terça-feira, 10 de novembro de 2009

" Diferentes Tipos de Amor "

O Rei Pasenadi olhou para o Buda . Ele ficou impressionado . O Buda falou com voz calma e quieta e o que disse foi ao mesmo tempo simples e profundo . O rei sentiu que podia confiar no Buda e então perguntou o que o estava angustiando .
" Mestre Gautama , há pessoas que dizem que você aconselha as pessoas a não amarem . Eles dizem que , quanto mais uma pessoa ama , mas sofrerá e se desesperará . Posso ver alguma verdade nessa afirmativa , mas não consigo encontrar paz com ela . Sem amor , a vida pareceria vazia de significado . Por favor , me ajude a resolver isso . "
O Buda olhou para o rei de forma acolhedora . " Majestade , sua questão é muito boa , e muitos podem se beneficiar dela . Há muitos tipos de amor .
Deveríamos examinar em detalhes a natureza de cada tipo de amor . A vida tem grande necessidade da presença de amor , mas não do tipo de amor que é baseado na luxúria , paixão , apego , discriminação e preconceito .
Majestade , há outro tipo de amor , extremamente necessário , que consiste de bondade amorosa e compaixão , ou maitri e karuna . "
" Usualmente quando as pessoas falam de amor elas se referem apenas ao amor que existe entre pais e filhos , marido e esposa , membros da família , casta ou país . Devido à natureza deste amor depender do conceito de ' eu ' e ' meu ' , ele permanece misturado com apego e discriminação . As pessoas querem apenas amar seus pais , esposos , filhos , netos , seus parentes e compatriotas . Como são capturados pelo apego , eles se preocupam com acidentes que podem acontecer a seus amados mesmo antes deles ocorrerem . Quando esses acidentes ocorrem , eles sofrem terrivelmente . O amor que é baseado na discriminação produz preconceito . As pessoas se tornam indiferentes ou mesmo hostis àqueles fora de seu círculo de amor .
Apego e discriminação são fontes de sofrimento para nós mesmos e para os outros . Majestade , o amor pelo qual os seres estão verdadeiramente famintos é a bondade amorosa e a compaixão . "
" Maitri é o amor que tem a capacidade de levar felicidade para outro .
Karuna é o amor que tem a capacidade de remover o sofrimento do outro .
Maitri e Karuna não exigem nada em troca . Bondade amorosa e compaixão não estão limitadas aos pais , esposos , filhos , parentes , membros da casta e compatriotas . Eles se estendem a todas as pessoas e todos os seres . Em maitri e karuna não há discriminação , não há ' meu ' e ' não meu ' . E como não há discriminação , não há apego . Maitri e karuna trazem felicidade e aliviam o sofrimento . Eles não causam sofrimento ou desespero . Sem eles , a vida seria vazia de significado , como você disse . Com bondade amorosa e compaixão , a vida é preenchida de paz , alegria , e contentamento .
Majestade , você é o dirigente de todo um país . Todas as pessoas se beneficiariam de sua prática de bondade amorosa e compaixão . "
O rei inclinou sua cabeça , pensando . Ele olhou ao Buda e perguntou , " Eu tenho uma família para cuidar e um país para dirigir . Se eu não amasse minha família e o povo , como poderia cuidar deles ? Por favor , esclareça para mim . "
" Naturamente você deve amar sua própria família e o povo . Mas seu amor pode também se estender para além de sua família e o povo . Você ama e cuida do príncipe e da princesa , mas isso não o impede de amar e cuidar de outros jovens no reino . Se puder amar todos os jovens , seu amor atual , que é limitado , se tornará um amor inclusivo e todos os jovens do reino serão seus filhos . Isto é o que significa ter um coração de compaixão . Não é apenas um ideal . É algo que pode ser realizado , especialmente por alguém como você que tem tantos meios à disposição .
" Mas e sobre os jovens dos outros reinos ? "
" Nada o impede de amar os jovens de outros reinos como se fossem seus filhos mesmo que eles não habitem sob sua jurisdição . Apenas porque alguém ama seu povo não é razão para não amar povos de outros reinos . "
" Mas como posso mostrar meu amor por eles se não estão sob minha jurisdição ? "
O Buda olhou para o rei . " A prosperidade e segurança de uma nação não deveriam depender da pobreza e insegurança das outras nações .
Majestade , paz duradoura e prosperidade são apenas possíveis quando as nações se juntam em um comprometimento comum para procurar o bem estar de todos . Se você quer que kosara realmente desfrute de paz e que os jovens do seu reino não percam a vida nos campos de batalha , você deve ajudar aos outros reinos a achar paz . As políticas externas e econômicas devem seguir o caminho da compaixão para a paz verdadeira ser possível . Ao mesmo tempo , enquanto você ama e cuida de seu próprio reino , você pode amar outros reinos como Magadha , Kasi , Videha , Sakya e Lokya . "
" Majestade , no ano passado eu visitei minha família no reino de Sakya . Eu descansei muitos dias em Arannakutika aos pés do Himalaya . Lá eu fiquei muito tempo refletindo sobre uma política baseada na não-violência . Eu vi que nações podem de fato desfrutar de paz e segurança sem ter que recorrer a métodos violentos tais como prisões e execuções . Eu falei dessas coisas ao meu pai , rei Suddhodana . Agora eu aproveito essa oportunidade para dividir as mesmas idéias com você . Um dirigente que nutre sua compaixão não precisa depender de meios violentos . "
O rei exclamou , " Maravilhoso ! Veradadeiramente maravilhoso ! Suas palavras são as mais inspiradoras ! Você verdadeiramente é o iluminado ! Eu prometo refletir em tudo o que disse hoje . Eu penetrarei em suas palavras , que contêm muita sabedoria . Mas por agora , por favor , permita-me perguntar uma questão simples . Ordinariamente , amor realmente contém elementos de discriminação , desejo e apego . De acordo com você , este tipo de amor cria preocupação , sofrimento e desespero . Como pode alguém amar sem desejo e apego ? Como posso evitar criar preocupação e sofrimento no amor que sinto pelos meus filhos ? "
O Buda respondeu , " Nós precisamos olhar para a verdadeira natureza de nosso amor . Nosso amor deveria trazer paz e felicidade aos que amamos .
Se nosso amor é baseado em um desejo egoísta de possuir outros , não seremos capazes de levar até eles paz e felicidade . Ao contrário , nosso amor os fará se sentirem em uma armadilha . Tal amor não é mais que uma prisão . Se as pessoas que amamos são incapazes de serem felizes devido ao nosso amor , eles acharão uma maneira de se libertar . Não aceitarão a prisão do nosso amor . Gradualmente o amor entre nós se tornará raiva e ódio . "
" Majestade , você ouviu a tragédia que aconteceu dez dias atrás em Savathi devido ao amor egoísta ? A mãe sentiu que tinha sido abandonada pelo seu filho quando ele se apaixonou e casou . Ao invés de se sentir como se houvesse ganho uma filha , ela apenas sentiu que havia perdido seu filho e se sentiu traída por ele . Por isso , seu amor se tornou ódio e ela pos veneno na comida do jovem casal matando ambos . "
" Majestade , de acordo com o Caminho da Iluminação , amor não pode existir sem entendimento . Amor é Entendimento . Se você não pode entender , não pode amar . Maridos e esposas que não se entendem , não se amam . Irmãos e irmãs que não se entendem , não se amam . Pais e filhos que não podem se entender , não podem se amar . Se você quer que seus amados sejam felizes , você deve aprender a entender seus sofrimentos e suas aspirações .
