terça-feira, 30 de junho de 2009

A Busca do Divino no Homem Ocidental ! Parte 10

E nessa ( re ) descoberta tipicamente moderna , e mormente por estar enquadrada por uma enorme crise de referências espirtuais e de valores transcendentes , há espaço para todas as confusões e para todas as iluminações ; há espaço para visões apocalíticas , gurus cheios de glamour , seitas e religiões que se fundam de um dia para o outro - tal como diria alguém que o autor conhece , reformulando uma célebre máxima de Karl Marx e adaptando-a à confusão espiritual dos tempos que correm , " a Nova Era é o ópio do povo " .
Mas também há o espaço para a auto-descoberta , para a observação consciente do numen e o comprometimento com a própria evolução , numa jornada pessoal de tomada de consciência e de ascenção na matéria . As condições estão criadas : cabe a cada um de nós , individualmente , tomar as rédeas do próprio destino e fazer por atualizar no mundo o deus que traz dentro .
A busca do Divinosujeito se tornem atuais . Assim como Sócrates conduzia os jovens , pela maiêutica , a conhecer o que estava contido em suas almas , de modo igual , Tomás acredita que aprendizagem não é transmissão de conhecimento de mestre a discípulo , mas condução a tal conhecimento .

Conclusão :
Estes Ensinamentos , estão alem de uma simples proposta pedagógica no sentido de colocar o indivíduo a participar simplesmente através de uma interação junto a sociedade organizada . Eles visam colocar o indivíduo em contato com sua natureza superior divina onde está localizado a Consciência . Se tais ensinamentos forem adquiridos , o indivíduo passa de objeto a sujeito e nesta posição ou com esta visão , consegue ser guia para a sociedade comum , cujo tal feito ainda não foi ancançado . Aqui ele estará apto a praticar a mais elevada ética e dedicar-se aos seus semelhantes . E o ensino e o aprendizado ideal para que a natureza humana possa alcançar aquilo a qual está destinada ou seja , a verdadeira liberdade . Quando os indivíduos são livres , a sociedade é livre .

Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação .

Deixe seu Comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário