terça-feira, 3 de novembro de 2009

" Como Viver em Plenitude ? "

O livro NORMOSE - A PATOLOGIA DA NORMALIDADE de Pierre Weil - Yves Leloup e Roberto Crema , foi escrito à partir de um retiro ocorrido na UNIPAZ-DF . Ele nos faz refletir o que vem a ser NORMOSE ! Vou repassar um trecho abaixo em que Pierre Weil , faz uma síntese do que ele , Roberto Crema e Jean Yves haviam falado até aquele momento . Boa Leitura !
" O que fazer para passar à plenitude ? A resposta é só uma : despertar ! Aquilo que Gurdjieff e todos os grandes mestres da consciência indicaram : despertar ! E essa arte está ao alcance , em nossas mãos ...
... Roberto Crema fez um grande esforço para nos mostrar e definir o que é um ser humano realmente saudável , que está além da normose . Esse é o grande desafio que temos diante de nós . Ele assumiu uma posição absolutamente adequada com relação a esse tema : o ser humano está em formação ...
... Assim , a tarefa que me cabe , agora , é fazer uma espécie de síntese , simplificando um pouco tudo o que foi dito até agora ...
... O que fazer com os outros e pelos outros ? A primeira resposta é : começar por nós mesmos . Como podemos orientar os outros se nós mesmos não passamos nem pelas primeiras fases pelas quais passam as pessoas para percorrer o candelabro de aliança , tão bem descrito na obra de Gitta Mallasz ? Para isso , temos de firmar uma posição , esclarecer o que é o ser humano normótico e o que é o ser humano saudável . Qual é a diferença ?
... Penso que , de certa forma , Jean-Yves e Roberto abriram um horizonte básico sobre esse tema fundamental . Quem vive a plenitude de modo permanente é santo . Passar da normose à plenitude é passar da doença à sanidade e da sanidade à santidade ... O santo está em nós , potencialmente . É preciso despertá-lo . Não se forma um santo . Trata-se de um despertar para a santidade . A questão é como despertar ? Diante dessa questão , há dois tipos de pessoas : o normótico , que está totalmente inconsciente dessa possibilidade ; e o ser humano saudável , que despertou e encontra-se a caminho , conscientemente , da atualização desse potencial de plenitude ...
... Portanto , a nossa função é despertar e formar mutantes . O mutante é aquela pessoa que , esteja onde estiver , transforma os próprios valores , trabalha a si mesma para uma única finalidade : lograr a plenitude , ou seja , o pleno alcance de todo o seu potencial , da sua liberdade e da consciência total . Como se faz isso ? Pois é exatamente o que , há mais dezesseis anos , estamos fazendo nesta UNIPAZ , que se irradiou por este Brasil afora e para o exterior .
Para nós , está muito claro que existem , pelo menos , três vertentes . O processo de passagem do estagnante ao mutante , do normótico ao ser pleno , é uma via tríplice : a educação , a terapia e a meditação/contemplação ...
... Historicamente , quem introduziu a primeira vertente educativa na UNIPAZ foi Lídya Rebouças , que deveria estar aqui para ser homenageada . Logo no ínicio de nossas atividades , Lídya fundou a CASA DO SOL , cuja característica essencial é a educação pelo amor . Ela trouxe o amor a esta casa . Trouxe as crianças e os professores que estavam acomodados quase que em uma catacumba , no subterrâneo do Teatro Nacional de Brasília . Eu a tirei de lá e a trouxe para cá , a pedido do governador , José Aparecido de Oliveira , que tinha vislumbres e sabia que o lugar da CASA DO SOL era aqui .
Hoje , a casa contém um programa educacional básico da UNIPAZ .
O segundo aspecto , o terapêutico , foi introduzido na UNIPAZ por Jean-Yves Leloup e desenvolvido nacionalmente por Roberto Crema ; trata-se do Colégio Internacional dos Terapeutas . É um local de encontro de terapeutas formados na abordagem transdiciplinar holística , que se dedicam à tarefa essencial de cuidar do Ser .
O terceiro aspecto é uma metodologia comum a ambas , educação e terapia , que as integra e ultrapassa : a meditação .
Por isso temos na UNIPAZ praticamente três tipos de espaços : o espaço da educação - a CASA DO SOL , o Projeto Taba , a Formação Holística de Base e outros ; o espaço do Colégio Internacional dos Terapeutas - uma casinha inspiradora onde terapeutas encontram-se e trocam reflexões e experiências ; e o espaço do Silêncio - que recomendo a todos frequentar sempre , por um tempo especial de oração e meditação , habitado pelo silêncio de todos os que passaram por lá e se conectaram com as dimensões mais sutis e essenciais . O silêncio é uma abertura de encontro de todas as orações , de todos os corações , de todas as tradições .
O que estamos celebrando hoje é a aliança entre essas três vertentes ... Educar é despertar , desenvolver , lidando com seres , eu diria , não muito pertubados . Quais são os tipos de educação e os problemas que estão sendo levantados sob a perspectiva da busca da plenitude ? Eu vejo que há crianças que já são mutantes quase que desde o nascimento , desde o berço ...
... O que levanta um problema : não só na Casa do sol , mas , ultimamente , em muitos outros educandários , notam-se crianças fora do comum . Aumenta o número das que já são vegetarianas desde o nascimento . Elas passam mal se comem carne , não toleram mentira e demonstram uma verdadeira e precoce sabedoria . Nesses casos , educar é preservar aquilo que já existe , não reprimindo esse tesouro de talentos naturais . Ora , a tendência dos pais desinformados e estagnantes é para a repressão . Quantas crianças não se dirigem a adultos , expressando intuições autênticas e , em troca , recebem punições verbais e até mesmo físicas ?
