domingo, 27 de novembro de 2011

" Frases para um Natal feliz "

Senhor Deus , as tuas promessas nunca falham ! Dá-me , pois , a mesma fé inabalável demonstrada por Maria diante da obra que tu tens de realizar em minha vida . Em nome de Jesus . Amém .

* * * 

Pai ,sei que tudo podes e nenhum dos teus planos pode ser frustrado . Portanto , estende a tua mão , toca o meu coração , age e faz um milagre em minha vida . Em nome de Jesus . Amém .

* * *

Deus , tenho buscado saciar a minha fome de alegria , paz , felicidade em outras fontes . Mas neste momento quero experimentar exclusivamente da tua provisão em Cristo . Nele eu peço . Amém .

* * * 

Louvado sejas , ó Deus de infinita misericórdia ! Pois enviaste teu único filho para nascer e viver de forma humilde . Sendo rico se fez pobre . E tudo isso por amor a mim . Em nome de Jesus .

* * *

Pai amado , obrigado por me fazer entender que abaixo do céu não existe nenhum outro nome pelo qual importa que seja salvo , exceto no nome de Jesus . Em quem oro . Amém .

* * * 

Senhor Deus , a encarnação de Jesus , sua vida , morte e ressurreição apontam para a maior prova de amor já demonstrada por ti à humanidade . Quero experimentar desse amor . Em Cristo . Amém .

* * * 

Deus todo-poderoso , submeto-me à tua vontade . Coloco-me à disposição do teu querer e do teu tempo . Contudo , deixo perante o teu altar meu pedido de socorro . Em nome de Jesus . Amém .

* * * 

Senhor , tu és bondoso . Sinto-me como esse homem paralítico , sem esperança nos recursos da terra . Cura-me , Pai ! Pois sob o poder da tua palavra tudo se transforma . Em nome de Jesus .

* * *

Deus , reconheço que tenho andado em cegueira . Frequentemente tropeço nas pedras do caminho e sou assolado pela escuridão das dúvidas e incertezas . Dá-me da tua luz . Em nome de Jesus .

* * *

Senhor , às vezes sinto-me como num barco atingido por grandes ondas e debaixo de intensa tempestade . Parece que vou naufragar . Sustenta-me , pois , e aumenta minha fé . Em Jesus . Amém .

* * *

Santo Deus , abre os olhos do meu coração para que eu contemple a centralidade de Jesus em minha vida . Quero amá-lo , ouvi-lo e obedecê-lo em tudo . No nome de Cristo eu peço . Amém .

* * * 

Ó Pai celeste , é entusiasmante saber que em tuas mãos está o poder sobre a vida e a morte . Por isso , não temerei , ainda que seja cercado por laços de morte . Em nome de Jesus . Amém .

* * *

Senhor , impelido pelas verdades de tua Palavra , quero apresentar-te tudo aquilo que me tem afligido , roubado minha paz e enfraquecido minha fé . Salva-me ! Em nome de Jesus . Amém .

* * * 

Senhor , quero me entregar a ti e receber Jesus Cristo como único Senhor e suficiente Salvador de minha vida . Aceita-me também como teu filho e cuida de mim . Em nome de Jesus . Amém .

* * *

Pai , nada foge ao teu controle . Tu sabes o momento certo de agir na vida de teus filhos . Quero aguardar a transformação da qual necessito com paciência e fervor . Em nome de Jesus . Amém .

* * * 

Senhor , a tua mão se estende até àqueles lugares nos quais homens , remédios ou tecnologia não alcançam . Em Jesus há poder . Toda autoridade lhe pertence . Ele é meu amparo . Nele oro . Amém .

* * *

Deus , é bom saber que o Senhor se compadece de mim e não despreza o coração quebrantado . Atenta para minhas lutas e dá-me perseverança diante dos obstáculos . Em nome de Jesus . Amém .

* * *

Pai , tudo está descoberto diante de teu olhar . Tu conheces até meus pensamentos . Quero cuidar do meu caráter , ser transparente e não ter vergonha de quem eu sou . Por Cristo . Amém .

* * *

Bendito Deus , assume o controle do meu barco . Sinto-me incapaz de navegar sozinho . Sem ti serei engolido pelo mar . Leva-me em segurança a um ponto seguro . Em nome de Jesus .

* * *

Pai , existem problemas em mim que não podem ser vistos por ninguém , exceto por ti . Não há ferida no meu corpo , mas meu coração está arrasado . Perdoa-me e cura minha alma . Em nome de Jesus .

* * *

Senhor , faze o bem a mim , assim como realizaste essa cura milagrosa . Sou uma ovelha dentro de uma cova necessitando que o meu pastor Jesus me carregue nos ombros . Nele clamo . Amém .

* * *

Deus , tu és a minha fonte de poder . Sem ti , pereço . Longe do Senhor caio . Distante de teus braços perece minha esperança . Portanto , sê comigo em todo o tempo . Em nome de Jesus .

* * *

Pai , sinto-me oprimido e sufocado por algo que não conseguia explicar . Mas neste momento descobri de onde pode estar vindo essa angústia . Livra-me das ações do inferno ! Em nome de Jesus .

* * *

Senhor , neste dia , assumo o compromisso de celebrar o Natal pelos motivos certos . Vou comemorar o nascimento de Jesus , o salvador do mundo , como o meu redentor pessoal . Em Cristo . Amém .

* * *

Deus , é maravilhoso ler nas Escrituras acerca dos teus feitos do passado . Porém acredito que tu não mudas , o teu poder é o mesmo ontem , hoje e o será por toda eternidade ! Em nome de Jesus .

* * *

Pai , o teu poder a tudo e a todos supera ! Mas vejo que tuas bênçãos também se derramem por meio da fé . Aumenta , assim a minha expectativa no teu agir em mim . Em nome de Jesus . Amém .

* * *

Senhor , ajuda-me a não desistir de meus sonhos . Inspira em mim um desejo ardente que me estimule além dos obstáculos . Dá-me uma fé perseverante no teu socorro . Em nome de Jesus .

* * *

Senhor , tudo que existe está ao alcance de tua ação soberana . É fácil sorrir quando se acredita num Deus que gera a vida onde predomina a morte . Em nome de Jesus , o autor da vida . Amém .

* * *

Deus amado , louvado seja o teu nome , ó Senhor ! Pois a morte já foi tragada . Não preciso mais temê-la . Cristo já a derrotou ! Hoje , pois tenho vida eterna nele . Em quem agradeço . Amém .

* * *

Senhor Deus , aceito o convite para participar dessa festa majestosa ! Pai , recebe-me em teus braços como um filho querido . Purifica-me e salva-me . Em nome de Jesus . Amém .

* * *

Texto : Os milagres de Jesus 
Deixe o seu Comentario .

sábado, 26 de novembro de 2011

" Vivendo mais e melhor "

