
Ainda que tal processo acorde questões dolorosas e difíceis , mantenha-se confiante de que a sua parada irá colocá-lo em contato coma sua verdade , com um potencial exclusivamente seu . Que lhe dará uma visão clara dos valores e significados da sua vida , abastecendo-o de força para livrar-se das suas limitações e ir ao encontro daquele " algo mais " que confere nova dimensão à sua existência .
Evidentemente , o autor de A Essencial Arte de Parar está tratando de um processo espiritual , uma vez que é a espiritualidade que forma os significados e valores determinantes das nossas ações , do rumo que damos à nossa vida .
" Com o processo de parar quero levar a você a tomar posse dos seus desejos mais profundos " , ele nos confessa , porque acredita que todo desejo profundo e ardente também é " um anseio por integração e unidade com o mundo e , em última análise , com Deus ou o que quer que você considere como a realidade divina " .
David relaciona sete beneficeis básicos dessa arte , que são : concentrar a atenção , conseguir um verdadeiro relaxamento , usufruir a solidão , abertura para o que é e como é , estabelecer limites fortes e flexíveis , abraçar a própria sombra e , por fim , identificar e viver o seu propósito .
Quem não consegue ter atenção vive distraído e com dificuldades para recordar , confunde o valor das coisas e não está consciente dos seus objetivos . Existe mecanicamente e acaba sendo manipulado . Por isso a importância de estar desperto .
A atenção nos ajuda a perceber o que existe em nosso mundo interior , aquilo que de fato tem importância e o que nos atrai ; é ela que nos faz identificar quais são as nossas maravilhas , o que constrói uma autêntica relação de amor e o que possui valor para nós .
Saber relaxar é outra condição essencial . A modernidade acostuma as pessoas , desde a infância , a conviver com o estresse e a tensão . Crianças com agenda repleta de atividades , algo apontando por vários psicóllogos , parecem ser preparadas pelos pais para ingressar , o quanto antes , na louca corrida do mundo adulto para o sucesso . Então , habitue-se a respirar fundo , a desfrutar do silêncio , a acalmar o tropel dos pensamentos e a sintonizar a realidade do seu espírito .
Observe as áreas de tensão do seu corpo , respire pausadamente ( enchendo completamente seus pulmões ) e mande , pelo pensamento , a energia relaxante para tais regiões . Respirar e recordar também são alternativas naturais para relaxar .
De acordo com o psicólogo Anthony Storr , " a solidão é uma necessidade humana básica " . Até porque parar é um ato absolutamente individual . Livre-se dos preconceitos contra a solidão se você quiser conhecer a arte de parar , de curtir ficar apenas na sua companhia nas situações em que " dois é demais " .
Estar aberto é ter a humildade de ser um constante aprendiz das lições da vida , para você poder examinar o que lhe aconteceu por conseguência da sua ação . David ressalta o desenvolvimento da capacidade de fazer inventário de si mesmo para aumentar a autopercepção nas paradas , com perguntas como : " O que é que eu estou sentindo agora ? O que é que está acontecendo aqui ? " A abertura dá primazia à escuta , ao receber , ao deixar-se cuidar , ao silêncio , à observação , à percepção e ao aprender .
Alguém que possui limites emocionais fortes , porém flexíveis , está capacitado a viver sem problemas em comunidade .
Trata-se de uma pessoa consciente da fronteira a que ela pode chegar , pois dali em diante começa a realidade do outro ; ela sabe separar o que é emocionalmente seu e o que não é , consegue colocar as pessoas da sua vida nos lugares que ela quer que estejam , sem se deixar invadir . E ótimo preocupar-se com os outros , ser solidário e ter compaixão , mas isso não precisa levar à perda dos próprios limites .
Ao parar , inevitavelmente faremos contato com uma parte de nós muito incompreendida : a sombra , que a psicologia traduz como a face negativa , trevosa da personalidade . David explica que " abraçar a sombra é reconhecer que nada é só branco ou preto , mas um pouco de cada " , e que só quando conseguimos reconhecer que o bem e o mal habitam nossos corações é que fazemos a transição da infância para a maturidade , da correia e da fuga para a paz e a justiça . Para facilitar revelar e curar a sombra , que quer ser intregada e não rejeitada .
As escalas de viagem e as paradas gerais são perfeitas àqueles que buscam descobrir seu propósito maior , seu chamado interior que o conduzirá mais além , levando-o a vislumbrar um poder transcendente . Pois ter um propósito é saber da existência de algo situado muito além de nós , do nosso egocentrismo . " Ter um propósito é reconnhecer que você está destinado a ser algo que só você pode ser " , resume o autor , para afirmar que o nosso desejo é justamente saber agir na direção da descoberta desse papel que é exclusivo de cada ser humano . Manter um propósito encoraja a pessoa a escutar a mensagem que o universo lhe reserva e traz equilíbrio à sua condição humana . É uma chave que pode lhe abrir as portas da consciência da sua vocação .
Diante de todas as coisas envolvidas no salto quântico de consciência proporcionado pelas paradas , e principalmente do potencial oculto que ela promete revelar , é bom previnir-se contra alguns bloqueios que certamente vão surgir . Um deles é o medo , que aliás , cerceia tantas oportunidades oferecidas pela existência . Mas o autor nos garante que há meios seguros e eficazes para encarar os nossos medos e retirar o seu possível domínio sobre nós . Ele ensina uma técnica composta de três processos : observar , identificar e contar .
Ao surgir o medo , procure observálo com isenção , como se fosse outra pessoa e ele não fosse um sentimento seu . Tente zerar a mente intelectiva para se envolver o mínimo possível com essa sensação , sem reprimi-la . Identificar o medo é permanecer receptivo à sua presença , à sua informação , apenas percebendo e registrando o que ele significa para você .
Exemplo : " Estou com medo de descobrir aspectos indesejáveis de mim mesmo ; será que não saberei lidar com eles ? "
Também ajuda nomear , personificar esses sentimentos para interagir com eles . Assim : " Pois bem , Medo de Errar , você chegou de novo , né ? Quer roubar minha paz e atrabalhar o que devo fazer ! " O ato de observar e nomear desvitaliza esses sentimentos indesejáveis .
O passo seguinte é contar , compartilhar o seu medo com alguém amigo , que lhe deixe à vontade para abrir o seu coração .
Quanto mais você travar contato com a presença dos seus sentimentos incômodos , menor será a força deles para lhe causar sofrimento .
Utilize a fórmula observar e identificar , sem julgar para todas as experiências que sugirem durante o seu processo de parar . A tagarelice da mente está atrabalhando ? Utilize estas perguntas : " Sua tagarelice tem a forma de palavras e frases ?
Tem a voz de alguém que você conhece ? Talvez seu pai ou sua mãe , o patrão ou um amigo ? Acontece mais em certas ocasiões do que em outras ? Sua tagarelice se parece mais com imagens ou cenas de cinema que ficam correndo pela cabeça ? Qual é o conteúdo da sua tagarelice ? Trabalho , Família , passado , futuro , relacionamentos ou trivialidades ? "
Uma boa opção para ir incorporando naturalmente o ato de parar à sua vida é seguir pela trilha do que David Kundtz chama de " seu bosque de parada " . É uma forma de ajudá-lo a descobrir a sua maneira particular de parar , que tornará o processo mais fácil e prazeroso . Comece selecionando as coisas que chamam a sua atenção ou que lhe dão prazer . Exemplos : as leituras de sua preferência , as correspondências que fazem pausas criativas no seu cotidiano , as coisas belas que fazem seus olhos brilharem , os sons e os perfumes , os objetos sacramentais que simbolizam algo de valor ou que tenham significado espiritual ( como talismã e amuletos ) , espaços e lugares convidativos para fazer uma pausa ou os animais de estimação , entre outros . Tais elementos serão de grande utilidade para você ir fazendo contato com a arte de parar .
Como se vê , o processo é bastante flexível e econômico em termos de regras . Mas pode nos preparar para o início da grande transformação que , na maioria das vezes não se realiza numa única existência .


