quinta-feira, 22 de março de 2012

" Do sexo à Divindade "

AS RELIGIÕES E SEUS MISTÉRIOS .

1- A palavra " homem " não significa o ser organizado que se encontra na terra .
Homem é todo ser formado de uma parte do Espírito e de uma parte da Matéria de que está composta a esfera que ele habita e que é capaz de manifestar por atos morais a parte do Espírito que está nele .
2- A finalidade do Universo é o progresso . Logo , a finalidade de cada homem , que é parte do Universo , não pode ser outra senão uma parte do progresso .
3- Os planetas e as esferas não são , em si mesmos , suscetíveis ao progresso . Somente é suscetível ao progresso o ser moral formado de uma parte do Espírito e de outra parte da Matéria de que está formada aquela esfera .
4- O ser moral metade Espírito e metade Matéria é o Homem .
5- O Espírito e a Matéria contêm em si mesmos , desde o começo , o germe dos feitos materiais e morais que foram , são e serão no futuro .
6- A manifestação ou transformação tira a consequência necessária de um princípio existente em estado latente no fato anterior . Desde a ação do Espírito sobre a Matéria , nada foi produzido que não fosse em estado latente no princípio .
7- O homem é a miniatura do Universo , por isso lhe chamam Microcosmos , porque contêm todas as qualidades que foram dadas a todos os seres nascidos antes dele .
8- Tudo quanto foi feito antes do aparecimento do homem foi feito para o homem . Logo , possuindo a quinta-essência de todas as qualidades dadas a todos os seres anteriores a ele , o homem será o rei da criação - ou um Universo em miniatura . No entanto , se o homem não é a última palavra da perfeição no caminho do progresso , é sem dúvida o mais perfeito no estado atual .
9- Todos os seres anteriores ao homem lhe serviram de duas maneiras : uns foram organizados cada vez melhor para lhe darem saída e outros para lhe serem úteis e servi-lo em suas necessidades .
10- O homem recorreu aos animais , aos vegetais , aos minerais , aos gases etc . para ter vida por meio dos alimentos , da roupa , da respiração , do abrigo etc . A terra o carrega , a água lhe mata a sede , o ar move a sua respiração , o calor o abriga e o sol lhe conserva a vida , porque o sol é a alma da Terra e de todos os planetas . Portanto , o homem não poderia viver se não tivesse em si tudo isso . Logo , o homem é um resumo de tudo quanto está no Universo até a sua aparição nele .
11- Por conseguinte , o homem é o mais poderoso agente do progresso e o único ser capaz da perfeição moral ; porque o progresso moral coroa o progresso material , como o homem coroa a escala genealógica dos seres organizados .
12- O Espírito , ao agir sobre a Matéria , é incorporado nela . Antes da organização do homem , o Espírito existia na Matéria em estado latente . Isso quer dizer que não tinha poder para a manifestação moral ou livre 
13- Durante a época cosmogênica , a Matéria impedia a manifestação livre do Espírito . Isso está representado pela estrela microcósmica invertida , com a ponta para baixo . Quando chegou a estabelecer-se o equilíbrio entre o Espírito e a Matéria - devido à transformação contínua - , então se manifestou a consequência de um progresso moral e livre . Todo progresso moral produz progresso material e vice-versa , isto é , todo o progresso material exige progresso moral .
14- A organização universal é completa : onde existe necessidade encontra-se o que a ela possa satisfazer . Perto da dor está o remédio ; próximo da fome , o alimento ; perto da ferida , o bálsamo . Esta ordem que combina e supre se chama com razão Providência .
15- A Providência é a harmonia entre o Espírito e a Matéria .
16- A Providência interna não nos deixa caminhar às cegas na senda do progresso , nem tem o poder de nos deter a marcha rumo à perfeição .
17- A perfeição é indefinida porque o resultado do progresso é infinito e , como tal , nunca pode ser alcançada . Certamente existe uma perfeição parcial , à qual se pode aspirar : é a perfeição relativa que consiste em satisfazer a todas as necessidades de uma época com todos os elementos postos à sua disposição e alcançar o ideal de bem-estar mais possivelmente desejado .
18-Para a alma humana , tudo quanto seja razoável é realizável ; porque a razão não pode desejar mais do que seja possível . Nada é impossível se os meios de execução se encontram preparados para a obra .