Eliminar a carne do cardápio aumenta a longevidade ?
Esta pergunta vem sendo feita por leigos e cientistas há muitos anos .
Enquanto há uma série de evidências que apontam para um " sim " como resposta , há muitas considerações a serem feitas antes que possamos afirmar isto com propriedade científica . Isto porque fatores não-dietéticos também afetam a longevidade e a qualidade de vida e com isso um estudo perfeitamente conclusivo ainda está distante de ser desenhado . No entanto , é vasta a quantidade de evidências , tanto históricas quanto científica , que apontam no sentido de que a exclusão das carnes da dieta humana resulta em maior longevidade associada a uma melhora na qualidade de vida .
A observação de populações que vivem tradicionalmente com dietas compostas por pouca ou nenhuma carne nos traz boas referências de como uma dieta vegetariana pode aumentar a longevidade . Esse é o caso de populações rurais que vivem em áreas geograficamente isoladas que vão desde o Himalaia ao Equador , da Turquia à Rússia . Nessas populações , que adotam uma dieta com pouca ou nenhuma carne , a expectativa de vida ultrapassa facilmente a média de 70 anos atualmente observada nas populações ocidentais . Em contraste , outras populações rurais que apresentam um desenvolvimento tecnológico semelhante como é o caso dos esquimós e de outras comunidades na África , Groenlândia e Rússia apresentam uma expectativa de vida média de apenas 40 anos . Em todas estas podemos constatar um alto consumo de carnes .
A partir da observação de eventos históricos também é possível comprovar como a redução no consumo de carne afeta positivamente a saúde da população . As I e II Guerras Mundiais são um bom exemplo disto . Durante a I Guerra Mundial , cerca de três milhões de dinamarqueses foram forçados a eliminar quase que completamente a carne de suas dietas . O que se observou foi uma redução equivalente de 6.300 indivíduos por ano na taxa de mortalidade durante o período . Durante a II Guerra Mundial , foi a vez dos Noruegueses e Suecos serem colocados à prova . Durante a ocupação alemã que teve início em 1939 , observou-se um declínio na taxa de mortalidade semelhante àquela constatada na Dinamarca durante a I Guerra Mundial .
Com a normalização da oferta de alimentos a partir de 1943 , as taxas de mortalidade retornaram às mesmas observadas antes do início da guerra .
A simples análise da composição das dietas onívora e vegetariana pode ajudar a explicar como a última promove maior longevidade . Entre os principais componentes das carnes encontramos a gordura , especialmente a do tipo saturada . Diversos estudos já relacionaram de maneira bastante direta o consumo excessivo de gordura saturada ao risco de desenvolver doenças cardiovasculares e o diabetes . Além das gorduras , alguns compostos presentes nas carnes , como os nitratos e amina heterocíclica , já foram citados como sendo fatores causais para o câncer e muitos estudos já relacionaram o consumo de carne vermelha à incidência de cânceres de cólon , próstata e mama .
Não é difícil estabelecer uma relação entre um peso corporal apropriado e um aumento na longevidade e qualidade de vida . A constatação de uma menor prevalência de obesidade entre a população vegetariana é clara e nada surpreendente , haja vista por exemplo que uma porção de carne pode conter até o dobro de calorias se comparada a uma porção de um substituto da carne ( como o tofu ou uma porção de vegetais protéicos ) . Outro nutriente cuja redução na ingestão pode afetar positivamente a saúde dos vegetarianos é o ferro . Enquanto uma ingestão adequada deste mineral é desejada para a manutenção da saúde , uma ingestão excessiva de ferro pode ter o efeito inverso . Por ser um elemento altamente oxidativo , o ferro é um eficiente produtor de radicais livres , que são compostos relacionados ao processo de envelhecimento e à incidência de doenças cardiovasculares . A carne é especialmente rica no ferro heme , um tipo de ferro que é até 10 vezes mais bem absorvido do que o ferro encontrado nos vegetais , aumentando assim em muitas vezes o seu potencial nocivo quando consumido em excesso .
Os hormônios , antibióticos , pesticidas e metais pesados presentes nas carnes somam-se à lista de fatores que afetam negativamente a saúde e consequentemente a longevidade daqueles que a consomem . Completam a lista as doenças causadas pela ingestão de vírus , bactérias e parasitas , que vão desde as infecções alimentares causadas por E . coli e Salmonella , a gripes aviárias e doenças da vaca louca e cisticercose . As doenças causadas pela ingestão de carne contaminada , muitas delas fatais , podem ser evitadas ou severamente reduzidas quando a carne é excluída do cardápio .
Havendo visto um pouco sobre os mecanismos pelos quais a ingestão de carnes pode reduzir a expectativa de vida e tendo notado alguns exemplos históricos , resta-nos finalmente saber o que nos dizem os estudos científicos sobre o impacto que a dieta vegetariana tem na longevidade . Estudos importantes apontam com resultados bastante significativos em favor da dieta vegetariana . Em uma análise de 6 grandes estudos prospectivos realizados na Europa e nos EUA , totalizando mais de 109.000 pessoas , podemos notar que quase a totalidade deles demonstra uma redução na mortalidade entre os vegetarianos quando comparados aos seus semelhantes onívoros . Um estudo britânico conduzido com 11.000 pessoas aponta para uma redução de 20% nas causas de morte e alguns estudos estadunidenses mostram números semelhantes . Um estudo conduzido na Itália aponta para uma redução de 45% na mortalidade entre vegetarianos e um estudo alemão realizado com 1.904 pessoas aponta para uma redução de 47% na mortalidade para mulheres vegetarianas e 56% para homens . Estes dados atestam para o poder que têm as dietas vegetarianas como instrumento de redução do risco de doenças e o consequente aumento na longevidade e na qualidade de vida .
No campo científico , resta-nos ainda investigar qual é exatamente o aspecto que impacta tão positivamente a saúde das populações vegetarianas : seria o estilo de vida que muitas vezes vem agregado a esta opção alimentar , seria a exclusão das carnes da dieta , seria a inclusão de mais vegetais na dieta ( quando tiramos as carnes do cardápio , damos lugar para mais vegetais que trazem consigo elementos protetores como fibras , antioxidantes e fitoquímicos ) ou seria uma combinação destas três possibilidades ? Para quem já é vegetariano , ou para aqueles que desejam se aventurar por este mundo de descobertas tão diversas ( filosóficas , sociais , culinárias ) , as respostas a estas perguntas não são de maior importância nesse momento .
Pois independentemente do tempo que levaremos para poder apontar quais são exatamente os mecanismos pelos quais uma dieta vegetariana oferece maior proteção , as evidências científicas demonstram que , por uma diversidade de fatores , esta opção alimentar , quando praticada com critério , reduz significativamente a mortalidade e o risco de doenças , resultando em um aumento na longevidade e uma importante melhora na qualidade de vida .
( Minha opinião é que somos todos vitimas de uma hipnose coletiva pois tenho uma filha hoje com 10 anos de idade quando ela era bebe levei-a um pediatra e o mesmo me sugeriu que desse figado de boi para ela .
Pois bem se nem mesmo os médicos estão aptos a nos dizer o que é bom para a nossa saúde é porque a resposta a esse tipo de situação é só uma : Homem conhece a ti mesmo .
O ser humano não foi feito para consumir carne veja a nossa dentição não é apropriada para o consumo de carne .
Dentro de cada animal morto para o bel prazer humano existe um espirito .
O animal quando levado para o abate presente a morte e com isso se estressa e nesse estresse libera substâncias nocivas para o ser humano . )
Texto : George Guimarães 
Deixe o seu Comentario .

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

" Arthur Schoppenhauer "

É em Parerga e Paralipomena , de 1845 , que o filósofo alemão Arthur Schopenhauer traça uma vertiginosa ligação entre o homem e os animais .
E o faz em um aspecto central da existência humana : a dor .
Ela é algo que abrange somente o aspecto fisiológico , nervoso e físico do homem ? Ou tem a ver também com a mente , a razão e a inteligência ?
Nessa profunda e sofrida reflexão , o autor ; embora não se tenha certeza de que era mesmo vegetariano , funda um pensamento que será de muita ajuda à causa animal e de grande importância no começo do século 19 .
" Portanto , porque a moralidade cristã exclui animais de consideração , eles ficam banidos na moral filosófica , são meras ' coisas ' , meros meios para quaisquer fins que sejam " - escreveu o filósofo .
" Podem , portanto , serem usados para a vivissecção , caça , corridas , touradas , e podem ser chicoteados até a morte enquanto lutam com suas pesadas carroças com pedras .
Vergonha pela tal moralidade que é digna de párias e da escória , que não consegue reconhecer a essência que existe em cada ser vivente ! "
As influências filosóficas
A história de Schopenhauer começa em 1788 ( um ano antes da Revolução Francesa ) numa rica família de Danzica , na Alemanha : o pai era um bem-sucedido comerciante e a mãe uma mulher de letras . Embora oferecesse uma educação o mais cosmopolita possível , Heinrich Floris Schopenhauer queria que o filho o seguisse nos negócios .
Planos que o jovem encarava com má vontade . Bem cedo , Heinrich se deu conta de que o filho gostava mesmo era de estudar ; e foi assim que Arthur se dedicou à medicina . Mas , em 1805 , devido a problemas financeiros , o pai se suicida ; e a mãe se muda para Weimar - cidade onde vivia o célebre poeta , romancista e dramaturgo Johann Wolfgang Goethe .
Sem a pressão paterna , Schopenhauer pôde se dedicar aos estudos filosóficos , sem se tornar ortodoxo . A multidisciplinaridade de Goethe , sutil observador da natureza e dos fenômenos científicos , o contagiou mais que o pensamento dos filósofos dominantes da sua época , como Hegel - quem , aliás , Schopenhauer detestava .
Apesar de alguns fracassos nos negócios , o pai deixou a família com uma certa riqueza , permitindo que a mãe fundasse um círculo literário . Assim , Arthur concluiu seus estudos filosóficos , não sem antes viajar pela Europa .
Por fim , se estabiliza em Berlim , onde passa a ensinar na universidade local .
Em 1818 , então , Schopenhauer publica sua obra maior - O Mundo como vontade e representação - praticamente ignorada pelo ambiente filosófico e que desafiou o contexto da época pós-iluminismo , quando o homem se conferiu status especial por pensar .
Com fama de solteirão e misantropo , o filósofo não gostava da vida mundana .
Apesar da longa relação com Caroline Richter nunca se casou . Acabou se fixando na cidade de Franckfurt perto do rio Meno , na Baviera alemã , e esperou pelo sucesso que só chegou em 1851 , com o ensaio Pererga .
De caráter difícil , solitário e fechado nos seus estudos , morreu em 1860 , deixando muitos discípulos , entre eles o compositor Richard Wagner .
Os direitos dos animais
Para Schopenhauer a sociedade é expressão do homem , e por isso , necessariamente corrupta , doente nos seus fundamentos . Concluiu que o mundo é uma construção que surge unicamente da vontade do homem e que este tem que encontrar a salvação dentro de si mesmo .
Essa é a revolucionária visão moral que será a raiz do fortíssimo respeito de Schopenhauer pela vida , todas as vidas " que podem olhar o sol " . Uma visão que inspirará Friedrich Nietzsche ( embora , mais tarde , Nietzsche reclamará distância do pessimismo de Schopenhauer ) e para o fundador da psicanálise , Sigmund Freud .
Por esses mesmos motivos , o pensamento de Schopenhauer funda a base teórica por uma visão moderna dos direitos dos animais .
O pensamento vegetariano , como em outros pensadores , é ao mesmo tempo revolucionário e uma crítica aos tempos e à sociedade . " A suposição de que animais não tenham direitos e a ilusão de que a maneira como os tratamos não tenha importância é um exemplo categoricamente chocante da crueza e barbárie ocidental . A compaixão universal é a única garantia de moralidade . " 
E acrescenta , na obra intitulada A base da moralidade : " O imperdoável esquecimento que os animais têm sofrido até então pelos moralistas da Europa é bem conhecido . Fingem que os animais não têm direitos . Procuram persuadir-se de que a nossa conduta em relação a eles não tem nada a ver com a moral ou ( para falar a língua de sua moralidade ) , que não temos deveres para com os animais ; uma doutrina revoltante , bruta e bárbara " .
Texto : Revista dos Vegetarianos nº 58
Deixe o seu Comentario .  

