domingo, 21 de agosto de 2011

" A Doença Como Caminho "

Este texto é uma indicação de leitura do livro " A Doença Como Caminho " , de Thorwald Dethlefsen e Rudiger Dahlke , que trata do conteúdo psicológico associado a vários tipos de doenças e incidentes , os quais , por não conseguirmos trabalhar ( montar adequadamente em nossa psiquê ) , passam a fazer parte da nossa " sombra " .
Esses traumas psicológicos não sendo percebidos conscientemente , acabam por se manifestar em nosso corpo físico , para que possamos vivenciá-los , para superar e integrar seus consequentes desafios e ensinamentos .
A nosografia é uma prática milenar que se constitui na descrição sistemática das doenças , que é exatamente do que trata o livro aqui indicado .
Focar a causa das doenças nos leva à questão de qual a memória/lembrança a ser resgatada pela pessoa ( bem como do entendimento do porque da experiência de vida dolorosa pela qual está passando ) , de modo a tornar-se novamente uma manifestação da perfeição universal .
Aqui estão apenas algumas das doenças listadas e num resumo muito geral , contendo apenas a parte de questões levantadas em alguns capítulos , além de um texto na íntegra sobre " depressão ", para servir como exemplo .
Infecção - um conflito que se materializou
Quem mostra predisposição a inflamações está tentando evitar conflitos . No caso de contrairmos uma doença infecciosa , devemos nos fazer as seguintes perguntas :
1- Qual o conflito existente em minha vida que até agora eu não vejo ?
2- Que conflito estarei evitando ?
3- Que conflito tento fingir que não existe ?
Para descobrir que conflito se trata , basta prestar atenção ao simbolismo do órgão afetado ou da parte doente do corpo .
Alergia - uma agressividade que se materializou
A pessoa alérgica deve fazer a si mesma as seguintes perguntas :
1- Por que não suporto tomar consciência da minha agressividade , e a transfiro para a manifestação corporal ?
2- Quais âmbitos da vida me inspiram tanto medo que procuro evitá-los ?
3- Para que temas apontam os meus alergenos ?
4- Até que ponto uso minha alergia para manipular o meio ambiente ?
5- Como encaro o amor , qual é a minha capacidade de amar ?
Respiração - Assimilação da Vida
No caso de doenças que tenham relação com a respiração , a pessoa doente deve fazer a si mesma as seguintes perguntas :
1- O que me faz sentir falta de ar ?
2- O que me recuso a aceitar ?
3- O que estou evitando dar ?
4- Com o que não desejo entrar em contato ?
5- Acaso terei medo de dar o passo para uma nova liberdade ?
Asma
Perguntas que a pessoa asmática deve fazer a si mesma :
1- Em que âmbitos da vida quero receber sem dar nada em troca ?
2- Consigo confessar conscientemente minhas agressões ? Que possibilidades disponho para expressá-las ?
3- Como lido com o conflito entre a vontade de dominar e a sensação de inferioridade ?
4- Quais setores da vida valorizo e quais rejeito ? Posso sentir algo do medo que fundamenta meu sistema de valores ?
5- Quais setores da vida procuro evitar por considerá-los sujos , baixos , ignóbeis ?
Não se esqueça : Sempre que se sente uma limitação , ela de fato é medo !
O único modo de combater o medo é expandindo-se . A expansão ocorre se a pessoa deixar entrar aquilo que até agora rejeitou , ou seja pesquise , vá conhecer o que rejeita , e racionalizará as razões de seu medo !
Males Estomacais e Digestivos
No caso de males estomacais e digestivos devemos nos fazer as seguintes perguntas :
1- O que não posso ou não quero engolir ?
2- Algo está me moendo por dentro ?
3- Como lido com meus sentimentos ?
4- O que me deixa tão azedo ?
5- Como expresso a minha agressividade ?
6- Como fujo dos conflitos ?
7- Existe em mim , alguma saudade reprimida de um paraíso infantil , livre de conflitos , em que eu só seja amado e cuidado , sem precisar me esforçar para nada ?
Doenças Hepáticas
A pessoa que sofre do fígado deve fazer a si mesma as seguintes perguntas :
1- Em que âmbitos perdi a capacidade de fazer uma avaliação e uma discriminação corretas ?
2- Onde é que não consigo mais decidir entre aquilo que posso suportar e aquilo que é um " veneno " para mim ?
3- Em que sentido ando cometendo excessos ? Até que ponto estou voando alto demais ( ilusões de grandeza ) e onde venho ultrapassando os limites ?
4- Acaso me preocupo comigo mesmo e com o âmbito da minha religiosidade , de minha religação com a fonte primordial ? Ou o mundo da multiplicidade está impedindo minha percepção intuitiva ? Os temas filosóficos ocupam uma parte muito pequena na minha vida ?
