quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

" Uma Passagem para Atenas "

Entrevista de ken Wilber para Pathways ( Caminhos ) - Revista de Transformação

Psicológica e Espiritual

Tradução de Ari Raynsford

Pathways ( P ) : Por que o Espírito se preocupa em manifestar-se , especialmente quando essa manifestação é necessariamente dolorosa e requer que Ele se esqueça da Sua verdadeira identidade ? Por que Deus encarna ?
Ken Wilber ( Kw ) : Oh ! Vejo que você está começando pelas perguntas fáceis . Bem , vou dar-lhe umas poucas respostas teóricas que têm sido oferecidas ao longo dos anos e depois relatarei minha experiência pessoal , tal como é .
Na verdade , fiz esta mesma pergunta a alguns mestres espirituais e um deles deu-me uma resposta rápida e clássica : " Jantar sozinho não tem graça . "
A princípio , esta resposta parece ser um pouco impertinente ou leviana , mas , à medida que se pensa sobre ela , cada vez mais começa a fazer sentido . O que aconteceria se , só por diversão , fizéssemos de conta - blasfematoricamente , você e eu fingíssemos por um momento - que somos Espírito , aquele Tat Tvam Asi ? Se você é Deus Todo-Poderoso , por que criaria um mundo ? Um mundo que , como você bem salientou , é necessariamente de separação , desordem e dor . Por que você , que é Um , daria origem ao Muito ?
Pathways : Jantar sozinho não tem graça ?
Ken Wilber : Não começa a fazer sentido ? Aqui está você , o Um e o Único , o Solitário e o Infinito . O que você vai fazer a seguir ? Você se banha em sua própria glória por toda a eternidade , regozija-se com seu próprio encanto por eras e eras , e , depois , o que mais ?
Cedo ou tarde , você pode decidir que seria divertido - só divertido - fingir que você não é você . O que quero dizer é : o que mais você vai fazer ? O que mais você pode fazer ?
Pathways : Criar um mundo .
Ken Wilber : Você não acha ? Mas , aí , começa a ficar interessante . Quando era criança , costumava jogar damas comigo mesmo . Você já tentou ?
Pathways : Sim . Lembro-me de ter feito algo assim .
Ken Wilber : E funcionava ?
Pathways : Não exatamente , porque sempre sabia qual seria a próxima jogada do meu " oponente " . Estava jogando em ambos os lados ; assim , não conseguia " surpreender " a mim mesmo . Eu sempre sabia o que ambos os lados iam fazer - não era propriamente um jogo . Você precisa de alguém mais para jogar .
Ken Wilber : Sim , exatamente , este é o problema . Você precisa de um " outro " . Assim , se você é o único Ser em toda a existência e você quer jogar - jogar qualquer tipo de jogo - você tem que assumir o papel do outro e depois esquecer que está jogando em ambos os lados . De outro modo , o jogo não seria divertido . Tem que fazer de conta que é o outro jogador com tal convicção a ponto de esquecer que está assumindo todos os papéis . Se você não esquece , não há jogo , não é divertido .
Pathways : Assim , se quer jogar - penso que o termo oriental é lila - tem que esquecer quem você é . Aminésia .
Ken Wilber : Acho que sim . E este é exatamente o cerne da resposta dada pelos místicos do mundo inteiro . Se você é o Um e - enfastiado da mais pura exuberância , plenitude , superabundância - quer jogar , alegrar-se , divertir-se , então , primeiro , deve manifestar o Muito e , segundo , esquecer-se que é o Muito . De outro modo , não há jogo . Criação ( manifestação , encarnação ) é o grande Jogo do Um fazendo de conta que é o Muito , por puro esporte e diversão .
Pathways : Mas não é sempre divertido .
Ken Wilber : Bem , sim e não . O mundo manifesto é um mundo de opostos - de prazer versus dor , acima versus abaixo , bem versus mal , sujeito versus objeto , luz versus sombra . Mas se você quer jogar o grande Jogo Cósmico , aquele que você mesmo criou , o que mais pode fazer ? Se não há divisões , nem jogadores , nem sofrimento e nem Muito , então você simplesmente se mantém como o Um e Único , Solitário e Indiferente . Mas jantar sozinho não tem graça .
Pathways : Assim , iniciar o jogo da criação é iniciar o mundo de sofrimento .