Texto : Huberto Rohden
Deixe seu Comentário


A INFLUÊNCIA FERMENTADORA DA VERDADE

Todo ensinamento metafísico traz um grande objetivo - alcançar , em alguma medida , A CONSCIÊNCIA DE DEUS .
Até este ponto O Caminho Infinito pode concordar . Contudo , ele difere da crença teológica tradicional que ensina ser o paraíso um lugar a ser atingido somente após a morte .
Todos os ensinamentos metafísicos sabem da possibilidade de o paraíso ser atingido aqui e agora . Em todos eles , sejam seus métodos iguais aos nossos ou não , a intenção é a realização da cura espiritual e da atuação de Deus na experiência individual - em nosso corpo , nosso negócio , em nossa vida familiar - e nas atividades do mundo .
Num curto espaço de tempo , os escritos de O Caminho Infinito foram largamente distribuídos e postos em circulação pelo mundo . Quando lidos com mente aberta , são aceitos não somente pelos metafísicos independentes ou integrantes de movimentos metafísicos organizados , mas até mesmo pelos membros das igrejas ortodoxas . Nestes textos , aqueles dotados de objetivos espirituais estão descobrindo uma base de encontro . A verdade contida na mensagem está rompendo e dissolvendo os preconceitos , intolerância e aversões entre as crenças religiosas , bem como inimizades , temores ou intolerâncias . Tais elementos somente podem existir enquanto perdurar a crença numa egoidade apartada de Deus .
Toda a verdade contida nesta mensagem é realmente a Verdade dita por SI , e a sua influência fermentadora trará por fim a união à conscientização da Unidade da Consciência . Esta união não se refere a um sentido de organização , mas trata-se de uma junção na abertura de nossa própria consciência rumo à unidade do ensinamento da verdade ; uma união no sentido considerado por Jesus quando falou aos seus discípulos : " Porque quem não é contra nós é por nós " . Os metafísicos do mundo tentam a sua unificação pela compreensão de Deus como Onipresença . O ensinamento de todos eles é fundamentado no postulado de que é Deus a mente individual , Deus a vida individual , Deus é a alma individual . Portanto , não deveria haver nenhum senso de divisão entre eles , tampouco algum sentimento de que um deles é melhor que o outro ou possuí mais verdade do que esse outro . Tão logo exista um sentimento de superioridade ou de comparação , a consciência não se encontrará aberta à unidade e universalidade da verdade .
Você nunca irá encontrar Deus em um livro . Se quiser encontrar Deus , conhecer Deus , você deverá voltar-se para dentro de si mesmo e encontra-LO no " Lugar Secreto " . Você não poderá ver Deus , mas tomará consciência de Deus dentro de seu próprio ser ; poderá perceber e sentir a Sua presença . Enquanto os seus pensamentos estiverem no exterior - nas coisas que você vê , ouve , prova , toca ou cheira - você não poderá trilhar o caminho espiritual , o caminho infinito , pois não se pode ver , ouvir , provar , tocar ou cheirar a realidade do ser , a creação de Deus .
O objetivo desses escritos e de todo estudo sobre eles não é apenas obter conhecimentos sobre a verdade . O conteúdo das mensagens sobre a verdade do ser é tão simples que até as crianças conseguem facilmente entendê-la . Você inclusive irá notar que três quartos de tudo que foi lido sobre a verdade será esquecido , quando aquele senso de Deus como sendo Onipresente tornar-se aparente .
É este o objetivo de estudo : elevar a consciência ao ponto em que aquele senso de Onipresença seja atingido . Com esta meta alcançada , o trabalho de cura passa a ser realizado com um sorriso , e não com esforço mental . O suprimento , a integridade , a plenitude - tudo isso vem a nós apenas com um sorriso . É um sorriso especial , vindo de Deus , como que conhecendo que aquilo aparecendo como um ser humano é nada , e , ao mesmo tempo é tudo , se visto sob o ângulo da identidade espiritual . Habitui-se a conscientizar que o poder , a qualidade , a quantidade e a realidade nunca estão naquilo que está formado , mas que realmente estão no Princípio , Alma ou Consciência que produz toda forma existente .


Texto : Joel S . Goldsmith
Deixe seu Comentário

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Mateus 6

Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens , para serdes vistos por eles ; aliás , não tereis galardão junto de vosso Pai , que está nos ceus .
Quando , pois , deres esmola , não faças tocar trombeta diante de ti , como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas , para serem glorificados pelos homens . Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão .
Mas , quando tu deres esmola , não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita ;
Para que a tua esmola seja dada em secreto ; e teu Pai , que vê em secreto , ele mesmo te recompensará publicamente .
E , quando orares , não sejas como os hipócritas ; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas , e às esquinas das ruas , para serem vistos pelos homens . Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão .
Mas tu , quando orares , entra no teu aposento e , fechando a tua porta , ora a teu Pai que está em secreto ; e teu Pai , que vê em secreto , te recompensará publicamente .
E , orando não useis de vãs repetições , como os gentios , que pensam que por muito falarem serão ouvidos .
Não vos assemelheis , pois a eles ; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário , antes de vós lho pedirdes .
Portanto , vós orareis assim : Pai nosso , que estás nos céus , santificado seja o teu nome ;
Venha o teu reino , seja feita a tua vontade , assim na terra como no céu ;
O pão nosso de cada dia nos dá hoje ;
E perdoa-nos as nossas dívidas , assim como nós perdoamos aos nossos devedores ;
E não nos induzas à tentação ; mas livra-nos do mal ; porque teu é o reino , e o poder , e a glória , para sempre . Amém .
Porque , se perdoardes aos homens as suas ofensas , também vosso Pai celestial vos perdoará as vossas ofensas .
E , quando jejuardes , não vos mostreis contristados como os hipócritas ; porque desfiguram os seus rostos , para que aos homens pareça que jejuam . Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão .
Tu , porém , quando jejuares , unge a tua cabeça , e lava o teu rosto ,
Para não pareceres aos homens que jejuas , mas a teu Pai , que está em secreto ; e teu Pai , que vê em secreto , te recompensará publicamente .
Não ajunteis tesouros na terra , onde a traça e a ferrugem tudo consomem , e onde os ladrões minam e roubam ;
Mas ajuntai tesouros no céu , onde nem a traça nem a ferrugem consomem , e onde os ladrões não minam nem roubam .
Porque onde estiver o vosso tesouro , aí estará também o vosso coração
A candeia do corpo são os olhos ; de sorte que , se os teus olhos forem bons , todo o teu corpo terá luz ;
Se , porém , os teus olhos forem maus , o teu corpo será tenebroso . Se , portanto a luz que em ti há são trevas , quão grandes serão tais trevas !
Ninguém pode servir a dois senhores ; porque ou há de odiar um e amar o outro , ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom .
Por isso vos digo : Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida , pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber ;
nem quanto ao vosso corpo , pelo que haveis de vestir . Não é a vida mais do que o mantimento , e o corpo mais do que o vestuário ?
Olhai para as aves do céu , que nem semeiam , nem segam , nem ajuntam em celeiros ; e vosso Pai celestial as alimenta .
Não tendes vós muito mais valor do que elas ?
E qual de vós poderá , com todos os seus cuidados , acrescentar um côvado à sua estatura ?
E , quanto ao vestuário , por que andais solícitos ? Olhai para os lírios do campo , como eles crescem ; não trabalham nem fiam ;
E eu vos digo que nem mesmo Salomão , em toda sua glória , se vestiu como qualquer deles .
Pois , se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno , não vos vestirá muito mais a vós , homens de pouca fé ?
Não andeis , pois inquietos , dizendo : Que comeremos , ou que beberemos , ou com que nos vestiremos ?
( Porque todas estas coisas os gentios procuram ) . De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas ;
Mas , buscai primeiro o reino de Deus , e a sua justiça , e todas estas coisas vos serão acrescentadas .
Não vos inquieteis , pois , pelo dia de amanhã , porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo . Basta a cada dia o seu mal .

Texto : BIBLICO
Deixe seu Comentário

terça-feira, 21 de abril de 2009

MITOLOGIA EGÍPCIA - O OLHO DE ÓRUS !

Olho de órus ou " Udyat " é um símbolo , provinente do Egito Antigo , que significa proteção e poder , relacionado à divindade Hórus . Era um dos mais poderosos e mais usados amuletos no Egito em todas as épocas .
Segundo a lenda , o olho esquerdo de órus simbolizava a Lua e o direito o Sol . Durante a luta , o deus Set arrancou o olho esquerdo de órus , o qual foi substituído por este amuleto , que não lhe dava a visão total , colocando então também uma serpente sobre a cabeça . Depois da sua recuperação , órus pôde organizar novos combate que o levaram à vitória decisiva sobre Set . Era a união do olho humano com a vista do falcão , animal associado ao deus órus . Era usado , em vida , para afugentar o mau olhado e , após a morte , contra infortúnio do além .
O Olho de órus e a serpente simbolizavam poder real tanto que os faraós passaram a maquiar seus olhos como o Olho de órus e a usarem serpentes esculpidas na coroa . Os Antigos acreditavam que este símbolo de indestrubilidade poderia auxiliar no renascimento , em virtude de suas crenças sobre a alma . Este símbolo aparece no reverso do grande selo dos Estados Unidos da América , sendo também um símbolo frequentemente usado e relacionado a Maçonaria .
O Olho Direito de órus representa a informação concreta , factual , controlada pelo hemisfério cerebral esquerdo . Ele lida com as palavras , letras , e os números , e com coisas que são descritíveis em termos de frases ou pensamentos completos .
Ele aborda o universo de um modo masculino .
O Olho Esquerdo de órus representa a informação estética abstrata , controlada pelo hemisfério direito do cérebro . Lida com pensamentos e sentimentos e é responsável pela intuição . Ele aborda o universo de um modo feminino . Nós usamos o Olho esquerdo , de orientação feminina , o lado direito do cérebro , para os sentimentos e a intuição . ( fonte : http://pt.wikipedia.org/wiki/olho_de_%c3%B3rus )

Categoria : Mitologia egípcia

Fichamento

Símbolo de visão perfeita .
O Olho de órus é tido como um símbolo de visão mais aguçada ou perfeita sobre os problemas da existência humana .
Através desta lenda , o mito tenta demonstrar que a psique humana , antes da aquisição desta qualidade , que é o olho do falcão , e isto significando uma visão de cima ou superior a visão horizontal do ser humano , o mesmo estaria com uma deficiência em seu modo de ver e entender os problemas da humanidade .
Desta forma , coloca o ser humano em uma possível evolução em termos cerebrais , onde o olho direito representando o hemisfério esquerdo estaria já sendo usado para funções a qual foi criado porem , a falta da visão do olho esquerdo que representa o hemisfério direito está ainda em desenvolvimento e a perda citada no mito identifica justamente esta incapacidade cuja função após ser adquirida , desenvolveria no cérebro humano a capacidade de abstração e intuição característica deste hemisfério .

OBSERVASÃO

Em seu livro " os segredos da telepatia " , W.E. Butler - Ediouro , coloca a possibilidade do Olho de órus através da sua figura histórica ter uma ligação com o mesencéfalo e o seu formato anatômico . Esta glândula encontra-se situada no interior do crânio humano e bem protegida contra qualquer dano .


