quinta-feira, 22 de março de 2012

" Do sexo à Divindade "

A RELIGIÃO BRAMÂNICA

A Índia teve dois cultos diferentes : a adoração a Deus em forma masculina , ou culto ao Sol , e a adoração em forma feminina , ou culto à Lua . O culto solar dava ao Deus do Universo um sexo varonil , com todas as tradições védicas : a ciência do Fogo Sagrado Criador , a oração , a noção esotérica do Deus Supremo , o respeito à mulher , o culto dos antepassados e a realeza eletiva e patriarcal .
- O culto lunar atribuía à Divindade um sexo feminino , ou a Natureza , e , na maioria das vezes , uma Natureza cega , inconsciente em suas manifestações violentas e terríveis . Este culto praticava a idolatria , a magia negra ; favorecia a poligamia , que foi a herança de judeus e maometanos e de algumas outras religiões . A luta dos filhos do Sol com os da Lua inspirou a Epopéia Hindu , que é denominada O Mahabharata . No começo triunfaram os filhos da Lua , durante muitos anos , e o espírito das trevas triunfou sobre o da Luz . Os filhos do Sol tiveram de se retirar para as selvas longínquas e muitos deles se fizeram eremitas . Reuniam-se em grupos e tribos e conservavam a interpretação secreta dos Vedas . Chegaram a desenvolver , de maneira surpreendente , o poder da vontade . A voz e o olhar do ermitão afastavam as serpentes e amansavam os tigres . Os reis começaram a temer aqueles iogues ou anacoretas porque , como diz o poeta , " sua maldição perseguia o culpado até a terceira geração " .
- Do seio da irmandade dos anacoretas devia brotar a revolução do poder espiritual sobre o poder temporal , do anacoreta sobre o rei . E o Verbo Divino encarnou-se em um homem e este foi o primeiro Messias , o primogênito dos filhos de Deus , este foi o Krishna . ( O Mahabharata e o Bhagavad-Gita representam a tradição popular e a tradição iniciática . Relatam o nascimento , a vida e a morte de Krishna , para os que queiram aprofundar o tema ) .
- O dia do nascimento do Sol na Índia é dia de regozijo . O povo troca presentes , adorna os lares e se felicita mutuamente . Os antigos persas celebravam esse dia como o do Senhor e Salvador Mitra . Os antigos egípcios festejavam o nascimento de seu Salvador Hórus , e , assim , em todas as partes do mundo , o 25 de dezembro era considerado como o dia mais feliz do ano , porque era o dia da esperança e do triunfo do Bem .
- Krishna , o salvador hindu , foi concebido pelo Espírito Santo na Virgem Deváki . Nasceu em 25 de dezembro , numa gruta , mil anos antes de Jesus , o Nazareno . Seu advento foi precedido por uma estrela brilhante . Anjos e espíritos alegres apareceram nos céus e deram a Boa Nova aos maravilhados e atemorizados mortais . Grandes profetas e simples pastores vieram prostrar-se diante do Divino Menino . Então o tirano Kansa ordenou a matança de todos os meninos nascidos em seu reino , por temor a este rei recém-nascido o Salvador , porém , escapou .
- Acompanhado de seus discípulos , viajava pelo pais , pregando a paz e a salvação ; curando os enfermos , os coxos , os surdos e os cegos , e ainda ressuscitando os mortos . Depois de muitas perseguições , por causa da traição de um dos seus discípulos , deu sua vida em divina expiação pelos pecados do mundo . Encontrou a morte na Cruz e o crucifixo se tornou seu emblema sagrado . ( Outra lenda diz que morreu a flechadas ) . Na hora da sua morte o Sol se obscureceu , caíram do céu fogo e cinzas e os mortos andaram novamente sobre a terra . Desceu à morada dos espíritos desencarnados e , ao terceiro dia , ressuscitou entre os mortos ; ascendeu em corpo ao céu , de onde , de acordo com sua própria profecia , voltaria novamente no último dia do mundo , quando chegasse a hora . Por ocasião da sua vinda o Sol e a Lua se obscurecerão a terra tremerá e as estrelas cairão do firmamento . O quê ? Se este relato não é o de Jesus Cristo , é o de Krishna , mil anos antes de Cristo .
