quinta-feira, 22 de março de 2012

" Do sexo à Divindade "

A RELIGIÃO CRISTÃ E O CRISTO MÍSTICO

- O cristianismo é o extrato de todas as religiões . Na religião cristã estão as crenças , os símbolos , os ritos , e as cerimônias , histórias e festas comemorativas em geral ; porém , perderam todo o significado místico , que é o mais importante , ficando apenas com o sentido de uma história muito duvidosa .
Os sábios compreenderam que a maioria dessas narrativas religiosas tem um fundo puramente alegórico . Certas pessoas julgam ser muito perigoso o estudo mítico e místico do cristianismo para a própria religião . Essas pessoas que vivem nas trevas não podem compreender que a ignorância é o maior perigo que ameaça a Verdade .
- As contradições dos Evangelhos , dos quais burlam os cientistas , isto é , os que se julgam sábios , são provas suficientes para demonstrar a pura verdade da religião de Cristo . Os verdadeiros sábios acreditam num Cristo revelado segundo o mito , segundo a história e segundo o espírito místico . São Paulo , o Verdadeiro Arquiteto do Cristianismo , assim declarou em muitas ocasiões nas suas epístolas .
A religião cristã é puramente uma religião solar . A mitologia comparada tem sido uma arma perigosa para o combate a todas as religiões . Os seus golpes mais perigosos foram dirigidos contra Cristo . Seu nascimento de uma virgem , a degola dos inocentes , seus milagres e ensinamentos , a crucificação e ressurreição , a ascensão e demais acontecimentos revelados pela história , tudo isso nos mostra a identidade das narrativas com outras vidas , surgindo daí a dúvida da existência histórica de Jesus .
O mito é uma narrativa dos movimentos que projetam sombras , e a linguagem empregada nessas narrativas é o que se chama linguagem simbólica . Os símbolos representam um alfabeto pitoresco empregado pelos autores do mito ; cada símbolo possui um determinado sentido . Sem o conhecimento dos símbolos é impossível a leitura do mito , pois os primeiros autores dos grandes mitos sempre foram iniciados habituados ao emprego de uma linguagem simbólica em sentido fixo e convencional .
- Cada símbolo tem um sentido principal e vários sentidos secundários que interpretam o primeiro . O círculo , por exemplo , é o símbolo do Deus infinito , mas também simboliza o Sol , que , a seu turno , simboliza o Logos e a encarnação do Logos . Também é o enviado . O iniciado e o instrutor do mundo são designados pelo símbolo do Sol . Pois , assim como o Sol salva o mundo , também o Enviado salva a humanidade . Assim , todo instrutor ou enviado é um Logos " Filho de Deus " , o qual desce ao plano material para salvar o mundo das trevas da ignorância e do despotismo , como o Sol salva a terra da obscuridade do frio e da morte . É este o Mito Solar .
- O Sol é a sombra física do Logos ou assim como a chama do seu corpo .
Então a encarnação do Logos se representa por uma sombra e em corpo mortal . O Mito Solar , pois , é uma narrativa na qual , em primeiro lugar , aparece a atividade do Logos ou Verbo no Cosmo e logo nos fatos de vida de um ser que é uma encarnação do Logos , representado como Deus ou Semideus , sendo que sua carreira será determinada pelo curso do Sol , por ser este astro a sombra do Logos . O Logos Encarnado nasce com o Sol e , como este , no solstício do inverno , morre no equinócio da primavera e é vencedor da morte , ascende ao céu . O Deus Solar ocupa os seis primeiros meses do ano com um trabalho  laborioso , ao passo que os outros seis meses são um período de proteção e de conservação . Nasce sempre no solstício do inverno , após o dia mais curto do ano ( no hemisfério boreal ) e na noite entre 24 e 25 de dezembro , a noite santa por excelência em todo ano . O signo zodiacal da Virgem Imaculada Celestial está sobre o horizonte oriental à meia-noite , e o Sol ( Menino ) do ano-novo dá então começo à sua jornada , desde o ponto mais austral , em direção ao hemisfério norte , para livrar essa parte da obscuridade e do frio , da umidade e da fome , que seriam inevitáveis se permanecesse sempre debaixo do Equador .