Texto : Marcos Modesto

Aluno de Filosofia do Claretiano .
Deixe seu Comentário

Poema ! Não Se Esqueça De Mim

Você não vai pensar sobre mim ?
Eu estarei sozinho , dançando - você sabe disso , baby ...
Conte-me suas preocupações e dúvidas ,
Me entregando tudo , por dentro e por fora .
O amor é estranho - tão real no escuro .
Pense nas coisas ternas
Com que estivemos ocupados .
A mudança lenta pode nos rasgar em pedaços
Quando a luz entrar dentro do seu coração , baby ...
Não se esqueça de mim ,
Não , não ,não , não ,
Não se esqueça de mim .
Você me vigiará com atenção ?
Olhará meu caminho ? nunca me abandonará ?
A chuva continua caindo , a chuva continua caindo ,
No chão , no chão , no chão ...
Você me reconhecerá ?
Chamará meu nome ou continuará seguindo ?
A chuva continua caindo , a chuva continua caindo ,
No chão , no chão , no chão ...
Não tente fingir ,
E a minha sensação [ que ]
Nós venceremos no final .
Eu não te prejudicarei
Ou tocarei suas defesas :
Vaidade e insegurança .
Não se esqueça de mim ,
Eu estarei sozinho , dançando - você sabe disso , baby ...
Vou desmontar você em pedaços ,
Eu nos construirei de volta juntos , no coração , baby .
Não se esqueça de mim ,
Não , não , não ,não .
Não se esqueça de mim .
Enquanto você seguir
Você chamará meu nome ?
Enquanto você seguir ...
Você chamará meu nome
Quando você for embora ?
Ou você irá embora ?
Você continuará seguindo ?
Vamos lá - chame meu nome .
Você chamará meu nome ?
Eu digo : la la la ...
Deixe seu Comentário

Vida Feliz !

Não importa , ó homem qual o papel que te coube no drama da vida .
Rei ou vassalo , milionário ou mendigo , filósofo ou analfabeto - não importa .
Se o mendigo no palco desempenhar bem o seu papel de mendigo , receberá mais aplausos do que o rei que não souber fazer o papel de rei .
Mais vale desempenhar com inteligência o papel de tolo do que tolamente fazer o papel de inteligente .
Homem ! Desempenha bem o papel que te coube no plano de Deus - e serás homem de bem !
Deus não precisa de ti nem do estardalhaço que no mundo fizeres - Ele poderia fazê-lo muito maior ...
Deus não do bem que fizeres - ele o poderia fazer sem ti mil vezes melhor ...
Mas Deus quer que pratiques o bem para seres bom .
Pode Deus fazer sem ti todo o bem - mas não pode ser bom em teu lugar .
Seres bom é tarefa eminentemente individual - ninguém a pode fazer por ti .
Para todos os efeitos podes passar procuração a outrem - menos para ser bom .
Ninguém te pode fazer bom contra a tua vontade .
E , " quando tiveres feito tudo que te foi ordenado , dize : Sou servo inútel ; não fiz senão o que fazer devia ... "
Quando houveres desempenhado do melhor modo possível o teu papel , brilhante ou humilde , no cenário da vida não esperes pelos aplausos da platéia .
Desaparece em silêncio por detrás dos negros bastidores do esquecimento , da ingratidão ou da morte ...
" Por todo o bem que tu fizeres espera todo o mal que não farias ... "
Se a platéia te aplaudir , agradece a boa intenção - mas não contes com isso !
Se a platéia te vaiar , tolera a injúria - mas não te entristeças por isso !
Não valem uma lágrima nem um sorriso todos os elogios ou vitupérios do mundo .
Não és santo porque os homens o dizem - nem és celerado porque os homens o afirmam ...
Seja-te suficiente galardão a consciência do dever cumprido do melhor modo possível .
Não necessita de apoteose verbal quem dentro de si traz a apologia real da justiça e da verdade . Pode sofrer , sereno e calmo , todas as vaias do mundo quem não buscou os aplausos dos homens .
Mais feliz se sente na derrota do que na vitória quem não é " derrotado " por vitória alguma .
Mais luminosa é para o herói a escuridão dos bastidores do que para o covarde o fulgor da ribalta .
Desaparece tranquilo Moisés nas alturas do Nebo - porque introduziu o seu povo na terra de Canaã ...
Morre feliz o Batista nas profundezas do cárcere - porque levou a humanidade até a alvorada do reino de Deus ...
" Está consumado ! " - exclama o Nazareno no alto da cruz .
Não vale a vida pela extensão que ocupa no tempo ou espaço - vale pela intensidade com que é vivida .
Quem vive como deve , vive a sua vida em toda a plenitude .
Vida feliz ! ...

Texto : Huberto Rohden
Deixe seu Comentário

sábado, 18 de abril de 2009

Meditação !