19- A alma concebe o progresso , e o corpo , que é o auxiliar da alma , tem de caminhar rumo a ele . Logo , para manifestar o progresso desejado pelo espírito , o corpo tem de empregar todos os meios de que dispõe e fazer trabalhar cada órgão ou a matéria no sentido do seu destino e da sua orientação . É por esse motivo que chamam corporações às sociedades , porque cada elemento tem de trabalhar numa coisa segundo a sua aplicação e o seu lugar .
20- O homem é o único ser , metade Espírito , metade Matéria , que pode e deve descobrir e fazer conquistas no terreno da ciência , da arte ; porém , descobrir não é criar .
21- A diferença entre o homem e o animal é como a diferença entre o progresso e a conservação , ou entre a consciência e o instinto .
22- O meio de conservação que foi dado ao animal e ao vegetal é o instinto , sem o qual seria inútil o dom da existência , porque nem o animal nem o vegetal teriam tido qualquer meio de conservação .
23- O instinto é o meio de conservação de todo ser animado - forçosamente tem de ser fatal , irreflexivo e instintivo . Assim , a abelha constrói o seu reino sem consciência : ela age sob a pressão da necessidade da sua natureza , à qual deve obedecer ; seus hábitos são , desde os tempos mais remotos , uniformes , segundo a necessidade que lhe foi imposta .
24- Do instinto irreflexivo não poderá haver progresso . Se o instinto pudesse refletir , então poderia comparar ; se pudesse comparar , poderia melhorar , se pudesse melhorar , poderia progredir ; e , se pudesse progredir , deixaria de conservar , porque não seria instinto e se converteria em Espírito .
25- Se o instinto ( hoje chamado subconsciente ) chegar a desaparecer da Natureza , esta deixará de existir , porque , logo depois de cumprido um progresso , não haveria outra força de resistência capaz de conservar o primeiro progresso para fazer dele a base de um segundo . Tudo cairá novamente no caos . O instinto é uma força de inércia que modera o salto muito impetuoso do progresso . Por isso se diz : " A Natureza não dá saltos " .
26- Se o instinto não existisse como condição de conservação , não existiria a consciência como condição de progresso ; da mesma forma , não teria razão de existir o corpo humano que vive materialmente pelo instinto e não poderia conservar a sua vida animal , que é indispensável à vida moral da alma . E assim a matéria se desagrega ; todas as esferas voltam a ser átomos ; as almas voltam ao estado de puro Espírito e a lei do progresso se detém . O Espírito teria de recomeçar o trabalho da organização universal , agindo novamente sobre a Matéria .
27- Esta é a lei da transformação , a lei da Evolução ou desintegração :
Quando um corpo ou uma esfera deixa de ser útil à lei do progresso , desintegra-se , porque se deteve no caminho do progresso . Pois bem , se a natureza não dá saltos , tampouco volta atrás , nem se detém no seu adiantamento .
28- O instinto é o correlativo da consciência . O instinto é o passivo da consciência como a Matéria é o passivo do Espírito . Sem instinto não há consciência , como não haverá Espírito , nem Vida , sem Matéria .
29- O instinto , então , é para a vida material aquilo que a consciência é para a vida moral . O instinto é feito para a consciência como a vida material é feita para a vida moral .
30- O Espírito é o princípio do progresso , a Matéria é o princípio da conservação .
31- A consciência é a condição do progresso , supõe liberdade . O instinto é a condição da conservação , supõe conservação ; e supõe a fatalidade ou naturalidade .
32- A liberdade atrai responsabilidade , enquanto a fatalidade não tem nenhuma responsabilidade . Logo , todo ser que segue fatalmente o seu instinto cumpre a lei natural e não pode ser responsável , ao passo que aquele que abusa da sua liberdade é responsável por seus atos .
33- O instinto do animal e o corpo do animal perecem com o animal ; ambos se transformam e entram em outros corpos .
34- Somente o homem é perfectível , porque é livre e não necessita de nenhum agente exterior para a sua perfeição .
35- A matéria inerte sem iniciativa é imperfectível . O animal é imperfectível , porque carece de liberdade e de vontade . Somente o homem pode aperfeiçoar-se .
36- Se o homem é perfectível , é também suscetível ao progresso , porque o progresso é o caminho que conduz à perfectibilidade indefinida .