- O Menino Solar nasce de uma virgem ( Signo da Virgem ) que está no horizonte e conserva a sua virgindade depois do nascimento do Menino Solar .
O Menino é fraco e débil , pois vem ao mundo quando os dias são mais curtos e as noites mais longas ( ao norte do Equador ) ; sua infância está cercada de perigos , porque nesses tempos o reino das trevas é mais forte que o seu , e os infantes astros , estrelas e luminares do céu são degolados pelo rei da obscuridade ; mas o dia se vai alongando com a aproximação do Menino Sol no equinócio da primavera . Chega , finalmente , a um ponto do seu passo , a crucificação , cuja data varia anualmente .
- O Deus nascido na aurora de 24 de dezembro é sempre crucificado no equinócio vernal e dá a vida para alimentar os seus adoradores . Essas são as características mais importantes do Deus Solar . É fixa a data do seu nascimento , ao passo que a da morte é variável , devido ao fato de a primeira corresponder a uma posição fixa do Sol , enquanto a segunda é uma posição variável ; pois a Páscoa ( de passo ) é variável e calculada segundo as posições relativas do Sol e da Lua , porque esta data não se refere à história de um homem , mas sim à do Deus Solar .
- Ísis egípcia , Maria de Belém , cada uma delas é Nossa Senhora Imaculada , Estrela do Mar , Rainha do Céu , Mãe de Deus . Ambas são representadas pela Lua : Ísis , a cabeça coroada com a lua , representa a atração da matéria , ao passo que a virgem pisa a lua e é coroada com doze estrelas ; ou seja , o Espírito dominando a matéria .
- Ísis é representada com a lua crescente na cabeça , amamentando Hórus . Está sentada numa cadeirinha conquanto o filho carrega uma cruz sobre os ombros . A virgem do zodíaco é representada em esboços antigos por uma mulher amamentando um menino , que representa o tipo de todas as almas futuras com os seus filhos divinos . Representam Deváki com krishna nos braços ; Ishtar em Babilônia , sempre com a coroa de estrelas , e seu filho Tamuz . Hércules , Perseu , os Dioseuros , Mitra e Zaratustra tinham um nascimento tanto divino como humano .
- Os antigos cristãos sabiam que Jesus não nasceu em 25 de dezembro .
Cento e trinta datas foram escolhidas , a princípio , por diversas seitas , como dias do nascimento do Nazareno , até que , no século IV , o papa Júlio I optou pelo dia 25 de dezembro : " Este dia 25 de dezembro em Roma acaba de ser escolhido para o dia do nascimento de Jesus , a fim de que os pagãos ocupados com suas cerimônias ( as Brumálias , em hora de Baco ) deixem que os cristãos celebrem os seus próprios ritos sem ser incomodados " . Muitas fontes históricas temos à mão , mas o que aí está é suficiente.
- O animal que simboliza o Herói ou Salvador é o Signo Zodiacal , no qual o Sol atinge o equinócio vernal ; este varia de acordo com a precessão dos equinócios .
Na Assíria , Oanes tinha por signo Pisces ou Peixes e era considerado sob esta forma ; observamos que os altos sacerdotes da Babilônia ou da Assíria têm suas mitras , adorno de cabeça , em forma de peixe , representando a fecundidade . Mitra coincide com Taurus ( Touro ) . Osíris também era venerado sob a forma de Ápis ou Serápis , " O Touro " . O Sol em Áries , Carneiro ou Cordeiro é o símbolo da Astarte , de Júpiter-Amon e de Jesus , o cordeiro de Deus . Também o Peixe é aplicado a Jesus , como se vê nas catacumbas .