- As doutrinas deixadas por Krishna para os iniciados se acham no livro denominado O Bhagavad-Gita , que significa " o Canto do Senhor " Krishna , depois de sete anos de ascetismo e meditação , sentiu que sua natureza divina dominava sua natureza terrena , e que estava identificado com o Sol de Mahadeva , para merecer o nome de Filho de Deus .
Chamou , então os anacoretas velhos e jovens para revelar-lhes sua doutrina .
Arjuna , um dos descendentes dos reis solares , estava cheio do Fogo e se fez o mais apaixonado discípulo de Krishna . O Mestre começou a revelar a seus discípulos as verdades inacessíveis aos homens que vivem na escravidão dos sentidos .
Esta doutrina se resume no seguinte :
" A alma é imortal , reencarna-se e está unida misticamente a Deus . O corpo é a morada temporária da alma . O corpo é finito , porém a alma que o habita é invisível , imponderável , incorruptível e eterna " .
" O homem terreno é triúno como a divindade de que ele é o reflexo , e se constitui de Inteligência , Alma e Corpo " .
" Se a alma se une à inteligência , alcançará a sabedoria e a paz ; se vive indecisa entre a inteligência e a paixão do corpo , girará num círculo fatal ; se , no entanto , se abandona totalmente ao corpo , cai na ignorância e na morte temporária : esta é a roda que cada homem pode observar dentro de si mesmo .
A alma se acha infalivelmente sujeita à lei da reencarnação e nisso reside o mistério . Quando o corpo está dissolvido ( dominado ) , a sabedoria domina e a alma voa às regiões dos seres puros , que têm contato com o Todo-Poderoso " .
" Para chegar à perfeição é mister conquistar a ciência da unidade , isto é , é preciso se elevar até o ser divino de onde procedeu a alma e que se acha dentro de cada um de nós . É o verdadeiro caminho da salvação " .
" Não é suficiente fazer o bem , é necessário se bom . O motivo da bondade deve estar no ato e não em seus frutos . É preciso renunciar aos frutos das obras , e cada um dos atos deve ser como uma oferenda ao Ser Supremo . Quem encontra em si mesmo a felicidade e a luz é uno com Deus e sua alma fica isenta da roda da reencarnação inconsciente " .
" Faz-no ver o Mahadeva " , disse Arjuna , e Krishna respondeu : " Se se acendesse nos céus , ao mesmo tempo , o esplendor de mil sóis , apenas se assemelharia a um fragmento ou um raio do esplendor do Todo-Poderoso " .
- A história de Sarasvati , irmã de Nichdali , é igual à de Maria Madalena e Marta . Sarasvati era uma pecadora e a irmã lhe disse : " Eu te perdôo , porém meu irmão não te perdoará nunca . Só Krishna pode salvar-te " .
O Filho de Deus estava sentado à mesa de um festim na casa de um chefe , quando as duas mulheres pediram para ser apresentadas ao profeta .
Deixaram-nas entrar devido aos seus trajes de penitentes . Sarasvati correu e se ajoelhou aos pés de Krishna , lavando-o com uma torrente de lágrimas e dizendo : " Se tu quiseres , podes salvar-me " . Os rajás disseram : " Por que , santo richi , consentes que estas mulheres do povo te aborreçam com suas palavras insensatas ? " Krishna lhes respondeu : " Deixai que abrandem seus corações .
Elas são mais dignas do que vós . Porque esta tem fé e aquela tem amor .
Sarasvati ! Perdoados estão teus pecados desde este momento porque creste em mim . . . É preciso que saibas que minha mãe radiosa , que vive no Sol de Mahadeva , te ensinará os mistérios do amor eterno " . Desde aquele dia as duas irmãs seguiram Krishna por toda parte .
