terça-feira, 27 de outubro de 2009

" Sobre a Inteligência "

É preciso inteligência para ser feliz , e as pessoas são ensinadas a permanecer não inteligentes . A sociedade não quer que a inteligência floresça . A sociedade não necessita de inteligência ; na verdade a sociedade tem muito medo da inteligência .
A sociedade precisa de pessoas estúpidas . Porque ? Devido a que pessoas estúpidas são manipuláveis . As pessoas inteligentes não são necessariamente obedientes ; elas podem obedecer , elas podem não obedecer . Mas a pessoa estúpida precisa de alguém para comandá-la , porque ela não possui nenhuma inteligência para viver por si própria . Ela quer alguém para dirigi-la ; ela procura e busca seus próprios tiranos .
Os políticos não querem que a inteligência aconteça no mundo , os sacerdotes não querem que a inteligência aconteça no mundo , os generais não querem que a inteligência aconteça no mundo . Ninguém realmente a deseja . Eles querem que todo mundo permaneça estúpido , assim todo mundo é obediente , conformista , nunca sai fora do rebanho , permanece sempre parte da multidão , é controlável , manipulável , manobrável .
A pessoa inteligente é rebelde . Inteligência é rebelião . A pessoa inteligente decide por si própria se diz sim ou não . A pessoa inteligente não pode ser tradicional , ela não pode continuar adorando o passado ; não há nada no passado para ser adorado . O inteligente deseja criar um futuro , deseja viver no presente . Seu viver no presente é seu jeito de criar o futuro .
A pessoa inteligente não se apega ao passado morto , não carrega cadáveres . Por mais belos que tenham sido , por mais preciosos , ele não carrega cadáveres . Ele acabou com o passado ; este se foi e se foi para sempre . Mas o tolo é tradicional .
Ele está pronto para seguir o sacerdote , está pronto para seguir qualquer político estúpido , pronto para seguir qualquer ordem ; qualquer um com autoridade e ele está pronto para se jogar aos seus pés . Sem inteligência não pode haver nenhuma felicidade . O homem só pode ser feliz se for inteligente , totalmente inteligente .
A meditação é o meio de libertar sua inteligência . Quanto mais meditativo você for , mais inteligente você se torna . Mas lembre-se , por inteligência não quero dizer intelectualidade . Intelectualidade é a parte da estupidez .
Inteligência é um fenômeno totalmente diferente , ela não tem nada a ver com a cabeça . Inteligência é algo que vem de seu próprio centro . Ela brota em você e com ela muitas coisas começam a crescer em você . Você se torna feliz , você se torna criativo , você se torna rebelde , você se torna aventureiro , você começa a amar a insegurança , você começa a se mover para o desconhecido . Você começa a viver perigosamente porque essa é a única maneira de viver .
Para as pessoas estúpidas existem super avenidas onde as multidões se movimentam . E por séculos e séculos elas têm estado se movimentando , indo a lugar nenhum , girando em círculos . Assim você tem o conforto de que você está com muitas pessoas , você não está só .
Inteligência lhe dá a coragem de estar só e a inteligência lhe dá a visão para ser criativo . Surge um grande anseio , uma grande fome para ser criativo . E só assim , como uma consequência , você pode ser feliz , você pode estar contente .
Texto : Osho
Deixe o seu Comentario .

Nenhum comentário:

Postar um comentário