A morte e a ressurreição do Deus Solar ou Seu Verbo no equinócio da primavera , ou perto desta data , encontram-se difundidas , bem como o seu nascimento , no solstício de inverno . Todos os anos a morte de Tamuz é chorada na Babilônia e Síria . Adônis é chorado na Síria e na Grécia ; Átis , na Frigia ; Mitra , na Pérsia , e Baco e Dionísio , na Grécia . No México encontramos a mesma idéia acompanhada da Cruz . ( Williamson , Great Lan , págs . 40,42,157 etc . )
- Existe um costume , comum desde a Antiguidade , que é o de não comer carne quando morre um ente querido . Este costume , demonstrando a aflição e grande tristeza dos parentes , é uma herança de tempos remotos . Quando morreu Tamuz , Ishtar chorou e não aceitou qualquer alimento por causa de sua profunda tristeza . Pois bem , esta tristeza nos legou o jejum que precede à morte do Sol no equinócio vernal ( a quaresma ) ; encontramos esse costume no México , na Babilônia , na Assíria , no Egito , na Pérsia e na Ásia Menor . Sua duração , em certos casos , é de quarenta dias . ( Willimson , Ob. cit. 120-123 . )
O Cordeiro era o signo do equinócio vernal , na época de Cristo ; ao passar ( pela Páscoa ) o grande círculo do Horizonte , " foi o cordeiro de Deus crucificado no espaço " .
Essas narrativas nunca se referiam de modo particular a um indivíduo chamado Jesus , Osíris , krishna ou outro fundador de uma religião , senão ao Cristo Universal . O Cristo do Mito Solar era o Cristo dos Mistérios e o Cristo dos Mistérios é o homem Deus ou o Deus-homem ; é o Cristo Místico .
- Em todos os templos de mistério , os hierofantes ensinaram que existe no Sol uma força espiritual , assim como uma força física . Esta última é a dos raios solares , que fecunda a natureza , como o pai fecunda a mãe . Produz o crescimento das plantas e , portanto , sustenta e conserva os reinos animais e humanos . É uma energia construtora , criadora e fonte de toda força física .
O drama do Cristo Solar e do Cristo Místico é o drama do homem , como veremos mais tarde , pois o homem tem dois nascimento : um nascimento físico e outro místico . O nascimento físico pode-se dar em qualquer época ; o nascimento místico , porém , por meio da Iniciação , era efetuado nos templos antigos , à meia-noite do dia 24 de dezembro , e , durante a cerimônia , o neófito , o menino , via o Sol espiritual ( estrela de Belém na casa do pão ) , via Cristo , seu salvador espiritual , no coração , assim como o Sol físico era o seu salvador físico .

O CRISTO MÍSTICO

- Muitas pessoas duvidam da existência histórica de Cristo . Vamos deixá-las em suas divagações , pois não temos tempo para demonstrar a existência do Sol .
A narrativa da descida do Verbo ao seio da matéria é tão perfeita , tão verdadeira quanto a descida do Eu Sou ao meu corpo .
Jesus identificou-se com Cristo , o Verbo por quem todas as coisas foram feitas .
Para as igrejas , este fato divino tornou-se datas históricas de Jesus , a quem consideravam a Divindade Encarnada ( Cristo Místico ) . Assim como o Cristo dos Mistérios , o Logos , a Segunda Pessoa da Trindade , é o Macrocosmos , também o Microcosmos ou o homem encerra e representa o segundo aspecto do Espírito Divino , chamado , por isso , Cristo . O segundo aspecto do Cristo dos Mistérios é , portanto , a vida do iniciado , a vida do segundo nascimento no Reino Interno . Durante esta Iniciação Interna , Cristo nasce no homem e , mais tarde , se exalta , para tornar mais inteligível ao iniciado a natureza do Espírito nele .
- Somente por meio do amor o homem pode aspirar à Iniciação . Pelo amor verdadeiro o homem pode tornar-se " puro , santo , sem mancha , e viver sem transgressão " , chegando assim a ser iniciado , a ser Cristo conscientemente .
Esse é o caminho das provas que leva à " porta estreita " , " ao caminho da santidade " e , pois , " ao Gólgota , com a cruz às costas " .
- O Cristo Sol no homem é o Fogo Divino da alma , que se deve converter em luz . " Nosso Deus é fogo " , disse Moisés . É o Menino que nasce como homem no presépio , Belém ( casa do pão ) , o corpo físico .
O candidato deve desenvolver estas qualidades de maneira perfeita , antes que Cristo possa nascer nele . Deve preparar a morada para este Menino Divino que vai crescer dentro dele . Os preceitos necessários para desenvolver essas qualidades estão perfeitamente traçados no Sermão da Montanha , e nada mais temos que dizer sobre esse particular .
