terça-feira, 1 de setembro de 2009

A passagem da crença para a experiência de Deus !!! ParteIII

Einstein , em um dos seus livros dizia :
" Por que é que todas as Igrejas prometem o céu aos bons e não aos inteligentes ? "
E depois ele responde :
" As Igrejas tem razão ... os inteligentes descobrem os fatos da natureza que já existiam antes deles , mas os bons , criam os valores da sua consciência que não existiam antes deles e que eles criaram . Por isso é muito importante criar valores que descobrir fatos " .
Até parece um místico falando e não um matemático , se bem que o matemático também é um místico ao seu modo , porque a mística não é outra coisa do que a consciência da realidade e a matemática também o é .
O homem bom é criador de valores dentro de si . Um homem inteligente é apenas um descobridor de fatos fora de si . O que está fora de nós , não podemos levar conosco , o que está dentro de nós , podemos levar conosco . Valores são eternos , fatos são coisas temporárias . Ninguém pode criar valores dentro de si , eternos e indestrutíveis se não tiver experiência da realidade espiritual . Esta Realidade se chama de Deus , que está fora de nós , e de alma que está dentro de nós e que é a mesma coisa . Um Deus transcendente se chama " a divindade " e um Deus imanente se chama em nós , a nossa alma . Por isso dizia o maior dos iniciados : " Que proveito há para o homem em ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma ? " Uma sabedoria lógica e matematicamente certa !
A nova humanidade é a humanidade da experiência . Mas a experiência é absolutamente impossível no nosso programa diário se nós não modificarmos profundamente nosso programa de cada dia , nossas 24 horas , nós nunca vamos ultrapassar a crença infantil para adentrar na experiência da adultes espiritual . Não é possível por que a crença vem de fora , vem da aceitação de testemunhos alheios , mas a experiência vem de dentro , é a aceitação da nossa própria certeza interior , que nos dá absoluta firmeza , tranquilidade é felicidade indestrutível . Mas esta experiência do mundo espiritual não é possível dentro do programa da nossa vida diária que muitos estão levando até agora ! Se não tomarmos a sério a modificação do nosso programa diário , nunca poderemos chegar a experiência do despertar espiritual .
Todo mundo hoje em dia quer começar a meditar , mas os livros complicam tanto a meditação , que as pessoas ficam com medo da meditação . Quase todos os livros que conheço sobre a meditação desanimam o leitor desde o principio porque exigem " Técnicas meditativas ... " técnica A , técnica B , técnica C ... e assim por diante . Não há nenhuma técnica ! Se existe uma técnica é o silêncio e não é nenhuma técnica : é simplesmente se esvaziar de todos os conteúdos humanos e ficar à disposição do Infinito ... uma disponibilidade espiritual em face ao Infinito , nada mais é necessário . Fazer de si uma completa vacuidade ...
Isso exige algum exercício porque os nossos pensamentos são tirânicos ! No geral , não pensamos aquilo que queremos . Somos bombardeados pelos nossos pensamentos ! O nosso cérebro é uma praça pública por onde passam milhões de homem , mulheres e automóveis buzinando por todo lado ! O nosso cérebro é uma praça pública invadido por todos os pensamentos sem nossa licença ! Os pensamentos entram e saem como todos os vagabundos entram e saem pela praça pública . E nós permitimos a passagem dos pensamentos pelo nosso cérebro . Desse modo , é impossível ter a experiência direta de Deus . É preciso transformar a praça pública do nosso cérebro num santuário silencioso de Deus ! Você pensa que é fácil ? Isto é um grande problema , mas é possível !
Os nossos pensamentos não nos obedecem . Não somos capazes de inicio , de ficar um só minuto sem pensar em nada . Nossos pensamentos são tirânicos e nós amamos os nossos queridos tiranos chamados pensamentos . Os pensamentos nos maltratam e nos tiranizam de todos os modos e mesmo assim , gostamos deles . Pior ainda as nossas emoções , as nossas afetividades . Somos tiranizados pelas nossas emoções . Nós não temos controle sobre nossas emoções , somos eternos adictos de nossas emoções .
