sábado, 10 de setembro de 2011

" Helena Petrovna Blavatsky "

Helena Petrovna Hahn nasceu prematuramente à meia-noite de 30 para 31 de julho ( 12 de agosto pelo calendário russo ) de 1831 , em Ekaterinoslav , na província do mesmo nome , ao sul da Rússia .
Tão estranhos foram os incidentes ocorridos na hora do seu nascimento e por ocasião do seu batismo , que os serviçais da família lhe predisseram uma existência cheia de tribulações .
Helena foi uma criança voluntariosa , oriunda de uma linhagem tradicional de homens e mulheres influentes e poderosos . A história dos seus antepassados é a história mesma da Rússia .
Séculos atrás , os nômades eslavos erravam através da Europa central e oriental . Tinham formas de governo próprias ; mas , quando se estabeleceram em Novgorod , fracionaram-se em feudos , que se desavieram entre si , não sendo possível chegarem a uma conciliação . Chamaram em seu auxílio Rurik ( 862 A . D . ) , chefe de uma das tribos errantes de " Russ " , homens do Norte ou escandinavos , que andavam à cata de mercado e procurando estender o seu domínio . Rurik veio e organizou em Novgorod o primeiro governo civil , que se constitui em um centro opulento de comércio com o Oriente e o Ocidente . Foi ele o primeiro soberano e reinou pelo espaço de quinze anos . Durante sua vida , o filho Igor e o sobrinho Oleg consolidaram-lhe o domínio no Oeste e no Sul .
Kiev tornou-se um grande Principado , e aquele que o governava era virtualmente o soberano da Rússia . Ao longo dos séculos , os descendentes de Rurik ampliaram as suas conquistas e a sua autoridade sobre todo o país . Vladimir 1 ( m . 1015 ) escolheu o Cristianismo como religião do seu povo , e o chamado " paganismo " desapareceu . Yaroslav o Sábio ( m . 1034 ) elaborou Códigos e os " Direitos Russos " . O sexto filho de Viademir 11 ( 1113-24 ) foi Yuri , o ambicioso ou " dolgotouki "
Este apelido persistiu como título de família . Yuri fundou Moscou , e sua dinastia deu origem aos poderosos Grão-Duques , cujos governos se caracterizaram por lutas violentas entre eles próprios . As hordas mongois , em 1224 , tiraram partido das divergências e sujeitaram os grupos turbulentos que se rivalizavam em sede de poder e posição . Mas Ivan III , um Dolgorouki , libertou-se em 1480 do jugo mongol ; e Ivan IV exigiu ser coroado Czar , arrogando-se a autoridade suprema . Com a morte de seu filho terminou a longa e brilhante dinastia dos Dolgorouki . Mas a família ainda exercia influência nos dias dos Romanoff , até a morte da avó da Senhora Blavatsky , a talentosa e culta Princesa Elena Dolgotouki , que se casou com André Mikaelovitch Fadeef , o " mais velho " da linhagem Dolgorouki , da qual os Czares Rómanoff eram considerados um dos ramos " mais novos " .
Vê-se , pois , que a família de Helena pertencia à classe superior , na Rússia , com tradição e dignidade a preservar , sendo conhecida em toda a Europa . Helena era uma rebelde , e desde a infância sempre manifestou desprezo pelas convenções , o que não a impedia de compreender que as suas ações não deviam molestar a família , nem lhe ferir a honra . Seu pai , o Capitão Peter Hahn , descendia de velha estirpe dos Cruzados de Mecklemburg , os Rottenstem Hahn . Em virtude de , aos onze anos de idade , haver perdido a mãe , mulher inteligente e devotada à literatura , Helena passou a adolescência em companhia de seus avós , os Fadeef , em um antigo e vasto solar de Saratov , que abrigava , muitos membros da família e grande número de criados e servidores , por ser o seu avô Fadeef governador da província de Saratov .
A natureza de Helena estava fortemente impregnada de uma inata capacidade psíquica , de tal modo que constituia sua característica predominante . Ela se dizia ( e o demonstrava ) dotada da faculdade de comunicar-se com os habitantes de outras esferas . ou - mundos invisíveis e sutis , e com os entes humanos que consideramos " mortos " . Essa potencialidade natural foi posteriormente disciplinada e desenvolvida . Sua educação recebeu a influência da posição social da família e dos fatores culturais então imperantes . Assim , ela era hábil poliglota e tinha excelentes conhecimentos musicais ; de sua erudita avó herdou o senso científico e a experiência ; e partilhava dos pendores literários que pareciam correr nas veias da família .