- O maior mistério do cristianismo está encerrado nos quatorze versículos do primeiro capítulo do Evangelho de São João :
1. No princípio era o Verbo , e o Verbo estava com Deus , e o Verbo era Deus .
2. Ele estava no princípio com Deus .
3. Todas as coisas foram feitas por ele , e sem ele nada do que foi feito se fez .
4. Nele estava a vida , e a vida era a luz dos homens ;
5. E a luz resplandece nas trevas , e as trevas não a compreenderam .
6. Houve um homem enviado de Deus , cujo nome era João .
7. Este veio para testemunho para que testificasse da luz ; para que todos cressem por ele .
8. Não era a luz ; mas para que testificasse da luz ,
9. Ali estava a luz verdadeira , que alumia a todo o homem que vem ao mundo .
10. Estava no mundo , e o mundo foi feito por ele , e o mundo não o conheceu .
11. Veio para o que era seu , e os seus não o receberam .
12. Mas , a todos quantos o receberam , deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus ; aos que crêem no seu nome ;
13. Os quais não nasceram do sangue , nem da vontade da carne , nem da vontade do varão , mas de Deus .
14. E o Verbo se fez carne , e habitou entre nós , e vimos a sua glória , como a glória do unigênito do Pai , cheio de graça e de verdade .
- Todas as religiões , antigas e modernas , colocaram e colocam sobre altares a imagem de um homem ou de uma mulher para simbolizar o poder divino e o adorar . A Arca de Noé , a Terra Prometida , o presépio de Belém , o Santo Sepulcro , o Tabernáculo , Jerusalém , o Templo de Salomão etc . etc . não são mais do que o mesmíssimo corpo humano onde arde o Fogo Crístico .
- O homem é um sistema universal composto de astros , planetas , sóis , luas , cometas , vias-lácteas e constelações ; deve seguir a mesma lei do sistema maior . Quanto mais perfeito é o homem , tanto maior cumprimento dá a estas leis , como o fez Jesus Cristo . Nós também " devemos chegar , algum dia , à estatura de Cristo " .
- Há uma só religião com muitas instituições religiosas , assim como há uma única humanidade com muitas raças e costumes . O grande arcano das religiões , como temos visto , está no poder do Fogo Crístico e da Luz Inefável .
O Sol , sempre o Sol , era adorado como o Grande Fogo que ardia no meio do Universo , ao passo que o Fogo Divino está mais além do Sol físico . Por este Fogo Divino Interno , que foi adorado no princípio , o homem nos deixou um símbolo no archote , na espada flamígera e na coroa de ouro cujas pontas se assemelhavam aos raios solares . Todos os homens-deuses tinham nomes que significavam Fogo-Luz : Júpiter , Apolo , Hermes , Mitra , Baco , Odin , Buddha , Krishna , Zoroastro , Fo-Hi , Hiram Abiff , Sansão , Josué , Vulcano , Alá , Bel , Baal , Serápis , Salomão , Jeshua ( Jesus ) , e muitas outras divindades .
- A fábula de Prometeu é um véu da Verdade : a alma humana , ao possuir o fogo divino da humanidade , empregou-o para a destruição ; foi encadeada à rocha ( corpo ) e devorada pelo abutre ( dos desejos ) , até que um homem conseguisse dominar o fogo e se tornasse perfeito . Esta profecia foi cumprida por Hércules ( Cristo ) , que ( nascendo como Luz no mesmo fogo da alma ) libertou a que , havia tantos anos , estava submetida ao tormento ( nascendo no seu coração pelo segundo nascimento ou Iniciação ) .
A luz que brilha no sistema nervoso é o mediador entre o Deus Íntimo e o homem externo . É a ponte que une o Espírito à Matéria ( ver La Religión de los Sábios ) . Por causa desta Luz o filho do homem é chamado filho de Deus . Os filhos da Luz conseguiram ver o Sol Interno invisível . As antigas religiões buscavam a maneira de captar o fogo cósmico que circulava no éter ; por isso , os sacerdotes se valiam de plantas , de animais e de metais de propriedades absorventes dessa Luz Invisível . O cristianismo emprega o fogo em seus ritos como o incenso para simbolizar que , assim como o fogo queima o incenso e este se converte em fumaça perfumada , também o Fogo Divino , no homem , consome da alma tudo quanto é grosseiro , para convertê-la em fragrante perfume . Os campanários , as torres , os obeliscos e as pirâmides são símbolos do falo portador do fogo .