37- A inteligência , que alguns homens atribuem a certos animais superiores , nada mais é do que o instinto que cada um deles possui em grau diferente . É o instinto desenvolvido segundo a ordem de superioridade do ser organizado no qual reside . Não é surpreendente que os animais que mais se acercam do homem para servi-lo tenham certo entendimento que os capacite a ser mais inteligentes para executarem a sua missão providencial .
38- O homem , com seus corpos ou veículos , tem por objeto ajudar no progresso indefinido do Universo . A " alma " deve levar e guiar o homem no caminho da perfeição , sem deixá-lo desviar-se
39- Todo desvio no caminho do progresso é abuso de liberdade . Logo , cada alma , a parte do Espírito , tem por objeto aperfeiçoar cada corpo , a parte da Matéria . Então a alma , no Universo , tem determinada porção de Matéria para aperfeiçoar , transformando-a do estado grosseiro e denso ao estado mais sutil , isto é , até o estado mais perfeito , que é o da Matéria calórica que se encontra imediatamente debaixo e perto do Espírito infinito .
40- Os corpos se modificam conforme a manifestação da alma . A manifestação da alma é o resultado da sua ação sobre o corpo , que afinal de contas é o fato do progresso para o melhoramento material .
41- Se os órgãos do corpo destinado a manifestar as faculdades da alma não funcionam , terão de desintegrar-se por serem inúteis à alma .
42- O bem é o resultado da harmonia que existe entre os elementos humanos ou entre a alma e o corpo . O mal se evidencia quando os atos conduzem à desarmonia .
43- O corpo não torna má a alma ; somente ele pode impedir a sua manifestação num ou noutro ponto . Onde a alma não se manifesta , o corpo adquire a ação egoísta e todos os desejos desenfreados da sua natureza .
44- Quando o corpo impede a manifestação da alma em todos os seus pontos , o homem se torna semelhante ao bruto , à besta , e não terá senão instintos animais , aos quais obedece .
45- As religiões e a educação têm por objeto remediar , tanto quanto possível , as inclinações perversas . A instrução pode diminuir os desejos desenfreados , substituindo-os por anelos elevados , segundo se verificou , historicamente , com cérebros de grandes homens , que foram mudando de conformação à medida que idéias novas lhes ocupavam a mente .
46- A vida material é anterior à vida moral , e até se pode dizer que a vida moral nada mais é do que o resultado do desenvolvimento da vida material do homem .
47- Quando o homem era semelhante ao animal , não era moral , porque não podia comparar os fatos entre si nem distinguir o bem do mal .
48- As faculdades de apropriar-se , de comparar , julgar e escolher , isto é , a inteligência , a memória , o juízo e a consciência não se foram despertando senão lentamente . Uma faculdade foi a base de outra ; mas uma faculdade não nasce de outra consumiu voluntariamente quando desenvolveu em si as quatro faculdades e comeu abusando de seus frutos .
49- Defender-se para sobreviver não é um ato da razão ; é um ato fatal , isto é , natural e instintivo , como o de comer e o de dormir .
50- A vida em sociedade , o amor conjugal , a educação dos filhos , o trabalho para preencher as necessidades , aproveitar os frutos do trabalho , tudo isso é instinto . Pertence à vida material . Tudo isso é fatal , instintivo e se efetua debaixo da pressão das necessidades , porque é comum entre todos os homens e animais . Tudo isso é feito tendo em vista a conservação da vida .
Logo , tudo quanto é do instinto é da vida material , é fatal , é instintivo , natural , que concerne ao corpo físico . E tudo quanto concerne ao corpo físico tem por objetivo a conservação .
51- Logo , o homem , no princípio , desenvolveu o instinto ; depois começou a desenvolver a consciência , porque , sendo o instinto o agente da conservação e a consciência do progresso , a conservação deve preceder ao progresso .
52- A conservação é a condição do progresso , o instinto é a condição da consciência , como o corpo é a condição da alma ; logo , a condição material deve ser cumprida primeiramente para que se manifeste o resultado moral .
53- Logo , as faculdades da alma se desenvolvem em razão proporcional aos desenvolvimentos do instinto , isto é , dos órgãos e dos sentidos que nos servem para nos apoderarmos dos objetos materiais que nos rodeiam .
54- O homem primitivo era solitário e débil ante os perigos e por esse motivo teve de associar-se aos seus semelhantes e viver em sociedade .
