sexta-feira, 16 de setembro de 2011

" Maharshi e a busca do verdadeiro eu "

Ramana Mahashi ( 1879-1950 ) é considerado um dos maiores sábios da idade moderna . Nascido no sul da Índia , aos 17 anos teve a experiência da iluminação e perdeu o interesse pelas coisas do mundo . Em seguida , abandonou o lar sem a permissão dos pais e foi viver retirado junto à montanha sagrada de Arunachala .
Durante vários anos , Ramana manteve silêncio completo . Quando sua mãe foi até seu retiro implorar que voltasse para casa , ele escreveu em um pedaço de papel : " O destino da alma é determinado por seu carma maduro , prarabda-carma . O que não deve acontecer , não acontecerá , não importa o quanto você deseje . O que deve acontecer , acontecerá , não importa tudo o que você faça para evitar . Quanto a isso , não resta dúvida .
Portanto , o melhor caminho é permanecer em silêncio . "
Quando ele saiu do regime de silêncio total , formou-se ao seu redor um ashram - uma comunidade de aprendizes . O escritor Paul Brunton , aluno seu , teve papel decisivo na popularização mundial do seu ensinamento . A sabedoria de Ramana conquistou o Ocidente , e Cari G. Jung escreveu uma introdução para um dos livros que reúnem seus ensinamentos .
A principal técnica meditativa de Ramana Maharshi consiste em perguntar " quem sou " . Gradualmente , aquele que persevera na investigação dessa pergunta se liberta de tudo o que não é seu verdadeiro eu . Essa técnica de jnana ioga coincide com o diagrama de meditação ensinado por Helena Blavatsky a seus discípulos mais próximos . Nos dois casos , o praticante aprende a identificar-se com o espaço e o tempo infinitos .
De fato , Ramana vivia na consciência eterna e fora do tempo cronológi-co que , para ele , era uma ilusão . Certa vez , ao ganhar de presente uri calendário , afirmou : " Você me dá um novo calendário para ajudar-me a lembrar dos dias , quando eu tenho sérias dúvidas sobre em que ano nós estamos . O tempo é todo uma coisa só para mim . " Em outra ocasião , Paul Brunton contou a ele que havia ido a um determinado encontro social , ruas que havia sido " uma perda de tempo " . Ramana comentou : " Se o tempo não existe , como é que você consegue perder tempo ?
A seguir , fragmentos de um diálogo interno com a obra de Ramana Maharshi - tal como o desenvolvi em Brasília , reexaminando seus livros em minha biblioteca , entre as árvores do Sítio Céu e Terra .
-Qual o objetivo mais elevado da experiência espiritual ?
-Maharshi - A compreensão do seu eu superior .
-A solidão é necessária ao buscador ?
-Maharshi - A solidão está na mente do homem . É possível estar em plena vida mundana , mantendo-se , contudo , a serenidade perfeita da mente ; tal pessoa está sempre em solidão . Outra pessoa pode permanecer na floresta e , ainda assim ser incapaz de controlar sua mente . Não se pode dizer que esteja em solidão . A solidão é uma atitude da mente ; o homem apegado às coisas da vida não pode alcançar a solidão , onde quer que esteja . Um homem desapegado está sempre em solidão .
-O que é mouna ( silêncio mental ) ?
-Maharshi - É o estado que transcende a linguagem e o pensamento , é a meditação sem atividade mental . A subjugação da mente é meditação ; a meditação profunda é a linguagem eterna . O silêncio é a linguagem eterna ; é o fluxo perene da " linguagem " , eterna . O silêncio é a linguagem eterna ; é o fluxo perene da " linguagem " ( . . . ) Existe um estado em que cessam as palavras e prevalece o silêncio .
-Como se pode obter o estado de bem-aventurança eterna , em que não há sofrimento ?
-Maharshi - Além da afirmativa dos Vedas de que onde quer que haja um corpo existe sofrimento , essa é também a experiência direta de todas as pessoas ; portanto , o buscador deve investigar a sua verdadeira natureza que é sempre destituída de corpo , e deve permanecer nela . Esse é o meio de alcançar aquele estado .
-O que significa dizer que o buscador deve investigar a sua verdadeira natureza e compreendê-la ?
-Maharshi - Experiências como " eu fui , eu vim , eu estava , eu fiz " vêm naturalmente a todos . A partir dessas experiências , não parece que a consciência " eu " é a autora daqueles vários atos ? A investigação da verdadeira natureza daquela consciências enquanto se preserva a consciência de si mesmo , é o meio de compreender a verdadeira natureza do buscador .
-Como se deve investigar " quem sou eu " ?
