sábado, 17 de outubro de 2009

" O MAIOR ENIGMA DA CIÊNCIA : O HOMEM "

- Vivemos num globo que turbilhona vertiginosamente no espaço e cuja posição está marcada em algum lugar do grande céu entre Vênus e Marte . Há neste fato alguma coisa que provoca o riso , mas que também dá o que pensar . Embora a distância que nos separa desses dois astros seja tão imensa que confunde a imaginação , o homem a calculou com uma exatidão surpreendente e , no entanto esse homem é incapaz de medir o alcance da sua própria mente ! Ele é um mistério para si próprio , um enigma que permanece insolúvel até a hora em que o frio abraço da morte chegue , gelando seus ombros ... Não há nisso uma ironia ? Pensar que a alma do homem é menos acessível às pesquisas do que a terra onde mora ! Não é surpreendentemente estranho que o homem esteja tão absorvido em estudar a face do mundo que só em época relativamente recente haja pensado em conhecer o mundo que está nele ? Por que ele se preocupa tanto com a marcha do universo que , além do mais , não cabe a ele dirigir , enquanto ele deve dirigir-se a si mesmo ? O sistema solar gira muito bem sem sua ajuda ... Vive ! Morre ! O universo não se alarma , nem se altera ... Escreveu Zangwill , o inteligente e sábio pensador .
O homem , porém , não aprecia muito essa verdade mordaz , porque sabe mais coisas sobre o funcionamento do seu automóvel do que do seu próprio ser . No entanto , os antigos ensinaram e sábios do nosso tempo confirmaram que no imo da conciência existe um veio do mais puro quilate , veio de ouro resplandecente ! Não será então mais sábio se fizermos dessa busca nosso primeiro cuidado ? Comparados com outros resultados já obtidos , a Ciência tem pouca noção no que diz respeito ao homem . Descobriu como temperar metais , lançar bombas de meia tonelada sobre cidades vizinhas e mil outras coisas de menor relevância . A descoberta da Física conheceu , durante os três últimos séculos , uma aceleração estupenda , enquanto o conhecimento sobre o homem permanece ainda na retaguarda .
Sabemos construir pontes gigantescas que atravessam rios volumosos , porém não sabemos dar um passo para resolver esse simples problema : " QUEM SOU EU ? " Nossas locomotivas percorrem terras do mundo inteiro , mas nossa mente não sabe transpor o mistério do homem . Astrônomos chegam a captar com a objetiva de seu telescópio as mais distantes estrelas , mas se nós lhes perguntássemos se conseguiram dominar suas paixões , em resposta baixarão a cabeça , confusos . Somos cheios de curiosidades em saber tudo a respeito do nosso planeta , mas ficamos indiferentes quando se fala do nosso eu profundo . Temos acumulado informações extremamente minuciosas sobre cada coisa que vemos , conhecemos e sobre o funcionamento , a qualidade e a propriedade de todos os corpos e fenômenos terrestres . Mas não conhecemos a nós mesmos !
Até aqueles que se aprofundaram em todas as ciências existentes , ignoram os rudimentos da ciência do " Eu " . Os cientistas que descobriram o porquê e do como da vida dos micróbios não conhecem o porquê nem o como da sua própria existência ! Sabemos o valor de cada coisa , mas ignoramos nosso próprio e inestimável valor !
Enchemos enciclopédias de milhares de páginas com milhões de informações sobre todas as coisas , mas quem pode redigir um compêndio sequer que trate do mistério do seu próprio ser ? E por que razão o que mais nos interessa é a nossa própria pessoa ? Porque a " pessoa " é a única realidade da qual estamos certos . Todos os fatos da vida que nos rodeiam , todos os pensamentos íntimos do nosso ser só existem para nós quando o nosso " Eu " os percebe . O " Eu " é a última essência ... A primeira noção que temos de nós e será a derradeira que conhecemos ao chegarmos a ser sábios . A verdadeira sapiência , a luz do intelecto , nos vem de dentro da esfera do " Eu " . Não podemos conhecer o mundo e saber acerca das coisas senão através de certos instrumentos e dos nossos sentidos . Todavia , quem os interpreta e os utiliza é o nosso " Eu " .
Somos , portanto , obrigados a reconhecer que o estudo do " Eu " é o mais importante ao qual um pensador deve dedicar-se .
Um sofista , aproximando-se um dia de um sábio da Grécia antiga , queria confundi-lo com perguntas embaraçosas ; mas de Mileto monstrou-se à altura das provas e respondeu a todas as perguntas sem vacilar , com a maior exatidão .

Eis as perguntas :

1. Qual é a coisa mais antiga ? - Resposta : Deus - porque sempre existiu .

2. Qual é a coisa mais bela ? - Resposta : O universo - porque é a obra de Deus .

3. Qual das coisas é a maior ? - Resposta : OEspaço - porque contém tudo o que foi criado .

4. Qual das coisas é a mais constante ? - Resposta - A Esperança - porque perdura no homem mesmo depois de ter ele perdido tudo .

5. Qual e a melhor das coisas ? - Resposta : A Virtude - porque sem ela nada pode ser bom .

6. Qual é a mais rápida das coisas ? - Resposta : O pensamento - porque em menos de segundo percorre o Universo .

7. Qual é a mais forte de todas as coisas ? - Resposta : A necessidade - porque faz o homem enfrentar todos os perigos da vida .

8. Qual das coisas é mais fácil de fácil de fazer ? - Resposta : Dar conselhos . Porém , quando chegou à nona pergunta , o sábio deu a resposta paradoxal , cujo sentido profundo - tenho certeza - jamais foi compreendido pelo interlocutor imbuído do saber intelectual , bem como para a maioria das pessoas terá apenas um sentido superficial .

A pergunta é esta :

- Qual das coisas é mais difícil de realizar ?

E o sábio milésio lhe respondeu : " Conhecer-se a si mesmo " . Esta foi a mensagem de sabedoria dirigida aos homens ignorantes pelos antigos sábios ; esta é também a mensagem da nossa época .
Texto : Paul Brunton
Deixe seu Comentario

Nenhum comentário:

Postar um comentário