Para nós , ocidentais , meditar significa refletir a respeito de alguma coisa . No oriente , meditar é algo bem diferente . É entrar num estado de consciência onde se torna mais fácil compreender a si mesmo . Nisargadatta Maharaj , um mestre indiano , nos explica com simplicidade no seu livro I am That :
" Nós conhecemos o mundo exterior de sensações e ações mas , do nosso interior de pensamentos e sentimentos , nós conhecemos muito pouco . O objetivo primário da meditação é que nos tornemos conscientes e que nos familiarizemos com a nossa vida interior . O objetivo final é alcançar a fonte da vida a da consciência . "
Assim , através da meditação vamos prestar atenção e descobrir como funcionamos . Como agimos em determinadas situações , porque respondemos uma coisa quando gostaríamos de dizer outra , porque fugimos daquilo que mais queremos , porque vivemos mergulhados na ansiedade , na depressão e no cansaço quando queremos apenas a tranquilidade .
Grande parte dessa confusão é criada pela mente . Podemos dizer que ela é o instrumento de nossa consciência e contém a somatória de nossos condicionamentos , padrões de pensamento , nossa memória e nosso lado racional . A mente é como um lago agitado . Ao ver a lua refletida nesse lago turbulento poderíamos supor que a própria lua é algo disforme e agitado , mas estaríamos totalmente enganados . Da mesma forma , quando olhamos para o reflexo do nosso Eu-Superior no lago inquieto de nossa mente , não conseguimos perceber sua verdadeira natureza . Meditar nada mais é do que aquietar os turbilhões dos pensamentos , serenar a mente para que possamos reconhecer com clareza nossa essência . Durante esse processo de aquietar a mente nos damos conta de nossos padrões de pensamento e de ação e , assim podemos transforma-los .
DICAS PARA A PRÁTICA
A prática da meditação , embora simples , requer bastante disciplina e regulariedade . Abaixo estão algumas dicas de como iniciar sua prática de meditação .
Escolha um lugar sereno onde você possa sentar-se de maneira confortável e com a coluna ereta .
Pode ser uma cadeira ou no chão com as pernas cruzadas . Sentar-se sobre uma pequena almofada ajuda a manter as costas eretas . Use roupas que não apertem nem incomodem .
Acender um incenso ou colocar uma música bem suave pode ajudar a criar um clima de tranquilidade no início . Depois de algum tempo , pode ser que você prefira dispensá-los .
Evite meditar quando estiver com sono ou muito cansado . Você se sentirá frustado por não conseguir se concentrar e desanimará de sua prática diária . Um bom horário para meditar é pela manhã , quando estamos mais tranquilos e descansados . Porém , isso também é individualizável . Se você sentir que consegue melhores resultados à noite , escolha esse horário . Comece com dez minutos diários . Coloque um relógio para despertar após esse tempo , assim sua mente não poderá sabotá-lo fazendo-o acreditar que já se passaram muito mais que dez minutos .
Não se mova durante esse tempo . O corpo é como um pote e a mente é a água dentro dele . Mover o recipiente faz com que a água também se mova e , lembre-se , o que você quer é que sua mente permaneça quieta e imóvel .
A atenção deve estar voltada para o objeto da meditação ( a respiração , um símbolo , etc . ) sem que isso necessite de grandes esforços . Caso você disperse , reconduza sua atenção suavemente ao objeto escolhido .
Qualquer coisa que aconteça estará bem . Se houver um monte de pensamentos desfilando pela sua cabeça , se você tiver vontade de chorar ou de rir , se você achar que nunca vai conseguir se concentrar , tudo bem . Apenas continue sentado e , sempre que possível , volte a sua atenção para o objeto sobre o qual está meditando .
EXERCÍCIOS DE MEDITAÇÃO
Um dos exercícios mais simples é observar a respiração . Sinta o ar entrando e saíndo pelas narinas . Acompanhe seu caminho por todo o corpo . Repare nos movimentos da barriga , do peito . Veja se há movimentos ou sensações na pelve , pernas , cabeça , etc . Esteja com o ar o tempo todo .
Quando estiver em contato com a natureza , sente-se diante de uma paisagem e observe-a . Ouça os sons , veja as cores , sinta os aromas mas não fique dando nome às coisas ou analizando-as : " esse cheiro deve ser daquela flor " , " como é bonita a forma daquela montanha " , " o som desses passarinhos me deixa tão relaxado ... " . Apenas ouça , veja e sinta sem criar frases na sua mente , sem ficar tagarelando internamente .
Sente-se diante de uma janela e deixe que a claridade invada seu corpo . Sinta a luz penetrando pelo alto de sua cabeça e fluíndo por todo o corpo . Mantenha sua atenção nesse fluxo .
Repita o mantra OM durante todo o tempo da sua meditação . Mantras são sons que trazem uma determinada qualidade de energia para quem os vocaliza . O mantra OM é um dos mais antigos do hinduísmo e sua qualidade é o equilíbrio e a serenidade . Ele nos traz energia e ajuda a clarear a mente .
Olhe atentamente para um símbolo ou um objeto que lhe chame a atenção naturalmente . Pode ser um desenho , uma estatueta , um yantra ( diagramas cósmico do hinduísmo ) , etc . No Yoga , usamos o símbolo do OM para meditar . Olhe para esse símbolo e envolva-se com ele . Observe-o atentamente até que você possa mantê-lo com clareza na sua mente , mesmo de olhos fechados .
Sente-se em silêncio e preste atenção a cada som que surgir ao seu redor . Ouça tudo ao mesmo tempo . Não se detenha em nenhum deles . Nenhum é mais importante do que os outros , nenhum é melhor ou mais agradável . Não julgue , apenas ouça . Evite relaciona-los com os objetos ou seres que os produzem . Permita-se ouvir o som puro e perceber sua qualidade intrínseca .
Você pode meditar com as cores também . Pergunte ao seu corpo de qual cor ele necessita para estar em harmonia . Aceite qualquer cor que lhe venha à mente . Imagine um grande jorro de luz dessa cor fluíndo sobre você ou mergulhe num oceano tingindo com a cor escolhida . Não se preocupe em " ver " a cor , você pode apenas sentí-la com seus sentidos interiores .
Observe seus pensamentos e tente perceber o espaço que existe entre um e outro . Mesmo numa mente completamente confusa , os pensamentos surgem e desaparecem deixando um breve espaço entre si . Descubra esse espaço , nem que seja apenas um segundo . Observe-o e você vai perceber que ele começará a se ampliar . Ao penetrar nesse espaço em branco , você estará além da mente .
O OBSERVADOR PASSIVO
Existem centenas , talvez milhares , de técnicas de meditação . Cada um deve descobrir a que melhor combina consigo e a que produz melhores resultados . Alguns preferem meditar com mantras , muitos gostam de observar a respiração e outros usam imagens ou símbolos . Porém , o que essas técnicas têm em comum é o fato de despertarem o observador passivo .
Eu chamo de observador passivo aquela parte nossa que se mantém distante da turbulência da nossa vida diária . Ele é como um sábio que olha o vilarejo do alto de uma colina . Ele vê as pessoas correndo de um lado para o outro , as crianças brincando , um cachorro procurando comida , alguém morrendo , um bebê nascendo , a geada queimando a colheita e nada disso o afeta . Ele permanece sentado no alto do seu monte , equânime , pois sabe que a dor ou a alegria brotam da mesma fonte e nenhuma delas é permanente . O observador passivo sabe que a verdadeira felicidade pertence ao Eu- Superior e que quando estamos conscientes dele , nada mais nos afeta .
Mas ele também é um grande professor . Se você ficar com alguém 24 horas por dia observando como ele come , como se veste , como fala e age , como dorme , no final de uma semana você conhecerá muito dessa pessoa . Assim , se nos observarmos tempo sufíciente , aprenderemos muito a nosso respeito . Aprenderemos como é que funcionamos , como agem nossos pensamentos e sentimentos , como eles influenciam nossas escolhas , etc . Quando desenvolvemos o observador passivo , podemos olhar de longe a paisagem de nossa vida e encarar os desafios que ela nos propõe com insenção de ânimos , sem deixar que o emocional nuble nossa percepção . É por isso que é tão fácil aconselhar um amigo com problemas . Como não estamos envolvidos emocionalmente , temos uma visão panorâmica da situação e podemos perceber as falhas e as possibílidades que ele não vê . Quando olhamos as coisas com uma certa distância , entendemos o contexto e os motivos por trás dos fatos . E , com essa compreensão , podemos encontrar saídas criativas , podemos ver portas onde antes parecia existir apenas muros .
A TÉCNICA
Sente-se confortavelmente e faça algumas respirações profundas .
Comece a observar os pensamentos que lhe chegam . Tome consciência deles e deixe que sumam em seguida . Não os evite nem os incentive .
Não dê continuidade a nenhum pensamento . A tendência da mente é fazer associações . Quando vem o pensamento " preciso pagar uma conta no banco " a mente dá continuidade : " Será que tenho dinheiro suficiente ? Se não tiver , posso pedir emprestado ao fulano . Caso ele não possa emprestar ... " . E assim vai . Portanto , corte o fio antes que toda a meada se desenrole .
Tente ver cada pensamento como um quadro estático , como uma cena de um grande video-clip que não merece muita atenção .
A mente está representando uma grande peça diante de você . Mas você não é o protagonista . Você é apenas o expectador . Portanto não se envolva .
Caso haja uma grande confusão de pensamentos fluindo , apenas " olhe " essa confusão . Não tente controlar seus pensamentos , deixe que eles venham da maneira que vierem .
Não espere nada de especial da sua meditação : fogos de artifício explodindo diante de você , deuses e iluminados desfilando , flores de lótus ou luzes maravilhosas . As imagens que surgem podem ser apenas produto da atividade mental , truques da mente para distraí-lo . Portanto , continue apenas observando como outro pensamento qualquer . Não se envolva com a beleza ou beatitude delas . Se elas forem mais que um produto da mente , você saberá .
Com a prática contínua você será capaz de manter a mente em branco e ouvir a voz de sua intuição que também é um atributo do observador passivo .

