sexta-feira, 28 de agosto de 2009

ASSIM DIZIA O MESTRE !!!

" Ninguém vai ao Pai a não ser por mim "
Nenhum judeu , nenhum muçulmano , nenhum hindu , nenhum chinês , nenhum persa estará disposto a aceitar esta afirmação categórica de Jesus , no sentido em que certos cristãos costumam tomá-la . A maioria da humanidade não pertence ao cristianismo eclesiástico , organizado . Reconhecem como seus chefes espirituais a Moisés , Maomé , Krishna , Buda , Zaratustra e outros .
Afirmação categórica como a que encima este capítulo , quando tomada no sentido costumeiro , desune a humanidade , criando ódios sectários e guerras de religião .
Entretanto , a culpa desses males não cabe ao inspirado autor destas palavras , mas à falsa interpretação dos que se dizem seus discípulos , sem possuírem o espírito do grande Iluminado .
Todo mal está na confusão de dois elementos distintos : Jesus e o Cristo .
O Divino Lógos , ou Verbo , se uniu inseparavelmente ao humano Jesus , mas essa união não aniquilou a distinção entre os dois elementos , divino e humano .
O eterno Lógos , depois de se unir a Jesus , filho de Maria , chama-se o " Ungido " , ou , em grego , o " Christós " .
Nenhum homem que não receba essa mesma unção ( " chrisma " ) do espírito de Deus pode ir ao Pai . Ninguém vai a Deus a não ser através da unção do espírito de Deus . A nossa natureza humana deve ser tão penetrada e permeada do espírito de Deus que possamos dizer com Jesus Cristo : " Eu e o Pai somos um " .
É nisto que consiste a verdadeira redenção e salvação do homem : na realização dessa suprema cristificação .
Por espaço de diversos anos fui discípulo de um grande mestre espiritual oriental , e nunca ouvi de lábios cristãos maiores apoteoses ao Cristo do que da parte desse gentio . Nas aulas de filosofia e nas funções litúrgicas , esse hindu só falava no Cristo , e o volume de 101 orações por ele compostas só falam do Cristo como único caminho à comunhão com Deus . Nenhuma estranheza nos causava a nós , discípulos do brâmane hindu , essa sua atitude esselcialmente cristã , por que todos nós sabíamos que pela palavra " Cristo " não entendia ele algum indivíduo humano , fundador duma determinada religião ou igreja : não entendia a Jesus de Nazaré , filho da Virgem Maria , mas sim o eterno Lógos , o espírito de Deus de que fala o princípio do quarto Evangelho , o espírito eterno , absoluto , infinito , que se fez carne e habitou - e continua a habitar - em nós : " Eu estou convosco todos os dias até à consumação dos séculos " , " Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome , lá estou eu no meio deles " .
Em tempo algum da história da humanidade deixou o divino Lógos de habitar em nós ; mas nem sempre encontra veículos humanos assaz receptivos e puros para se manifestar com tamanho esplendor como fez na pessoa de Jesus de Nazaré , " cheio de graça e de verdade " .
O divino Lógos encarnou-se em Moisés , em Isaías , em Jó , em Krishna , em Buda , em Zarastustra , em Maomé , em Gandhi , e muitos outros veículos humanos . Quando colocamos uma luz sob um recipiente opaco , nada percebemos dessa luz , embora ela esteja presente . Se lhe dermos um invólucro translúcido , percebemos a sua presença de um modo indireto . Mas se a essa mesma luz dermos um cristal transparente , veremos essa luz em toda a sua claridade .
Em Jesus de Nazaré encontrou o divino Lógos a mais perfeita expressão até hoje conhecida aqui na terra , e por isto nós cultuamos o Cristo em Jesus como o apogeu das revelações da Divindade .
Grande parte da humanidade não consegue ainda compreender a verdade da imanência de Deus no mundo , e a imanência do Cristo no homem . É bem mais fácil , para o homem comum compreender a transcedência de Deus e do Cristo - o Deus para além do mundo , e o Cristo fora do homem - do que a sua imanência no mundo e no homem . Muitos transcendentalistas receiam o conceito da imanência porque lhes parece destruir a transcendência . Entretanto , laboram em erro ! A afirmação da imanência não nega a transcendência : pelo contrário , esta inclui aquela , e aquela inclui esta . O Deus que está para além do mundo está também dentro do mundo e o Cristo que estava em Jesus está também em cada um de nós , uma vez que ele " é a luz verdadeira que ilumina a todo homem que vem a este mundo " . O Cristo interno é o Cristo externo , assim como o Deus imanente é o Deus transcendente .
Mas a compreenção desta verdade supõe notável maturidade espiritual , que nem todos os homens possuem ainda .
As formas visíveis do invisível Lógos sucedem-se , no tempo e no espaço , percorrendo diversos graus de perfeição ou imperfeição , consoante o maior ou menor grau de receptividade de seus veículos humanos temporários . Mas o eterno espírito de Deus , o Lógos , paira acima dessas vicissitudes múltiplas e multiformes -assim como as ondas na superfície do mar se sucedem em formas várias sem que o oceano deixe de ser sempre um e o mesmo , assim como a vida universal do cosmos se concretiza e visibiliza sem cessar em milhares e milhões de organismo vivos individuais , sem aumentarem nem diminuírem a Vida em si mesma .
Em vésperas de sua morte , dirigindo-se ao Pai eterno diz Jesus : " Glorifica-me , Ó Pai , com aquela glória que eu tinha em ti , antes que o mundo fosse feito ! "
Quem tinha essa glória antes da creação do mundo ?
Certamente , não o Jesus humano , que não existia ainda , mas sim o Cristo divino , que estava com Deus , e encarnou no filho de Maria .
" Ninguém vem ao Pai a não ser por mim " .
Abraão , Moisés , David e muito outros foram ao Pai por meio do Cristo , muito antes que esse Cristo se tivesse revelado em Jesus . A redenção vem do Cristo . " Eu sei que meu redentor vive ! " -exclama Jó , no meio dos seus sofrimentos , professando a fé no Cristo-Redentor , milênios antes do nascimento de Jesus .
O nosso tradicional dualismo ocidental opõe barreira à evolução dessa consciência do nosso Cristo interno , imanente . Para a maioria dos cristãos , o Cristo é apenas aquele homem que , há quase dois mil anos , viveu em terras longínquas , e no qual se deve crer , sem jamais poder experimentá-lo vitalmente , aqui na terra , assim como Paulo de Tarso o vivia quando exclamava : " Já não vivo eu - o Cristo é que vive em mim ! "
Seria grotesco supor que Paulo acreditasse que a pessoa humana de Jesus tivesse tomado posse dele , de maneira que nele houvesse uma duplicata de personalidades , uma chamada Paulo e a outra chamada Jesus . O que o apóstolo quer dizer é que nele acordou o Cristo que nele estivera dormente tantos anos , o mesmo Cristo que em Jesus estava gloriosamente operante .
É , pois , necessário que todo homem que queira ir ao Pai acorde em si o Cristo e o faça soberano da sua vida , porque a todos aqueles " que o recebem dá-lhes ele o poder de se tornarem filhos de Deus " .
" Ninguém vem ao Pai senão por mim " .
Ninguém alcança a redenção , o reino dos céus a não ser que nasça de novo pelo espírito .
Deixe seu Comentario

Texto : Huberto Rohden

Nenhum comentário:

Postar um comentário