- A árvore edênica significa o falo e o seu fruto é o fogo cósmico . O ouro dos templos tem a cor da luz solar . Os círios acesos nos altares e a pequena lamparina vermelha alimentada com azeite de oliva representam o Fogo Divino .
O azeite é o símbolo do sangue : este mantém a chama sagrada do homem , assim como o outro sustenta as chamas físicas .
O sangue é o veículo da chispa divina . Esta chispa move-se com a corrente sanguínea e não se encontra em qualquer ponto particular do organismo . A vibração desta chispa pode ser dirigida e localizada em qualquer parte do corpo , por meio da vontade concentrada . O sangue incendeia-se nas veias e manifesta o Fogo Divino Interno .
- O iniciado participa do Divino Poder Solar . Transfigura-se . Este poder se manifesta em forma de auréola de luz ao redor de sua cabeça , porque o fogo do Espírito Santo no Sacro se converte em luz no cérebro , e o iniciado se converte em Onisciente sem necessidade do intelecto . Esta auréola de luz , com o tempo , converte-se em diadema para o rei , mitra para o bispo , auréola de luz para a cabeça dos santos . O Fogo Criador , ao subir pela espinha dorsal e , finalmente , chegar ao terceiro ventrículo do cérebro , torna uma formosíssima cor dourada e a irradia em todas as direções , formando uma coroa sobre o osso occipital , em forma de leque . Esta luz significa a regeneração do homem que alcançou a " estatura de Cristo " . Ela muda de cor conforme o pensamento : a pureza se converte em branca ; a espiritualidade , em azul ; o saber , em amarelo ; o amor , em cor-de-rosa , etc . Temos hoje muitos meios de demonstrar estes fenômenos e muitos homens de ciência estão ocupados no estudo da aura humana .
- Já dissemos que o homem deve ter dois nascimento : um físico e um espiritual . Tem de ser homem e Cristo ao mesmo tempo . Vamos agora tratar de decifrar o mistério do Cristo no homem físico assim como deciframos o significado do Cristo solar .
O grânulo de vida fica depositado no útero materno , porta da vida , durante nove meses ; após esse tempo , nasce , e a Alma Cristo permanece no pesebre do coração , no corpo ( casa de carne ) . O Menino-Cristo no homem está rodeado de animais : a ignorância do bruto , a debilidade do cordeiro e a brutalidade do touro . O rei das trevas , no corpo , com a ambição e o orgulho , quer matar o novo rei , para livrar-se do remorso e ter ampla liberdade de seguir os desejos da carne . O neófito é atacado pelo fantasma do umbral no segundo nascimento e é perseguido por todas as hostes do inferno ( mundo inferior ) .
Foge , então , para o Egito , isto é , refugia-se no mundo interno , abandonando as tentações do corpo e suas paixões , a fim de crescer espiritualmente e voltar , depois , ao cumprimento de sua missão na vida . Assim como o Sol percorre aparentemente os doze signos zodiacais , também o Espírito Crístico tem de percorrer todas as dependências do seu sistema no corpo , que é a miniatura do Universo . A cabeça é o Oriente do homem , de onde sai o Sol Cristo . O iniciado deve seguir sempre os seus pensamentos e suas práticas para o cérebro , onde tem a raiz de sua trindade . A porta para o Ocidente é o coração , por onde deve entrar o neófito . Por esta porta o neófito ou recém-nascido é conduzido para as piras do batismo ( que se acham no fígado , órgão que forma , por suas emoções e desejos , o corpo astral ou de desejo ) ; ali ele é batizado e submetido à prova d'água , que significa o domínio do desejo . O recém-nascido jura ante o altar no coração , onde brilham um Sol e seis luminares . ( O Sol foi depois representado pela custódia , símbolo do Sol resplandecente , ou símbolo do Fogo Divino ; os seus centros magnéticos ou planetas são simbolizados pelos seis círios ) .
