segunda-feira, 2 de novembro de 2009

" Rumo à Consciência Cósmica "

" Saúde , sanidade , santidade , felicidade - tudo isto são apenas nomes vários para uma e mesma idéia : que o indivíduo , sendo uma parcela distinta - mas não separada do Universo - deve estar em perfeito equilíbrio com o Todo Cósmico , a fim de gozar um bem-estar universal . "" Somente o homem inteiramente harmonizado com o universo é um homem perfeito , no corpo e na alma - Um homem feliz ...
O homem feliz é o homem cósmico , o homem crístico .
Para que o Homem-Ego , guiado pelo instinto e pelo intelecto , se possa integrar , como Homem-Eu , na razão que é o seu centro ainda desconhecido , deve ele realizar exercícios frequentes e intensos de interiorização , geralmente chamados " meditação " , deve descobrir a verdade central sobre si mesmo , porque esta verdade , uma vez conhecida e vivida , o libertará de todos os males .
É , no entanto , de suma importância , para a felicidade da vida , que o homem consiga ultrapassar as fronteiras da pequena consciência do seu EGO PERIFÉRICO e entre na grande consciência do seu EU CENTRAL .
Ter apenas lido e ouvido falar do mundo espiritual é como fogo pintado numa tela - ao passo que viver e saborear pela vivência a realidade divina é como fogo real . Nem com um museu inteiro de telas de fogo pintado artisticamente se pode iluminar ou aquecer uma sala - mas com uma pequena chama de fogo real pode-se incendiar a maior das florestas e iniciar um calor mundial .
Nem se pense que esses exercícios ( Meditação ) visem apenas a zona da vida espiritual do homem : eles beneficiam todas as atividades humanas , mesmo as que nada parecem ter que ver com meditação . O comerciante , o industrial , o estadista , a dona de casa - todos eles verificarão que o encontro com o seu centro traz reais benefícios a todas as atividades da vida humana .
Entre os frutos colhidos pela interiorização se contam , entre outros , os seguintes : Segurança interior , certeza em todas as dúvidas , tranquilidade de espírito , paz da alma , acuidade mental , independência de opiniões alheias , permanente alegria de viver , benevolência para com todos os seres , felicidade em pleno sofrimento , certeza da imortalidade na vida presente .
Você Deseja se Encontrar Com o Seu Centro Divino ?
No contato consciente com o CENTRO DIVINO encontra o homem definitiva segurança e tranquilidade , paz e impertubável serenidade em todas as vicissitudes da existência , mesmo no meio das mais violentas tragédias e tempestades da vida . Ao passo que o homem que não encontrou esse centro divino é infeliz no meio dos seus gozos ; e , por ser infeliz , procura a sua felicidade fora de si , por toda parte , nas periferias do seu ego físico , mental e emocional , num interminável circulo vicioso . O desejo o leva ao gozo , e o gozo gera novos desejos . Há gozo ou sofrimento no ego da personalidade . Enfim , todas as coisas externas nos podem dar gozo ou sofrimento ; somente a realidade interna nos pode fazer felizes ou infelizes .
Poderíamos dizer que a semente simboliza o EGO , a planta representa o EU . Se a semente morresse realmente , nunca nasceria a planta . A semente não morre como vida , morre apenas como semente ; morre o estreito invólucro que encerra a vida , que , após essa pseudomorte da semente , brota como planta . É exatamente isto que se dá com a semente-ego e a planta-eu : morre a estreiteza do ego para que possa nascer a largueza do Eu . Assim , entendemos por EGO as periferias da nossa natureza material-mental-emocional , que também se chama pessoa , persona ou personalidade ; nunca identificamos este termo como o EU . Usamos , invariavelmente , a palavra EU para o CENTRO DIVINO da nossa natureza , que é o indivíduo , a individualidade , aquilo que o Cristo chama a alma , ou o espírito de Deus no homem . O nosso eu espiritual é essencialmente centrípeto , introvertido , tendendo , sempre , ao centro da natureza humana .
O nosso ego-físico-mental-emocional é , por sua natureza , centrífugo , extravertido , demandado sempre às periferias do mundo objetivo . O seu ambiente é o mundo externo , dos sentidos , da inteligência , das emoções . O nosso ego é visceralmente exteriorizante .
Esses dois pólos se acham no Universo .
O UNO é do EU , o VERSO é do EGO .
Sendo , porém , o curso da nossa evolução de fora para dentro , é natural que primeiro atinjamos o VERSO e , somente mais tarde , o UNO .
Enquanto esses dois componentes do cosmos não estiverem harmonizados no composto único , não haverá paz e sossego na vida humana .
