segunda-feira, 22 de agosto de 2011

" O SIGNIFICADO METAFÍSICO DA DOR DE CABEÇA OU ENXAQUECA "

Extrema assiduidade . Preocupações excessivas . Pensamentos possessivos e congestão mental.

Trata-se de um distúrbio presente na humanidade desde os primórdios .
Atualmente , sabemos que se trata de uma doença incapacitante , que compromete o desempenho da pessoa nas atividades existenciais .
Até 1980 , a dor de cabeça era considerada um distúrbio puramente vascular . Foi quando Moskowitz , concluiu que não era apenas uma reatividade vascular primária ; ela depende de aumentos na excitação ; neural , mediados principalmente pela serotonina ( neurotransmissor ) , que ocorre isoladamente ou associada a outros processos neurológicos .
Segundo ele , a dor provoca a inflamação dos vasos sanguíneos , e não o inverso , como se acreditava .
Os desencadeadores mais comuns são : fome , sede , euforia , mania , depressão , tontura , lentidão de movimentos ou irritabilidade .
As dores de cabeça são classificadas como : cefaléias e enxaquecas .
As cefaléias são facilmente confundidas com as enxaquecas . Elas até podem existir simultaneamente , mas são processos distintos , com características , tais como : o período de duração dos ataques ( as cefaléias são de curta duração , enquanto as enxaquecas são mais prolongadas ) ; e os diferentes comportamentos ( durante um ataque de cefaléia , as pessoas não conseguem ficar paradas , já na enxaqueca querem ficar imóveis , e ficam propensas à hibernação .
Os ataques de cefaléia podem ocorrer em momentos específicos , com uma forte intensidade .
Dentre os sintomas destacam-se pulsação na região frontal da cabeça , queda de uma das pálpebras , inchaço e vermelhidão na região dos olhos ou na face , lacrimejamento , escorrimento ou congestão nasal , suor excessivo , etc .
No tocante a enxaqueca , destacam-se as seguintes situações : surge gradativamente ; pode sercompletamente reversivel , costuma iniciar na região frontal , estendendo-se até a coroa , na nuca ou , ainda , unilateralmente .
O sintoma também pode ser pulsátil ; a intensidade da dor pode ser moderada ou mesmo com picos de dor , que se repetem após um intervalo de tempo , dificultando as atividades diárias ; a dor de cabeça se agrava com atividades físicas e pode inclusive provocar vômitos .
No âmbito metafísico , a dor de cabeça é indício de preocupação excessiva com determinadas situações que assumem um carater pertubador . A pessoa fica pensando de maneira obsessiva em fatos que , muitas vezes , fogem ao seu controle ; mas nem por isso consegue se desligar .
Ao contrário , a falta de controle sobre as ocorrências provoca instabilidade emocional , levando ao desespero . Não consegue chegar a um denominador comum . Perde-se nas conjecturas mentais desencadeadas pelas ocorrências que ficam impregnadas em sua mente , gerando desconforto , indignação e inconformismo .
Rumina mentalmente o ocorrido de maneira a não se desligar um só instante , causando uma espécie de congestão psíquica , que pode desencadear uma crise de dor de cabeça .
Portanto , pensar nas situações agradáveis ajuda as pessoas a se desligarem dos episódios ruins .
Uma atitude comum entre as pessoas que sofrem de cefaléia é a de serem dramáticas . O drama aumenta a intensidade dos fatos ruins e reforça a confusão interior , enfraquecendo o potencial realizador .
As pessoas que sofrem de cefaléia , geralmente comportam-se de maneira possessiva . Elas não sabem viver sem nenhum poder sobre as situações . É muito dificil para elas deixarem que os fatos simplesmente aconteçam , sem interferir nas ocorrências . Não permitem que nada escape ao seu controle , envolvem-se excessivamente com as questões exteriores , sobrecarregando-se de tarefas ou ficam com preocupações excessivas .
Querem dominar as situações para garantir que tudo se desenrole conforme previsto .
Buscam colaborar de alguma forma , tentam agradar os outros para se sentirem úteis , consequentemente , seguras . Estão frequentemente planejando estratégias mirabolantes para alcançar seus objetivos .
Incluem as pessoas nos seus planos , sem prévia consulta . Quando vão comunicá-las e não obtém boa aceitação , decepicionam-se . Elas não conseguem compreender que suas estratégias tem umafinalidade própria e na maioria das vezes não estão de acordo com os objetivos alheios .
Nas pessoas que sofrem de enxaquecas , quando vão participar de algo , gastam muita energia psíquica nas conjecturas e planejamento das suas ações . Não é praxe agirem no improviso . Gostam de ter tudo planejado e devidamente organizado para que nada dê errado .
Exageram na organização por não se sentirem à vontade e em condições de lidarem com o inesperado . As situações inusitadas são abominadas e causam certo pavor , provocando tensão e desconforto .
São pessoas persistentes , que não se convencem facilmente . Gostam de entender a fundo uma situação . Não se contentam com pouca explicação , querem atingir o cerne da questão .
Pode-se dizer que não conseguem viver sem certa dose de preocupação . Quando nada acontece , procuram uma situação para se envolverem .
Não suportam as situações em aberto nem ficar aguardando solução futura . Esperar é algo que provoca desconforto e agitação interior , pois ficam imaginando tudo o que pode ou não acontecer . Não sabem viver diante de incerteza , pois elas instigam a sua imaginação , que geralmente permeia na negatividade , causando-lhes grande turbulência psíquica .
Texto : Metafísica da Saúde - Luiz Gasparetto e Valcapelli
Deixe o seu Comentario .   

Nenhum comentário:

Postar um comentário