( Para aprofundar o estudo sobre as Iniciações de todas as religiões e sua relação com o homem é necessário estudar a obra do Dr. Adoum intitulada As chaves do reino interno ou o conhecimento de si mesmo . )
- Do capítulo anterior conclui-se que oChrestos ( que em grego significa " Bom " ) é uma qualidade que deve ser adquirida antes de poder se tornar um Cristo , um ungido . Após ter chagado a viver uma vida virtuosamente esotérica , poder-se-á começar a viagem ou o caminho para a Iniciação , a senda da provação - a senda que conduz à porta estreita - caminho da Santidade - caminho da Cruz . O aspirante deve adquirir as sete virtudes para sentir o ardor pela felicidade de ver Deus e de unir-se a Ele ( São Mateus 5:8 ) .
- O Espírito que mora no corpo é um fragmento invisível de Deus . É trino , por ser Deus . É Poder , Amor e Saber . O Pai é o Poder ; o Filho é o Amor , e o Espírito Santo é o Saber . A Iniciação consiste em dar completa liberdade ao Íntimo para que obre por meio dos seus três atributos . O Cristo Místico , pois , é o ser interno do homem , e , por conseguinte , é duplo . É o Logos , Verbo ou Segunda Pessoa da Trindade , que desce à Matéria . Em seguida o Amor , segundo aspecto do Espírito Divino , faz evoluir o homem . Um representa os processos cósmicos no Mito Solar , o outro representa o processo que se passa no individuo . Ambas as fases , a Solar e a Individual , se encontram na narrativa dos Evangelhos ; sua união nos apresenta uma imagem do Cristo Místico . O Cristo Cósmico , a divindade que se envolve com a Matéria , é a encarnação do Logos ou Deus feito carne . Esta Matéria-Mãe recebe da Terceira Pessoa da Trindade , o Espírito Santo , a vida que a anima e lhe permite tomar forma . A Matéria condensada é modelada em seguida pelo Filho , segundo Logos , que se sacrifica encarnando-se ou crucificando-se , a fim de tornar " homem celeste " .
Do seu corpo fazem parte todas as formas . Isso é o processo cósmico dramaticamente representado nos mistérios .
" O Espírito de Deus pairava sobre as águas . E as trevas estavam sobre a face do abismo " , disse o Gênese .
Logo lhe foi dada a Forma pelo Logos : " Todas as coisas foram feitas por Ele , e sem Ele nada do que foi feito se Fez " , disse São João no seu Evangelho .
- Uma vez terminado o trabalho do Espírito , o Cristo Cósmico e Místico pode revestir-se de Matéria , entretanto no seio da Virgem Matéria . Esta Matéria foi vivificada pelo Espírito Santo a fim de receber o segundo Logos , e , assim , Cristo se encarna e se faz carne ; a vida e a matéria O envolvem com uma vestimenta dupla . É a descida do Logos na Matéria , descrita com o nascimento do Cristo de uma Virgem .  Isto se torna em Mito Solar , esse é o nascimento do Deus Sol no momento em que o Signo de Virgo ou Virgem se levanta no horizonte . Começam aqui os símbolos e as lendas . O Menino nascido está sujeito a todas as debilidades infantis . Ele , então , representa a alma frágil que nasce para a evolução . A Matéria o aprisiona para matá-lo ; ele , porém , lentamente triunfa e modela o corpo para um destino sublime . Consegue a maturação do corpo e se crucifica nessa matéria com a finalidade de derramar da cruz todas as energias de sua vida , sacrificada em benefício do progresso da criação .
Padece , depois morre para os sentidos e é sepultado ; mais levanta-se com o corpo astral radiante que torna veículo ou vestimenta ( da alma ) e vive através das idades . A crucificação de Cristo é uma parte do grande sacrifício cósmico .
Todas essas alegorias da crucificação nos mistérios se materializam até o ponto de tornar-se morte verdadeira de uma pessoa , sofrida na Cruz e num crucifixo levado por um ser humano que expira .
