quinta-feira, 5 de novembro de 2009

" Normose ou Anomalias da Normalidade "

Os dois textos à seguir , é um artigo publicado pelo Dr. Pierre Weil em seu site , onde ele faz uma síntese do que é NORMOSE .
Quem quiser e puder , poderá ler na íntegra o livro : NORMOSE-A PATOLOGIA DA NORMALIDADE de Pierre Weil , Jean Yves Leloup e Roberto Crema , publicado pela Verus Editora .
Normose ou Anomalias da Normalidade
DEFINIÇÃO DA NORMOSE .
Há na maioria dos nossos contemporâneos uma crença bastante enraizada . Segundo esta , tudo o que a maioria das pessoas pensa , sente , acredita ou faz , deve ser considerado como normal e por conseguinte servir de guia para o comportamento de todo mundo e mesmo de roteiro para a educação .
Certos fatos e descobertas recentes sobre origens do sofrimento e de doenças e sobretudo sobre as guerras , a violência e a destruição ecológica estão a contestar e questionar seriamente a normalidade de certas " normas " ditadas pela sociedade através dos consensos existentes .
Está se descobrindo que muitas normas sociais atuais ou passadas , levam ou levaram ao sofrimento moral ou físico ou mesmo de indivíduos , de grupos , de coletividades inteiras ou mesmo de espécies vivas .
Vamos apenas dar um exemplo entre centenas ou milhares : o do consumo de cigarros . Ainda há alguns tempos atrás era considerado normal as pessoas fumarem . Muito mais , era considerado ofensivo e mal educado pedir a alguém para deixar de fumar na sua presença . A medida que se reforçava a certeza de que o ato de fumar era lesivo à saúde podendo criar efizema e câncer pulmonar com conseguências eventualmente letais , o fato de fumar em si começou a ser questionado sem contar o ato de fumar em público . O resultado foi que esta norma caiu por terra , sendo reforçado em certos países pela sanção legislativa .
Resolvemos adotar o termo de " Normose " , para designar esta forma de comportamento visto como normal mas que na realidade é anormal . O termo foi forjado na França por Jean Yves Leloup com o qual estamos trabalhando visando estudar o assunto mais a fundo e publicar os resultados das nossas reflexões e investigações . A presente série de artigos constitui um primeiro resumo de artigos já publicados e do estado atual das nossas reflexões . Vamos em primeiro lugar definir de maneira precisa e clara o termo de Normose . Assim , além da Psicose e da Neurose o vocabulário psicopatológico foi enriquecido com a palavra normose .
1. O QUE É UMA " NORMOSE " ?
Consideramos como Normose o conjunto de normas , conceitos , valores , estereótipos , hábitos de pensar ou de agir aprovados por um consenso ou pela maioria de uma determinada população e que levam à sofrimentos , doenças ou mortes , em outras palavras , que são patogênicas ou letais , e são executados sem que os seus atores tenham consciência desta natureza patológica , isto é , são de natureza inconsciente .
Assim sendo para considerar um comportamento como normático , este tem que ser : Inconsciente quanto à sua natureza patogênica .
Haver um consenso em torno da sua normalidade .
Ser patogênico ou letal .
Chegou agora o momento de descrevermos as diferentes e inúmeras espécies de normoses que encontramos nas nossas investigações . E o que será objeto da próxima parte de explanação .
2. CLASSIFICAÇÃO E DESCRIÇÃO DAS NORMOSES
O número de normoses é muito grande . Cada dia que passa descobrimos uma ou várias delas em áreas as mais inesperadas . Uma vez que assimilamos o conceito e só seu alcance se torna impossível de não ver . Muito mais ; tudo se passa como se antes desta descoberta a gente tivesse sido cego . O próprio conceito se comporta como um poderoso revelador facilitando a tomada de consciência de aspectos essenciais à preservação da nossa saúde e à nossa existência .
Podemos distinguir duas grandes categorias de normoses : as normoses gerais e as normoses específicas .