55- Em sociedade , precisou então de meios para se comunicar , e foram necessários a voz e os sinais que engendraram o linguajar . Logo , a linguagem é a primeira manifestação da vida moral , isto é , da vida social
56- A vida moral ou social se compõe de deveres . Antes de viver em sociedade o homem não tinha deveres , isto é , a necessidade foi o seu único móvel e o instinto o seu único guia para satisfazê-lo .
57- O fato de viver em sociedade , no princípio , era um ato de conservação revelado pelo instinto , como fazem certos animais que se reúnem em manadas no interesse da sua comum conservação . Desse modo , o homem foi lançado à vida moral , contra a sua vontade , em vista do simples efeito da satisfação da necessidade material mais imperiosa : a necessidade de viver .
58- Se o homem tem faculdades morais paralelas às funções materiais , deve-se concluir que as faculdades morais foram dadas para serem exercidas .
O homem não pode possuir nada que não tenha o seu objetivo . Logo , faculdades morais e faculdades materiais são para obter resultados determinados .
59- Mas , para que as faculdades morais tenham livre funcionamento junto às faculdades materiais , foi necessário ditar leis sociais e implantar religiões para defender os direitos do homem e ajudá-lo a cumprir os seus deveres para consigo mesmo e para com os seus semelhantes .
60- Esse foi a princípio da religião e o começo da legislação .
61- A religião trata de melhorar a moral ou o social : Espírito , alma . A legislação é para melhorar o material : Matéria , corpo .
62- No quadro seguinte podem resumir-se os principais caracteres enumerados anteriormente .

PRINCÍPIOS
Vida moral                   Espírito - Alma
Vida material               Matéria - Corpo
63-                                                                      MEIOS
Vida moral                   Consciência - Liberdade - Eleição
Vida material               Instinto - Fatalidade - Obediência 
64-                                                               OBJETIVOS 
Vida moral                   Progresso - Melhoramento
Vida material               Conservação - Estabilidade 
65-                                                               CARACTERES
Vida moral                   Praticada pelo homem sozinho
Vida material               Praticada por todos os que têm vida
Vida moral                   Não pode existir sem a vida material
Vida material               Pode existir sem a vida moral
Vida moral                   Nascida no homem depois da vida material
Vida material               Nascida no homem antes da vida moral
Vida moral                   Compõe-se de todas as faculdades que não funcionam
                                     ao lado dos órgãos especiais , materiais e sensíveis que
                                     trabalham na economia do corpo humano 
Vida material              Compõe-se de todas as funções que exercem a ação de
                                    algum órgão , material e sensível na economia do corpo humano
Vida moral                  Tem o dever por agente 
Vida material              Tem o direito por agente
Vida moral                  Vida em sociedade que regula as relações
Vida material              Vida de indivíduos separados , sem relações sociais 
Vida moral                  Útil , confortável e abundante
Vida material              Indispensável , reduzida e necessitada
Vida moral                  Com diversas sociedades , segundo os indivíduos
Vida material              Uniforme em todas as sociedades e todos os indivíduos
Vida moral                  Responsável se abusa da sua liberdade contra o direito
                                    alheio . Sanção
Vida material             Sem liberdade , sem responsabilidade . Se desobedece ao
                                    direito tem sanção natural
Vida moral                 Ideia moral ; o verdadeiro Progresso , ideal , material , o
                                   belo , perfeição
Vida material            Trabalho mecânico . Copiar , nada de aperfeiçoamento 
66- Logo , a religião e as leis sociais são fruto da vida moral ou da vida social .
67- Quando o homem cumpriu os atos de sobrevivência , quando assegurou sua existência , começou a sonhar em desenvolver-se , em melhorar e progredir .
Depois de ter o indispensável , começou a procurar o útil .
68- Logo , há duas classes de necessidades : a indispensável e a útil . Todos os homens estão de acordo no que toca ao instinto , ao indispensável ; mas estão demasiado divididos no que toca à vida moral ou útil e por isso vemos que o Espírito de todas as religiões é indispensável e uno , ao passo que as religiões , ao se converterem em úteis , dividem-se .
69- A necessidade é fatal ou instintiva ; é por isso que todos os homens obedecem fatalmente à necessidade que se faz sentir , e por isso também são idênticos em fazerem direito para as suas prescrições .