A vida , paixão e morte de Jesus no Evangelho ou é um decalque sobre a vida e morte de Krishna ou uma repetição maravilhosa dos mesmos acontecimentos , com a diferença de lugares e nomes .
Krishna consagrou seu discípulo Arjuna como rei descendente de raça solar e concedeu autoridade aos sacerdotes para que fossem conselheiros dos reis como fez Jesus com Pedro .
- No entanto , o mais surpreendente da doutrina de Krishna é o simbolismo das guerras entre os dois exércitos , que se encontravam frente a frente na nova povoação , construída por Krishna e seus anacoretas , chamada Dvaraka .
Os reis do culto lunar ( o Mal ) contra os do culto solar ( o Bem ) . Então , pergunta o Mestre com severidade ao seu discípulo e rei Arjuna : " Por que não deste inicio ao combate que deve fazer triunfar os filhos do Sol ? " E Arjuna responde : " Não o podia fazer sem ti . Olha esses exércitos imensos de homens que se matarão entre si . . . ! Que prazer poderei experimentar em matar meus inimigos ?
Mortos os maus , o pecado cairá sobre nós . Eu não combaterei " .
" Arjuna , teu corpo venceu tua alma . Tu choras aqueles que não devias chorar . . .
Os homens instituídos nunca lamentam nem os vivos nem os mortos . . .
Porquanto o que está em todas as coisas está por cima da destruição . Os corpos durarão pouco mais e a alma neles encarnada é eterna , indestrutível e infinita . A alma não mata nem morre . Nem a espada é capaz de cortá-la : nem o fogo nem a chama são capazes de queimá-la ; nem a água nem a umidade , de molhá-la ; nem o ar , de secá-la . . . " ( Bhagavad-Gita )
E assim , quando Krishna ficou certo do triunfo da alma sobre o exército da paixão maléfica , retirou-se à sua ermita para se preparar para o sacrifício .
Nenhum dos seus discípulos conseguiu penetrar em seus desígnios . Somente Sarasvati e sua irmã Nichdali puderam decifrar a intenção do Mestre , devido ao poder do amor que existe nas mulheres ; Sarasvati lhe disse : " Mestre , não nos deixes " , e Nichdali continuou : " Eu sei aonde vais , porém a nós que tanto te amamos deixa-nos seguir-te " . Krishna respondeu : " No meu céu não será recusado o amor . Vinde " .
Em outra ocasião , disse a seus discípulos : " É preciso que o filho de Mahadeva morra transpassado por uma seta para que o mundo creia em sua palavra " .
" Explica-nos esse mistério " .
" Vós o compreendereis depois da minha morte . Oremos " .
- Durante sete dias o Mestre fez abluções e jejuns . Seu rosto se transfigurou e parecia um Sol radiante . Depois de sete dias chegaram os arqueiros do rei Kansa para prendê-lo . As duas mulheres o preveniram para que se defendesse e aquele divino ser , que afugentava os tigres e as serpentes com um simples olhar , ajoelhou-se junto a uma grande árvore de cedro e se entregou à sua oração . Ninguém pôde fazê-lo sair de sua meditação ; então os arqueiros o amarraram contra a árvore e começaram a disparar suas flechas contra ele . Ao ver atingido pela primeira flecha , Krishna exclamou : " Vasishta ( era o nome de seu Mestre , que lhe entregara o poder ) , os filhos do Sol são vitoriosos ! "
Quando recebeu a segunda flecha , disse : " Que aqueles que me amam entrem comigo em Tua Luz " . Na terceira seta murmurou somente " Mahadeva " , e , depois , com o nome de Brahma em seus lábios , expirou .
Então o Sol se ocultou . Um furacão açoitou a terra ; a neve de Himavat caiu sobre os vales e planícies . O céu se obscureceu e um torvelinho negro varreu as montanhas . Os assassinos , espantados , fugiram espavoridos . As duas mulheres , geladas de pavor , morreram com o Mestre , lançando-se na fogueira para juntar-se a Ele .
