segunda-feira, 26 de outubro de 2009

" É Possível a Mente Humana Poder Perceber a Verdade ? "

Pergunta : É possível a mente humana poder perceber a verdade ?
Krishnamurti : Pode a mente humana perceber a verdade ? Acho que não pode . O que é presentemente a mente humana ? Existe uma mente humana , ou é meramente a resposta instintiva do animal que continua em nós ? Não é uma observação sarcástica !
Em primeiro lugar , para perceber qualquer coisa na vida , e muito mais a verdade - para perceber a minha mulher , o meu vizinho , o meu filho - tem que existir uma certa calma na mente , não uma calma disciplinada - nesse caso não é calma , é uma mente sem vida . Ora , uma mente em conflito não deixa observar nada , observar eu próprio . Portanto , estou em permanente conflito , em constante movimento , a mexer , mexer , a falar , eternamente a fazer perguntas , a explicar ; aí não é possível haver qualquer observação . É isso que a maior parte de nós faz , quando estamos perante ' o que é ' . Portanto , vemos que só pode haver observação quando não há conflito .
Para não haver conflito , podemos tomar um tranquilizante , um comprimido , para ficarmos tranquilos , mas não é isso que dá percepção , isso faz-nos é dormir ; e isso é provavelmente o que a maior parte de nós quer . Ora , para observar , tem que haver uma certa tranquilidade na mente ; e se se vê ou não o que é a verdade , depende da qualidade da mente .
A verdade não é algo estático . A verdade não é algo fixo - que não tem poder . É algo que deve ser vivo , tem que ser extraordinariamente sensível , vivo , dinâmico , vital . E como é que uma mente pútrida e débil que está em tumulto , permanentemente mordida pela ambição - como é que pode compreender isso ? Pode dizer que há a verdade e repeti-lo continuamente e deixar-se adormecer .
Assim , a questão é realmente não se a mente humana pode compreender a verdade , mas se é possível derrubar os muros da mesquinhês que o homem construiu à sua volta e a que chama mente - essa é de facto a questão . Um dos muros de que todos nós gostamos tanto é a autoridade .
Texto : Krishnamurti
Deixe o seu Comentario

Nenhum comentário:

Postar um comentário