-Maharshi - Ações como " indo " e " vindo " pertencem apenas ao corpo . Assim , quando alguém diz " eu fui , eu vim isso significa dizer que o " eu " é o corpo . Mas será possível dizer que a consciência do corpo é o " eu " já que o corpo não existia antes do meu nascimento ( . . . ) , não existe no estado de sono profundo e se torna um ; cadáver quando morto ? Será que esse corpo que está inerte como um tronco de árvore pode ser considerado brilhante como um " eu " ? A consciência chamada " eu " que surge em primeiro fuga em relação corpo é descrita de várias maneiras como auto-ilusão , egocentrismo , ignorância ; maya , impureza e alma individual . Será que podemos deixar de lado a investigação sobre isso ? Não será para nosso bem que todas as escrituras afirmam que eliminar a auto-ilusão produz a libertação ?
Desse modo , deixando que o corpo-cadáver permaneça como corpo , e nem esboçando sequer a palavra " eu " , devemos investigar intensamente o seguinte : " O que é que se apresenta como um ' eu ' ?
Então brilhará no coração uma espécie de revelação sem palavras do verdadeiro eu . Isto é , surgirá por si mesma a pura consciência que é una e ilimitada , porque desapareceram os pensamento diversos e limitados . Se permanecermos quietos e sem abandonar essa experiência , o egocentrismo , o sentido individual , a sensação " eu sou o corpo " serão totalmente destruídos , e no final a sensação de " eu " também será apagada ( . . . ) . Os grandes sábios e as escrituras dizem que só isso é libertação .
-Dos meios de controle da mente , qual é o mais importante ?
-Maharshi - O controle da respiração é o meio de controlar a mente .
-Embora a prática da retenção da respiração seja perigosa e deva ser evitada , a respiração profunda e outros exercícios , respiratórios moderados trazem serenidade e são , de fato , um meio central de controle da mente . O senhor pode dizer mais sobre isso ?
-Maharshi - Não há dúvida de que o controle da respiração é o meio de controlar a mente , porque a mente , como a respiração , participa da natureza do ar ; porque a natureza da mobilidade é comum a ambos ; porque o lugar de origem de ambos é o mesmo , e porque ; quando um deles é controlado , o outro também é controlado .
-Qual a importância , da dieta do aprendiz ?
-Maharshi - O alimento afeta a mente , e a torna mais sátvica ( vital , vibrante , rítmica ) para a prática de qualquer ioga . Vegetarianismo é absolutamente necessário .
-A aparição de visões ou o escutar de sons místicos durante a meditação ocorrem antes que a mente concentrada esteja imóvel e vazia ou depois ?
-Maharshi -Podem ocorrer tanto antes quanto depois . O importante é ignorá-los e continuar prestando atenção apenas ao eu , ao ser .
-Sou digno de ser um aprendiz ?
-Maharshi - Todos podem ser aprendizes . O alimento espiritual é comum a todos e nunca é negado a ninguém .

VENKATARAMAN - nome dado por seus pais , nasceu em Tiruchuzi , pequena aldeia no sul da Índia , a 30 de dezembro de 1879 .
Sua infância foi igual à todos os meninos de sua época . Porém , aos doze anos seu pai faleceu e a família foi morar com o tio na vizinha cidade de MADURA .
Aos quatorze anos preparava-se para entrar na Universidade de Madras , no entanto sentia que aqueles estudos não tinham qualquer utilidade para ele , pois a sabedoria do mundo material não poderia torná-lo consciente da verdade de Ser .
No fim do ano de 1895 , o jovem Venkataraman , ao encontrar um tio que vinha de uma peregrinação , abordou-o com a pergunta : " De onde está vindo ? "
" De Arunachala " . Foi a resposta .