Desde aquele dia uma grande parte da Índia adotou o culto de Vishnu , que conciliava os cultos solares e lunares na religião de Brahma .
- Muitos dos europeus crêem que o mito de Krishna é um conto de fadas , aplicado ao Mito Solar . Deixemos que esses cientistas se debatam em suas trevas e tratemos das grandezas que existem no budismo , filho da lenda de Krishna , segundo os nossos sábios ocidentais , apoiados por suas religiões . . .
Pois bem , o budismo dominou , a despeito das invasões mongólicas , maometana e inglesa . E pela primeira vez a imortalidade da alma , a Trindade , o Verbo Divino , a Reencarnação , a Idéia de Deus , a Verdade , a Beleza e a Bondade Infinitas surgiram com Krishna . Krishna conquistou , com sua doutrina imortal , a Ásia , a África e a Europa . Na Pérsia é Mitra , reconciliador do luminoso Ormazd com o sombrio Ahriman ; no Egito é Hórus , filho de Osíris e Ísis ; na Grécia é Apolo , o Deus do Sol e da lira . É Dionísio , o Deus Solar , o mediador . É a Luz Inefável , é o Messias . É o Fogo-Luz Criador .
Texto : Jorge Adoum


A RELIGIÃO BUDISTA 


- Buddha ( que significa " homem celeste " ) é o nome de três reformadores , cuja recordação é venerada pelos indianos como divindades que dizem respeito a épocas baseadas nos astros ou constelações personificadas por meio de figuras hieroglíficas . Os indianos crêem que Buddha desceu à terra para ajudar o homem a conquistar a perfeição , fazendo com que ele pudesse depois formar com a humanidade uma só e completa unidade . Segundo a tradição , Buddha morreu na Cruz , e por isso os indianos santificam esse sinal de suplício . ( Enquanto os iniciados o santificam porque o consideram símbolo da regeneração . ) O primeiro Buddha deve ter existido 5.500 anos antes de nossa era . O segundo , chamado Buddha-Chaucasam , viveu entre 3.200 e 3.100 antes da era cristã e foi o fundador da doutrina contida no Bahgout-Goutta . Este reformador é considerado a encarnação do Ser Supremo e , ao mesmo tempo , mediador e expiador dos crimes dos homens . O terceiro é o Buddha-Gonagom , que viveu pelo ano de 1.366 , reformador divinizado com a segunda encarnação da Divindade .
- Buddha-Gautama - Profundo filósofo , autor do Gandsour , que contém suas doutrinas e preceitos , divinizado como a quarta encarnação de Deus .
Nasceu em 607 a.C . Segundo as tradições , Buddha desceu do céu ao Ventre de Malhamaya , filha ou irmã de Suddhodana . Ela o concebeu sem detrimento de sua virgindade , dando-o à luz ao cabo de dez meses , sem sentir nenhuma dor . Nasceu ao pé de uma árvore e não tocou o solo porque Brahma , que estava ali esperando seu advento ao mundo , o recebeu dentro de uma bandeja de ouro . Assistiram ao seu nascimento muitos deuses encarnados , e os manus e doutores pundistas lhe deram o nome Dereta-Dera , que significa " o Deus dos deuses " . Inquieto o rei Suddhodana pelo seu nascimento , resolveu fazê-lo morrer . Por isso decretou a degolação de todos os varões nascidos naquela época . Salvo pelos pastores , foi conduzido ao deserto , onde viveu até a idade de trinta anos . No entanto , existe outra lenda que diz que Buddha viveu sem perigo ao lado de sua real família . Estudou com incrível progresso e casou-se com uma princesa de sua estirpe , da qual teve um filho e uma filha . Por fim , possuído de um intenso amor pela humanidade e condoído dos males que afligiam seus semelhantes , desejoso de redimi-los e libertá-los de tais sofrimentos , um dia abandonou seu palácio , retirando-se para o deserto , onde começou sua missão divina de ensinar os homens a livrar-se do demônio da ignorância . Ali se ordenou sacerdote , raspou a cabeça , e , durante muitos anos , entregou-se a uma vida cheia de privações , em companhia de seus cinco discípulos prediletos . 