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

" Atitudes que esgotam as energias "

1. Pensamentos obsessivos - Pensar gasta energia , e todos nós sabemos disso . Ficar remoendo um problema cansa mais do que um dia inteiro de trabalho físico .
Quem não tem domínio sobre seus pensamentos - mal comum ao homem ocidental , torna-se escravo da mente e acaba gastando a energia que poderia ser convertida em atitudes concretas , além de alimentar ainda mais os conflitos . Não basta estar atento ao volume de pensamentos , é preciso prestar atenção à qualidade deles . Pensamentos positivos , éticos e elevados podem recarregar as energias , enquanto o pessimismo consome energia e atrai mais negatividade para nossas vidas .
2. Sentimentos tóxicos - Choques emocionais e raiva intensa também esgotam as energias , assim como ressentimentos e mágoas nutridos durante anos seguidos . Não é à toa que muitas pessoas ficam estagnadas e não são prósperas . Isso acontece quando a energia que alimenta o prazer , o sucesso e a felicidade é gasta na manutenção de sentimentos negativos . Medo e culpa também gastam energia , e a ansiedade descompassa a vida . Por outro lado , os sentimentos positivos , como a amizade , o amor , a confiança , o desprendimento , a solidariedade , a auto-estima , a alegria e o bom-humor recarregam as energias e dão força para empreender nossos projetos e superar os obstáculos .
3. Maus hábitos , falta de cuidado com o corpo - Descanso , boa alimentação , hábitos saudáveis , exercícios físicos e o lazer são sempre colocados em segundo plano . A rotina corrida e a competitividade fazem com que haja negligência em relação a aspectos básicos para a manutenção da saúde energética .
4. Fugir do presente - As energias são colocadas onde a atenção é focada . O homem tem a tendência de achar que no passado as coisas eram mais fáceis : " bons tempos aqueles " , costumam dizer . Tanto os saudosistas , que se apegam às lembranças do passado , quanto aqueles que não conseguem esquecer os traumas , colocam suas energias no passado . Por outro lado , os sonhadores ou as pessoas que vivem esperando pelo futuro , depositando nele sua felicidade e realização , deixam pouca ou nenhuma energia no presente . E é apenas no presente que podemos construir nossas vidas .
5. Falta de perdão - Perdoar significa soltar ressentimentos , mágoas e culpas .
Libertar o que aconteceu e olhar para frente . Quanto mais perdoarmos , menos bagagem interior carregamos , gastando menos energia ao alimentar as feridas do passado . Mais do que uma regra religiosa , o perdão é uma atitude inteligente daquele que busca viver bem e quer seus caminhos livres , abertos para a felicidade . Quem não sabe perdoar os outros e a si mesmo , fica " energeticamente obeso " , carregando fardos passados .
6. Mentira pessoal - Todos mentem ao longo da vida , mas para sustentar as mentiras muita energia é gasta . Somos educados para desempenhar papéis e não para sermos nós mesmos : a mocinha boazinha , o machão , a vítima , a mãe extremosa , o corajoso , o pai enérgico , o mártir e o intelectual . Quando somos nós mesmos , a vida flui e tudo acontece com pouquíssimo esforço .
7. Viver a vida do outro - Ninguém vive só e , por meio dos relacionamentos interpessoais , evoluímos e nos realizamos , mas é preciso ter noção de limites e saber amadurecer também nossa individualidade . Esse equilíbrio nos resguarda energeticamente e nos recarrega . Quem cuida da vida do outro , sofrendo seus problemas e interferindo mais do que é recomendável , acaba não tendo energia para construir sua própria vida . O único prêmio , nesse caso , é a frustração .
8. Bagunça e projetos inacabados - A bagunça afeta muito as pessoas , causando confusão mental e emocional . Um truque legal quando a vida anda confusa é arrumar a casa , os armários , gavetas , a bolsa e os documentos , além de fazer uma faxina no que está sujo . À medida em que ordenamos e limpamos os objetos , também colocamos em ordem nossa mente e coração . Pode não resolver o problema , mas dá alívio . Não terminar as tarefas é outro " escape " de energia . Todas as vezes que você vê , por exemplo , aquele trabalho que não concluiu , ele lhe " diz " inconscientemente : " você não me terminou ! Você não me terminou ! " Isso gasta uma energia tremenda . Ou você a termina ou livre-se dela e assuma que não vai concluir o trabalho . O importante é tomar uma atitude . O desenvolvimento do auto-conhecimento , da disciplina e da determinação farão com que você não invista em projetos que não serão concluídos e que apenas consumirão seu tempo e energia .
9. Afastamento da natureza - A natureza , nossa maior fonte de alimento energético , também nos limpa das energias estáticas e desarmoniosas . O homem moderno , que habita e trabalha em locais muitas vezes doentios e desequilibrados , vê-se privado dessa fonte maravilhosa de energia . A competitividade , o individualismo e o estresse das grandes cidades agravam esse quadro e favorecem o vampirismo energético , onde todos sugam e são sugados em suas energias vitais .
Texto : Viver em harmonia 
Deixe o seu Comentario .

sábado, 12 de novembro de 2011

" Por que a meditação tem tantos efeitos positivos ? "

                                        Atenção no agora

Em tempos de estresse , muitas vezes somos incentivados a fazer uma pausa por um momento e simplesmente ficar no " agora " .
Este tipo de consciência , ou " mente alerta " , uma parte essencial das tradições budista e da ioga indiana , transformou-se em um comportamento predominante conforme as pessoas tentam encontrar formas de combater o estresse e melhorar sua qualidade de vida .
E as pesquisas sugerem que a meditação da mente alerta pode ter benefícios para a saúde e o desempenho individual , incluindo melhorias na função imunológica , redução da pressão sanguínea e melhorias nas funções cognitivas .
Mas como é que uma única prática pode ter efeitos tão amplos sobre o bem-estar ?

Prática multifacetada

Um novo artigo , publicado na última edição da revista Perspectivas sobre as Ciências Psicológicas , varreu a literatura científica para elaborar uma estrutura capaz de explicar estes efeitos positivos da meditação .
O objetivo deste trabalho foi " proporcionar ' um quadro geral ' , organizando muitas descobertas , como as peças de um mosaico " , afirma Britta Holzel , da Universidade Harvard , uma das autoras do estudo .
A conclusão dos pesquisadores é que aquilo que chamamos de meditação da mente alerta não é uma habilidade única .
Pelo contrário , é uma prática mental multifacetada que engloba vários mecanismos .

            Efeitos positivos da meditação  

Os autores identificaram especialmente quatro componentes-chave de atenção que podem ser responsáveis pelos efeitos da meditação :
1. a regulação da atenção
2. a consciência corporal
3. a regulação da emoção
4. e o sentido do self
Juntos , esses componentes nos ajudam a lidar com os efeitos mentais e fisiológicos do estresse por métodos que não envolvem julgamentos .
Embora estes componentes sejam teoricamente distintos , eles estão intimamente entrelaçados .
A melhora na regulação da atenção , por exemplo , pode facilitar diretamente a consciência do nosso estado fisiológico .
A consciência corporal , por sua vez , nos ajuda a reconhecer as emoções que estamos experimentando .
Compreender as relações entre esses componentes e os mecanismos cerebrais subjacentes a eles vai permitir aos médicos adequar melhor as intervenções da meditação da mente alerta para seus pacientes , diz Holzel .

Treinamento e prática

No nível mais fundamental , o trabalho reforça a visão de que a meditação da atenção plena não é uma panaceia , capaz de curar qualquer coisa .
Uma meditação da mente alerta eficaz requer treinamento e prática , e tem diferentes efeitos mensuráveis sobre nossas experiências subjetivas , nosso comportamento e nossas funções cerebrais .
Os autores esperam que a pesquisa " permita que um conjunto muito mais amplo de indivíduos utilize a meditação da atenção plena como uma ferramenta versátil para facilitar mudanças - tanto na psicoterapia quanto na vida cotidiana " .
Texto : Anna Mikulak 
Deixe o seu Comentario .

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

" Albert Schweitzer "

Filósofo , teólogo , músico e médico , Schweitzer , considerado percursor da bioética e reconhecido com o prêmio Nobel da Paz de 1952 , dedicou sua vida para ajudar os excluídos na África .
Sua história começou em 14 de janeiro de 1875 .
Albert Schweitzer nasceu em Kayserberg , Alta Alsacia , na Alemanha ( hoje França ) . Primeiro filho de um pastor luterano , a religião , presente na família há gerações - assim como a música - , teve importante influência em sua vida .
Formou-se doutor em filosofia e teologia pela Universidade de Estrasburgo .
Deu aulas de filosofia e também pregava na Igreja de São Nicolau .
Paralelamente aos estudos filosóficos , Schweitzer dedicou-se à música ; começou a tocar piano ainda na infância e logo se apaixonou pelo órgão de tubos da igreja em que o pai era pastor . Sua carreira como organista começou aos nove anos .
Aos 30 anos podia se considerar um homem realizado : trabalhava em uma destacada universidade europeia , era um exímio intérprete de Bach , dava concertos em toda a Europa e era bastante respeitado como pastor .
Entretanto , Schweitzer resolveu mudar de vida e partir para uma nova missão .
Foi fazer faculdade de Medicina , formando-se em 1913 . Casou e passou a exercer seu oficio em Lambaréné , no Gabão , colônia francesa na África .
Schweitzer tinha em sua companhia e luta o apoio da mulher Hélène Bresslau , que como enfermeira o acompanhou nesse trabalho de cuidar dos necessitados africanos . Sem deixar de lado a religiosidade , pregava também o evangelho .
A carência da região o fez atuar com recursos precários em um consultório improvisado num antigo galinheiro . Logo nos primeiros dias , ainda descansava exaustos da faxina no pequeno imóvel , quando surgiram os primeiros pacientes , uma multidão formada com os casos mais urgentes da região : pessoas com lepra , malária , febre amarela , pneumonia . . .
O médico precisava vencer difíceis obstáculos que iam desde a falta de higiene e de medicamentos até a dificuldade de comunicação , por não conhecer a língua . Ambos trabalhavam dia e noite ; mais e mais doentes apareciam de todos os lados . Alguns o médico conseguia tratar operando verdadeiros milagres em pacientes considerados incuráveis . Muitos que morriam , ele e a esposa ainda precisavam enterrar .
Os amigos sempre mandavam notícias e ajuda pelo navio que vinha mensalmente . Foi pelas correspondências que ficou sabendo , em 1914 , da guerra . Como cidadãos alemães eles temiam ser deportados . Por isso , procuravam o máximo de apoio para acelerar a construção de um hospital , que poderia impedir que as autoridades tivessem essa atitude . Muitos que tinham sido curados vieram ajudar e construíram em barracão de chapas onde passou a funcionar o centro operatório .
Mas isso não foi suficiente : Schweitzer e Hélène foram mandados para um campo de concentração na França . Voltaram ainda para a Alemanha e com o fim da guerra começaram a chegar cartas dos missionários pedindo auxílio do médico . Nesse momento , ele também precisava ajudar em casa : a esposa estava doente e havia nascido sua filha , Rhena .
Antes de voltar fez uma série de concertos e conferências pela Europa e atraiu atenção e recursos falando sobre as necessidades africanas . Voltou a Lambaréné em 1924 , sem Hélène , que ainda se recuperava , mas a ajuda de um jovem estudante de medicina interessado em trabalhar na África .
Schweitzer precisou recomeçar do zero : a vegetação havia crescido ao redor do hospital , que estava destelhado e sem algumas paredes .
Com o tempo foram se juntando outras pessoas para ajudar a reconstruir o hospital . Hélène voltou , trazendo a filha . Alguns meses depois , enfrentaram uma forte epidemia de disenteria , que enfraqueceu a sociedade , trazendo ainda mais fome e miséria .
As notícias da segunda guerra logo chegaram . A boa nova era que como a Alsacia pertencia então à França , ele não era mais estrangeiro e pôde continuar seu trabalho . Logo passou a faltar comida e remédios . Eles estavam isolados do mundo .
Os tempos mais difíceis passaram e Schweitzer voltou um tempo à Europa , em 1948 .
O mundo descobriu o homem que tocava Bach maravilhosamente e salvava pessoas em outro canto do mundo , promovendo a vida mesmo no meio da guerra . De volta à Lambaréné , o médico já não operava tanto , mas passava regularmente pelos 3.500 pacientes que se espalhavam pelos barracões .
Seguiu vivendo sua missão . Morreu com 90 anos em 4 de setembro de 1965 , na África , entre os doentes , as crianças e os animais que tanto amou .

Vegetarianismo     

O amor pelos animais , o princípio ético de respeito a todos os seres norteava seus conceitos . Por isso , além de cuidar das pessoas , Dr Albert Schweitzer também abrigava os pequenos animais que encontrava nos arredores do seu consultório , ofertando tratamento , abrigo e carinho .
O amor pelos animais começou na infância , quando resolveu inserir em suas orações pedidos não apenas aos humanos , mas também a esses seres .
Questionava o aprisionamento dos animais em cativeiro e seu uso para diversão humana .
Ele encontrava motivação para sua defesa na vida , na Bíblia - considerando as mensagens de amor e não violência de Jesus - e na filosofia oriental , especialmente a indiana .

A obra de Schweitzer 

Schweitzer deixou heranças em diversas áreas , sendo sua própria história de vida um legado .
Na música , foi responsável por apresentar ao mundo o músico alemão Bach , que ainda não era tão conhecido . Publicou , em 1905 , a obra J.S. Bach.le musicien-poète .
A religião também esteve em seus escritos , publicando em 1906 The Quest of the Historical Jesus . A obra projetou seu trabalho e estudos em teologia .
Entre outras obras que escreveu , destacam-se Ethics of Reverence for Life - que apresenta os fundamentos do pensamento bioético - , On the Edge oí the Primeval Forest , The Decay and Restoration of Civilization , Civilization and Ethics e Christianity and the Religions oí the World .
Em Lambaréné , além do hospital , construiu uma clínica para leprosos , utilizando a verba recebida com o prêmio Nobel .
Outra grande herança deixada pelo teólogo , filósofo , médico e músico , precursor da bioética , foi a idéia do respeito por todo tipo de vida : humana , animal ou vegetal .

Reconhecimento  

Pelos trabalhos sociais desenvolvidos na África , Albert Schweitzer recebeu , em 1952 , o Prêmio Nobel da Paz . Três anos antes a revista americana Life o considerou " o maior homem do mundo " , colocando-o na primeira capa do ano .
Schweitzer recebeu muitos outros prêmios e homenagens , mas sua maior alegria era ver jovens que chegavam à África e ficavam dois , três e até cinco anos ajudando no trabalho com os doentes .
Texto : Revista dos Vegetarianos 53
Deixe o seu Comentario    
  

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

" A Consciência da Presença de Deus e Seus Efeitos "

Depois de termos conduzido o leitor através da metafísica do Cristianismo , à luz das palavras eternas do Pai-nosso - não queremos deixar de o prevenir contra um grande perigo .
Em hipótese alguma pense o leitor que possa conhecer devidamente o verdadeiro sentido das palavras de Jesus à força de simples estudos e análises intelectuais . Estudo e análise são úteis e até certo ponto necessários - mas não são suficientes para crear vida espiritual . Nenhum santo , místico ou vidente de Deus adquiriu desse modo o seu conhecimento sobre o reino dos céus . A força que domina o mundo , o poder do alto , o entusiasmo religioso , a irresistível dinâmica dos mártires e apóstolos de Deus , a exultante audácia do verdadeiro místico que ignora impossíveis , a cruz transformada de símbolo de ignomínia a epopeia de glórias , a transbordante alegria dos grandes arautos do reino de Deus na terra - nada disso deriva de um estudo meramente teórico , tudo isso é filho da oração , de uma intensa e profunda consciência da presença de Deus . Quem não conhece Deus intuitivamente , pela experiência direta e imediata , sempre tem algo que temer , sempre tem de especular e calcular meticulosamente , para que seus pequeninos interesses pessoais não sofram prejuízo , e seus queridos ídolos não sejam derribados dos seus tronos - mas quem tem contato pessoal com Deus pela experiência mística nada tem que temer ; a própria morte , esse ominoso espectro para o profano , não inspira terror ao iniciado , porque não existe : ele já vive a sua imortalidade aqui na terra ; quer tenha corpo quer não , isso não faz a menor diferença , uma vez que sabe , e não apenas crê , que ele não é o seu corpo , mas sim sua alma . E assim , pode o homem realmente espiritual jogar-se sem reserva , de corpo e alma , ao oceano imenso dos trabalhos pelo reino de Deus , na certeza de que nenhum mal lhe pode acontecer ; pois , se Deus está por ele , quem estaria contra ele ? Por isso , o homem espiritual é o único homem que pode trabalhar com 100% de eficiência , dinâmica e entusiasmo .
Mas tudo isso supõe que ele tenha de fato experiência pessoal com Deus , experiência que só se adquire na oração ou cosmomeditação .
É , pois , necessário , e absolutamente indispensável , que o homem , não disposto a se iludir a si mesmo , se abisme frequentemente e com crescente intensidade , em Deus , a ponto de poder dizer com Jesus : " Eu e o Pai somos um " . É necessário que de fato viva uma vida de perene comunhão com Deus , que " ore sempre e nunca desista de orar " .
Mas , para que a vida humana possa decorrer habitualmente na luminosa e dinâmica atmosfera dessa permanente consciência de Deus , é necessário que o estudante dessa arte das artes dê certo tempo à meditação diária , uma hora ou meia hora durante a qual ele se isole do mundo externo , " entre no seu cubículo , feche a porta " a todas as intrusões de fora e se recolha totalmente em Deus e sua alma . Durante essa hora de silencioso diálogo entre Deus e a alma , ou esse profundo solilóquio com o infinito , deve o homem impor completo silêncio a seus sentimentos psicofísicos , como também a seus pensamentos discursivos , focalizando sua consciência espiritual na única Realidade , transcendente e imanente , Deus , permitindo que a Luz Eterna lhe ilumine a alma , que lhe dê forças e a torne cada vez mais nitidamente consciente da sua essencial identidade com Deus .
É necessário escolher para essa hora sagrada a melhor - e não a pior - hora do dia , quando o corpo esteja mais descansado e a alma mais tranquila e receptiva .
A princípio , esse total egoesvasiamento será trabalho pesado e árduo , e muitas vezes o principiante se verá à beira do desânimo , principalmente quando não vê nenhum resultado suscetível de estatística . Se , todavia , prosseguir , imperturbável e com crescente intensidade , verá a sua vida paulatinamente transformada , sob a ação silenciosa do fermento divino , sob o impacto sutilmente poderoso dessa diatermia mística . Verá que , aos poucos , essa hora de meditação matutina acabará por se lhe tornar querida e docemente necessária , e se , algum dia , por motivo imperioso , não a puder praticar , sentirá essa falta como quem ficou em jejum e anseia por tomar alimento .
Nos primeiros tempos , essa maravilhosa luz divina será limitada à hora feliz da meditação , e o meditante , quando voltar aos trabalhos diários , sentirá dolorosamente a extinção dessa luz e o desaparecimento da força espiritual , na medida em que se vai distanciando da hora da meditação . Aos poucos , porém , com a progressiva intensificação da absorção em Deus , vai ele difundindo algo dessa luz sobre as restantes horas do dia , até permeá-lo todo dessa divina claridade .
Verificará então que , sob o misterioso influxo do frequente colóquio com Deus , todos os trabalhos do dia , mesmo os mais prosaicos e enfadonhos , acabarão por se tornar agradáveis , aureolados por um halo de luz sobrenatural , que lhes confere um quê de simpático e sorridente . Percebe , por fim , que tudo é belo neste mundo de Deus quando posto dentro da luz da experiência de Deus . . .

  * * *                     

Essa conscientização da presença de Deus é de absoluta necessidade para a sanidade espiritual do homem e , portanto , a única regeneração possível da sociedade . Qualquer outro tentame de regeneração social é ilusório e inoperante . 
A verdadeira vida de meditação exige uma tremenda disciplina do espírito e equivale , não raro , a uma dolorosa intervenção cirúrgica no organismo doentio da alma . O homem que pratica a meditação ou deixará de ser pecador ou deixará de meditar . Ou a meditação acaba com o pecado ou o pecado acaba com a meditação . Não é possível que estas duas coisas coexistam , lado a lado , por muito tempo , dentro da mesma alma . São como fogo e água , como luz e treva .
O homem não pode orar de um modo e viver de outro . A razão principal por que muitos homens não levam uma vida de oração é porque a vida que levam não é compatível com o espírito da oração , e como é mais fácil , segundo a lei da inércia moral , abandonar a oração do que deixar o pecado , é natural que este seja mantido e aquela sacrificada . . .
A oração , ou meditação , quando genuína , implica a mais inexorável sinceridade do orante para consigo mesmo . Todos os grandes feitos da história são filhos da oração .
O objetivo da oração não consiste numa tentativa pueril de mudar a vontade de Deus - mas sim num esforço sincero de conformar a nossa vontade com a vontade de Deus .
O fim da oração não é conseguir algum objeto externo mas sim curar o próprio sujeito ; porquanto a única coisa do mundo que pode estar errada é a atitude do ser humano , consciente e livre . O resto está sempre certo .
A oração ou meditação tampouco é um substituto do trabalho - é antes o mais árduo de todos os trabalhos e , ao mesmo tempo , a mola secreta que encerra a força para todos os outros trabalhos positivos e eficientes da vida humana .


* * *

A iniciação espiritual do homem e seu progresso nesse terreno dependem essencialmente da sua capacidade de orar .
Sendo que Deus é a única Realidade , tanto maior e mais poderoso é o homem quanto mais íntima for a sua união com Deus . A oração é o dínamo gerador de todas as energias , porque estabelece a ligação com a " usina " divina ; cortada a ligação com a fonte da luz , apagam-se todas as luzes . A razão última desse caos em que a humanidade se debate está no abandono da comunhão com Deus . As próprias igrejas cristãs perderam , grandemente , o espírito da oração , julgando poder resolver os problemas humanos por meio de conferências , congressos e discussões teológicas . Toda e qualquer outra medida - política , econômica , social , científica , etc . - é ineficiente se não correr paralela e se basear em uma intensificação da comunhão com Deus - isto é matematicamente certo , embora seja considerado ridículo pelos " grandes " deste mundo que julgam dirigir os destinos da humanidade . Mais que em outro ponto qualquer têm as igrejas cristãs falhado em cumprir a sua missão nesse particular . A teologia escolástica suplantou praticamente a intuição mística . Os eruditos substituíram os santos . A inteligência matou o espírito . Muitos são os cristãos que sabem lindas coisas sobre Deus , poucos são os crísticos que conheçam Deus . Uma coisa é estudar teologia sobre Deus , outra coisa é ter experiência de Deus .
A oração na sua forma mais genuína e intensa é a meditação , o silencioso colóquio ou a comunhão com Deus .
É absolutamente certo que o homem que não pratica , regular e intensamente , essa comunhão com Deus não é homem espiritual , e sua atividade no terreno social não produzirá resultados duradouros . Por isso , o cultivo de uma vida de oração no seio das igrejas cristãs , e da humanidade em geral , é o requisito número um para a regeneração da humanidade . Para o homem de oração não há problema insolúvel .

* * *    

A cosmomeditação , de que falamos , não consegue se esvaziar totalmente de qualquer conteúdo do ego humano , na absoluta certeza de que onde há uma vacuidade acontece uma plenitude . O total egoesvaziamento produz infalivelmente uma teoplenificação . O homem será plenificado de Deus na razão direta em que se esvaziar de si mesmo .
Essa teoplenificação não é obra do homem - obra do homem é somente o egoesvaziamento ; o resto acontecerá automaticamente . E a teoplenificação resolve todos os problemas da vida humana .
Para os principiantes é importante saber que esse esvaziamento da egoconsciência sem a manutenção da consciência espiritual conduz a um transe ou uma auto-hipnose , que anulam qualquer efeito espiritual .O meditante deve ser 0% pensante e 100% consciente . O pensamento é um processo de sucessividade mental - ao passo que a consciência é um estado de simultaneidade espiritual . O pensamento sucessivo nos torna inquietos - a consciência simultânea nos enche de profunda tranquilidade e inefável felicidade .
Em vez de definirmos teoricamente o que é essa comunhão com Deus , passaremos a descrever alguns dos seus efeitos .
Depois de um certo período de meditação diária , intensamente vivida , fará o homem dentro de si mesmo uma série de grandes descobertas .
1- Verificará , antes de tudo , que está livre , ou em vias de libertação , dos dois maiores inimigos da sua felicidade : o ódio e o temor . Verificará que já não odeia pessoa alguma nem teme coisa alguma . Qualquer psicólogo , psiquiatra ou psicoterapeuta dos nossos dias sabe - como já sabiam os antigos gênios filosóficos e religiosos - que são estes dois fatores , o ódio e o temor , que fazem o homem doente , espiritual e psiquicamente , e , não raro , também fisicamente . Os manicômios , hospitais e penitenciárias lá estão como testemunhos desta verdade ; e milhares de lares domésticos são verdadeiros infernos por causa desses inimigos traiçoeiros da humanidade .
Ódio e temor são atitudes negativas da alma , e é sabido que toda atitude negativa , quando diuturnamente alimentada , acaba por envenenar o seu autor . O homem que odeia volta-se contra a pessoa de quem julga ter recebido injúria e que , por isso , considera seu " inimigo " , procura pagar-lhe mal com mal e , possivelmente , com o maior dos males físicos , a morte .
Não sabe que , com essa atitude negativa e odienta , inflige a si mesmo um mal muito maior do que , eventualmente , possa infligir a seu chamado " inimigo " . O mais prejudicado pelo ódio é sempre o sujeito e não o objeto desse ódio ; uma vez que aquele é a causa ativa e produtora do mal , e este apenas a vítima passiva que o sofre . O objeto do ódio pode , no pior dos casos , perder a vida física , mas o sujeito do ódio , em qualquer hipótese , quer mate quer não mate a pessoa odiada , perde , e já perdeu , a saúde e integridade metafísica do seu Eu .
Ódio é um processo reflexivo , e não meramente transitivo ; a sua ação deletéria não termina no odiado , mas reverte ao odiador ; o odiado é , quando muito , atingido na superfície , na parte material , do seu ego , ao passo que o odiador recebe em cheio o impacto dessa terrível " bomba atômica " de sua própria fabricação , que tencionava lançar contra seu " inimigo " .
" Não pagueis mal com mal ! Amai vossos inimigos ! Fazei bem aos que voz fazem mal . . . "
Há quem considere esses imperativos categóricos do Sermão da Montanha como idealismo ético , mas praticamente impossíveis e absurdos . Não sabem esses ignorantes que vai nestas palavras uma alta filosofia prática da vida humana , e a única sabedoria realmente eficiente . Bem sabia o profeta de Nazaré que não há saúde e felicidade no homem que alimenta ódio e ressentimento .
Ora , o homem cristificado compreende essa sabedoria divina e por isso aboliu definitivamente qualquer ódio e rancor ; não é inimigo de ninguém , embora outros se digam inimigos dele . Judas era inimigo de Jesus , mas Jesus não era inimigo de Judas , tanto assim que ainda no momento mais negro da vida de Iscariotes Jesus lhe chama " amigo " e retribui o beijo da traição com um ósculo de sincera amizade .
Se outra razão não houvesse , valeria bem a pena fazer meia hora de meditação diária a fim de atingir esse glorioso estado de isenção de ódio .
Isenção de ódio ? Não , é muito mais que isso : é um positivo amor para com todos os seres , humanos e infra-humanos .
E esse amor não é meramente um tal ou qual sentimento emocional nem o efeito de uma simples endoutrinação teórica ou dum arranjo artificial ad hoc : é o resultado espontâneo da intuição da Verdade ; pois o iniciado é o vidente da Verdade absoluta , da Realidade eterna ; ele sabe por vidência interna que todos os seres são , em última análise , seus irmãos , mais ou menos avançados , como vem tão magnificamente expresso no " Cântico do Sol " de São Francisco de Assis , um dos homens mais perfeitamente cristificado que a história conhece ; esse homem sabe que todos os seres do universo são filhos do mesmo Pai celeste , efeitos da mesma Causa primária , águas da mesma Fonte divina , raios do mesmo Foco luminoso , eflúvios do mesmo Amor creador . Ele ama o que Deus ama - e como podia deixar de o fazer , se está identificado com o divino Amante de todos os seres ? Como poderia o homem cometer o abominável sacrilégio de odiar algum ser sabendo que é objeto do amor de Deus ?
Esse amor universal que anima o iniciado é , pois , o resultado imediato e infalível da sua intuição cósmica . A vasta horizontalidade da sua ética assenta alicerces na profunda verticalidade da metafísica . O amor que ele pratica é filho da verdade que ele vive . E é por isso que a sua ética não lhe é cruciante e penosa , mas , sim , deleitosa e fácil .

* * * 

É também esta a razão porque o homem cristificado desconhece temor . Temor , como dissemos , supõe ignorância ; mas o iniciado é o sábio por excelência ; sabe que nada o pode prejudicar , uma vez que nenhum ser externo pode frustrar-lhe a consecução do destino eterno . Por isso , o homem espiritual , vidente da verdade , vive sem temor e intimamente tranquilo e feliz . As " desgraças " que , porventura , atinjam sua vida não passam de tempestades de superfície ; as profundezas do seu oceano interno permanecem sempre em perfeita paz e bonança . E por ser ele um homem essencialmente pacífico , pode ser também um grande pacificador , um creador e restaurador de paz , não tanto pelo que diga ou faça , mas pelo que é dentro de si mesmo . Compreende o sentido profundo das palavras de Jesus : " Bem-aventurados os pacificadores , porque serão chamados filhos de Deus " .

* * *    

2 - Depois que alguém praticou , por suficiente lapso de tempo e com a devida intensidade , a sua comunhão diária com Deus , verificará , a princípio , que a luz da meditação matutina se vai extinguindo gradualmente na medida em que ele volta aos seus afazeres profissionais . E isso o enche de tristeza , porque desejaria viver nessa luz divina horas seguidas , possivelmente o dia todo . Chega quase a invejar a sorte dos eremitas que passam a vida em perene meditação , como se em permanente êxtase de alienação das coisas do mundo . Renuncia , porém , a esse desejo e continua a cumprir fielmente os seus árduos deveres profissionais , que lhe parecem prosaicos depois da poesia celeste daquela meditação matutina .
Mas eis que vai verificando aos poucos , na medida do seu progresso , que essa luz divina e esse ardor espiritual continuam a persistir parcialmente durante o dia , projetando reflexos sobre a zona dos seus trabalhos comuns , iluminando-os , acalentando-os , cingindo-os de um halo de sorridente simpatia e leveza . E , na razão direta em que esses reflexos se vão intensificando e ampliando , à guisa dos círculos concêntricos na superfície plácida de um lago atingindo por algum objeto , verifica o homem espiritual que os seus afazeres diários , mesmo os mais fastidiosos e antipáticos , vão perdendo o seu prosaísmo , revestindo-se de um quê de simpática amabilidade . Haviam-lhe dito que o homem espiritual era imprático e ineficiente nas coisas do mundo , porque não podia ao mesmo tempo interessar-se pelas coisas do espírito e pelas coisas da matéria . Mas o homem de meditação profunda e perseverante verificara o contrário : descobre que os seus trabalhos profissionais ganham em eficiência e dinâmica na razão direta da sua espiritualização . É que ele faz agora com alegria e inteira dedicação os mesmos trabalhos que , outrora , fazia a contragosto ou com indiferença , por mera obrigação e indispensável meio de vida . Esses mesmos trabalhos , seus tiranos de ontem , são seus amigos de hoje , porque a imersão diária no maravilhoso mundo de Deus dá alma e significação a tudo . Esse homem solveu o doloroso problema da vida que atormenta milhões de infelizes , escravos dos trabalhos que detestam ; descobriu o segredo de amar o seu dever , de responder com um sorridente eu quero ao lúgubre tu deves .
3 - Cedo ou tarde , o homem de meditação diária também descobrirá que possui plena certeza da existência de Deus e da vida eterna . Em tempos idos procurou ele adquirir essa certeza por meio de processos silogísticos e especulações intelectuais . Alinhava eruditos argumentos uns ao lado dos outros , como um viandante que lança pedras no leito dum rio a fim de chegar à margem oposta , saltando de pedra em pedra . Era impecável a cadeia silogística que ele forjava a fim de captar Deus nas malhas sutis da sua rede filosófica - mas tinha de verificar cada vez que Deus não era o resultado final de nenhuma análise intelectual , que Deus não aparecia sob a objetiva do microscópio , nem mesmo do mais poderoso microscópio eletrônico , nem tampouco era achado no fundo das provetas , tubos e cadinhos de reagências químicas . . .
Convenceu-se , por fim , após muitas decepções , que Deus e a vida eterna não são coisas verificáveis por análise alguma de caráter intelectual , mas que são atingidos por intuição espiritual , pela grande intuição cósmica de uma vida retamente vivida , e não de silogismo corretamente construído . . .
E essa grande síntese vital tem o seu foco nas luminosas profundezas da meditação intensa , onde se opera o contato direto entre Deus e a alma humana .
Certeza espiritual não vem de provas e demonstrações , vem de experiência interna . O homem de meditação descobre essa fonte eterna de toda a religião . Compreende a inabalável certeza que os grandes gênios religiosos possuíam de Deus e da vida eterna . E essa certeza , haurida de uma experiência imediata , confere ao homem iniciado um sentimento profundo de poder , de segurança , de tranquilidade e de serena felicidade , de que o profano e inexperiente não tem a menor ideia . Uma e muitas vezes terá esse homem de ouvir da parte de dogmáticos que essa " certeza " não passa de uma bela miragem e ilusão subjetiva ; que a verdadeira certeza provém da obediência incondicional à autoridade eclesiástica . O verdadeiro iniciado , porém , sabe , com toda a humildade e com toda a firmeza , que a sua certeza é sólida e objetivamente válida , embora ele não seja capaz de comunicá-la aos que não passaram pela mesma experiência . O próprio Jesus não valeu convencer os sacerdotes da sua igreja do que ele mesmo sabia de Deus e do seu reino . É que ele intuía Deus , ao passo que os chefes da sinagoga só sabiam certas coisas sobre Deus .
Nenhum iniciado pode transmitir aos profanos o que sabe , uma vez que experiências direta não são transmissíveis . Se o fossem , haveria a possibilidade de " contrabando " ou intrusão ilegítima no reino de Deus - o reino dos céus , porém , é o único reino onde não existe contrabando e ilegalidade . Não posso passar procuração a nenhum dos meus amigos , nem posso encarregar o ministro ou sacerdote da minha igreja de ter em meu lugar experiência divina e depois transferi-la para minha conta pessoal . Isso seria contrabando , processo ilegal , salvação automática , ex opere operato . Meus amigos e correligionários , é certo , quando mais avançados do que eu , podem auxiliar-me grandemente nessa aventura suprema da minha vida , mas não a podem fazer por mim . Em última análise , sou eu mesmo que devo encontrar-me face a face com Deus , no meio do profundo silêncio de todas as creaturas , no meio de absoluta solitude - eu , só com Deus . . .
É assim que o iniciado pela meditação faz a jubilosa descoberta de que liberdade pessoal e certeza espiritual , duas coisas aparentemente incompatíveis , se fundem numa grandiosa síntese e em perfeita harmonia .

* * * 

4 - Talvez a mais estranha experiência por que o amigo da meditação diária passa é o aparecimento da still small voice de que tanto Mahatma Gandhi na sua autobiografia , quer dizer , de uma voz misteriosa que , não obstante o seu profundo silêncio , se revela com grande clareza e poder no interior do homem espiritual . Essa voz íntima se faz ouvir cada vez que o homem se ache em perigo de resvalar em um plano inferior ou de fazer compromissos ambíguos com o mundo profano . A princípio , essa voz é tão fraca que é mal perceptível , sobretudo no meio dos ruídos do mundo . À medida , porém , que o homem vai apurando o seu ouvido interno em concentrada meditação e pureza de vida e escutando o trovejante silêncio de sua alma , perceberá que essa voz se avoluma e torna cada vez mais clara e precisa , chegando a constituir-se em verdadeiro guia e anjo tutelar . Em momento de dúvida , basta que ele se concentre por uns momentos , se dispa de todo o egoísmo pessoal - e logo terá resposta clara e definitiva às suas dúvidas , e diante dele está o caminho reto a seguir . Essa voz íntima é Deus mesmo , que se revela pela consciência humana . Mas é necessário que o homem se habitue a ouvir a voz da consciência e não interprete falsamente as suas mensagens . Essa falsificação é muito óbvia e frequente e terá lugar toda vez que o homem procurar tirar vantagem pessoal dos seus atos , algum interesse peculiar para seu ego . Por isso , é de suma importância que o homem se dispa de todo e qualquer motivo egoístico quando escuta a voz da consciência ; do contrário , tomará seus próprios desejos subjetivos pela revelação de Deus .
É , todavia , dificílima essa " desegoficação " e supõe inexorável sinceridade com nós mesmos . Gostamos naturalmente de iludir-nos e tomar os nossos desejos pessoais pela voz da consciência . O homem , porém , que atingiu as alturas serenas de uma retilínea auto-honestidade e evita sistematicamente as curvilíneas manobras do sagacíssimo ego está livre do perigo de aberração e , seguindo o caminho indicado pelo misterioso monitor interno , chegará infalivelmente ao reino de Deus .

* * * 

5 - Paralelo a essas gloriosas conquistas asseguradas pela meditação profunda , corre um processo de libertação gradual da tirania do ambiente .
O homem profano nem sabe como está escravizado , não só pelas circunstâncias externas da sociedade , mas ainda mais pelas circunstâncias internas do seu próprio ego físico , mental e emocional .
Dourou as grades férreas da sua prisão e se convenceu de que mora num palácio em plena liberdade . A tal ponto se habituou ao cárcere em que vive habitualmente que adora os seus queridos tiranos mentais e emocionais .
Só depois que esse homem teve um vislumbre do céu azul da verdadeira liberdade através das grades da sua prisão , só então percebe ele que é um prisioneiro e sente o primeiro desejo de libertação , suspira por afirmar a soberania da sua substância divina sobre todas as tiranias das circunstâncias humanas . Só então compreende esse homem o sentido das palavras do Mestre : " Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará " . Ele se libertou pela visão da verdade sobre si mesmo - e liberdade é felicidade . Esse homem já não pensa pela cabeça dos outros ; uma nova intuição espiritual substituiu a velha analítica intelectual ; ele é antes um cosmopensado do que um egopensante ; poderia dizer com Paulo de Tarso : " Já não sou eu que vivo , o Cristo é que vive em mim " , eu sou um Cristo- vivido .
Sabe o que é essencial e o que é secundário nas ocorrências diárias . Seleciona os fatos , as impressões , os pensamentos . Não acolhe todos igualmente ; aceita o que favorece a sua verdadeira evolução e rejeita o que é inútil ou prejudicial .
Compreende então que " ser alguém " não é alguma conquista externa , mas um processo orgânico interno , baseado no descobrimento da Verdade , da qual dimanam espontaneamente a Liberdade e a Felicidade que nenhum profano conhece .
O homem , uma vez habituado a essa comunhão diária com Deus , já não pode viver sem ela . Se por acaso dela fosse privado um dia , sentir-se-ia mal , como se não tivesse comido , e acharia meios e modos para suprir a falta .
Só de homens dessa qualidade pode a humanidade esperar guia e redenção , no meio da crise em que se debate .
" O reino de Deus está dentro de vós " - mas é um " tesouro oculto " . É necessário cavar , e cavar fundo , para o descobrir . Diariamente deve o homem aprofundar essa mina divina .
" Venha o Teu reino , Senhor ! " 
Texto : Huberto Rohden ( do livro Metafísica do Cristianismo pag. 87 a 100 )
Deixe o seu Comentario .    

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

" Estados de paz e silêncio "

Num conflito , de qualquer tipo e em qualquer nível que se dê , não há vencedores .
Na verdade , onde há luta , opressão e jogo de forças não pode haver vitória .
Por não cultivar realmente a paz , o ser humano ignora as leis da vida superior e , pouco a pouco , constrói obstáculos que posteriormente terá de remover para alcançá-la .
Os estados de ânimo possíveis ao homem têm origem em diferentes níveis de energia ; vinculam-se , portanto , a planos de consciência distintos . Um estado de ira , por exemplo , provém das mais densas esferas da existência e é alimentado por forças retrógradas .
Por outro lado , estados de paz e de silêncio exprimem energias de esferas de existência elevadas , e suas raízes mais profundas tocam a vida incorpórea e imaterial . Estes últimos , todavia , são praticamente desconhecidos da humanidade da superfície da Terra de modo geral .
Os estados de paz e de silêncio começam a instalarem-se no ser quando sua consciência se torna apta a receber emanações de níveis desprovidos de formas , níveis de pura abstração , onde movimento algum perturba a neutralidade .
No início essas emanações são nele incorporadas muito lentamente , ao longo de várias encarnações ; porém , quando inicia sua trajetória ascendente , ou seja , quando o impulso evolutivo que recebe o reconduz mais rapidamente ao mundo imaterial , seu relacionamento com energias transcendentes é avivado e esse ritmo se dinamiza .
A paz está além das ações movidas por forças materiais ; é um estado que em sua realidade mais profunda coloca a consciência diante da permanência e da eternidade . Não tem começo nem fim ; não pode ser vinculada a nenhum lugar específico ; é liberta das leis do espaço-tempo e , todavia , não é inatingível nem tão distante que não se possa conceber sua implantação na Terra .
A paz é uma aspiração íntima de muitos , mesmo dos que no mundo externo se encontram dominados por forças de conflito . Essa aspiração é sobrenatural e imanente , pois decorre da ligação de cada um com a própria realidade interna , ligação que sempre existe , mesmo que inconsciente , pois sem ela a vida não poderia manifestar-se .
À paz não se chega por meios de embates e lutas . O caminho para alcançá-la é o da renúncia ao uso das forças de atrito , o que inclui a percepção da unidade com mundos internos que , como degraus , vão sendo galgados até que a consciência se aproxima do que não tem forma , do que não pode ser definido nem descrito com palavras .
É algo que já não move os sentidos nem se lhes revela por meio da linguagem que estão acostumados a compreender ; é um estado que os eleva sem os excitar , que os vivifica sem os instigar a agir como sempre o fizeram .
Quando a ampliação desse estado toca a consciência , desaparece do ser o sentido de desligamento da fonte de vida , sentido que quase todos os homens experienciam e que é para eles motivo de insegurança .
O Absoluto torna-se-lhes mais claramente presente e por isso a essência oculta da vida faz-se mais próxima . Esse estado auxilia a elevação da vida humana , e é premente que aflore na superfície da Terra .
Diz a Hierarquia : Acima do burburinho e da agitação do mundo , mas próximos aos que os buscam , estão a paz e o silêncio , como portas abertas a uma realidade que deverá ser pelo homem alcançada .
Texto : José Trigueirinho Neto .
Deixe o seu Comentario .    

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

" Sathya Sai Baba fala sobre 2012 ! "

Ouviu falar de 2012 como um ano em que algo ocorrerá ?
Bom , por um lado existem várias profecias que indicam esta data como um momento importante da história da humanidade , mas a mais significativa é o término do calendário Maya , cuja profecia foi interpretada de várias formas .
Os mais negativos pensam que nesse ano o mundo termina , mas isto não é real , pois sabemos que neste ano começa a Era de Aquário .
Na verdade este planeta está sempre mudando a sua vibração , e estas mudanças intensificam-se desde 1898 , levando a um período de 20 anos de alterações dos pólos magnéticos que não ocorriam há milhares de anos .
Quando ocorre uma mudança do magnetismo da terra , surge também uma mudança Consciencial , assim como uma adaptação física à nova vibração .
Estas alterações não acontecem apenas no nosso planeta , mas em todo o universo , como a ciência atual tem comprovado .
Informe-se sobre as mudanças das tempestades solares ( que são tempestades magnéticas ) e perceberá que os cientistas estão a par destes assuntos .
Ou pergunte a um piloto aviador sobre o deslocamento dos pólos magnéticos , já que todos os aeroportos foram obrigados a modificar os seus instrumentos nos últimos anos .
Esta alteração magnética se manifesta como um aumento da luz , um aumento da vibração planetária .
Para entender mais facilmente esta questão , é preciso saber que a vibração planetária é afetada e intensificada pela consciência de todos os seres humanos .
Cada pensamento , cada emoção , cada ser que desperta para a consciência de Deus , eleva a vibração do planeta . Isto pode parecer um paradoxo , uma vez que vemos muito ódio e miséria ao nosso redor , mas é assim mesmo .
Venho dizendo em mensagens anteriores que cada um escolhe onde colocar a sua atenção . Só vê a escuridão aqueles que estão focados no drama , na dor , e na injustiça .
Aquele que não consegue ver o avanço espiritual da humanidade , não tem colocado a sua atenção nesse aspecto .
Porém se libertar sua mente do negativo , abrirá um espaço onde sua essência divina pode manifestar-se , e isto certamente trará o foco para o que ocorre de fato neste momento com o planeta e a humanidade .
" Estamos elevando a nossa consciência como jamais o fizemos " .
Como assim ? Não percebe a escuridão ?
Vejo-a sim , mas não me identifico com ela , não a temo . Como posso temer a escuridão se vejo a luz tão claramente ? Claro que entendo aqueles que a temem , porque também fiquei parado nesse lugar onde apenas via o mal . E por esta razão sinto amor por tudo isso .
A escuridão não é uma força que obriga a viver com mais ruindade ou com mais ódio . Não é uma força que se opõe à luz . É ausência da luz .
Não é possível invadir a luz com a escuridão , porque não é assim que o princípio da luz funciona . O medo , o drama , a injustiça , o ódio , a infelicidade , só existem em estados de penumbra , porque não podemos ver o contexto total da nossa vida .
A única forma de ver a partir da luz é por meio da fé . Assim que aumentamos a nossa frequência vibracional ( estado de consciência ) , podemos olhar para a escuridão e entender plenamente o que vivemos .
Mas como pode afirmar tudo isso , se no mundo existe cada vez mais maldade ?
Não há mais maldade , o que há é mais luz , e é sobre isso que falo agora .
Imagine que você tem um quarto , ou uma despensa , onde guarda suas coisas , iluminado por uma lâmpada de 40W . Se trocar para uma lâmpada de 100W , verá muita desordem e um tipo de sujeira que você nem imaginava que tinha naquele local .
A sociedade está mais iluminada . Isto é o que está acontecendo . E isto faz com que muitas pessoas que leem estas afirmações as considerem loucura .
Percebeu que hoje em dia as mentiras e ilusões são percebidas cada vez mais rapidamente ? Bom , também está mais rápido alcançar o entendimento de Deus e compreender a forma como a vida se organiza .
Esta nova vibração do planeta tem tornado as pessoas nervosas , depressivas e doentes . Isto porque , para poder receber mais luz , as pessoas precisam mudar física e mentalmente . Devem organizar seus quartos de despejo , porque sua consciência cada dia receberá mais luz . E por mais que desejem evitar , precisarão arregaçar as mangas e começar a limpeza , ou terão que viver no meio da sujeira .
Esta mudança provoca dores físicas nos ossos , que os médicos não conseguem resolver , já que não provem de uma doença que possa ser diagnosticada .
Dirão que é causado pelo stress . Porém isto é real . São apenas emoções negativas acumuladas , medos e angústias , todo o pó e sujeira de anos que agora precisa ser limpo .
Algumas noites as pessoas acordarão e não conseguirão dormir por algum tempo . Não se preocupem . Leiam um livro , meditem , assistam TV .
Não imaginem que algo errado ocorre . Você apenas está assimilando a nova vibração planetária . No dia seguinte seu sono ficará normal , e não sentirá falta de dormir .
Se não entender este processo , pode ser que as dores se tornem mais intensas e você acabe com um diagnóstico de fibromialgia , um nome que a medicina deu para o tipo de dores que não tem causa visível . Para isto não existe tratamento específico - apenas antidepressivos , que farão com que você perca a oportunidade de mudar sua vida .
Uma vez mais , cada um de nós precisa escolher que tipo de realidade deseja experimentar , porém sabendo que desta vez os dramas serão sentidos com mais intensidade , assim como o amor . Quando aumentamos a intensidade da luz , também aumentamos a intensidade da escuridão , o que explica o aumento de violência irracional nos últimos anos .
Estamos vivendo a melhor época da humanidade desde todos os tempos .
Seremos testemunhas e agentes da maior transformação de consciência jamais imaginada .
Informe-se , desperte sua vontade de conhecer estas questões . A ciência sabe que algo está acontecendo , você sabe que algo está acontecendo . Seja um participante ativo . Que estes acontecimentos não o deixem assustado , por não saber do que se trata .
Texto : Sathya Sai Baba 
Deixe o seu Comentario
      

terça-feira, 1 de novembro de 2011

" TRANSCENDENTALISMO "

" A verdade é dura como pedra e delicada como flor de pessegueiro " . Gandhi ao fazer esta afirmação com certeza havia transcendido ao conhecimento comum .
O que seria o conhecimento comum e o que é o conhecimento transcendental , vamos dar uma olhada nisso !
O conhecimento comum , diz respeito as experiências que temos em nosso cotidiano , e que inclui os sentidos físicos , e o conhecimento intelectual ou racional lógico . Não existe a possibilidade de se falar em lógica quando se fala em conhecimento transcendental mas do ponto de vista do pensamento convencional , isto porque , ele , o transcendental abrange várias maneiras de adquirir conhecimento e esta além do pensamento convencional mas , a sua característica principal é a intuição . Nele estão inclusos o modo empírico de se conhecer e também o modo intelectual . Com relação a intuição , não falamos da intuição simples que muitos falam e que utilizam para decisões de negócios , apostas etc . . . este tipo de intuição diz respeito ao conhecimento adquirido pelo desenvolvimento do sistema psíquico onde é negado o físico mas depois incluído , negado o intelecto ou , raciocínio lógico mas depois incluído ( WILBER ) . Isto se dá com a chamada prática da Yoga ou Meditação . Um problema aí se apresenta já que , são pouquíssimos os seres humanos que de fato buscam o conhecimento das leis superiores que regem o homem e o universo . Para tal feito teriam que transcender ao conhecimento comum e sendo assim , praticar com afinco a leitura e a reflexão desenvolvendo o racional lógico para só depois então , iniciar-se a prática da meditação ou yoga que dariam a eles a possibilidade de desenvolver a intuição superior que mostra assim , o funcionamento dessas leis . Desta forma , vivendo na rotina diária , atendendo suas necessidades básicas como loucos , trabalhando , estudando ( Academicamente ) , buscam êxito nas atividades e coisas que dizem respeito a nossa curta existência , atendendo o pensamento convencional sob o comando do ego . Findam a vida após 70 ou 80 anos , deixam o planeta provavelmente levando junto ao túmulo dúvidas e mais dúvidas .
Seria muito bom se ao abandonarmos esta terra poeirenta ( Paul Brunton ) um sorriso ou o desenho dele ficasse estampado em nosso rosto ao fechar o caixão , sinal que compreendemos o sentido , o significado de nossa passagem por aqui .
Contudo não é isto que tem acontecido . Concordam ?
Tenho presenciado velhinhos bem no fim da idade super apegados aos sentidos físicos . Os velhos comprimidinhos azuis ( Viagra ) são infelizmente suas maiores felicidades . Eles infelizes , não buscaram adquirir em plena saúde um conhecimento que lhes garantisse que aquilo que está caminhando para o túmulo não é a totalidade de seu ser mas , apenas a parte relativa do mesmo . O fato de ter em sua consciência que seu eu é somente o físico , finaliza sua perspectiva com relação a vida e assim sendo saem do nosso convívio cheios de interrogações . Pode até ser que frequentaram templos , igrejas , ouviram , padres , pastores , seguiram um ritual a vida toda frequentando missas , reuniões mas suas questões não foram solucionadas .
Não acredito que estas respostas estejam fora de nós porém , se continuarmos na ilusão que somos só seres físicos e mentais , provavelmente partiremos daqui não muito diferente em consciência do que aqueles velhinhos do comprimidinho azul .
O conhecimento pelos sentidos produz velhinhos assim , e o conhecimento intelectual produz velhinhos um pouco mais adiantados mas talvez ainda apegados aos bens ou status até mesmo de inteligentes . Existem muitos acadêmicos assim ! Apenas o conhecimento transcendental alcança a totalidade daquilo que somos . Ele nos faz ver que o físico relativo e a inteligência também relativa é de certa forma parte de nós mas jamais nos dirá que ao daqui partirmos tudo acabou . Por isso o sorriso no rosto daquele que transcendeu a matéria e a mente se em vida procurou conhecer a totalidade de seu ser .
Conhecimento transcendental e espiritualidade são irmãos gêmeos . Que possamos todos nós conhecer o que somos , para que a existência chegue ao seu final com a convicção de que valeu a pena ! Leia , pratique a reflexão , a meditação . Desenvolva o amor e a compaixão . Estas duas forças farão com que você domine em si mesmo todas as outras forças . Atinja pela intuição a convicção daquilo que você sempre foi e sempre será ! " Homem conhece a ti mesmo " . ( Sócrates 450 A . C )
Texto : Marcos Modesto .
Deixe o seu Comentario .