5- Confio nos outros ?
Doenças dos Olhos
Quem tiver problemas com os olhos , ou seja , com a visão , deve em primeiro lugar abandonar por um dia seus óculos ( e/ou lentes de contato ) e viver conscientemente a situação honesta de vida criada pelo fato .
Depois desse dia , deve fazer um relatório honesto , descrevendo o modo como viu o mundo e as experiências que teve , o que pôde e o que não pôde fazer , no que foi impedido pela falta de visão , como lidou com o ambiente exterior etc . Um relatório como esse deve fornecer-lhe material suficiente para poder conhecer melhor sua personalidade , seu mundo e seu modo de ser .
Essencialmente , deve responder às seguintes perguntas :
1- O que não desejo ver ?
2- Minha subjetividade tem impedido meu auto-conhecimento ?
3- Deixo de ver a mim mesmo nos acontecimentos ?
4- Uso a visão para obter uma percepção mais elevada ?
5- Tenho medo de ver os contornos rígidos ( definidos ) das coisas ?
6- Posso suportar , afinal , ver as coisas como elas são ?
7- Qual o âmbito de minha personalidade de que procuro desviar o olhar ?
Doenças do Ouvido
Quem tem problemas com os ouvidos , ou seja , com o ato de ouvir , deve de preferência fazer a si mesmo as seguintes perguntas :
1- Por que não estou disposto a prestar atenção ao que os outros dizem ?
2- A quem ou a que não desejo obedecer ?
3- Há equilíbrio entre os dois pólos de minha personalidade , o egocentrismo e a submissão ?
Dores de Cabeça
Quem sofrer de dores de cabeça ou tiver enxaquecas deve fazer a si mesmo as seguintes perguntas :
1- Com que estou " quebrando a minha cabeça " ?
2- O " em cima " e o " embaixo " estão num equilíbrio dinâmico dentro de mim ?
3- Estou me esforçando demais para subir ? ( cobiça )
4- Sou um cabeçudo e tento derrubar os obstáculos com a cabeça ?
5- Tento substituir a ação pelo pensamento ?
6- Estarei sendo honesto no que se refere aos meus problemas sexuais ?
7- Por que transfiro o orgasmo para a cabeça ?
Doenças de Pele
Quem teve afecções cutâneas deve fazer a si mesmo as seguintes perguntas :
1- Acaso estarei me isolando demais ?
2- Qual é a minha capacidade de estabelecer contatos ?
3- Por trás da minha atitude defensiva não haverá um desejo de intimidade ?
4- O que será que deseja atravessar os limites a fim de se tornar visível ( sexualidade , desejo , paixão , agressividade , satisfação ) ?
5- O que é que de fato está " coçando " dentro de mim ?
6- Acaso resolvi viver no ostracismo ?
Doenças Renais
Quando temos alguma coisa nos rins devemos faze a nós mesmos as seguintes perguntas :
1- Quais problemas me afligem no âmbito conjugal ?
2- Acaso tenho tendência a estagnar na projeção e , desta forma , a considerar os erros do meu parceiro como problemas que só dizem respeito a ele ?
3- Deixo de ver a mim mesmo no modo como o meu parceiro se comporta ?
4- Ando me apegando a velhos problemas e , deste modo , interrompendo o fluxo do meu próprio desenvolvimento ?
5- A que salto para o futuro meu cálculo renal está tentando me estimular ?
Os Males da Bexiga
Doenças na bexiga sugerem as seguintes perguntas :
1- A quais âmbitos me apego , embora ultrapassados , e só à espera de serem eliminados ?
2- Em que ponto me coloco sob pressão e a projeto para os outros ( exames , o chefe ) ?
3- Que assuntos gastos devo abandonar ?
4- Por que choro ?
Doenças Cardíacas
No caso de pertubações e doenças cardíacas devemos fazer as seguintes perguntas :
1- Há equilíbrio entre meu coração e minha cabeça , entre a compreensão e o sentimento ? Eles estão em harmonia ?
2- Dou espaço suficiente para meus próprios sentimentos , me atrevo a demonstrá-los ?
3- Vivo e amo de todo coração ou apenas participo , sem grande entusiasmo ?
4- Minha vida transcorre num ritmo animado ou a forço a dotar um ritmo rígido ?
5- Ainda há combustível e explosivos suficientes em minha vida ?
6- Tenho escutado a voz de meu coração ?
Distúrbios do Sono
A insônia deve servir de motivo para se fazer as seguintes perguntas :
1- Até que ponto dependo do poder , do controle , do intelecto e da observação ?
2- Acaso posso me desapegar ?
3- Como desenvolvo minha capacidade de entrega e minha sensação de uma confiança básica ?
4- Acaso me preocupo com o lado sombrio da minha alma ?
5- Quão grande é o meu medo da morte ? Já me reconciliei o suficiente com ela ?
