terça-feira, 27 de outubro de 2009

" Sobre o medo de se comprometer "

Somente através de decisões você fica cada vez mais cônscio , somente através de decisões você fica cada vez mais cristalizado , somente através de decisões você fica mais afiado . Do contrário a pessoa torna-se apática .
As pessoas vão de um guru para outro , de um mestre para outro , de um templo para outro ; não porque sejam grandes buscadores , mas porque são incapazes de decidir . Assim eles ficam de um para outro . Essa é a maneira deles evitar comprometer-se .
O mesmo acontece com outros relacionamentos humanos : um homem fica de uma mulher para outra , vai mudando . As pessoas acham que ele é um grande amante ; ele não é um amante de jeito nenhum . Ele está evitando , ele está tentando evitar algum envolvimento mais profundo porque com envolvimento mais profundo os problemas precisam ser enfrentados , e precisa passar por muito sofrimento . Assim a pessoa simplesmente joga seguro ; a pessoa toma a decisão de nunca se envolver profundamente com alguém . Se você for muito fundo , você pode não ser capaz de voltar facilmente . E se você for muito fundo com alguém , outra pessoa irá fundo com você também ; é sempre proporcional . Se eu for muito fundo com você a única maneira é permitir que você também vá fundo em mim . É um dar e receber , é um compartilhar . Então a pessoa pode ficar enrolada demais , e será difícil escapar e o sofrimento pode ser grande . Assim as pessoas aprendem como jogar seguro : basta se encontrarem superficialmente ; um caso de amor do tipo bata e corra . Antes de ser agarrado , corra .
Isso é o que está acontecendo no mundo moderno . As pessoas se tornaram tão imaturas , tão infantis ; elas estão perdendo toda a maturidade . A maturidade chega somente quando você está pronto para enfrentar a dor de seu ser ; maturidade chega somente quando você está pronto para aceitar o desafio . E não há um desafio maior que o amor .
Viver feliz com outra pessoa é o maior desafio do mundo . É muito fácil viver pacificamente sozinho , é muito difícil viver pacificamente com outra pessoa , porque os dois mundos colidem , dois mundos se encontram ... Mundos totalmente diferentes . Como é que eles são atraídos um pelo outro ? Porque eles são totalmente diferentes , quase opostos , pólos opostos .
É muito difícil ser pacífico num relacionamento , mas esse é o desafio . Se você fugir disso , você foge da maturidade . Se você vai fundo nisso com toda a dor , e assim mesmo continua nisso , então pouco a pouco a dor se torna uma bênção , a maldição se torna uma bênção . Pouco a pouco , através do conflito , surge a fricção , a cristalização . Através da luta você fica mais alerta , mais cônscio .
O outro se torna como um espelho para você . Você pode ver sua feiúra no outro . O outro provoca sua inconsciência , trazendo-a para a superfície .
Você terá que conhecer todas as partes ocultas de seu ser e o caminho mais fácil é ser espelhado , reflitido , num relacionamento .
Mais fácil , digo assim , porque não há outra maneira , mas isso é difícil , árduo , porque você terá que mudar através disso .
Quando você vem para um mestre , um desafio ainda maior se apresenta diante de você : você tem que decidir , e a decisão é para o desconhecido , e a decisão precisa ser total e absoluta , irreversível . Não é uma brincadeira de criança ; é um ponto sem retorno . Surgem tantos conflitos . Mas não continue mudando sempre , porque essa é a maneira de evitar a si próprio . E você irá permanecer mole , você irá permanecer infantil . A maturidade não acontecerá a você .
Somente o desconhecido deve ter uma atração para você porque você ainda não o viveu ; você ainda não andou por esse território . Mova-se ! Algo de novo pode acontecer por lá .
Sempre decida pelo desconhecido , seja qual for o risco e você irá crescer continuamente .
Mas continue decidindo pelo conhecido e você fica se movendo repetidamente num círculo com o passado . Você prossegue repetindo-o ; você se torna como um gravador gramofone .
E decida . Quanto mais cedo você o fizer , melhor . Adiamento é simplesmente estupidez .
Amanhã você terá que decidir também , então porque não hoje ? E você pensa que amanhã você será mais sábio do que hoje ? Você acha que amanhã você estará mais vivo que hoje ? Você acha que amanhã você estará mais jovem que hoje , mais renovado que hoje ?
Amanhã você estará mais velho , sua coragem será menor ; amanhã você será mais experiente , sua esperteza será maior ; amanhã a morte estará mais perto ; você começará a dar sinais e a ficar mais assustado . Nunca adie para amanhã . E quem sabe ? Amanhã pode chegar ou pode não chegar . Se você tem que decidir você precisa decidir agora mesmo .
Texto : Osho
Deixe o seu Comentario .

Nenhum comentário:

Postar um comentário