A aparente simplicidade da frase de seu tio encontrou profundo eco em seu coração , como se a palavra " ARUNACHALA " lhe despertasse alguma sutil recordação . Em julho de 1896 , na tenra idade de dezessete anos , Ventakaraman teve a experiência extraordinária , que transformou sua vida e despertou-o para o verdadeiro significado do SER : sentiu que se integrava no universo , e perguntou : " Quem sou eu ? Minha consciência não é atingida . " Então compreendeu que era independente do corpo físico , da mente e dos sentidos . Sentia apenas o pulsar cósmico e concluiu : " Sou Consciência " . Depois disso , Ramana pouco tempo depois deixa a sua casa do tio e parte para Tiruvannamalai em direção ao Monte Arunachala - local onde o Deus Shiva apareceu a seus devotos na forma de uma coluna de luz . Instalando-se em cavernas e templos . Com a chagada de muitos discípulos , mudou-se para um Ashram construído ao pé de Arunachala , onde recebia pessoas de todas as partes do mundo para aprender com ele . Durante os cinquenta e quatro anos seguintes , sua vida foi um exemplo vivo de Suprema Paz , Compaixão Universal e Auto-Consciência incessante . Ele ensinou o Caminho do Auto-Conhecimento e a Auto-Renúncia através da Vichara ( a pergunta " Quem sou Eu ? " ) . Quando se estava próximo a Ele , as ondas incansáveis da mente eram acalmadas : corações aflitos encontravam conforto e paz e os buscadores sinceros da Verdade encontravam a Suprema Beatitude . Sri Ramana deixou de ser apenas um admirável Mestre da Índia . Saltou dos quadros que enfeitam os altares dos templos para dentro de nossa existência . Ordenou a Sri Maha Krishna Swami que fizesse , no Ocidente , a Grande União entre os homens , tornando conhecida e acessível a todos a Verdade de Ser . Foi por sua vontade que Sri Maha Krishna Swami instalou-se no Brasil , a terra apontada pelo Sat Guru como o local onde seriam preservados os sagrados ensinamentos de todos os Grandes Mestres , onde também seriam vivificados e tornados acessíveis a todos .
A sabedoria de Bhagavam é insofismável , não está limitada às palavras , ela toca a essência de cada um ; é a força do silêncio , a Upadesa Sharanam , que irradia de Sri Ramana para todos . Ao codificar o caminho da autoconscientização , Sri Ramana criou , efetivamente , a solução para todos os que buscam o autoconhecimento . Até então , o acesso à sabedoria dos Mestres era exclusivo dos reclusos do silêncio . Sri Ramana mostrou um caminho possível de ser trilhado livremente , conforme as condições da vida moderna .
Certa tarde em que estava sozinho em casa , sentiu que iria morrer .
Deitou-se com os membros distendidos , susteve a respiração , mantendo a mente em completa introspecção e o corpo inerte ; sentiu toda a força de sua personalidade e até mesmo ouviu a voz do SER dentro de si , totalmente apartada do corpo . " O corpo morre , mas o espírito que o transcende é imune à morte . Isso quer dizer que sou um Espírito Imortal " .
Daí em diante sua absorção no Ser é permanente . No dia 14 de abril de 1950 , Sri Bhagavan deixa o corpo . Entretanto , muitos devotos , espalhados por todos os rincões do planeta , até hoje , crêem firmemente em suas palavras quando inquirido sobre sua partida : " Para onde mais poderia Eu ir ? "
Este é o Santo Sábio que , em seu silêncio e olhar de bem-aventurança , segue vivo nos corações de todos os seus discípulos .
" O destino da alma é determinado segundo seu prarabdha-Karma . O que não deve acontecer , não acontecerá , não importa o quanto você deseje . O que deve acontecer , acontecerá , não importa tudo o que você faça para evitar . Quanto a isso , não resta dúvida . Portanto , o melhor caminho é permanecer em silêncio . "
" A consciência do corpo é o ' Eu ' errado . Desista desta consciência-corpo . Isto é feito através da busca da fonte do ' Eu ' . O corpo não diz ' Eu sou ' . É você quem diz ' Eu sou o corpo ' . Descubra quem é este ' Eu ' .
Procurando a sua fonte , ele irá desaparecer . Seja o que você é . Não existe nada para ser manifestado . Tudo o que é necessário é a perda do ego . A verdade de si mesmo é a única que vale a pena ser buscada e conhecida . Realização não é nada a ser adquirido . Ela está sempre aí , mas obstruída por uma tela de pensamentos . Todos os seus esforços devem ser dirigidos para a superação desta tela , e então a realização é revelada . Realização é simplesmente a perda do ego . Destrua o ego pela procura da sua identidade . Uma vez que o ego não é nenhuma entidade , ele automaticamente desaparecerá , e a realidade irá brilhar por si mesma . Este é o método direto , enquanto todos os outros se concretizam somente através da retenção do ego "

A verdade de si mesmo é a única que vale a pena ser buscada e conhecida .
Realização não é nada a ser adquirido . Ela está sempre aí , mas obstruída por uma tela de pensamentos .
Realização é simplesmente a perda do ego . Destrua o ego pela procura da sua identidade . Uma vez que o ego não é nenhuma entidade , ele automaticamente desaparecerá , e a realidade irá brilhar por si mesma .
Este é o método direto , enquanto todos os outros se concretizam somente através da retenção do ego ."     
Texto : Sri Ramana Maharshi 
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