Uma necessidade exagerada de dormir suscita as seguintes questões :
1- Ando fugindo da atividade , da responsabilidade , da conscientização ?
2- Vivo num mundo quimérico e tenho medo de acordar para a realidade da vida ?
Lista das Correspondências Psíquicas dos Órgãos e Palavras-chave para as partes do Corpo
Bexiga - Pressão , desapego .
Boca - Disposição para receber .
Cabelos - Liberdade , poder .
Coração - Capacidade de amar , emoção .
Costas - Correção .
Dentes - Agressividade , vitalidade .
Estômago - Sensação , capacidade de absorção .
Fígado - Avaliação , filosofia , religiosidade .
Gengivas - Desconfiança .
Intestino delgado - Elaboração , análise .
Intestino grosso - Inconsciente ambição .
Joelhos - Humildade .
Mãos - Entendimento , capacidade de ação .
Membros - Movimentos , flexibilidades , atividade .
Músculos - Mobilidade , flexibilidade , atividade .
Nariz - Poder , orgulho , sexualidade .
Olhos - Discernimento .
Ouvidos - Obediência .
Órgãos genitais - Sexualidade .
Ossos - Firmeza , cumprimento das normas .
Pele - Delimitação , normas , contato , carinho .
Pênis - Poder .
Pés - Compreensão , firmeza , enraizamento , humildade .
Pescoço - Medo .
Pulmões - Contato , comunicação , liberdade .
Rins - Parceria , discernimento , eliminação .
Sangue - Força vital , vitalidade .
Unhas - Agressividade .
Vagina - Entrega .
Vesícula biliar - Agressividade .
A Depressão
Depressão é um termo geral para um quadro sintomático que vai de um mero sentimento de abatimento até uma perda real da motivação para viver , ou a assim chamada depressão endógena , que é acompanhada de apatia absoluta .
Ao lado da inibição total das atividades e de uma disposição abatida de ânimo , encontramos na depressão sobretudo um grande número de sintomas colaterais físicos , como cansaço , distúrbios do sono , falta de apetite , prisão de ventre , dores de cabeça , taquicardia , dores na coluna , descontrole menstrual nas mulheres e queda do nível corporal da energia .
A pessoa depressiva é atormentada pela sensação de culpa e vive se auto-repreendendo ; está sempre ocupada em volta às boas ( fazer as pazes ) com tudo . A palavra depressão deriva do verbo latino deprimo , que significa " subjugar " e " reprimir " . A questão que surge de imediato se refere ao que a pessoa deprimida sente , se está sendo subjugada ou se está de fato reprimindo alguma coisa . Para responder à questão temos de considerar três âmbitos relativos ao assunto :
1- Agressividade :
Num trecho anterior do livro dissemos que a agressividade que não é exteriorizada acaba por se transformar em dor física . Poderíamos completar essa constatação ao dizermos que a agressividade reprimida leva , no âmbito psíquico , à depressão . A agressividade cuja manifestação é impedida , bloqueada , volta-se para dentro de tal forma que o agressor acaba por tornar-se a vítima .
A agressividade reprimida acaba sendo responsável não só pela sensação de culpa , mas também pelos inúmeros sintomas que a acompanham , com seus vários tipos de sofrimento . Já dissemos , num momento anterior , que a agessividade é tão-somente uma forma específica de energia vital e de atividade .
Sendo assim , aqueles que ansiosamente reprimem seus impulsos agressivos reprimem ao mesmo tempo toda sua energia e atividade . Embora a psiquiatria tente envolver as pessoas deprimidas em algum tipo de atividade , elas simplesmente acham isso uma ameaça .
De forma compulsiva , elas evitam tudo o que possa suscitar desaprovação e tentam ocultar seus impulsos destrutivos e agressivos , vivendo de maneira irrepreensível . A agressividade dirigida contra a própria pessoa chega ao auge no caso do suícidio .
Tendências suicidas sempre são um alerta para que observemos a quem são dirigidas de fato as intenções assassinas .
2- Responsabilidade :
À exceção do suícidio , a depressão sempre é , em última análise , um modo de evitar responsabilidades . Os que sofrem de depressão já não agem ; meramente vegetam , estão mais mortos do que vivos . No entanto , apesar de sua contínua recusa em lidar de forma ativa com a vida , os depressivos são acusados pela responsabilidade que entra pela porta de trás , ou seja , por seus próprios sentimentos de culpa . O medo de assumir responsabilidades passa para o primeiro plano exatamente quando essas pessoas têm de entrar numa nova fase da vida , tornando-se bastante visível , por exemplo , na depressão puerperal .
3- Recolhimento - solidão - velhice - morte :  
Estes quatro tópicos intimamente relacionados servem para resumir as áreas mais importantes dos três temas anteriores , mostrando quais são os nossos pressupostos básicos para refletir sobre eles . A depressão provoca o confronto dos pacientes com o pólo mortal da vida .