A tarefa , portanto , é cultivar , e não abafar nem descuidar .
Mesmo em se tratando de uma minoria , o educador precisa estar atento para esse cuidado , porque a tendência é aumentar o número dessas crianças , como se vem observando nas últimas décadas . Alguns chamam esse fenômeno de crianças índigos .
Quanto às outras crianças , a questão é como facilita o seu despertar rumo à plenitude ? todos enfatizamos , é preciso uma verdadeira revolução educacional que abranja os quatro pilares de uma proposta transdisciplinar , conforme o Documento de Jacques Dellor , da Unesco : além de aprender a conhecer e a fazer , aprender a conviver e a ser . Sobretudo , que se acrescente o aprender a conviver com amor , porque é o caminho essencial para aprender a ser .
Ser consciente e livre , em vez de ser condicionado como um autômato : isto implica a educação do próprio educador e dos pais , que são , como já indiquei , os portadores e irradiadores da cultura normótica , do automatismo e da violência . A educação das crianças começa pela educação dos adultos . Por isso , em nossa CASA DO SOL , desde o ínicio estava previsto o contato permanente com os pais . E , Deus sabe quanto é difícil !
Geralmente são as mães que comparecem às reuniões ; raríssimos os pais , infelizmente . Isso é um fato no mundo inteiro ...
Então , ao levantar essas questões na busca de suas respostas , é fundamental considerar a necessidade de uma formação continuada dos professores , como fazemos na UNIPAZ através de programas como a FORMAÇÃO HOLÍSTICA DE BASE .
Estende-se por quase três anos e é uma verdadeira escola de professores , de país e de líderes dos novos tempos ...
Consideremos , agora , a questão terapêutica . Enquanto a educação cuida do despertar do mutante , a terapia vai dedicar-se ao processo de reparação daquilo que a noemose destruiu no ser humano . A noção de terapia foi ampliada na UNIPAZ , graças ao Colégio Internacional dos Terapeutas .
Considerar a terapia apenas para indivíduos que tenham distúrbios , desarmonias , neuroses e até psicoses é muito limitado . Muitos têm se dedicado a isso . Entretanto , precisamos ampliar o conceito , já que a saúde envolve a ecologia em níveis individual , social e ambiental .
Assim , a terapia é profunda e naturamente reparadora , embora os processos educacionais e terapêuticos sejam muito semelhantes , às vezes até iguais . Trata-se de cuidar , além do indivíduo , da esfera social , sobretudo no contexto empresarial e educacional , como já refletimos . Por exemplo , um administrador de empresa que procura unir os princípios do masculino e do feminino na organização , a eficiência e a afetividade , é um terapeuta ...
Roberto Crema levantou um novo conceito : a pedagogia iniciática . Entre os métodos terapêuticos está a terapia iniciática . A distinção entre os métodos terapêuticos e os educacionais nem sempre é fácil , pois muitas vezes eles se complementam . Temos as grandes metodologias orientais e ocidentais de transformação do ser humano como a ioga , o tai chi chuan , o sufismo , o budismo , o hesicasmo do cristianismo , entre outras . Essas grandes tradições sapienciais são caminhos diferentes , embora convergentes ...
A beleza por exemplo , da ioga , como método educacional e terapêutico , é apresentar metodologias próprias , específicas , para cada bloqueio de cada centro energético : hataioga , para os problemas do primeiro chacra físico , tantra ioga , para o sexual , carma ioga para o terceiro , o do poder , bakti ioga para o quarto , do coração . E assim por diante , até jnana e raja ioga , que é a grande ioga ...
Como passar dessa educação puramente intelectual , da qual nos falava Roberto , que se reduz ao processo de aprender a conhecer e a fazer , num dominante racional e manual , para uma educação também vivencial , integral ? Ao longo de mais de uma década e meia , deselvolvemos um método de educação para a paz o qual consiste em unir intelecto e vivência , propondo também uma síntese dos métodos educacionais orientais e ocidentais , cuja amostragem foi apresentada no seminário A ARTE DE VIVER EM PAZ e no livro com o mesmo título , publicado pela Unesco . No ano 2000 , esse método recebeu o Prêmio Internacional de Educação para a Paz em Paris . A menção realça que o mérito consiste na integração realizada entre as abordagens orientais e ocidentais ...
O terceiro aspecto é a oração e contemplação , que nos liga a essa proposta de uma pedagogia e de uma terapia iniciática . O que há de comum entre elas é o fato de apontarem ambas para a meditação , para o silêncio , para o recolhimento ; ... A melhor maneira de fazer isso é penetrar num espaço de silêncio , no templo da serenidade interior ... Creio que Jean-Yves está fazendo ressurgir a antiga noção de templo e sua função primordial de contemplação , de abrir espaço . "
( TRECHOS DO LIVRO : NORMOSE - A PATOLOGIA DA NORMALIDADE - PIERRE WEIL , JEAN YVES LELOUP E ROBERTO CREMA , PAG . 153/164 , EDITORA VERUS )
Deixe o seu Comentario .


Um comentário:

  1. ficou com uma linguagem bem clara, e esclareceu muito bem o que e normose..

    ResponderExcluir