quinta-feira, 3 de novembro de 2011

" Estados de paz e silêncio "

Num conflito , de qualquer tipo e em qualquer nível que se dê , não há vencedores .
Na verdade , onde há luta , opressão e jogo de forças não pode haver vitória .
Por não cultivar realmente a paz , o ser humano ignora as leis da vida superior e , pouco a pouco , constrói obstáculos que posteriormente terá de remover para alcançá-la .
Os estados de ânimo possíveis ao homem têm origem em diferentes níveis de energia ; vinculam-se , portanto , a planos de consciência distintos . Um estado de ira , por exemplo , provém das mais densas esferas da existência e é alimentado por forças retrógradas .
Por outro lado , estados de paz e de silêncio exprimem energias de esferas de existência elevadas , e suas raízes mais profundas tocam a vida incorpórea e imaterial . Estes últimos , todavia , são praticamente desconhecidos da humanidade da superfície da Terra de modo geral .
Os estados de paz e de silêncio começam a instalarem-se no ser quando sua consciência se torna apta a receber emanações de níveis desprovidos de formas , níveis de pura abstração , onde movimento algum perturba a neutralidade .
No início essas emanações são nele incorporadas muito lentamente , ao longo de várias encarnações ; porém , quando inicia sua trajetória ascendente , ou seja , quando o impulso evolutivo que recebe o reconduz mais rapidamente ao mundo imaterial , seu relacionamento com energias transcendentes é avivado e esse ritmo se dinamiza .
A paz está além das ações movidas por forças materiais ; é um estado que em sua realidade mais profunda coloca a consciência diante da permanência e da eternidade . Não tem começo nem fim ; não pode ser vinculada a nenhum lugar específico ; é liberta das leis do espaço-tempo e , todavia , não é inatingível nem tão distante que não se possa conceber sua implantação na Terra .
A paz é uma aspiração íntima de muitos , mesmo dos que no mundo externo se encontram dominados por forças de conflito . Essa aspiração é sobrenatural e imanente , pois decorre da ligação de cada um com a própria realidade interna , ligação que sempre existe , mesmo que inconsciente , pois sem ela a vida não poderia manifestar-se .
À paz não se chega por meios de embates e lutas . O caminho para alcançá-la é o da renúncia ao uso das forças de atrito , o que inclui a percepção da unidade com mundos internos que , como degraus , vão sendo galgados até que a consciência se aproxima do que não tem forma , do que não pode ser definido nem descrito com palavras .
É algo que já não move os sentidos nem se lhes revela por meio da linguagem que estão acostumados a compreender ; é um estado que os eleva sem os excitar , que os vivifica sem os instigar a agir como sempre o fizeram .
Quando a ampliação desse estado toca a consciência , desaparece do ser o sentido de desligamento da fonte de vida , sentido que quase todos os homens experienciam e que é para eles motivo de insegurança .
O Absoluto torna-se-lhes mais claramente presente e por isso a essência oculta da vida faz-se mais próxima . Esse estado auxilia a elevação da vida humana , e é premente que aflore na superfície da Terra .
Diz a Hierarquia : Acima do burburinho e da agitação do mundo , mas próximos aos que os buscam , estão a paz e o silêncio , como portas abertas a uma realidade que deverá ser pelo homem alcançada .
Texto : José Trigueirinho Neto .
Deixe o seu Comentario .    

Nenhum comentário:

Postar um comentário