As normoses gerais são as que possuem um consenso comum a praticamente toda a humanidade . É o caso por exemplo da aceitação do cigarro ou da fantasia da separatividade da qual iremos tratar daqui a pouco .
As normoses específicas tem o seu consenso restrito a determinada nação , população , grupo social ou cultural .
Podemos dar como exemplo a prática do duelo entre os homens de classe nobre da Europa até o início deste século ou ainda o uso de assentos que deformam aos poucos a coluna vertebral dos passageiros da classe de motoristas .
Inúmeras outras categoria podem ser criadas em função de diversos parâmetros . Assim sendo , dentro da categoria das normoses específicas podem ser criadas inúmeras outras categorias ou subgrupos , segundo exemplo o tipo de patologia ou de morte a que leva a normose ou ainda ao consumo de determinados produtos ou alimentos . Podemos assim falar de normoses cancerígenas , quer dizer , as que levam à patologia cancerosa . Usamos também a categoria de " normose de consumo " que inclui os inúmeros objetos e serviços prestados e que se revelam patogênicos ou letais . O objetivo do presente trabalho , sendo apenas para sensibilizar o leitor à existência da normose vamos nos limitar em dar alguns exemplos de cada uma das duas grandes categorias que acabamos de definir .
3. NORMOSE GERAIS
Vamos começar dando um exemplo de normose geral . A considerarmos como sendo a mais perversa de todas as normoses .
Antes de conhecer o conceito de normose escrevemos um livro inteiro sobre ela sob o título : A neurose do Paraíso Perdido . Esta Neurose começa com uma verdadeira Normose , a qual intitulamos de " Fantasia da Separatividade " . Trata-se de uma ilusão , de uma miragem , que consiste em nos perceber como separados do mundo exterior , como se não tivéssemos nenhuma relação com este . As consequências desta ilusão são o desenvolvimento de emoções destrutivas tais como o apego a tudo que nos dá prazer neste mundo exterior e a rejeição e raiva contra tudo que nos ameaça de dor e sofrimento . São estas as maiores causas de tensão e stress o qual leva à doenças , a sofrimentos os quais reforçam ainda mais a fantasia da separatividade . As pessoas entram assim num círculo vicioso em que repetem compulsivamente o mesmo comportamento .
Outro exemplo de normose geral que atinge a humanidade é a de considerar como normal o uso das guerras para resolver conflitos e desavenças entre nações . Existe até um conceito jurídico de " guerra justa " que sanciona esta normose bellígena .
Esta última normose é ainda reforçada por outra normose que faz com que os povos acreditem piamente serem proprietários da terra que ocupam , levando demasiadamente a sério as fronteiras e os limites territoriais . Esquecem que todas as fronteiras que nascem os conflitos violentos , que seja fronteiras territoriais , ideológicas , epistemológicas , políticas ou religiosas .
O próprio sentimento de propriedade é também produto de uma normose geral . Podemos em última instância considerar-mos como proprietários de objetos que todos são constituídos de materiais provindo da terra ? Somos proprietários da Terra ?
Uma das causas essenciais da destruição ecológica é a normose de posse da Terra . Até muito recentemente a humanidade inteira se conduzia como se fosse proprietária da Terra , achando que podia explorá-la indefinidamente . Aliás a crença de que os recursos naturais são inesgotáveis também é uma normose geral em plena regressão .
Mais uma causa fundamental de destruição da vida no nosso Planeta é a Normose Consumista já conhecida sob o termo de Consumismo . É ela que deu ensejo ao aparecimento do novo conceito econômico de Desenvolvimento Sustentável ou melhor ainda Viável . A Normose consumista transforma a população do mundo num verdadeiro formigueiro destrutivo da vida no Planeta .
4. NORMOSES ESPECÍFICAS .
No domínio da alimentação encontramos inúmeros tipos de normoses , as quais podemos agrupar sob o termo de " Normoses Alimentares " . um exemplo clássico e histórico encontramos na China quando da introdução pelos ingleses das indústrias de refinação do arroz . Começou a aparecer o Beribéri que não se manifestava entre os consumidores de arroz integral .