70- Na liberdade existe a diversidade . O indispensável é absoluto como a necessidade material . O útil é relativo como a necessidade moral . A fatalidade impõe o indispensável ; a liberdade permite escolher o útil . O útil é como a religião ou a lei , não é igual para todos ; ao passo que a necessidade é comum .
O útil é escolhido livremente e por isso varia de indivíduo para indivíduo , segundo o caráter daqueles que o escolheram .
Logo , a religião deriva da vida moral do Espírito e por meio do Espírito exerce a sua liberdade . O princípio da vida material é a necessidade ou fatalidade . Por conseguinte , vida moral e vida material são correlativas e paralelas entre si , como são o Espírito e o corpo , a liberdade e a fatalidade .

RUMO AOS MISTÉRIOS

71- Então o fim das religiões , ou da religião , é apressar a evolução humana ; é inútil , porém , querer dar a todos os mesmos ensinamentos religiosos , porque aquilo que pode ser auxilio para uns seria incompreensível para outros e o que pode produzir um êxtase num santo não causaria a mais leve mossa num criminoso . No entanto , a totalidade das categorias humanas tem necessidade de uma religião , até o homem chegar a tornar-se , ele próprio , religião , ou alcançar vida superior à sua existência atual .
72- Já vimos que as religiões devem formar naturezas morais e intelectuais e desenvolver a vida espiritual .
73- Agora surge uma pergunta muito difícil de responder : Qual é a origem das religiões ?
Esta pergunta teve duas respostas em nossos tempos :
1.º) Das mitologias comparadas , e 
2.º) Das religiões comparadas .
Estas duas ciências demonstram como base comum para suas respostas os fatos estabelecidos .
74- Os dois partidos diferem , entretanto , na maneira de se definir a natureza da origem das religiões . A mitologia comparada afirma que a origem comum é uma ignorância e que as religiões mais transcendentais são apenas a expressão aperfeiçoada das ingênuas e bárbaras concepções de selvagens - homens primitivos 
O animismo , o fetichismo , o culto da Natureza , o culto do Sol nada mais são do que uma flor do charco . E Krishna e Cristo são descendentes de certos curandeiros civilizados e por sua alta sabedoria dominaram os ignorantes .
75- Os das Religiões Comparadas ensinam que toda religião tem uns ensinamentos de homens divinos que revelam , de tempo em tempo , os diferentes fragmentos de verdades religiosas e que as religiões selvagens são degenerações que resultam de uma comprida decadência .
76- Os verdadeiros sábios aceitam ambas as teorias e a nossa introdução demonstrou claramente que o homem tem duas necessidades , uma instintiva e outra consciente , e que a religião e as suas leis foram impostas por necessidade e para utilidade . O valor relativo das afirmações das duas escolas deve ser julgado pelo valor das provas invocadas . A forma degenerada de uma grande idéia pode demonstrar estreita semelhança com o produto aperfeiçoado de uma idéia grosseira .
77- O sábio admite que uma religião civilizada resulta da evolução das não-civilizadas e , ao mesmo tempo , admite que a Providência da qual temos falado nunca abandonou o homem primitivo e sempre lhe enviou diretores e guias para lhe darem lições de religião e de civilização .
78- As religiões foram dadas a todos os povos e cada religião devia satisfazer à necessidade moral e natural de cada povo . Cada religião deve chegar ao nível da inteligência de um povo , do contrário não ajudaria na sua evolução . A necessidade material obrigou o homem a viver em sociedade e por tal razão se ditou a lei " Amai-vos uns aos outros " .
79- Todas as religiões têm uma origem comum ; a divergência entre elas se deve ao desenvolvimento mental dos povos da terra . O deus dos negros é negro e o dos amarelos é amarelo ; o dos brancos é branco , e assim também são suas religiões .
80- No princípio do tempo , isto é , quando o homem começou a viver em sociedade pela necessidade urgente de se defender e defender os seus direitos , vivia feliz . Não havia inveja , nem ódio , porque não havia intrigas entre eles . Não havia enfermidades porque a carne estava bem equilibrada com o espírito . Eles sentiam que a vida era uma oração . Eram felizes e sentiam intuitivamente que o doador da vida estava neles e eles estavam nele . ( Esta fase da vida está representada alegoricamente pelo Paraíso da Bíblia . )
81- Depois , porém , progressivamente , o homem começou a satisfazer desenfreadamente os seus sentidos ( comendo do fruto proibido ) e se tornou descontente com o seu modo de viver ; perdeu a felicidade e com ela a sensação de sentir-se uno com o Doador da Vida . Foi atacado por enfermidades , dores físicas e morais , e então principiou a procurar alívios e remédios . O primeiro remédio foi a busca da felicidade anterior , perdida por causa do abuso . Não a encontrando novamente , dirigiu suas orações ao Doador da Vida para que a concedesse a ele de novo .