Ken Wilber : Começa a ter sentido , não acha ? E os místicos parecem concordar . Mas há uma saída para esse sofrimento , um caminho para livrar-se dos opostos , que envolve o entendimento direto e irresistível que o Espírito não é bem versus mal , ou prazer versus dor , ou luz versus escuridão , ou vida versus morte , ou todo versus parte , ou holístico versus analítico . O Espírito é o grande Jogador que dá origem a todos os opostos igualmente - " Eu , o Senhor , faço a Luz iluminar tanto o bom como o mau ; Eu , o Senhor , faço todas as coisas " - e os místicos do mundo inteiro concordam . O Espírito não é a metade boa de todos os opostos , mas sim a essência de todos os opostos , e nossa " salvação " , por assim dizer , não está em encontrar a metade boa do dualismo e sim achar a Fonte de ambas as metades do dualismo , porque , em verdade , é isso que realmente somos . Somos ambos os lados no grande Jogo da Vida , porque - no mais fundo do verdadeiro Eu - criamos ambos os opostos com o objetivo de jogarmos um grande jogo de damas cósmico .
Essa , pelo menos , é a resposta " teórica " que os místicos quase sempre dão . " Não-dualidade " , como citada nos Upanishads , é " libertar-se dos pares " . Isto é , a suprema libertação consiste em livrar-se dos pares de opostos , da dualidade - e encontrar , ao invés , o não-dual Um Sabor que dá origem a ambos . Isto é libertação , porque paramos de acalentar o impossível e doloroso sonho de passarmos nossas vidas inteiras tentando encontrar acima sem abaixo , dentro sem fora , bem sem mal , prazer sem a inevitável dor .
Pathways : Você disse que também tem uma resposta mais pessoal .
Ken Wilber : Sim . Quando experienciei pela primeira vez , embora de maneira fugaz , " nirvikalpa samadhi " - que significa absorção meditativa no Uno informe - lembro-me de ter tido o vago sentimento - muito sutil , muito fraco - que não gostaria de estar sozinho nessa maravilhosa extensão . Recordo-me de sentir , de maneira muito difusa mas muito insistente , que gostaria de compartilhá-la com alguém . Então , o que se poderia fazer em um tal estado de solidão ?
Pathways : Criar o mundo .
Ken Wilber : Assim me parece . E eu soube , embora amadoristicamente , que se me originei do Uno informe e reconheci o mundo do Muito , então teria que sofrer , porque o Muito sempre fere os outros , assim como os ajuda . E sabe de uma coisa ? Fiquei feliz de render-me à paz do Um , mesmo que isso significasse a dor do Muito . Agora , isto é uma pequena degustação daquilo que os grandes místicos sentem , mas minha limitada experiência parece estar de acordo com sua profunda declaração : Você é o Um transformado livremente no Muito - para a dor e o prazer , e todos os outros opostos - porque você decidiu não se conformar com a maravolhosa solidão do Infinito e não quer jantar sozinho .
Pathways : E a dor envolvida ?
Ken Wilber : É escolhida livremente como parte necessária do Jogo da Vida . Você não pode ter um mundo criado sem todos os opostos de dor e prazer . E para livrar-se da dor - o pecado , o sofrimento , duhka - você deve lembrar-se de quem e o que você realmente é .
Esta lembrança , esta recordação , esta anamnese - " Faça isto em Minha Memória " - significa " Faça isto em Memória do Eu que Você É " - Tat Tvam Asi . As grandes religiões místicas do mundo consistem de uma série de práticas profundas para aquietar o pequeno eu que fingimos ser - que causa a dor e o sofrimento que sentimos - e despertar o Grande Eu que é nossa verdadeira essência , objetivo e destino - " Deixe esta consciência estar em você como esteve em Jesus Cristo . "
Pathways : Este despertar é um negócio de tudo-ou-nada ?
Ken Wilber : Normamente , não . Usualmente , é uma série de vislumbres do Um Sabor - vislumbres do fato de que você é um com absolutamente todas as manifestações , nos seus aspectos bons e maus , frios e quentes , no prazer e na dor . Você é , literalmente , o Kosmos . Mas você tende a compreender este fato definitivo num crescendo de vislumbres do infinito que você é , e passa a entender exatamente porque começou este maravilhoso e horrível Jogo da Vida . Mas , absolutamente , não é um Jogo cruel , porque , em última instância , você sozinho , instigou este Drama , esta Lila , esta Gnose .