Quando você entender , saberá como aliviar seus sofrimentos e como ajudá-los a tornar realidade suas aspirações . Isto é verdadeiro amor . Se você quer apenas que seus amados sigam suas próprias idéias e ignora suas necessidades , não é um verdadeiro amor . É apenas desejo de possuir o outro e uma tentativa de atender às suas próprias necessidades , que não podem ser preenchidas deste modo . "
" Majestade , o povo de Kosala tem sofrimentos e aspirações . Se você não puder entender esses sofrimentos e aspirações , não será capaz de verdadeiramente amá-los . Todos os oficiais de sua corte têm sofrimentos e aspirações . Entenda esses sofrimentos e aspirações e descobrirá como ser capaz de dar-lhes felicidade . Graças a isto , eles se manterão leais a você por toda vida . A rainha , o príncipe e a princesa têm seus próprios sofrimentos e aspirações . Se você puder entendê-los , será capaz de trazer-lhes felicidade . Quando cada pessoa desfruta de felicidade , paz e alegria , você mesmo conhecerá felicidade , paz e alegria . Este é o significado do amor de acordo com o Caminho da Iluminação . "
O rei Pasenadi estava profundamente emocionado . Nenhum outro mestre espiritual ou padre brâmane alguma vez abriu a porta de seu coração e permitiu a ele entender as coisas tão profundamente . A presença deste mestre , ele pensou , era de grande valor ao país . Ele queria ser um estudante do Buda . Depois de um momento de silêncio , ele olhou ao Buda e disse , " Eu te agradeço por jogar tanta luz sobre essas questões para mim .
Mas há uma coisa que permanece ainda me aborrecendo . Você disse que o amor baseado no apego e desejo cria sofrimento e desespero , enquanto o amor baseado na compaixão traz apenas paz e felicidade . Mas ainda assim eu vejo que o amor baseado no caminho da compaixão mesmo não sendo egoísta ainda pode trazer dor e sofrimento . Eu amo meu povo . Quando eles sofrem devido a algum desastre natural como um tufão ou enchente , eu sofro também . Eu tenho certeza que se passa o mesmo com você .
Certamente você sofre quando você vê alguém doente ou morrendo . "
" Sua questão é muito boa . Graças a esta pergunta você poderá entender mais profundamente a natureza da compaixão . Primeiramente , você deveria saber que o sofrimento causado por um amor baseado no desejo e no apego é milhares de vezes maior que o sofrimento que resulta da compaixão . É necessário distinguir entre os dois tipos de sofrimento - um que é inteiramente inútil e serve apenas para pertubar nossa mente e corpo e o outro que nutre a capacidade de cuidar e a responsabilidade . O amor baseado na compaixão pode prover a energia necessária para responder aos sofrimentos dos outros . O amor baseado no apego e desejo pode apenas criar ansiedade e mais sofrimento . Compaixão provê o combustível para ações que ajudam e para o serviço . Grande rei , compaixão é extremamente necessária . A dor que resulta da compaixão pode ser uma dor útil . Se você pode sentir a dor da outra pessoa , não é realmente humano . "
" Compaixão é o fruto do entendimento . Praticar o Caminho da Consciência é perceber a verdadeira face da vida . Esta verdadeira face é impermanência .
Tudo é impermanente e sem um eu separado . Tudo deve um dia se extinguir . Um dia seu próprio corpo se extinguirá . Quando uma pessoa vê dentro da natureza impermanente de todas as coisas , seu modo de olhar se torna calmo e sereno . A presença da impermanência não pertuba seu coração e mente . E , portanto os sentimentos de dor que resultam da compaixão não carregam a amarga e pesada natureza que outros tipos de sofrimento fazem . Pelo contrário , compaixão dá a pessoa grande força .
Grande rei , hoje você ouviu algumas doutrinas básicas do Caminho da Libertação . "
( do livro " Old Path White Clouds " sobre a vida do Buda -Thich Nhat Hanh )
Texto : Leonardo Dobbin
Deixe o seu Comentario .






Nenhum comentário:

Postar um comentário