quinta-feira, 27 de agosto de 2009

ASSIM DIZIA O MESTRE !!!


" Não lanceis as vossas pérolas aos porcos ! "
É experiência e doutrina de todos os mestres espirituais da humanidade que as grandes revelações ou inspirações que Deus faz a certos homens devam ser conservadas em segredo , para que não desmereçam . São como essências preciosas , que quando em recipiente aberto , se volatilizam rapidamente .
" Não deis as coisas sacras aos cães , nem lanceis as vossas pérolas aos porcos ! " ...
Na origem de toda a vida nova , entre os homens , colocou a natureza o instinto do pudor .
O animal nada sabe de pudor ; pratica os atos sexuais na mais ampla publicidade . Também a criança , antes do despertar do intelecto , ignora o que seja pudor ; desnuda-se com toda a sem cerimônia diante de outros . Só o homem adulto e normal tem consciência de pudor e procura cercar de segredo e reverência a origem da vida e os órgãos relacionados com esse ato . O senso do pudor é uma sentinela que a natureza colocou à entrada do santuário da vida .
A vida corporal é algo sagrado , divino .
A vida espiritual é mais sagrada e divina ainda , e por isto deve estar envolta também em mistério , sobretudo a sua origem , ainda frágil e delicada . O encontro da alma humana com Deus é uma espécie de núpicias , como testificam todos os livros sacros da humanidade ; a alma " concebe " uma prole pela virtude do Altíssimo , fecundada pelo Verbo de Deus . E essas núpicias divino-humanas devem ficar envoltas em mistério e cercadas de pudor . Aqui , a publicidade ou prostituição seria muito mais deletéria ainda do que no plano da profanação dos corpos . Tão grande é a sacralidade da vida espiritual que até a menor profanação equivale a um sacrilégio .
Por isto previne Jesus os seus discípulos para que não dêem as coisas sacras aos cães , nem lancem as suas pérolas aos porcos , " para que estes não lhes metam as patas e , voltando-se contra vós , vos dilacerem " .
Quando o homem espiritual revela , indiscriminadamente , aos profanos e imaturos as pérolas da sua experiência com Deus , que acontece ? Os profanos não compreendem tão profundo mistério , porque não possuem ainda órgão de percepção desenvolvida , e pior do que isto , não raro , compreendem às avessas as coisas sagradas , e em vez de as acatar , delas escarnecem e as têm em conta de ilusão e de anormalidade . Para o profano , o iniciado é um doente , um louco , um anormal .
Quando lançamos um punhado de pérolas preciosas a um porco , este , cuidando receber uma espiga de milho ou uma batata , avança sôfrego e mete-lhes as patas para as comer ; mas logo depois , verificando o engano , se enfurece e revoltado com o ludíbrio , investe contra quem lhe deu apenas pérolas indigestas , em vez de umas batatas suculentas .
Que valor tem para o profano uma hora de meditação espiritual , ou uns momentos de fervoroso colóquio com Deus ? Que valor dá ele ao conhecimento de si mesmo , ao estudo de livros sacros ou à intuição mística da suprema Realidade ? Essas pérolas são para ele coisas insípidas , fastidiosas , indigestas - se ao menos fosse um punhado de notas de banco , uma noitada de orgias sexuais ou a eleição para um rendoso cargo público ! ... Essas coisas , sim têm valor para ele , porque satisfazem a fome do seu ego humano , ao passo que aquelas outras que se referem aos anseios do Eu divino são , para o profano , insípidas e absurdas . E que cada um pensa e age consoante a medida do seu conhecimento ou da sua ignorância ...
Por isto , o mestre espiritual sensato não revela indistintamente aos outros o que Deus lhe revelou . Mede cuidadosamente a capacidade de cada um ... Sabe quais são os avançados , e quais os atrasados , os esotéricos e os exotéricos ... Fala , muitas vezes , em parábolas e alegorias , para que cada um interprete os símbolos materiais segundo a sua capacidade evolutiva e perceba do simbolizado espiritual precisamente aquilo que corresponde ao estado atual da sua evolução .
" Àqueles dentre vós que ainda são infantes em Cristo - escreve São Paulo aos coríntios - dei-lhes leite para beber ; mas aos que são adultos em Cristo dei-lhes comida sólida " .
" O mestre versado nas coisas do reino de Deus - diz Jesus - tira do tesouro do seu coração coisas velhas e coisas novas " . Muitos sabem assimilar as " coisas velhas " da tradição secular , sabem andar com segurança nos caminhos batidos do passado , por onde milhares e milhões transitam - poucos sabem aproveitar-se das " coisas novas " da evolução espiritual , poucos sabem orientar-se nas veredas ignotas e estreitas da experiência mística , por onde pouquíssimos passam em solidão e silêncio ...
A Verdade é alimento para uns - e veneno para outros ...
Por isto , o mestre do reino de Deus deve saber dosar judiciosamente as verdades que transmite a seus discípulos , para que as " coisas sacras " e as " pérolas " cheguem às almas daqueles que são idôneos de as receber e assimilar .
Deixe seu Comentario
Texto : Huberto Rohden

Nenhum comentário:

Postar um comentário