No homem profano prevalece o Verso . No homem místico impera o Uno . O HOMEM CÓSMICO realiza a grande síntese do Universo : ele e o universo são um . Ele é universificado - é o homem Univérsico .
Considerando que a imensa maioria da humanidade pertence ainda ao mundo dos profanos , é lógico que o primeiro passo a dar está em ultrapassar a face caótica da dispersividade do ego , e entrar na zona mística do eu .
E para chegar a essa zona , vem em primeiro lugar a CONCENTRAÇÃO MENTAL , que passa pela MEDITAÇÃO e culmina na CONTEMPLAÇÃO .
Na zona 1 os nossos pensamentos correm , suavemente , em direção paralela , sem esforço ou , até , em forma dispersiva indicada pelas duas letras AA .
Com algum esforço , consegue o homem disciplinar as tendências do seu ego , reduzindo a dispersividade ou o paralelismo mental a uma ligeira convergência mental , indicada pelo algarismo 2 . Em vez de ter 20 ou 10 pensamentos em rápida sucessão , a mente os reduz a 5 ou 2 e , finalmente , a um só pensamento , que enfrenta com o ponto único do algarismo 3 . A mente está então , UNIPOLARIZADA - grande vitória para o homem habitualmente pluripolizado , distraído , dispersivo , indisciplinado .
Ver a figura no livro : RUMO á CONSCIÊNCIA CÓSMICA .
A fim de conseguir a focalização unipolar do pensamento único , convém repetir , audível ou inaudivelmente , algum MANTRA , sempre o mesmo ; por exemplo : EU E O PAI SOMOS UM ... Pouco a pouco , esse pensamento sucessivo culmina na consciência simultânea : Eu e o pai somos um . A UNIPOLARIDADE DO PENSAMENTO é agora , substituída pela UNIPOLARIDADE DA CONSCIÊNCIA . Morreu a ANÁLISE MENTAL e nasceu a INTUIÇÃO ESPIRITUAL .
O meditante superou a zona baixa das tempestades e turbulências e entrou na estratosfera da grande quietude e do silêncio .
A linha vertical entre os algarismos 2 e 4 , marca a fronteira entre dois mundos : entre o mundo turbulento do ego , sujeito a tempo , espaço e causalidade - e o mundo tranquilo do Eu , que habita no eterno , no infinito .
Pela primeira vez , o homem chega a saber , então , que o céu e inferno não são regiões geográficas ou zonas astronômicas , mas sim ESTADOS DE CONSCIÊNCIA .
O homem que cruzou a linha divisória entre o 2 e o 4 , passou da MEDITAÇÃO para a CONTEMPLAÇÃO . Está com o templo ( Com - templar ) . Ele não pensa , não analisa , não medita mais - ele simplesmente CONTEMPLA , visualiza tranquilamente a suprema Realidade . E , como ele é um canal aberto , as águas vivas da realidade fluem e jorram para dentro desse homem , assim como a plenitude se derrama necessariamente para dentro da vacuidade .
Do ponto 3 da nossa figura , partem linhas divergentes para a direita , linhas que tanto mais se abrem quanto mais se distanciam do seu nascedouro . Estas linhas , que principiam na zero-dimensão e na zero-duração 3 , fronteira entre o EGO e o EU , representam , em seu crescente afastamento , o grau de receptividade do homem .
A meditação inicial se transformou em contemplação .
Para a direita do ponto 3 , já não há meditação - há , tão-somente , contemplação consciente , altamente consciente .
Nunca o homem é tão intensamente consciente como quando todo o seu pensar culminou em intuir . Durante todo esse tempo - embora fora do tempo - matenha-se o aspirante na permanente vibração espiritual " Eu e o Pai somos Um " , sem nada pensar , sem nenhuma discursividade mental , em plena simultaneidade consciente , flutuando no imenso oceano do seu profundo " EU SOU " ...
Isto é orar ... ORAR é derivado da palavra latina OS ( ORIS ) , que quer dizer " boca " . Orar seria , pois , " abrir a boca " - a boca espiritual do Eu . Abrir a boca denota fome . O Espírito Finito EU abre a boca rumo ao Espírito Infinito Deus , cuja presença se lhe tornou intensamente consciente , durante a contemplação . Abre a boca porque tem fome e sede de justiça . Sente a presença da FONTE , cuja plenitude pode saciar a vacuidade do homem . Nesse momento , a Fonte Divina flui para dentro do recipiente humano .
O numero 4 indica a zona das grandes revelações , que emanam do infinito .
Depois de saturar a consciência espiritual , pode o homem regressar , externamente , para o mundo do seu velho EGO - flechas reversivas 5 da figura - sem , todavia , perder o contacto com o mundo divino do seu EU CRISTICO , o qual , daí por diante , aureolará e permeará todas as atividades do Iluminado . UM ÚNICO SEGUNDO DE CONTATO REAL COM O MUNDO DIVINO PODE TRANSFORMAR A VIDA INTEIRA DE UM HOMEM ...
Texto : Huberto Rohden
Deixe o seu Comentario .

Nenhum comentário:

Postar um comentário