Texto : Huberto Rohden
Deixe seu Comentário

Sem Titulo !

Huberto Rohden - Filósofo e Educador Brasileiro . América do Sul
Cosmo Meditação - Meditar quer dizer medear , servir de intermediário , de traço de união entre dois estados de consciência . O homem que vive simultâneamente no Égo e no Eu , está em Cosmo Meditação . O Homem que pratica a arte de não pensar , que suspende toda e qualquer atividade do seu Égo humano , mas fica plenamente consciente do seu Eu Divino . Esse homem sabe o que quer dizer meditar , Reduzir a zero tudo que é do seu Égo humano e elevar a 100% tudo o que é do seu Eu Divino , isto é Meditar .
( livro - Catecismo de Filosofia - pag . 68 , 69 Edit . Alvorada )

Obs ; Sempre deve existir antes de toda atividade ou dentro dela a Ética . Isto é fator fundamental para se obter a unidade com a natureza . Num processo de aprendizado cujo os métodos acima foram colocados , primeiro o Homem é ego pensante ( objeto ) depois se torna cosmo pensado e por fim é Cosmo pensante ( sujeito e objeto se unem ) . Na visão de Rohden ésta é a tarefa a ser realizada por todos aqueles que buscam o autoconhecimento . Não ser do mundo como o profano é , nem abandona-lo como faz o místico ou religioso fanático mas sim , participar do mesmo sem o apego do primeiro porem também sem o desprezo do segundo . O homem na visão de Rohden precisa alcançar a condição de homem Cósmico ou homem universal . É a mente finita do microcosmo unida a mente infinita do Macrocosmo .
Paul Brunton - Filósofo Inglês - continente Europeu

" A Busca tem três aspéctos : O metafísico , o meditativo e o moralmente ativo . É função do metafísico pensar essa coisa chamada vida até o limite máximo . É função do místico intuir o estado de ausência de pensamentos , estado pacífico e sem desejos . Mas essa busca não pode ser conduzida através de cada aspecto isoladamente ; deve , pelo contrário , ser conduzida do mesmo modo como temos de viver , isto é , integralmente . A função do filósofo é , portanto , levar as pálidas conclusões do metafísico e a serena intuição do místico a uma intima relação com as obrigações humanas práticas e as atividades concretas . Tanto a antiga sabedoria místico-metafísica como a praticidade científica moderna formam as duas metades de uma cultura humana abrangente e completa . O homem que quer ser integralmente educado necessita de ambas ; uma sem a outra estaria aleijada " .
Pode ter sido por isso mesmo que o Sábio Emerson confessou ; " Não vi ainda um homem " . Aquele que tiver passado por todas as diferentes disciplinas será por conseguinte , um membro valioso da sociedade , pois a meditação terá acalmado o seu temperamento e terá disciplinado seu caráter ; a metafísica da verdade terá aguçado a sua inteligência , te-lo-á protegido contra o erro e terá equilibrado seus pontos de vista ; sua ética filosófica terá purificado seus motivos e promovido seu altruísmo , enquanto o insight filosófico , terá feito com que ele esteja para sempre consciente de que é um habitante do pais do Eu Superior . Ele terá tocado a vida em seus pontos princípais , e no entanto não terá permitido que nenhum deles o restrinja ou limite " .
( Livro - Idéias em Perspectiva - pag 248 , 249 . - Edit . Pensamento )
Tenzin Giatso - O XIV Dalai Lama - Tibetano - Continente Asiático
" Pelo processo da Meditação , o praticante inicialmente alcança a flexibilidade mental . Esse estado é procedido por uma sensação de peso no cérebro que é na verdade um indício do abandono das imperfeições da mente . Após a formação da flexibilidade mental , a flexibilidade física é alcançada , que é o oponente direto das imperfeições físicas . A satisfação física é gerada em decorrência disso , o que dá origem a satisfação mental " .

Texto : Marcos Modesto
Aluno de Flilosofia do Claretiano .
Deixe seu Comentário

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Amarás o Senhor !

Amarás o Senhor , teu Deus , com toda a tua alma , com toda a tua mente , com todo o teu coração e com todas as suas forças .
Faze aos outros o que queres que os outros te façam ...
Quando deres esmolas , não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita ...
Há mais felicidade em dar do que em receber .
Perdoai aos homens - e sereis perdoados por Deus .
Amai os vossos inimigos , fazei bem aos que vos fazem mal , orai pelo que vos perseguem e caluniam - para serdes filhos do Pai celeste , Ele , que faz nascer o seu sol sobre bons e maus , faz chover sobre justos e pecadores ...
Não podeis servir a dois senhores - a Deus e às riquezas .
Mais fácil é passar um camelo pelo fundo duma agulha do que um rico entrar no reino de Deus .
Dai de graça o que de graça recebestes .
Quem se humilhar será exaltado - quem se exaltar será humilhado .
Dai a César o que é de César - e a Deus o que é de Deus .
Eu vim para servir - e não para ser servido .
Arranca primeiro a trave do teu olho - e depois verás como tirar o argueiro do olho do tei irmão ...
O que fizerdes ao menor de meus irmãos ... a mim é que fazeis .
Se não vos tornardes como as crianças , não entrareis no reino dos céus ...
Tudo é possível àquele que tem fé .
Quando um cego conduz outro cego - ambos vem a cair na cova ...
Quem perder a sua vida por minha causa - ganhá-la-á ...
O que entra na boca não torna o homem impuro - mas sim o que sai do coração ...
Quem dentre vós quiser ser o maior - torne-se o servidor de todos ...
Eu sou o caminho , a verdade e a vida ...
Eu sou a luz do mundo - quem me segue não anda em trevas ...
Larga é a estrada que conduz à perdição - estreito é o caminho que conduz à vida ...
Não andeis inquietos pelo que haveis de comer , beber e vestir - considerai as aves do céu , que não semeiam , nem ceifam , nem recolhem em celeiros - e o Pai celeste lhes dá de comer ...
Considerai os lírios do campo , como crescem : não trabalham nem fiam - e , no entanto , nem Salomão em toda a sua glória se vestiu jamais como um deles ...
Se alguém te ferir na face direita - apresenta-lhe também a outra ...
Se alguém te roubar a túnica - cede-lhe também a capa ...
Se alguém te obrigar a acompanhá-lo por mil passos - vai com ele dois mil ...
Este é o meu mandamento : que vos ameis uns aos outros assim como eu vos tenho amado ... Por isso há de o mundo conhecer que sois discípulos meus ...
A vida eterna é esta : conhecerem-te a ti , único Deus verdadeiro - e o Cristo , teu Enviado ...