82- Mas como a petição deixou de ser atendida , por ser egoísta e errada , o homem começou a procurar um meio de atrair novamente a complacência do Criador , inventando teologias vagas e indefinidas como as águas do mar e oferecendo sacrifícios vivo àquele Deus , a fim de que ele não continuasse zangado . Em seguida , principiaram a ensinar que o Sol e a Terra , a Lua e as estrelas eram movidos e iluminados por uma Grande Alma Universal , que era ao mesmo tempo a fonte da vida e , em sua natureza , um fogo - uma Chama Sagrada - que brilha no firmamento e se manifesta como chama menor na alma dos homens . Então adoraram o Sol como Doador de Vida e deixaram o Sol espiritual invisível . Entretanto , havia muitos ainda que sentiam o Doador de Vida através da Luz Inefável , a Chama Sagrada , íntima .
83- Gradualmente e após eras , esses que sentiam a Luz Inefável em seu íntimo se converteram em sacerdotes , ao passo que a humanidade geral descia mais profundamente nas crenças materiais , isto é , materializava o espiritual e o abstrato . Por fim , foram muito poucos os sacerdotes que ficaram e que conheciam e sentiam a Chama Sagrada Interna como fonte de tudo e como chave da imortalidade , e assim o povo chegou a adorar o que se chama Deus só por meio de símbolos ou através de corpos celestes ou elementos terrenos .
84- Em seu devido tempo , a Providência enviou os deuses das eras para visitar os filhos do homem . Entre esses deuses estava Orfeu , inventor de instrumentos que produziam sons de suprema doçura ao serem tocados com as mãos ou soprados . Com essas melodias acalmava o vagabundo Espírito da humanidade e ensinava com palavras harmoniosas os preceitos de obediência à grande alma e de benevolência obrigatória e amável para com os demais .
Dessa maneira , os homens começaram a escutar ensinamentos de outros homens , em lugar de ouvir os impulsos das suas próprias almas , e dedicar grutas e bosques à adoração da deidade , em vez de adorá-la em Espírito como no princípio , quando a sentiam .
Este foi o princípio das religiões : quando o homem adoece , procura remédio para seus padecimentos ; quando sofre em espírito , apela para uma deidade a fim de que lhe dê alívio .
85- Passo a passo , por seus padecimentos e enfermidade devidos aos seus abusos e à sua desobediência às leis naturais , procurou apaziguar o seu zeloso Deus , esse que sua mente obscura criara ; instituiu a oferenda de plantas , flores e frutos mais seletos a esse Deus . Os sacerdotes , ignorantes ou por conveniência , reconheceram que a verdade nua e crua já não satisfazia , e instituíram o sacrifício acompanhado de certas orações e começaram a prestar culto ao Sol , não como Deus , porém como símbolo da luz e da vida que representa em forma visível , ao Deus que já não conheciam intuitivamente .
Começaram a honrar aquelas flores que abriam suas pétalas e as cerravam , respectivamente , ao sair e ao pôr-do-sol .
86- Até ali o povo se manteve satisfeito com a adoração do Sol , da Lua , das estrelas e do fogo como símbolo . Mas diariamente via chegar novos seres , e sem explicação nem do princípio da vida nem da fonte da qual essas novas vidas brotavam . Perguntaram aos sacerdotes iniciados e estes lhes responderam que Deus , para poder manifestar-se ( Criar ) , teve de converter-se em dualidade : macho-fêmea . Positivo-Negativo . E como o homem tem a imagem e semelhança de Deus , ele também se converteu em criador menor , como Deus foi o Criador Maior em princípio .
87- Da compreensão desse poder criador do homem resultou a organização daquele poderoso sistema religioso conhecido atualmente sob o nome de " fálico " , ou adoração do sexo .
A religião fálica é a base , é o fundamento , é o corpo , é a coroação de todas as religiões antigas e modernas .
Texto : Jorge Adoum
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