sábado, 12 de novembro de 2011

" Por que a meditação tem tantos efeitos positivos ? "

                                        Atenção no agora

Em tempos de estresse , muitas vezes somos incentivados a fazer uma pausa por um momento e simplesmente ficar no " agora " .
Este tipo de consciência , ou " mente alerta " , uma parte essencial das tradições budista e da ioga indiana , transformou-se em um comportamento predominante conforme as pessoas tentam encontrar formas de combater o estresse e melhorar sua qualidade de vida .
E as pesquisas sugerem que a meditação da mente alerta pode ter benefícios para a saúde e o desempenho individual , incluindo melhorias na função imunológica , redução da pressão sanguínea e melhorias nas funções cognitivas .
Mas como é que uma única prática pode ter efeitos tão amplos sobre o bem-estar ?

Prática multifacetada

Um novo artigo , publicado na última edição da revista Perspectivas sobre as Ciências Psicológicas , varreu a literatura científica para elaborar uma estrutura capaz de explicar estes efeitos positivos da meditação .
O objetivo deste trabalho foi " proporcionar ' um quadro geral ' , organizando muitas descobertas , como as peças de um mosaico " , afirma Britta Holzel , da Universidade Harvard , uma das autoras do estudo .
A conclusão dos pesquisadores é que aquilo que chamamos de meditação da mente alerta não é uma habilidade única .
Pelo contrário , é uma prática mental multifacetada que engloba vários mecanismos .

            Efeitos positivos da meditação  

Os autores identificaram especialmente quatro componentes-chave de atenção que podem ser responsáveis pelos efeitos da meditação :
1. a regulação da atenção
2. a consciência corporal
3. a regulação da emoção
4. e o sentido do self
Juntos , esses componentes nos ajudam a lidar com os efeitos mentais e fisiológicos do estresse por métodos que não envolvem julgamentos .
Embora estes componentes sejam teoricamente distintos , eles estão intimamente entrelaçados .
A melhora na regulação da atenção , por exemplo , pode facilitar diretamente a consciência do nosso estado fisiológico .
A consciência corporal , por sua vez , nos ajuda a reconhecer as emoções que estamos experimentando .
Compreender as relações entre esses componentes e os mecanismos cerebrais subjacentes a eles vai permitir aos médicos adequar melhor as intervenções da meditação da mente alerta para seus pacientes , diz Holzel .

Treinamento e prática

No nível mais fundamental , o trabalho reforça a visão de que a meditação da atenção plena não é uma panaceia , capaz de curar qualquer coisa .
Uma meditação da mente alerta eficaz requer treinamento e prática , e tem diferentes efeitos mensuráveis sobre nossas experiências subjetivas , nosso comportamento e nossas funções cerebrais .
Os autores esperam que a pesquisa " permita que um conjunto muito mais amplo de indivíduos utilize a meditação da atenção plena como uma ferramenta versátil para facilitar mudanças - tanto na psicoterapia quanto na vida cotidiana " .
Texto : Anna Mikulak 
Deixe o seu Comentario .

Nenhum comentário:

Postar um comentário