Em 1848 , com a idade de 17 anos , Helena contraiu matrimônio com o General Nicephoro V . Blavatsky , governador da província de Erivan , que era um homem já entrado em anos . Existem muitas versões sobre a razão desse casamento , que não foi do seu agrado , ela o demonstrou desde o primeiro momento . Após três meses , abandonou o marido e fugiu para a casa da família , que a encaminhou ao pai ' Receando ser obrigada a voltar para o General Blavatsky , tornou a fugir , no caminho , e durante vários anos correu o mundo em viagens - cheias de aventuras . O pai conseguiu comunicar-se com ela e fez-lhe remessa de dinheiro . Ao que parece , manteve-se ela ausente da Rússia o tempo suficiente para poder legalizar a sua separação do marido .
Em 1851 Helena , agora Senhora Blavatsky ou H . P . B . , teve o seu primeiro encontro físico com o Mestre , o Irmão Mais Velho ou Adepto , que fora sempre o seu protetor e a havia preservado de sérios perigos em suas irrequietas travessuras de infância . A partir desse momento , passou ela a ser a sua fiel discípula ' obedecendo-lhe inteiramente à influência e diretiva . Sob a orientação do Mestre , aprendeu a controlar e dirigir as forças a que estava submetida em razão de sua natureza excepcional .
Essa orientação conduziu-a através de várias e extraordinárias experiências nos domínios da " magia " e do ocultismo . Aprendeu a receber mensagens ' dos Mestres e a transmiti-las aos seus destinatários , e a enfrentar valentemente todos os riscos e incompreensões no seu caminho . Seguir o rastro de suas peregrinações durante o período desse aprendizado é vê-la em constante atividade pelo mundo inteiro . Parte do tempo ela o passou nas regiões do Himalaia , estudando em mosteiros onde se conservam os ensinamentos de alguns dos Mestres mais esclarecidos e espirituais dó passado . Estudou a Vida e as Leis dos mundos ocultos , assim como as regras que devem ser cumpridas para o acesso a eles . Como testemunho desse estágio de sua educação esotérica , deixou-nos uma primorosa versão de axiomas espirituais em seu livro Tbe Voice of Sitence ( A Voz do Silêncio ) .
Em 1873 , H . P . Blavatsky viajou para os Estados Unidos da América , a fim de trabalhar na missão para a qual fora preparada . A alguém de menos coragem a tarefa havia de parecer impossível . Mas ela , uma russa desconhecida , irrompeu no movimento espiritualista , que então empolgava tão pro fundamento a América e , em menor escala , muitos outros países . Os espíritos científicos ansiavam por descobrir o significado dos estranhos fenômenos , e se defrontavam com dificuldades para abrir caminho em meio às numerosas fraudes e mistificações . De duas maneiras tentou H . P . B . explicá-los : 1 . " pela demonstração prática de seus próprios poderes ; 2 . ' afirmando que havia uma ciência antiquissima das mais profundas leis da vida , estudada e preservada por aqueles que podiam usá-la com segurança e no sentido do bem , seres que em suas mais altas categorias recebiam a denominação de " Mestres " , embora outros títulos também lhes fossem conferidos , como os de Adeptos , Chohans , Irmãos Mais Velhos , Hierarquia Oculta , etc .
Para ilustrar suas afirmações , H . P . B . escreveu Isis Unveiled ( Isis sem Véu ) , em 1877 , e The Secret Doctrine ( A Doutrina Secreta ) , em 1888 , obras ambas " ditadas " a ela pelos Metres . Em Isis sem Véu lançou o peso da evidência colhida em todas as Escrituras do mundo e em outros anais contra a ortodoxia religiosa , o materialismo científico e a fé cega , o ceticismo e a ignorância . Foi recebida com agravos e injúrias , mas não deixou de impressionar e esclarecer o pensamento mundial .
Quando H . P . B . foi " enviada " aos Estados Unidos , um de seus objetivos mais importantes consistiu em fundar uma associação , que foi formada sob a denominação de THE THEOSOPHICAL SOCIFTY ( Sociedade Teosófica ) , " para pesquisas e difundir o conhecimento das leis que governam o Universo " 2 . A Sociedade apelou para a " fraternal cooperação de todos os que pudessem compreender o seu campo de ação e simpatizassem com os objetivos que ditaram a sua organização " 3 . Essa " fraterna cooperação " tornou-se a primeira das Três Metas do trabalho da Sociedade , as quais foram durante muitos anos enunciadas nestes termos :