- Toda esta história é , hoje , a história de um homem ; foi aplicada ao Instrutor Divino , Jesus , e se transformou na história de sua morte física , assim como o seu nascimento de uma Virgem e a infância rodeada de perigos . A ressurreição e a ascensão transformam-se em incidentes da sua vida . Os mistérios desaparecem , mas as lendas chegam a ser a vestimenta do Instrutor da Judéia . O Cristo Cósmico desaparece no Cristo Histórico . Para os iniciados , porém , o Cristo era , é e será sempre o dos mistérios , que está intimamente ligado ao coração humano . O Cristo do espírito humano . O Cristo que existe em cada um de nós , que aí nasce , aí vive , é crucificado , ressuscita dentre os mortos e sobe ao céu , em meio aos sofrimentos e ao triunfo de todo " filho do homem " . A vida de todo iniciado nos mistérios celestes está traçada em grandes linhas na biografia dos Evangelhos . Por isso São Paulo fala do nascimento , da Evolução e da maturação completa de Cristo no discípulo .
Todo homem é potencialmente um Cristo e segue de modo geral a narrativa dos Evangelhos nos incidentes principais ; mas como vimos , estes têm um caráter universal e não particular .
- Cinco grandes Iniciações esperam o aspirante a Cristo . A primeira é o segundo nascimento do Cristo no coração , pois o discípulo nasce no reino interno de Deus como um menino . " Se não vos tornares como meninos , não entrareis no reino dos céus " , disse Jesus . Jesus nasceu na caverna . ( É a gruta da Iniciação conhecida pelos antigos como a " Caverna da Iniciação " . ) Em cima da gruta brilha a Estrela da Iniciação , cuja luz resplandece pelo nascimento da Luz Inefável . Sua vida está em perigo por causa das forças tenebrosas do mal .
Apesar de todo o perigo , alcança o estado viril , porque , uma vez nascido , o Cristo não pode morrer , tem de terminar sua evolução no homem . Sua vida se expande em beleza e força , crescendo em sabedoria e espiritualidade até alcançar a Segunda Iniciação .
- A Segunda Iniciação é o batismo da água ou o domínio de todos os desejos , o qual lhe confere os poderes necessários a um instrutor . Então , descendo o Espírito Divino sobre Ele com a glória do Pai Invisível , ilumina-o e assim chega a ser " o filho bem-amado " ; a ele se deve escutar .
Logo Ele é levado ao deserto da Matéria para ser tentado . O inimigo , secreto , que reside no baixo-ventre ou no inferno ( parte inferior do corpo ) , esforça-se por lhe mostrar a dificuldade de seguir a senda , e convida-o a servi-lo , para a sua própria tranquilidade e proveito pessoal . Ele , porém , vence o Tentador e a Tentação e volta aos homens , a fim de alimentá-los com o pão da vida e curá-los das doenças .
- Depois de tantos serviços impessoais e sofrimentos internos , galga a montanha sagrada da Terceira Iniciação , onde se transfigura , tornando-se tão radioso quanto o Sol .
- Está preparado para o Batismo do Fogo ou o Batismo do Espírito Santo e a entrada na última etapa do caminho da Cruz . É , então , perseguido e vituperado ; contudo , não deixa de crescer a vida do amor . Bebe o cálice amargo da traição , do abandono e é negado por todos os seus . Ainda desapreciado pelos homens , carregando a cruz na qual deve morrer , renunciando à vida do mundo inferior . Cercado de inimigos triunfantes , o seu heróico coração lança um grito ao Pai que parece tê-lo abandonado , e então abandona o corpo de desejos . Ele , o iniciado , desce aos infernos para poder salvar os que pedem auxílio e os átomos que desejam trabalhar sob o estandarte do Eu Superior ( ver As Chaves do reino interno ) . Volta depois à luz , abandonando as trevas inferiores , com o sentimento de que é o filho inseparável do Pai
- Uma vez terminados os seus deveres na vida terrestre , Ele sobe ao Pai por meio da Quinta Iniciação , porque já está unido ao Deus Íntimo .
É esta a história dos Cristos e dos mistérios , ou do Cristo dos Mistérios , sob o duplo aspecto : Logos e homem ; cósmico e individual .
Jesus é considerado como o Cristo Místico e Humano , que luta , sofre e , finalmente , triunfa : é o homem em quem a humanidade se vê crucificada e ressuscitada , cuja história promete uma vitória a todos os que , como Ele , forem fiéis até a morte , e até mais além da morte .
Texto : Jorge Adoum
Deixe o seu Comentario .
         




  

Nenhum comentário:

Postar um comentário