As pessoas que sofrem de depressão são privadas de tudo o que de fato está vivo , como o movimento , a mudança , o companheirismo e a comunicação . Em sua vida , é o pólo oposto que se manifesta , ou seja , a apatia , a rigidez , a solidão , os pensamentos voltados para a morte .
Na verdade , embora esse aspecto mortal da vida seja sentido com intensidade na depressão , ele nada mais é do que a própria sombra do paciente .
Nesse caso , o conflito está no fato de a pessoa deprimida ter tanto medo de viver como de morrer . A vida ativa traz consigo uma culpa e uma responsabilidade inevitáveis e esses são sentimentos que o deprimido faz questão de evitar . Aceitar responsabilidade é o mesmo que abandonar todas as projeções e aceitar a própria singularidade , ou o fato de estar só .
Personalidades depressivas , no entanto , têm medo de fazer isso e , portanto , precisam apegar-se aos outros . A separação que , por exemplo , a morte de pessoas íntimas lhes impõe , pode servir de estímulo para a depressão .
Os depressivos são , antes de mais nada , abandonados por conta própria e viver por conta própria , assumindo responsabilidades , é a última coisa que querem fazer .
Ter medo da morte é um outro fato que não lhe permite suportar a condicionalidade da vida .
A depressão nos torna honestos : ela revela a nossa incapacidade tanto para viver como para morrer .
Segundo a psicóloga americana Lois todas as doenças que temos são criadas por nós .
Ela afirma que somos 100% responsáveis por tudo de ruim que acontece no nosso organismo . " Todas as doenças têm origem num estado de não-perdão " , diz a psicóloga .
Sempre que estamos doentes , necessitamos descobrir a quem precisamos perdoar .
Quando estamos empacados num certo ponto , significa que precisamos perdoar mais .
Pensar , tristeza , raiva e vingança são sentimentos que vieram de um espaço onde não houve perdão . Perdoar dissolve o ressentimento .
A seguir , você vai conhecer uma relação de algumas doenças e suas prováveis causas , elaboradas pela psicóloga Lois .
DOENÇAS / CAUSAS :
AMIGDALITE : Emoções reprimidas , criatividade sufocada .
ANOREXIA : Ódio ao extremo de si mesmo .
APENDICITE : Medo da vida . Bloqueio do fluxo do que é bom .
ARTERIOSCLEROSE : Resistência . Recusa em ver o bem .
ARTRITE : Crítica conservada por longo tempo .
ASMA : Sentimento contido , choro reprimido .
BRONQUITE :  Ambiente em família inflamado . Gritos , discussões .
CÂNCER : Mágoa profunda , tristeza mantidas por muito tempo .
COLESTEROL : Medo de aceitar a alegria .
DERRAME : Resistência . Rejeição a vida .
DIABETES : Tristeza profunda .
DIARRÉIA : Medo , rejeição , fuga .
DOR DE CABEÇA : Autocrítica , falta de autovalorização .
ENXAQUECA : Medos sexuais . Raiva reprimida . Pessoa perfeccionista .
FIBROMAS : Alimentar mágoas causadas pelo parceiro .
FRIGIDEZ : Medo . Negação do prazer .
GASTRITE : Incerteza profunda . Sensação de condenação .
HEMORROIDAS : Medo de prazos determinados . Raiva do passado .
HEPATITE : Raiva , ódio . Resistência a mudanças .
INSONIA : Medo , culpa .
LABIRINTITE : Medo de não estar no controle .
MENINGITE : Tumulto interior . Falta de apoio .
NÓDULOS : Ressentimento , frustação . Ego ferido .
PELE ( ACNE ) : Individualidade ameaçada . Não aceitar a si mesmo .
PNEUMONIA : Desespero . Cansaço da vida .
PRESSÃO ALTA : Problema emocional duradouro não resolvido .
PRESSÃO BAIXA : Falta de amor em criança . Derrotismo .
PRISÃO DE VENTRE : Preso ao passado . Medo de não ter dinheiro suficiente .
PULMÕES : Medo de absorver a vida .
QUISTOS : Alimentar mágoa . Falsa evolução .
RESFRIADOS : Confusão mental , desordem , mágoas .
REUMATISMO : Sentir-se vítima . Falta de amor . Amargura .
RENITE ALÉRGICA : Congestão emocional . Culpa , crença em perseguição .
RINS : Crítica , desapontamento , fracasso .
SINUSITE : Irritação com pessoa próxima .
TIREÓIDE : Humilhação .
TUMORES : Alimentar mágoas . Acumular .
Texto : Despertar-já
Deixe o seu Comentario .
     
  
     


Nenhum comentário:

Postar um comentário