1 . Formar um núcleo de Fraternidade Universal na Humanidade , sem distinção de raça , credo , sexo , casta ou cor .
2 . Fomentar o estudo comparativo das Religiões , Filosofias e Ciências .
3 . Investigar as leis inexplicáveis da Natureza e os poderes latentes do homem .
Foi recomendado à Senhora Blavatsky que persuadisse o Coronel Henry Steel Olcott a cooperar com ela na formação da Sociedade . Era um homem altamente conceituado e muito conhecido na vida pública da América , e tanto ele como H . P . B . tudo sacrificaram em prol da realização da tarefa que os Mestres lhes haviam confiado .
Ambos foram para a Índia em 1879 , e ali construíram os primeiros e sólidos alicerces do seu trabalho . A Sociedade expandiu-se rapidamente de país em país , sua afirmação de serviço pró-humanidade , a amplitude de seu programa , a clareza e a lógica de sua filosofia e a inspiração de sua orientação espiritual ecoaram de modo convincente em muitos homens e mulheres que lhe deram o mais firme apoio . H . P . B . foi investida pelos Mestres com a responsabilidade de apresentar ao mundo a Doutrina Secreta ou Teosofia ; ela era a instrutora por excelência ; ao Coronel Olcott foi delegada a incumbência de organizar a Sociedade , o que ele fez com notável eficiência . Como era natural , eses dois pioneiros encontraram a oposição e a incompreensão de muita gente ; especialmente H . P . B . Mas ela estava preparada para o sacrifício . Como escreveu no Prefácio de A DOUTRINA SECRETA : " Está acostumada às injúrias , e em contato diário com a calúnia ; e encara a maledicência com um sorriso de silencioso desdém . "
A fase mais brilhante e produtiva de H . P . B . foi talvez a que se passou na Inglaterra entre os anos de 1887 e 1891 . Os efeitos do injusto Relatório da " Sociedade de Investigações Psíquicas " ( 1885 ) acerca dos fenômenos que ela produzia , assim como os dos ataques desfechados pelos missionários cristãos da índia , já haviam em parte desaparecido . Ao seu incessante labor de escrever , editar e atender à correspondência , somava-se a tarefa de formar e instruir discípulos capazes de dar prosseguimento à sua obra . Para este fim , organizou , com a aprovação oficial do Presidente ( Coronel Olcott ) , a Seção Esotérica da Sociedade Teosofica . Em 1890 contava-se em mais de um milhar o número de membros que se achavam sob a sua direção em muitos países .
A DOUTRINA SECRETA se define por seu próprio título . Expõe " não a Doutrina Secreta em sua totalidade , mas um número selecionado de fragmentos dos seus princípios fundamentais " .
1) Mostra ; que é possível obter uma percepção das verdades universais , mediante o estudo comparativo da Cosmogonia dos antigos ;
2) proporciona o fio que conduz à decifração da verdadeira história das raças humanas ;
3) levanta o véu da alegoria e do simbolismo para revelar a beleza da Verdade ;
4) apresenta ao intelecto ávido , à intuição e à percepção espiritual os " segredos " científicos do Universo , para sua compreensão . Segredos que continuarão como tais enquanto não forem entendidos .
H . P . B . faleceu a 8 de maio de 1891 , deixando à posteridade o grande legado de alguns pensamentos dos mais sublimes que o mundo já conheceu . Ela abriu as portas , há tanto tempo cerradas , dos Mistérios ; revelou , uma vez mais , a verdade sobre o Homem e a Natureza ; deu testemunho da presença , na Terra , da Hierarquia Oculta que vela e guia o mundo . Ela é reverenciada por muitos milhares de pessoas , porque foi e é um farol que ilumina o caminho para as alturas a que todos devem ascender .
Josephine Ransom
Adyar , 1938
Notas : ( 1 ) Veja-se o Prefácio de H . P . B . à edição de 1888 .
             ( 2 ) Capítulo XI dos Estatutos primitivos .
             ( 3 ) Preâmbulo original .
Fonte : Do livro : A Doutrina Secreta , Ed . Pensamento , São Paulo 1973 . Volume I