Quando é que vamos nos libertar , proclamar a nossa independência mental e emocional ? Quando é que vamos proclamar o nosso " treze de maio emocional " ? Nós não somos donos dos nossos pensamentos , somos escravos dos mesmos ! A grande mudança é poder ter os pensamentos que queremos ter e não os que devo . É não obedecer aos pensamentos , mas dar ordem aos mesmos . É não obedecer as minhas emoções , mas dar ordens às mesmas . É dizer aos pensamentos e as emoções : " vocês podem entrar na minha cabeça mas eu não vou dar vida à vocês ! " .
Enquanto não formos capazes de discriminar entre pensamentos e emoções , positivos e negativos , seremos eternos joguetes dos mesmos . O grande problema está em transformar escravidão em liberdade . A impotência em domínio . Por que sem isto não é possível fazer meditação . Primeiro temos que ser donos dos nossos pensamentos , sentimentos e emoções . Declarar nossa independência .
Quem não declara independência sucumbe à tirania dos seus pensamentos . Portanto , temos que fazer isto ! E com o exercício permanente conseguimos chegar a isto . No princípio , ninguém consegue ficar um minuto sem ser bombardeado pelos seus pensamentos e emoções . Depois de muito exercício , conseguimos um minuto . A alma passa a mandar porque existe alguém dentro de nós que É maior do que todos os nossos pensamentos : a nossa consciência espiritual , que também pode ser chamada de Eu , Cristo , Buda , Alma ... tudo isto é a mesma coisa !
Mas , poucos conseguem entregar às rédeas do seu governo à sua consciência espiritual . Depois de muito exercício fracassado , conseguem colocar disciplina , ordem e obdiência em seus pensamentos , sentimentos e emoções . E pouco a pouco , se torna fácil pensar no que queremos e no que não queremos ; mandar embora os pensamentos e ficar só com a consciência ... A consciência sozinha , sem os pensamentos ! E quando os pensamentos obedecem à consciência , a mesma pode dar licença para os pensamentos entrar . Se ele é bom , pode entrar , se não é bom , pode ir embora ! Pouco a pouco , nossos pensamentos e emoções se tornam obidientes servidores de confiança de nossa majestade divina : a nossa consciência . E então nós podemos passar a aceitar os nossos pensamentos e emoções que queremos , porque eles são crianças obidientes e dóceis de nossa consciência .
Então , passamos a nos sentir soberanos e felizes por não sermos mais escravizados por nossos pensamentos e emoções . Passamos a ser donos de nossos pensamentos e emoções , isso depois de muito tempo !
E não precisamos mais viver em solidão ... por que no princípio temos a necessidade de nos retirarmos para locais de solidão para a pratica da meditação ( que é uma meditação ) , ou à solidão de um retiro espiritual .
Isso se faz necessário para principiantes : a solidão e o silêncio . Mas , para as pessoas que já ultrapassaram o ABC , isto pode ser feito no meio da sociedade , no meio do escritório , da escola , da casa , transporte , da praça pública , das ruas , a gente pode estar rodeado de barulhos , em profundo silêncio . Pode estar silencioso por dentro e ruidoso por fora . E o ruído não faz mal porque já não é mais venenoso como no princípio , tornou-se um ruído sadio . Podemos permitir todos os ruídos da sociedade , sem sermos envenenados pelos ruídos porque nos acostumamos a dar ordem aos nossos pensamentos , sentimentos e emoções .
A grande libertação começa no silêncio e termina no trabalho em meio ao barulho da sociedade . Para os principiantes é necessário fazer meditação e retiro espiritual em silêncio . Mas para os finalizantes , isto é possível no meio da sociedade , porque tudo que estamos fazendo e que hoje chamamos de autoconhecimento e de autorealização , não é outra coisa se não Libertação .
Libertação não quer dizer fuga , não quer dizer o abandono da sociedade . Libertação começa com silêncio e com solidão , mas termina no meio da sociedade . Para o princípio nós precisamos do silêncio e da solidão , para nos consolidarmos no domínio espiritual , mas quando estamos devidamente consolidados no domínio espiritual , nós podemos voltar ao meio da sociedade e a sociedade já não nos faz mal , porque não podemos mais ser derrotados pela sociedade , pois já somos senhores da sociedade , senhores dos pensamentos e senhores das emoções .
Isto é que chamo da passagem da crença para a experiência de Deus , ou seja , a passagem da escravidão para a liberdade . Todos nós gostamos de liberdade ; ninguém gosta de escravidão . Entretanto , poucos são os que fazem algo para se desescravizar e para se libertar .
Deixe seu Comentario
Texto : Huberto Rohden






Nenhum comentário:

Postar um comentário