Nesta categoria podemos colocar todos os alimentos industrializados cancerígenos tais como os corantes alimentares e as conservas enlatadas . O consumo de açúcar refinado é uma das causas de cáries dentárias nas crianças que comem muitas balas . Uma normose específica refere-se a certos países produtores de café os quais produzem uma dependência a este produto gerando cardiopatias e excitação nervosa . Aliás nesta categoria alimentar podemos colocar todos os alimentos que praticamente todo mundo consome mas que são patogênicos . Vamos seguir alguns a título de exemplo :
Batata frita ( Colesterol ) , Doces ( Diabetes ) , Exesso de Sal ( Hipertensão ) , Refrigerantes ( Obesidade ) . Ainda dentro da categoria de normoses alimentares , convêm lembrar o consumo de álcool sob todas as suas formas de vinho , cerveja , licor , whisky , cachaça etc ...
Esta normose é reforçada por inúmeros rituais : Antes da refeição tem o aperitivo , durante tem vinhos variados associados especificamente com certos tipos de pratos , depois tem o licor com café , sem contar celebrações diversas regadas com Champanhe ou fartura de cerveja .
Ao longo do tempo se instalam o alcoolismo com as suas nefastas consequências íntimas , familiares e sociais , sem contar a cirrose hepática , o " delírium tremens " e a morte , para os que não conseguiram se moderar .
Hiper consumo de carnes , mereceria uma referência especial já que um relatório das Nações Unidas recomenda a alimentação vegetariana já que só uma diminuição de dez por cento do consumo de carne , só nos USA , permitiria com a economia realizada , alimentar em grãos toda a população faminta do Planeta . Outra Normose provindo do consumo é a do uso de carros . Embora se saiba que a poluição provocada pelo consumo de gasolina ameace a vida dos cidadãos duas vezes : através da impureza do ar e da radiação provocada pelos buracos da câmada de ozônio , a produção aumenta .
As normoses ligadas ao consumo são reforçadas pela pressão das mídias através da publicidade e da propaganda . No caso do cidadão comum há uma crença baseada em princípios democráticos de que caberia um carro para cada cidadão do mundo , o que nas condições atuais seria um verdadeiro suicídio coletivo .
Existem muitos outros tipos de normoses específicas que merecem estudos especiais . Por exemplo no domínio da ciência há uma normose materialista e mecanicista que dita comportamentos e decisões perigosas para a vida no planeta devido a sua ligação com paradigmas ultrapassados . O mesmo acontece no campo da Medicina dominada por uma visão própria da normose da Ciência em geral .
Existe uma normose comum à maioria das religiões que consiste em acreditar na sua própria superioridade sobre as demais o que leva a conflitos e mesmo a guerra . Outra normose religiosa que sustenta os fanatismos é a que consiste em se ater ao pé da letra dos textos sagrados esquecendo o espírito e a época em que forma redigidos assim como os seus aspectos de mensagens simbólicas . A descrença cientista atual em relação à existência de dimensões parapsicológicas e Transpessoal da realidade pode também ser considerado como normose levando a um credo cientista ocidental .
No domínio das relações amorosas , existe uma normose bastante destruidora do amor verdadeiro ; é a normose sexual que leva milhões de seres humanos a confundir amor com sensualidade , limitando as suas relações com o outro sexo aos seus aspectos puramente genitais .
Vamos citar ainda como último exemplo uma normose educacional que podemos chamar de normose racionalista que decorre de uma deformação da Ciência no sentido do antigo paradigma racionalista newtoniano-cartesiano o qual só aceita a lógica racional e os cinco sentidos como meios de conhecer a verdade . A Educação copiou este modelo reprimindo os seus aspectos intuitivo e sentimental .
Poderíamos multiplicar os exemplos . Mas o espaço que resolvemos consagrar ao presente artigo o impede . na próxima e última parte deste trabalho vamos examinar como se procede a dissolução de uma normose estabelecendo proposições para uma Normoterapia .