Uma vez alcançada a transfiguração por aquela austeridade , trocou o seu nome pelo de Gautama e começou a pregar sua sagrada doutrina , ensinando a lei aos homens . Depois de realizar os mais surpreendentes milagres , venceu os falsos doutores , não só pela sua ciência como por sua força , e obrigou-os a submeter-se e prestar-lhe homenagem . Sua doutrina foi a continuação e o cumprimento da doutrina de Krishna , que foi prevalecendo até se tornar triunfante em todo o Industão . Ao morrer , deixou aos seus discípulos o " Evangelho " que continha sua doutrina .
- Dele tomemos o que se segue :
" O que abandona seu pai e sua mãe para seguir-me será um perfeito homem celeste " .
" O que pratica meus ensinamentos até o quarto grau de perfeição adquire a faculdade de voar pelos ares , de fazer mover o céu e a terra e de prolongar ou diminuir a vida " .
" O homem celeste despreza a riqueza e só usa o mais estritamente necessário ; mortifica seu corpo , vence suas paixões , não deseja nem tem apego por nada , medita sem cessar em minha doutrina ; sofre com paciência as injúrias e nunca sente a menor aversão pelo próximo " .
" A terra e o céu perecerão ; desprezai vosso corpo composto de quatro elementos perecíveis e não cuideis senão de vossa alma , que é imortal " .
" Não escuteis os instintos da carne ; as paixões produzem o temor e o desgosto ; afogai-as e as destruireis " .
" Todo aquele que morrer sem haver abraçado a minha religião voltará a viver entre os homens até que lhe venha a compreensão " .
" Amai todo ser vivente " .
Seus dogmas foram a imortalidade da alma , as penas e recompensas futuras , a reencarnação , a Unidade de Deus , a trindade de sua natureza e atributos , a encarnação do Ser Supremo e a redenção dos pecados da humanidade . O budismo é uma das maiores religiões do mundo atual . Seus templos enchem a Índia , a China , a Tartária e muitos outros pontos . Buddha é representado em várias formas , porém a mais conhecida é a do ato de meditação , nu , de corpo negro e com os cabelos curtos e frisados , que , na realidade , não são cabelos , pois ele havia raspado a cabeça , mas representam o simbolismo do desenvolvimento do centro magnético ( chakra ) de mil pétalas . . . 
- O ensino esotérico do budismo consiste no desenvolvimento ou despertar da Kundalini ou a Serpente do fogo , dentro de cada ser , por meio da castidade ; por isso recomenda não dar ouvidos aos instintos da carne . A auréola em volta da cabeça de Buddha , que à primeira vista parece cabelo curto e frisado , é o efeito da transmutação da energia criadora do fogo em luz ou chama sagrada , que envolve a cabeça de todos os santos que chegaram a transmutar o metal inferior em superior , segundo a expressão dos alquimistas .
- A idéia de que Deus é a Verdade , a Beleza e a Bondade infinitas se revela no homem consciente com um poder redentor , que se eleva até o céu pela força do amor e do sacrifício . Essa idéia fecunda entre todas as religiões surgiu pela primeira vez com krishna , que revelou a idéia do Verbo Divino feito carne e continuou encarnando-se em todas as demais religiões , até mesmo nas mais recentes de nossa época . Por isso vemos a mesma idéia na Pérsia , reencarnada em mitra ; no Egito , em Hórus ; na Grécia , em Apolo ; na Índia pelos Buddhas , etc . E todos esses reformadores ou encarnações da divindade são o símbolo do Fogo Divino que desceu sobre os homens .
Texto : Jorge Adoum
Deixe o seu Comentario .
     



    

Nenhum comentário:

Postar um comentário