Texto : Huberto Rohden .
Deixe seu Comentário

Liberta !

Liberta-te , ó homem , de todos os tabus !
Não feches os olhos à luz alguma - não negues à inteligência verdade alguma .
Crê no passado - e crê ainda mais no futuro .
Sê tradicionalista - e mais ainda evolucionista .
Aceita tudo que de verdadeiro e belo nos legaram os maiores - e procura rasgar a teus filhos horizontes mais vastos ainda ...
Abrange , do Oriente ao Ocidente , o panorama da vida - e adivinha nos arrebóis vespertinos auroras matinais ...
O que pode vir a ser - e com maior plenitude .
Sucedem-se fenômenos da vida - em eterna evolução ...
Estagnar - é retrogradar ...
Por isso , se vives de reminiscências - vive também de esperanças ...
Não creias em lacrimosos saudosismos de passadistas que bendizem o pretérito - e maldizem o presente ...
Se ontem teve rosas - teve também muitos espinhos ...
Se o hoje tem espinhos - por que não teria rosas ? ...
A vida é uma grande roseira - cheia de rosas e espinhos ...
Se de longe a contemplas só enxergas um mar de rosas - e espinho algum ...
Foi a distância , e não a realidade , que os espinhos eliminou ...
Crê , pois , no passado - e não descreias do presente e do futuro ...
Não te fossilizes em nenhum tabu rotineiro ...
Não te petrifiques em nenhum preconceito religioso ou social ...
Não te mumifiques em nenhum dogma humano ...
Conserva a elasticidade do espírito - e assimila novos elementos ...
Sê um organismo vivo eliminando substâncias gastas - e assimilando substâncias novas ...
Não permitas , porém , que elementos estranhos desvirtuem o teu Eu - obriga-os a edificá-lo segundo o plano que traçaste .
Se a porta fechares a novos elementos vitais - acabarás em atrofia espiritual .
Sê não fores fiel ao próprio Eu - acabarão os elementos estranhos por aduterar-te o caráter .
É necessário que saibas homogeneizar todas as substâncias hetereogêneas .
Transubstanciá-las no próprio ser .
Incorporá-las na personalidade total .
Personalizar todas as coisas impessoais .
Vitalizar com a vida do próprio Eu todos os átomos que o mundo te dá .
Liberta-te , pois , de todos os tabus !
Não sacrifiques os valores do passado pelos tesouros do presente e futuro !
Conserva abertas para todos os quadrantes do universo - as portas da alma .
Para receber e despedir - para assimilar e eliminar ...
E será perene a juventude do teu espírito ...

Texto : Huberto Rohden .
Deixe seu Comentário

terça-feira, 14 de abril de 2009

Intelecto Sua Capacidade e Limitação

O Objetivo da escolha é fazer uma breve análise sobre o intelecto e sua limitação , e também , ao mesmo tempo frisar nestas reflexões a importância do mesmo na produção de conhecimento e após isto procurar deselvolver dentro de uma análise simples , a necessidade que teremos em ultrapassa-lo , para então adentrarmos em um outro nível de compreensão da realidade , que é o da intuição . A proposta é tentar colocar algumas questões , cujo uma resolução intelectual consiga êxito , demostrando assim a capacidade que neste nível de reflexão podemos chegar e , ao mesmo tempo , colocar questões que o mesmo percebamos , a sua limitação e que torna-se impossível respostas satisfatórias , demostrando assim sua limitação em relação a determinadas perguntas .
Sugerimos para início de reflexão , dois indivíduos cujo objetivo seria a pesquisa de um determinado fato ou fenômeno dentro da natureza objetiva . Entenderemos por natureza objetiva as coisas observáveis por nossos sentidos físicos aqui no caso a visão , audição etc . como por exemplo , a investigação da vida de uma determinada espécie de pássaro .
No decorrer desta pesquisa , através da observação e anotação dos fatos como por exemplo nascimento , após certo período de incubação , o nascimento , a alimentação quando pequeno , a proteção dos pais , a idade que começa a voar e finalmente quando adquirem sua independência na vida adulta . Outros fatores como alem desses como locais geográficos nos quais existam a predominância da espécie , ( regiões ) , épocas de acasalamento , estações climáticas , enfim uma série de dados , como foi visto . É possível que no final da pesquisa , os dois ou mais indivíduos que a tenha produzido , cheguem através deste estudo a um mesmo ponto de vista .
Sendo assim , neste campo de observação no qual o intelecto é o único responsável pois seu objeto de investigação encontra-se fora de si-mesmo ou como dissemos objetivado na natureza os resultados , alem de serem perfeitamente captados pelos dois ou mais investigadores , possuírão o mesmo e único resultado . Isto acontecerá em qualquer ramo de investigação onde o objeto a ser pesquisado esteja " fora " ou objetivado onde os fatos é que determinam a pesquisa e isto é perfeitamente observável e analisável por esta nossa capacidade ou seja , a intelectual .
No entanto , quando falamos em autoconhecimento , quando partimos para dentro de nós e tentamos através desta atitude adquirir respostas em relação as ações humana no que diz respeito ao próximo e ao planeta , tudo se complica e o intelecto começa a demonstrar incapacidade para tal feito . Ações que nos deixam perplexos em determinados momentos como por exemplo um latrocínio , um estupro um assasinato . Sabemos de acontecimentos onde pessoas com nível intelectual altíssimo reconhecido perante a sociedade , pratica determinados atos que pela sua inteligência diríamos ser impossível .
Então se pelo menos o indivíduo fosse um analfabeto ou semi analfabeto , teríamos um álibi a favor do intelecto no entanto , tanto o analfabeto como o indivíduo considerado pelas suas realizações Acadêmicas um ser " culto " e de educação completa , estão ambos em um mesmo patamar animalesco , considerando que a violência seja contra o próximo ou contra o planeta em que vive só pode ser admissível para esta classe de seres pelo simples fato de não possuírem auto controle mental onde são suas ações determinadas . Em relação a estes fatos e outros tantos que o ser humano pratica sendo ele leigo ou instruído surge então a seguintes perguntas . Porque o ser humano age assim ? Neste momento então é que passamos a investigar a nós mesmo na busca de taís compreensões .
Se o contexto histórico nos desse estas respostas então o intelecto poderia muito bem através de uma análise histórica chegar a tal conclusão , contudo sabemos que isto apenas não responde a estas questões . É aí que então perguntamos porque isso ? Onde estão as respostas ? Porque tanta violência , uns com os outros e alem disso a agressão ao planeta onde todos vivemos , nossa casa ? Porque agimos assim ? Porque tamanha fome de bens , poder , status , fama , sexo etc . etc . etc ... porque se agarrar tanto a esses símbolos perecíveis ? Onde está o intelecto para nos responder tais questões .
Onde está o intelectual com capacidade de passar ao seu semelhante tal compreensão sobre estas atitudes tão deploráveis ? Cadê o padre , o pastor , o monge capaz de transmitir através de palavras aquilo que o ser humano só poderá captar no silêncio ? . Enfim , observamos pelo intelecto estas atitudes a mais de 7.000 anos de observação histórica cujo suas guerras e suas cicatrizes fizeram tantos seres humanos sofrerem e hoje ainda fazem e contudo nenhum erudito por mais que fosse considerado , responde de maneira satisfatória a estas questões cujo acrobacia intelectual e como já vimos é justamente neste sentido que o intelecto humano fracassa .
Então o que fazer ?
Se a principal ferramenta disponível ao ser humano hoje , O intelecto , para a produção de conhecimento na pesquisa filosófica é posta em cheque ? O que nos sobra ?
Aquí , colocaremos uma "nova" proposta para produção de conhecimento , O silêncio Mental ou do Próprio intelecto .
Após aguça-lo ao máximo e é aí que está o seu mérito este deve então ceder e , dar lugar para o desenvolvimento em nossa mente a uma nova capacidade de entendimento de problemas que ele o intelecto não resolve . Esta nova capacidade chama-se Intuição . Porem para que esta ocupe seu espaço em nossa psique , é fundamental que o estudante aprenda a arte de silenciar-se . Autores como o Brasileiro Huberto Rohden , o britânico Paul Brunton e o tibetano Tenzin Giatso em suas obras salientaram como fator fundamental o Silêncio Meditativo para que esta capacidade intuitiva ultrapasse a intelectual , porem para que isto aconteça , fundamental será que todo indivíduo aprenda a silenciar em si mesmo Sua faculdade intelectual para que esta nova faculdade seja desenvolvida e as Respostas acima adquiridas . Quando o intelecto cala o universo fala pois as respostas estão dentro de cada um de nós .
Texto : Marcos Modesto
Aluno de Filosofia do Claretiano .
Deixe seu Comentário