Pathways : Mas o que você me diz da opinião de que essas experiências do " Um Sabor " ou " Consciência Kósmica " são apenas um subproduto da meditação e , desse modo , não são " realmente reais " ?
Ken Wilber : Bem , isso pode ser dito de qualquer tipo de conhecimento que dependa de um instrumento . " Consciência Kósmica " normamente depende do instrumento da meditação . E daí ? Ver o núcleo de uma célula depende de um microscópio . Você diria que o núcleo de uma célula não é real somente porque é subproduto de um microscópio ? Podemos afirmar que as luas de Júpiter não são reais porque dependem de um telescópio ? As pessoas que levantam essa objeção são quase sempre aquelas que não querem olhar através do instrumento da meditação , do mesmo modo que os Homens da Igreja recusam-se a olhar pelo telescópio de Galileu para confirmar a existência das luas de Júpiter . Deixe-os viver com sua recusa . Mas que nós - com o melhor da nossa habilidade e , espero , guiados pelo melhor da caridade ou compaixão - tentemos convencê-los a olhar , somente uma vez , e ver por si próprios . Não coagi-los , apenas convidá-los . Suspeito que um mundo totalmente diferente abrir-se-ia para eles , um mundo que tem sido abundantemente verificado por todos que olham pelo telescópio , e microscópio , da meditação .
Pathways : Você poderia nos dizer . . .
Ken Wilber : Permita-me interrompê-lo . Posso citar-lhe uma das minhas passagens favoritas de Aldous Huxley ?
Pathways : Por favor .
Ken Wilber : Esta é de After Many a Summer Dies the Swan ( Após Muitos Verões Morre o Cisne ) :
" Gosto das palavras que tenham alguma relação com fatos . Daí porque me interesso pela eternidade - eternidade psicológica . Porque é um fato . "
" Para você talvez , " respondeu Jeremias .
" Para qualquer um que deseje satisfazer as condições sob as quais ela possa ser experienciada
" E por que alguém desejaria satisfaze-las ? "
" Por que alguém desejaria ir a Atenas para ver o Parthenon ? Porque vale a pena . E o mesmo é válido para a eternidade . A experiência do bem eterno vale todos os desconfortos envolvidos . "
" Bem eterno . " Jeremias repetiu com desdém . " Não entendo o que essas palavras significam . "
" Por que você deveria ? " retrucou Mr . Propter . " Você nunca comprou sua passagem para Atenas . "
Pathways : Assim , contemplação é a passagem para Atenas ?
Ken Wilber : Você não acha ?
Pathways : Com certeza . Fico pensando se você não poderia nos falar um pouco mais sobre sua passagem para Atenas . Poderia nos contar a história de suas experiências com meditação ? O que é " prática integral " e o que ela oferece para o moderno buscador espiritual ?
Ken Wilber : Bem , não tenho certeza se posso dizer algo significativo sobre minha história num curto espaço . Venho meditando há vinte e cinco anos e acho que minhas experiências não são muito diferentes das de todos os que trilharam o mesmo caminho . Mas tentarei dizer alguma coisa sobre " prática integral " , porque suspeito que seja a onda do futuro . A idéia é muito simples , e Tony Schwartz - autor de What Really Matters : Searching for Wisdom in America ( O Que Realmente Interessa : À Procura da Sabedoria na América ) - a resumiu como uma tentativa " de casar Freud e Buda . " Isto significa , simplesmente , a tentativa de integrar as contribuições da " psicologia da profundidade " ocidental com a grande sabedoria das tradições da " psicologia da altura " - a tentativa de integrar id e Espírito , sombra e Deus , libido e Brama , istinto e Deusa , inferior e superior - acho que a idéia é suficientemente clara , independentemente dos termos que sejam usados .
Pathways : Como uma prática concreta ?
Ken Wilber : Sim , a prática concreta é baseada em algo assim : dada a Grande Cadeia do Ser - que vai da matéria para o corpo , para a mente , para a alma , para o espírito - como podemos reconhecer , honrar e exercitar todos esses níveis em nosso próprio ser ? E se o conseguirmos - se nos engajarmos em todos os níveis do nosso potencial - isso não nos facilitará relembrar a Fonte do grande Jogo da Vida , que não é outra senão nosso próprio Eu profundo ( Self ) ? Se o Espírito é a Essência e o Objetivo de todos esses níveis , e se , em verdade , somos Espírito , o engalamento sincero em todos eses níveis não nos ajudará relembrar quem e o que realmente somos ?