5. PROPOSIÇÕES PARA UMA NORMOTERAPIA
Vamos retornar o exemplo de uma normose em franco declínio , pois isto nos permite observar como está se efetuando a normoterapia , quer dizer a dissolução da normose . Vamos retornar o exemplo da normose do fumo .
Esta normose na sua origem era específica de tribos indígenas . Se tornou uma normose geral com a conquista das Américas pelos brancos .
Numa primeira fase da normoterapia , começou a divulgação dos efeitos patogênicos e mesmo mortais do uso do cigarro . As mídias contrubuíram muito , de maneira espontânia na divulgação das descobertas médicas . Estamos aqui na fase social do processo . O público e a própria imprensa começou a fazer pressão para tomar medidas legislativas . O público e a própria imprensa começou a fazer pressão legislativas . O Congresso Nacional votou uma lei obrigando toda divulgação de cigarro a ser acompanhada da expressão " O ministério da Saúde adverte : O cigarro faz mal a saúde " . Mas as medidas em níveis sociais não foram suficientes , apesar dos inúmeros debates pela TV reforçados por conferências médicas . Esta primeira fase de Socioterapia teve que ser reforçada por medidas no plano individual .
Com efeito no plano individual a normose se manifesta por uma neurose de dependência ao cigarro . A Socioterapia foi indispensável acrescentar a psicoterapia nas suas modalidades diversas , individuais e de grupo . Verificou-se que o próprio uso do cigarro era um modo de aliviar tensões de ordem neurótica sem contar a sua gênese que se encontra muitas vezes numa identificação com a figura masculina no caso meninos e numa afirmação masculina na concorrência do movimento feminista .
Isto nos coloca em contato com a relação da normose com a normose .
Tudo indica que a normose se instala na formação do superego e por identificação à ou às figuras parentais portadoras dos componentes normóticos .
A experiência do cigarro nos mostra por conseguinte que a fase socioterápica no plano social precisa ser reforçada no plano individual por medidas psicoterapeuticas . E quando fala em terapia , torna implícitos os aspectos educacionais . Isto é bastante evidente na normoterapia ecológica em franco andamento . A normoterapia tem que entrar nas escolas , nas mídias e nos departamentos de recurso humanos ( outra palavra de origem normótica ... ) .
Assim sendo a normoterapia se faz em dois níveis distintos porém correlatos .
Primeiro , no nível social podem e ou devem ser acionadas as seguintes medidas :
* Pesquisa dos efeitos patogênicos e letais
* Divulgação dos resultados em público pelos órgãos científicos e pelas mídias entre outros .
* Ação das associações de consumidores , sindicatos e entidades de classes , fundações e
outros órgãos da sociedade civil .
* Pressão destes órgãos sobre o Lesgislativo visando elaboração e votação de leis adequadas
e sobre as autoridades policiais se for julgado conveniente .
* Divulgação das leis por todos os meios , visando a sua devida aplicação .
* Sociodramas , dinâmica de grupo e laboratórios de sensibilização em todos os grupos ou
coletividade onde for julgado conveniente inclusive desenvolvimento organizacional
holístico .
Segundo , no nível individual temos que pensar em termos educacionais e terapêuticos :
* Programas específicos de educação nas escolas , pelas mídias e empresas .
* Psicoterapia individual e de grupo . Aqui são incluídas conforme o caso , as centenas de
modalidades existentes . Convêm os psicoterapeutas teram formação ou informação
sobre o assunto para ficarem atentos quando aparecem sinais de normose .
* Programas educacionais para os pais e as famílias .
Com estas medidas de Normoterapia , estaremos contribuindo para uma mudança cultural indispensável no plano mundial . Temos um exemplo desta possibilidade na UNESCO cujo Diretor Geral , Frederico Maior , desencadeou um movimento mundial de transformação da Cultura de Violência em que está mergulhado o mundo , em Cultura de Paz . Por detrás desta sugestão se encontra uma verdadeira normoterapia em escala planetária .
Texto : Pierre Weil
Deixe o seu Comentario .






Nenhum comentário:

Postar um comentário