Acusações :

Helena Petrovna Blavatsky nasceu na Ucrânia do Império Russo no dia 12 de Agosto de 1831 . Casou aos 17 anos com um oficial do exército russo , de quem se separou meses depois .
Tendo-se interessado pelo ocultismo e espiritualismo , Helena Blavatsky viajou pela Europa , Estados Unidos e Ásia ( sobretudo pela Índia e pelo Tibete ) . Na Índia terá , alegadamente , estudado sob a orientação de diversos mahatmas hindus .
Em 1873 viajou até Nova Iorque , onde conheceu H . S . Olcott , com quem fundou , entre outros , a Sociedade Teosófica ( 1875 ) . Dois anos mais tarde , publicou Isis Unveiled , o livro em que a autora critica a ciência e a religião , exaltando a experiência e a doutrina mística como derradeiro meio para alcançar as verdadeiras perspectiva e autoridade espiritual .
Em 1879 viajou com Olcott para a Índia , onde estabeleceram com grande sucesso uma sucursal da Sociedade Teosófica e editaram o jornal da Sociedade , O Teosófilo . Na década de 1880 , Helena Blavatsky é acusada pela imprensa indiana de forjar fenômenos espirituais , e em 1885 uma investigação da London Society for Physical Research declara-a uma fraude .
Parte definitivamente da Índia para viver na Europa .
É na capital britânica que escreve A Voz do Silêncio e A Doutrina Secreta , textos que continuam a debruçar-se sobre a Teosofia .
Morreu no dia 8 de Maio de 1891 , em Londres .
Blavatsky sofeu campanha acérrima dos inimigos da sua doutrina ; difamações violentas , ataques a mão armada , e até um sinistro provocado a bordo do navio em que ela viajava para o Oriente . Sabe-se que no ano de 1870 , ao atravessar o canal de Suez , explodiu a embarcação " onde a maior parte dos viajantes foi reduzida a poeira tão fina que nem se achou mais vestígio de seus cadáveres " , J . Bergier , livro citado . Desse ataque , madame Blavatsky escapou miraculosamente .
Várias frentes decidiram lutar contra a fundadora da Sociedade Teosófica : ora o governo inglês , e consequentemente a polícia do vice-rei da Índia , ora os missionários protestantes ; sem falar nos jesuítas . A Sociedade de Pesquisas Psíquicas , sediada em Londres , tinha na pessoa de Hodgson , vigoroso panfletista , um caluniador de Blavatsky ; porém , E . S . Dutt Provou a integridade moral da acusada , bem como a honestidade de seus propósitos . Dutt provou ainda a existência de uma conspiração , muito bem organizada , para destruí-la . Logo no início do nosso século , surgem ainda duas Obras contrárias ao valor da fundadora da Sociedade Teosófica : José Vasconcelos com Estudios Indoslánicos e René Guénon com Le Théosophisme - Historie d'une Pseudo-religion ; respectivamente de 1923 e 1929 .
Essas acusações , porém , iriam se arrebentar como vidro de uma garrafa contra o rochedo impassível da evidência . Basta ler as respostas de G . R . Mead , Concerning H . P . B . ; J . Ranson , Madame Blavatsky Occultist ; F . Arundale , My Guest H . P . B . ; W . Kingsland , La Verdadera H . P . Blavatsky ; A . L . Cleather , H . P . Blavatsky , as I Kn . ew Her e . , principalmente , a documentada e volumosa obra de Mario Roso de Luna , Una Mártir dei Siglo XIX , Helena Petrovna Blavatsky . São estudos criteriosos , desapaixonados , que convergem unanimemente à consagração de uma consciente missionária da Teosofia , da qual foi pioneira no Ocidente .
As principais obras de madame Blavatsky são Isis sem Véu , 1877 ; A Doutrina Secreta , síntese de filosofia , ciência e religião ( em seis volumes ) 1888 ; The Theosophical Glossary , 1890 ; A Voz do Silêncio , 1889 ; Narrações Ocultistas , 1890 ; Pelas Grutas e Selvas do Hindustão , 1890 ; e A Chave da Teosofia , em 1891 , ano da sua morte .
A Sociedade para a Pesquisa Psíquica em Londres ( London Society for Psychical Research ) criou um comitê especial para investigar Madame Blavatsky . Em dezembro de 1884 , Richard Hodgson , um membro do comitê da S . P . P . chegou à Índia para investigar e preparar um relatório sobre as alegações dos Coulomb . Baseado no relatório Hodgson , o comitê da S . P . P . , em um relatório final em 1885 , acusou Madame Blavatsky como " uma das maiores impostoras da história " .