Bem , essa é a teoria , que , acho , coloquei em palavras muito secas . Concretamente , a idéia é : escolha uma prática ( ou práticas ) de cada um desses níveis e engaje-se sinceramente em todas elas . Para o nível físico você pode incluir ioga física , levantamento de peso , vitaminas , nutrição , corrida , etc . Para o nível corpo/emocional você pode tentar sexualidade tântrica , terapia que ajude a controlar o lado sentimental do seu ser , bioenergética , etc . Para o nível mental , terapia cognitiva , terapia narrativa , terapia da fala , terapia psicodinâmica , etc . Para o nível da alma , meditação contemplativa , ioga da divindade , contemplação sutil , oração centralizadora e assim por diante . E para o nível do espírito , as práticas mais não-dualísticas como o Zen , Dzogchen , Advaita Vedanta , Kashmir Shaivismo , misticismo cristão informe , etc .
Hesito em fornecer uma lista porque , como você sabe , há , literalmente , milhares de práticas maravilhosas para todos esses níveis e eu me arrepio com a possibilidade de excluir alguma . Mas , por favor , focalize simplesmente a idéia básica : assuma uma ou mais práticas para cada um dos níveis do seu ser - matéria para o corpo , para a mente , para alma , para espírito - e exercite todas elas da melhor forma possível , individual e coletivamente . Não só você , simplesmente , passará a sentir-se melhor no nível mundano , como também aumentará dramaticamente suas chances de começar a entender seu próprio Estado radical , que é o próprio Espírito , sua mais profunda identidade e impulso .
Pathways : Atualmente , há professores para este tipo de prática integral ?
Ken Wilber : Bem , infelizmente , nos dias de hoje , ainda não há muitos professores . Em parte , este tipo de prática integral é uma união do Ocidente com o Oriente , e eles foram apresentados um ao outro só recentemente . Mas há professores estupendos trabalhando com um ou mais níveis - e , assim , neste momento , você simplesmente tem que " escolher a roupa adequada " - ou escolher os melhores professores para cada um dos níveis . Encontre um bom exercício físico que o agrade , e um programa nutricional decente . Tente empenhar-se em uma boa prática psicoterapêutica - poderá ser simplesmente escrever seus sonhos ou fazer parte de um grupo de debate . Tente uma boa prática de meditação e preste um serviço comunitário . Não quero que isto pareça uma coisa terrivelmente fascista - mas tente , o melhor que puder , empenhar-se totalmente a fim de despertar totalmente .
Pathways : Pelo menos há professores que estão buscando essa prática integral ?
Ken Wilber : Sim . Há alguns escritores que , hoje , estão enfatizando a importância de uma abordagem integral , e embora todos ainda estejam num nível muito preliminar , são um bom lugar para começar . Você pode tentar The Life We Are Given de Michael Murphy e George Leonard , What Really Matters de Tony Schwartz , Paths Beyond Ego de Roger Walsh e Frances Vaughan e o meu The Eve of Spirit .
Mas a idéia é muito simples : praticando somente em um nível , seu ser não se iluminará totalmente . Se simplesmente meditar , seu " lixo " psicodinâmico não irá automaticamente embora . Se você só meditar , seu emprego ou seu relacionamento com sua esposa não irão , automaticamente , melhorar . Por outro lado , se só fizer psicoterapia , não pense que sentir-se-á aliviado da carga da morte ou do medo . Dê a Freud o que é de Freud e a Buda o que é de Buda . E , acima de tudo , se dê completamente ao Divino , empenhando tudo o que você é .
Oh , puxa , está parecendo até um comercial dos Fuzileiros Navais : " Seja o melhor que puder " . Mas , realmente , o ponto é que quanto mais dimensões de si próprio estiverem empenhadas na busca da Fonte deste maluco Jogo da Vida , mais provavelmente irá descobrir o fato exepcionalmente belo de que você e somente você é o Autor deste Jogo . E isto não é uma afirmação teórica ; é a melhor oportunidade que temos para obter nossa passagem para Atenas .
Texto : Ken Wilber
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