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Do Mito a Filosofia !

A narrativa Mitológica é a primeira forma de descrever a origem do mundo . Porem quando a razão é utilizada para dar essas explicações , com o surgimento da filosofia , os primeiros escritos ainda estão envolvidos no contexto mitológico . Esses primeiros filósofos deram início a uma nova e racional forma de interpretar e descrever o mundo e a realidade , ultrapassando o linguajar mítico , sem se desligarem completamente deste primeiro tipo de linguagem .
Ao ultrapassar a forma mítica de linguagem , a filosofia já deselvolve uma crítica e um pensamento elaborado .
Esta necessidade de transformação visava explicar de forma crítica a criação e não de maneira alheia e cega como fazia a linguagem mítica .
A Filosofia é ao lado do mito , realmente algo novo . Já não se vive uma crença cega , do patrimônio espiritual do vulgo , mas o indivíduo volta-se todo para si mesmo e deve agora , livre e sem tutela ou seja , sem a intervenção alheia , elaborando por si mesmo examinando , fazendo experiência , pesquisando , refletindo , analisando e por fim provando , o que pensa e quer determinar então como verdadeiro .
É uma posição espiritual diferente da do mito . Contudo , não devemos perder de vista que as questões formuladas pelo mito , com suas intuições conceptivas , elaboradas nos obscuros e não críticos tempos anteriores , ainda sobrevivem na linguagem conceptual filosófica .
Esta transição do pensamento antigo " ingênuo " sem lógica ou seja mitológico para o pensamento criterioso , racional exigido agora pela filosofia , foi difícil mas extremamente produtivo para o conhecimento humano . O Objetivo desta nova maneira de pensar é um desligamento da aceitação passiva das antigas explicações sobre o início ou a origem do mundo e a realidade .
Desta forma , o homem grego passava gradualmente do modelo cosmogônico ou seja da forma mitológica de explicação para o modelo cosmológico ou filosófico de explicação . É a cosmogonia " irracional " cedendo lugar para a filosofia racional onde a lógica ou Logus da razão é seu principal aliado .
Neste novo modelo de busca de conhecimento , a religião não dita mais as regras e é justamente onde o indivíduo se vê não influênciado por tutelas ou seja pela opinião das massas e busca justamente por seu próprio condicionamento reflexivo respostas nas quais possa se ver em condições de assimilar e das quais lhes serão um amparo para a vida resolvendo assim questões que sempre incomodaram e incomodarão o ser humano .
Aqueles que usam a filosofia como um meio para atingirem tais respostas estão de certa forma abandonando o pensamento mitológico criando em si uma base mais sólida em termos de compreensão da realidade porem , percebemos que o ser humano em sua maioria ainda permanecem fixados nos mitos pois ainda não buscaram a sabedoria que a filosofia oferece para tais respostas sejam mais coerentes e menos preconceituosas ou fantasiosas . De uma certa forma na minha opinião , sendo a filosofia um exercício da razão ou do intelecto muitos mesmo através desta ainda não atingiram a consciência a qual estamos destinados . Penso que num futuro o homem para atingir a consciência deverá ultrapassar inclusive o pensamento intelectual que é legado da filosofia e isto , muito poucos conseguiram .
Se é difícil para nossa mente sair do mito para a filosofia , muito mais difícil será abandonar ésta e se colocar em profundo silêncio intelectual para que a Consciência possa renascer . Da mesma forma que a filosofia ou as operações intelectuais retira o indivíduo da condição mitológica logo prende-o na intelectual porem , são poucos os que conseguiram ultrapassar o intelecto e tantos permanecem ainda " mortos " . Sei que esta afirmação é forte porem se recorremos a Sto Agostinho em suas " Confissões " , veremos que a filosofia é um meio mas não um fim .
A Necessidade de alguns ultrapassar o intelecto é fato aqueles que se tem como intelectuais , porem aqueles que ainda não saíram da condição mental mitológica o caminho é ainda mais longo pois alem de ultrapassarem o mito , terão ainda que ultapassar a própria filosofia ou intelectualidade porem , isto só o silêncio mental ou meditativo poderá faze-lo mas , isto já é assunto para a metodologia de pesquisa e produção do conhecimento . ( " Do Conhecimento " )
Texto : Marcos Modesto
Aluno de Filosofia do Claretiano .
Deixe seu Comentário