quinta-feira, 29 de outubro de 2009

" O Homem e a Sua Busca De Conforto "

Para o homem que está numa prisão , a liberdade só pode consistir num voo da imaginação . Vossa busca da realidade é somente uma fuga à atualidade . Não busqueis vãmente o que é a verdade , porém descobri os empecilhos que impedem a mente de percebê-la .
O homem , na sua busca de conforto e segurança separou a vida em duas divisões : a material e a espiritual . A material - o mundo economico e social - acha-se integralmente baseada no espírito de aquisição , que desenvolveu as distinções de classe , isto é , cada um , na busca individual da sua própria segurança e do seu próprio conforto , criou um sistema econômico e social de cruel exploração . Os meios de adquirir riqueza - máquina posta nas mãos de uns poucos - conduziu a um imenso sofrimento , e para sustentar esse interesse rendoso , organizaram-se partidos políticos separatistas , os quais desprezam integralmente o homem , servindo-se dele , para aumentar seu poder e importância . E o indivíduo está encarcerado nesta complicada tradição de falsos valores , que ele próprio construiu , persistentemente , através dos séculos .
No mundo das coisas espirituais há também espírito de aquisição , embora sob forma diferente . Na vida espiritual a busca da segurança expressa-se pelo desejo de imortalidade . Existe em cada um o desejo de ser permanente e eterno . É isto que todas as religiões prometem , a imortalidade no além . Assim as religiões tornaram-se por todo o mundo , receptáculos de interesses pecuniários e de crenças organizadas e fechadas . No fim de tudo os vossos ideais apenas são meios de fugir da atualidade . As religiões , com suas crenças , dogmas e credos , tornaram-se barreiras formidáveis entre os seres humanos , separando e atirando o homem contra o homem , limitando-os e destruindo-lhes a inteligência .
Cada um de nós procura a imortalidade e a segurança num outro mundo , em virtude disso as religiões , com todas as suas explorações , domínios e temores tornam-se uma necessidade . E aqui , neste mundo , procuramos uma segurança de espécie diferente , por isso criamos costumes , um cruel sistema de competição e de guerras , de distinções de classe e tudo o que se lhe segue .
Vós , como indivíduos , haveis criado esta angústia das distinções e este sofrimento . Vós , como indivíduos , é que tendes de alterar este estado de coisas . Portanto o que há de trazer ao mundo uma condição feliz e inteligente é o vosso próprio despertar .
Eu realizei aquilo que , para mim , é a suprema felicidade - não a oriunda do prazer , mas a que promana dessa quietude interior que é a segurança da tranquilidade , a realização da inteireza . Uma vez que o homem realize isso vem-lhe a tranquilidade , não da estagnação , porém da criação , a do ser eterno . Para mim a realização desta verdade é a finalidade do homem . É somente por meio do esforço individual que a verdade pode ser realizada , não por meio de associações de qualquer espécie que sejam .
Não pode haver felicidade humana enquanto existir exploração . Na minha opinião a exploração manifesta-se quando os indivíduos buscam ter mais do que as suas necessidades essenciais exigem .
Como conheceis pouco a vida que vos cerca quereis escapar e aspirais alguma coisa no futuro , agradável , bela , maravilhosa . Mas o que importa é o que sois agora . O que criais no momento presente é que tem valor . Está no vosso poder atingir a libertação e a felicidade e ninguém o pode fazer por vós .
Não busqueis a felicidade que desejais nem no futuro , nem no passado , mas no agora . De que serve ser feliz daqui a dez anos , se agora estais solitários , se cada instante cria lágrimas , sofrimento e dor ?
A Vida e vós sois uno . Somente o ignorante vê a separação . Tendo certeza não necessitareis de fé , nem de crença . Na verdade não há mistérios .
O homem perfeito não é um exotismo da natureza mas a sua floração .
Não busqueis comodidade ou consolo , buscai compreensão . Buscar comodidade é escravizar a vida , buscar compreensão é dar-lhe liberdade .
O homem que diz : " dizei-me como hei de agir " , não deseja pensar com profundeza acerca do assunto , deseja apenas que lhe digam o que fazer , e isto cria os perniciosos sistemas da autoridade e do setarismo .
O círculo vicioso do sofrimento e da escápula continuará até que comeceis a verificar a futilidade da fuga .
Não podeis conhecer o gosto do sal enquanto não o provardes vós mesmos . Entretanto desperdiçamos tempo a buscar uma descrição da verdade . Digo-vos que não a posso descrever , não posso exprimir em palavras essa vivente realidade .
Texto : Krishnamurti
Deixe o seu Comentario .

Nenhum comentário:

Postar um comentário