Trabalho , dedicação e polêmicas :  

Segundo testemunhas da época , Blavatsky trabalhava incessantemente em seus projetos , mesmo com sua saúde seriamente abalada . Seu trabalho pode ser visto na monumental obra A Doutrina Secreta . Nesta obra ela inclui mais de 2.000 citações , com indicações precisas de páginas e autores , relacionadas a livros que ela não poderia ter lido , pelo menos diretamente . Outro exemplo de seu extenso trabalho e dedicação é o livro Isis Sem Véu , com mais de 1.300 páginas .
Várias testemunhas afirmam que sua biblioteca , que a acompanhava nas viagens , se limitava a poucos dicionários de inglês .
Segundo o crítico inglês William Emmett Coleman , para escrever Isis Sem Véu , Blavatsky precisaria ter estudado 1.400 livros , o que seria impossível para alguém que viajava constantemente com uma pequena quantidade de livros em sua biblioteca pessoal . Além disso , se Blavatsky tivesse lido todos os livros ( muitos deles disponíveis somente em alguns museus ou bibliotecas longínquos ) dos quais cita trechos in verbatim durante seus livros , teria levado várias vidas para concluir a leitura .
Madame Blavatsky explicava que escreveu tanto Isis Sem Véu quanto a Doutrina Secreta com a ajuda dos Mahatmas , que certas vezes transferiam suas consciências para o corpo físico de H . P . B , em um processo chamado tulku .
Blavatsky afirma que tal processo , na concepção teosófica , não seria mediúnico , uma vez que os Mahatmas não seriam espíritos dos mortos , mas seres humanos em corpos físicos . Ainda segundo ela própria , algumas cenas e citações lhes eram mostradas clarividentemente através da luz astral , outras vezes , enquanto dormia , páginas inteiras eram precipitadas em sua própria letra , ou cartas dos Mestres se materializavam em papéis .
Esses fatos contribuíram fortemente para que Blavatsky fosse tomada como uma farsante .
Além disto , seus críticos a acusam de racismo , particularmente quando Blavatsky refere-se a alguns grupos étnicos , os aborígenes australianos , por exemplo , como pertencendo a uma raça inferior , já que os identifica como " mestiços atlanto-lemurianos " . Com relação aos semitas , particularmente os árabes , diz que são " espiritualmente degenerados " .

Sucesso e testamento :

Helena Blavatsky faleceu 1891 , em Londres . Após sua morte e a de Henry Steel Olcott , a liderança da Sociedade Teosófica foi entregue à discípula favorita de Blavatsky , Annie Besant , e a William Quan Judge . Seu corpo foi cremado e um terço das cinzas ficou na Europa , um terço foi para os Estados Unidos , levado por William Quan Judge , e o outro terço encontra-se na Sede internacional da S . T . , depositadas no interior de uma estátua dela .
Em seu testamento , Blavatsky pede aos teósofos que celebrem a data de seu falecimento como o Dia do Lótus Branco . Atendendo ao seu pedido , desde 1892 , os membros da Sociedade Teosófica ao redor do mundo reúnem-se nesta data para homenageá-la .

OBRAS PUBLICADAS : 




Isis Sem Véu , vol. I , II , III e IV ( 1877 )
A Doutrina Secreta , vol. I , II , III , IV , V e VI ( 1888 )
Glossário Teosófico ( editado em 1892 )
A Chave para a Teosofia ( 1889 )
Ocultismo Prático
A Voz do Silêncio ( 1889 )
No País das Montanhas Azuis
Pelas Grutas e Selvas do Hindustão
Cinco Anos de Teosofia ( artigos da revista The Theosophist )
Gemas do Oriente ( pensamentos para cada dia do ano )
Transações da Loja de Londres
Narrativas Fantásticas
O Dubar em Lahore ( escrito em russo sob o pseudônimo de Radha-Bai )
Cartas de Blavatsky para as Convenções da Sociedade Teosófica nos EUA
As Obras Completas de Blavatsky ( editada por Trevor Barker )
Estudos em Ocultismo
Cartas de Blavatsky para A . P . Sinnet
Cartas de Blavatsky para sua Família na Rússia
Cartas de Blavatsky para William Q . Judge
Sonhos
Programa Original da Sociedade Teosófica
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