terça-feira, 23 de junho de 2009

Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação !

Desde seu surgimento até os dias atuais , a problemática pedagógica acompanha intimanente a gênese Social , Política e Cultural da Sociedade organizada . Isso porque a educação é encarregada de promover a formação do homem , como sujeito capaz de atuar e interagir no âmbito social . A educação vem , pois , como uma ferramenta indispensável para amparar e sustentar a base da sociedade organizada . Ao mesmo tempo , ela deve conduzir o indivíduo a plena realização de suas potencialidades .
Não ignorando outros períodos e tantos pensadores , o período medieval , e o cristianismo como Modelo pedagógico e sua influência na História humana , será aqui o foco de nossa análise . Em todos os períodos da história em relação a pedagogia , podemos perceber diversas contribuições e tentativas de fornecer uma determinada direção para a aquisição de se conhecer e ensinar algo .
Os Ensinamentos nos moldes Cristão , pensamos influenciar um enorme percentual das mentes ocidentais , visto que nossa formação religiosa é quase em sua totalidade a formação cristã . Sendo assim , o pensamento em torno das idéias e dos ensinamentos do Cristo nos parecem mais proveitosas .
A importância colocada em relação ao próximo , indica ao mesmo tempo uma preocupação com o indivíduo e ao mesmo tempo , uma preocupação com a sociedade , visto que a mesmaé formada por ambos , " eu " e o próximo . Desta forma podemos encontrar aqui neste sistema uma situação que inclui tanto o individual como o coletivo e por este motivo considera-la neste aspecto como um modelo perfeito . Neste período do nosso contexto histórico , destacam-se dois pensadores de grande importância .
Santo Agostinho representando a patrística , e Santo Tomas de Aquino representando a escolástica . Vamos conhecer algumas de suas idéias com relação aos ensinamentos no qual defendiam como sendo fundamental ao ser humano .

Santo Agostinho
Na sua obra confissões , Agostinho praticamente esboça o caminho da formação cristã , pois o caminho ascendente a Deus é o mesmo da autoformação . Com efeito , a alma deve tornar-se apta para a iluminação . Segundo Agostinho , os conhecimentos e os saberes adquiridos são frutos do despertar pelo mestre , que se identifica com a figura do Cristo . Sobre sua doutrina cristã , Agostinho insiste em uma formação enciclopédica baseada nos diversos conhecimentos e saberes que devem iluminar e fazer consciente a viagem do cristão a Deus ... Agostinho inspira-se na idéia de que o discípulo não aprende o que o mestre enuncia na sua fala ( pois este é incapaz de ensinar ) . Ele apenas conduz e guia o discípulo para recordar o que já sabe , ou seja , o que o mestre interior lhe conferiu ...

Santo Tomás de Aquino
Ensinar nada mais é do que provocar conhecimento de algo em outrem . Ora , sujeito do conhecimento é o intelecto . Mas os sinais sensíveis mediante os quais o homem parece possa ser ensinado não atigem o intelecto , mas permanecem na potência sensitiva . Logo , um homem não pode ser ensinado por outro homem .
Se um homem ensina a outro é necessário que se torne de conhecedor em potencial , a conhecedor em ato . Logo é preciso que seu conhecimento seja levado de potência ao ato . O que porem , passa do potencial ao ato necessariamente muda ( AQUINATIS , 1953 p. 223-224 )
Portanto , podemos compreender , a partir dos trechos supracitados , que , na visão Tomista , cabe ao mestre cultivar o intelecto do discípulo , para que este realize a passagem de potencia ao ato .
Ou seja , conduzir o processo de formação para que as faculdades de potência de conhecer do sujeito se tornem atuais . Assim como Sócrates conduzia os jovens , pela maiêutica , a conhecer o que estava contido em suas almas , de modo igual , Tomás acredita que aprendizagem não é transmissão de conhecimento de mestre a discípulo , mas condução a tal conhecimento .

CONCLUSÃO
Estes ensinamentos , estão alem de uma simples proposta pedagógica no sentido de colocar o indivíduo a participar simplesmente através de uma interação junto a sociedade organizada . Eles visam colocar o indivíduo em contato com sua natureza superior divina onde está localizado a Consciência . Se tais ensinamentos forem adquiridos , o indivíduo passa de objeto a sujeito e nesta posição ou com esta visão , consegue ser guia para a sociedade comum , cujo tal feito ainda não foi alcançado . Aqui ele estará apto a praticar a mais elevada ética e dedicar-se aos seus semelhantes . É o ensino e o aprendizado ideal para que a natureza humana possa alcançar aquilo a qual está destinada ou seja , a verdadeira liberdade . Quando os indivíduos são livres , a sociedade é livre .


TEXTO : Marcos Modesto

Aluno de Filosofia do Claretiano :

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