quinta-feira, 17 de novembro de 2011

" Atitudes que esgotam as energias "

1. Pensamentos obsessivos - Pensar gasta energia , e todos nós sabemos disso . Ficar remoendo um problema cansa mais do que um dia inteiro de trabalho físico .
Quem não tem domínio sobre seus pensamentos - mal comum ao homem ocidental , torna-se escravo da mente e acaba gastando a energia que poderia ser convertida em atitudes concretas , além de alimentar ainda mais os conflitos . Não basta estar atento ao volume de pensamentos , é preciso prestar atenção à qualidade deles . Pensamentos positivos , éticos e elevados podem recarregar as energias , enquanto o pessimismo consome energia e atrai mais negatividade para nossas vidas .
2. Sentimentos tóxicos - Choques emocionais e raiva intensa também esgotam as energias , assim como ressentimentos e mágoas nutridos durante anos seguidos . Não é à toa que muitas pessoas ficam estagnadas e não são prósperas . Isso acontece quando a energia que alimenta o prazer , o sucesso e a felicidade é gasta na manutenção de sentimentos negativos . Medo e culpa também gastam energia , e a ansiedade descompassa a vida . Por outro lado , os sentimentos positivos , como a amizade , o amor , a confiança , o desprendimento , a solidariedade , a auto-estima , a alegria e o bom-humor recarregam as energias e dão força para empreender nossos projetos e superar os obstáculos .
3. Maus hábitos , falta de cuidado com o corpo - Descanso , boa alimentação , hábitos saudáveis , exercícios físicos e o lazer são sempre colocados em segundo plano . A rotina corrida e a competitividade fazem com que haja negligência em relação a aspectos básicos para a manutenção da saúde energética .
4. Fugir do presente - As energias são colocadas onde a atenção é focada . O homem tem a tendência de achar que no passado as coisas eram mais fáceis : " bons tempos aqueles " , costumam dizer . Tanto os saudosistas , que se apegam às lembranças do passado , quanto aqueles que não conseguem esquecer os traumas , colocam suas energias no passado . Por outro lado , os sonhadores ou as pessoas que vivem esperando pelo futuro , depositando nele sua felicidade e realização , deixam pouca ou nenhuma energia no presente . E é apenas no presente que podemos construir nossas vidas .
5. Falta de perdão - Perdoar significa soltar ressentimentos , mágoas e culpas .
Libertar o que aconteceu e olhar para frente . Quanto mais perdoarmos , menos bagagem interior carregamos , gastando menos energia ao alimentar as feridas do passado . Mais do que uma regra religiosa , o perdão é uma atitude inteligente daquele que busca viver bem e quer seus caminhos livres , abertos para a felicidade . Quem não sabe perdoar os outros e a si mesmo , fica " energeticamente obeso " , carregando fardos passados .
6. Mentira pessoal - Todos mentem ao longo da vida , mas para sustentar as mentiras muita energia é gasta . Somos educados para desempenhar papéis e não para sermos nós mesmos : a mocinha boazinha , o machão , a vítima , a mãe extremosa , o corajoso , o pai enérgico , o mártir e o intelectual . Quando somos nós mesmos , a vida flui e tudo acontece com pouquíssimo esforço .
7. Viver a vida do outro - Ninguém vive só e , por meio dos relacionamentos interpessoais , evoluímos e nos realizamos , mas é preciso ter noção de limites e saber amadurecer também nossa individualidade . Esse equilíbrio nos resguarda energeticamente e nos recarrega . Quem cuida da vida do outro , sofrendo seus problemas e interferindo mais do que é recomendável , acaba não tendo energia para construir sua própria vida . O único prêmio , nesse caso , é a frustração .
8. Bagunça e projetos inacabados - A bagunça afeta muito as pessoas , causando confusão mental e emocional . Um truque legal quando a vida anda confusa é arrumar a casa , os armários , gavetas , a bolsa e os documentos , além de fazer uma faxina no que está sujo . À medida em que ordenamos e limpamos os objetos , também colocamos em ordem nossa mente e coração . Pode não resolver o problema , mas dá alívio . Não terminar as tarefas é outro " escape " de energia . Todas as vezes que você vê , por exemplo , aquele trabalho que não concluiu , ele lhe " diz " inconscientemente : " você não me terminou ! Você não me terminou ! " Isso gasta uma energia tremenda . Ou você a termina ou livre-se dela e assuma que não vai concluir o trabalho . O importante é tomar uma atitude . O desenvolvimento do auto-conhecimento , da disciplina e da determinação farão com que você não invista em projetos que não serão concluídos e que apenas consumirão seu tempo e energia .
9. Afastamento da natureza - A natureza , nossa maior fonte de alimento energético , também nos limpa das energias estáticas e desarmoniosas . O homem moderno , que habita e trabalha em locais muitas vezes doentios e desequilibrados , vê-se privado dessa fonte maravilhosa de energia . A competitividade , o individualismo e o estresse das grandes cidades agravam esse quadro e favorecem o vampirismo energético , onde todos sugam e são sugados em suas energias vitais .
Texto : Viver em harmonia 
Deixe o seu Comentario .

Um comentário: