quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

" Os Arquétipos de Jung Por Ken Wilber "

1 ) Excertos da entrevista de Ken Wilber à jornalista alemã Edith Zundel ( do livro Grace and Grit - Graça e Determinação )
EZ : Eu , Rolf e nossos leitores estamos particularmente interessados na interface entre psicoterapia e religião .
KW : E o que significa para você a palavra religião ? Fundamentalismo ? Misticismo ? Exoterismo ? Esoterismo ?
EZ : Bem , este é um bom ponto para começarmos . Se não me engano , em Um Deus Social você apresentou onze diferentes definições para religião ou onze diferentes maneiras como é usada a palavra religião .
KW : Sim , e minha opinião é que não podemos falar de ciência e religião , ou de psicoterapia e religião , ou de filosofia e religião antes de definir o que entendemos pela palavra religião . E visando ao nosso objetivo , no momento , penso que devemos distinguir pelo menos entre o que é conhecido por religião exotérica e religião esotérica . A religião exotérica ou " exterior " é religião mítica , religião que é terrivelmente concreta e literal , que realmente acredita , por exemplo , que Moisés abriu o Mar Vermelho , que Cristo nasceu de uma virgem , que o mundo foi criado em seis dias , que um dia , literalmente choveu maná do céu , e assim por diante . Em todo o mundo , religiões exotéricas consistem desses tipos de crenças . Os hindus acreditam que a Terra deve estar apoiada em algo ; assim , crêem encontrar-se sobre um elefante que , também necessitando de suporte , está sobre uma tartaruga ; esta , por sua vez , encontra-se sobre uma serpente . E quando surge a pergunta " Em que a serpente está apoiada ? " , a resposta dada é " Mudemos de assunto " . Lao Tsé nasceu com novecentos anos , Krishna acasalou-se com quatro mil vacas , Brahma nasceu da quebra de um ovo cósmico etc . Isto é religião exotérica , uma série de estruturas de crenças que tentam explicar os mistérios do mundo em termos míticos ao invés de termos testemunhais ou de experiência direta .
EZ : Assim , a religião exotérica ou exterior é , basicamente , uma questão de crença , não de evidências .
KW : Sim . Se você acredita em todos os mitos , será salvo ; se não , vai para o Inferno - sem discussão . Esse tipo de religião é encontrado no mundo inteiro - fundamentalismo . Não tenho nada contra , apenas este tipo de religião , religião exotérica , nada tem a ver com a religião mística , ou religião esotérica , ou religião experiencial , que é o tipo de religião ou espiritualidade que me interessa .
EZ : O que significa esotérico ?
KW : Interior ou oculto . O fato de a religião esotérica ou mística ser oculta não é porque seja secreta ou algo assim , mas sim porque é uma questão de experiência direta ou percepção pessoal . A religião esotérica não pede que você acredite em nada na base da fé ou que engula obedientemente qualquer dogma . Ao contrário , a religião esotérica é um conjunto de experimentos pessoais conduzidos cientificamente no laboratório da sua própria consciência . Como toda boa ciência , é baseada na experiência direta , não em simples crenças ou desejos , e pode ser verificada e validada por outras pessoas que também tenham executado o experimento . O experimento é a meditação .
EZ : Mas meditação é privada .
KW : Não , não é . Não mais do que , digamos a matemática . Não há , por exemplo , nenhuma prova de que menos um elevado ao quadrado é igual a um ; não há nenhuma prova sensória ou empírica para isso . É verdadeiro , mas somente é provado por uma lógica interna . Você não consegue encontrar menos um no mundo exterior ; somente o encontra na sua mente . Mas isto não significa que não seja verdade , que seja conhecimento privado que não possa ser validado publicamente . Significa somente que esta verdade é validada por uma comunidade de matemáticos treinados , por todos aqueles que sabem como funciona o experimento lógico que irá definir sua veracidade . Do mesmo modo , o conhecimento meditativo é conhecimento interno , mas conhecimento que pode ser validado publicamente por uma comunidade de meditadores treinados , aqueles que conhecem a lógica interna da experiência contemplativa . Não se admite que qualquer pessoa opine sobre a verdade do teorema de Pitágoras ; somente matemáticos treinados estão capacitados a fazê-lo . Da mesma maneira , a espiritualidade meditadora faz certas afirmações - por exemplo , que se você olhar profundamente para o seu eu interior sentirá que ele é uno com o mundo exterior - mas a veracidade delas deve ser verificada por você e qualquer outra pessoa que tente fazer o experimento . E após algo como seis mil anos em que este experimento vem sendo realizado , sentimo-nos perfeitamente tranquilos em tirar certas conclusões , em desenvolver certos teoremas espirituais , por assim dizer . E esses teoremas espirituais são o núcleo das tradições da sabedoria perene .
EZ : Mas por que ela é chamada " oculta " ?
KW : Porque se você não realiza o experimento , então não sabe o que está acontecendo , não está em condições de opinar , do mesmo modo que se você não aprende matemática , não consegue discutir a veracidade do teorema de Pitágoras . Quero dizer , você pode ter opinião a respeito , mas o misticismo não está interessado em opiniões , mas sim em conhecimento . A religião esotérica ou misticismo encontra-se oculta para a mente daqueles que não realizam o experimento ; é isso que significa a palavra " oculta " .
EZ : Mas as religiões variam muito entre si .
KW : As religiões exotéricas variam tremendamente entre si ; as religiões esotéricas são virtualmente idênticas em todo o mundo . Como já vimos , o misticismo ( ou esoterismo ) é científico , no sentido mais amplo da palavra , e do mesmo modo que não se tem química alemã versus química americana , não existe ciência mística hinduísta versus ciência mística islâmica . Ao contrário , elas concordam funadamentalmente no que diz respeito à natureza da alma , à natureza do Espírito e à natureza da sua suprema identidade , entre outras coisas . Isto é o que os eruditos chamam de " unidade transcendental das religiões do mundo " - eles referem-se às religiões esotéricas . É claro , suas estruturas superficiais variam tremendamente , mas suas estruturas profundas são virtualmente idênticas , refletindo a unanimidade do espírito humano sobre as leis desveladas fenomenologicamente .
EZ : Mas alguns seguidores das religiões míticas interpretam de fato seus mitos alegórica ou metaforicamente .
KW : Sim , esses são os místicos . Isto é , os místicos são aqueles que dão um significado esotérico ou " oculto " para os mitos e esses significados são descobertos através da experiência direta , interior e contemplativa , e não de algum sistema exterior de crença , símbolo ou mito . Em outras palavras , eles não são crentes míticos , mas sim fenomenologistas contemplativos , místicos contemplativos , cientistas contemplativos . Isto explica porque historicamente , como salienta Alfred North Whitehead , o misticismo tem sempre se aliado à ciência contra a Igreja , uma vez que ambos , misticismo e ciência , dependem de evidências diretas consensuais . Newton foi um grande cientista ; foi também um místico profundo , e não havia , como não há , nenhum conflito nisso . Por outro lado , você não pode ser um grande cientista e um grande crente mítico ao mesmo tempo .
Além disso , os místicos são aqueles que concordam que sua religião é basicamente idêntica em essência a outras religiões místicas - " eles chamam de muitas maneiras Aquele que realmente é Um . " Agora , você não encontra um crente mítico , por exemplo um Protestante fundamentalista , dizendo que o Budismo também é um caminho perfeito para a salvação . Crentes míticos afirmam que eles possuem o único caminho porque baseiam sua religião em mitos exteriores , que são diferentes entre si ; eles não compreendem a unidade interior oculta nos símbolos exteriores ; os místicos o fazem .
EZ : Sim , entendo . Então você não concorda com Carl Jung que os mitos carregam arquétipos e , nesse sentido , importância mística ou transcendental .
KW : Jung descobriu que os homens e mulheres modernos podem , espontaneamente , produzir virtualmente todos os principais temas das religiões míticas do mundo ; eles o fazem em sonhos , em imaginação ativa , em associação livre e assim por diante . Daí , ele deduzir que as formas míticas básicas , que ele chamou de arquétipos , são comuns a todas as pessoas , são herdadas por todas as pessoas e são transmitidas por aquilo que ele chamou de inconsciente coletivo . Cito sua afirmação : " misticismo é experiência de arquétipos " .
Em minha opinião , há vários erros cruciais nessa visão . Primeiro , é totalmente verdadeiro que a mente , mesmo a mente moderna , pode produzir espontaneamente forma míticas que são , em essência , similares àquelas encontradas nas religiões míticas . Como já disse , os estágios pré-formais do desenvolvimento da mente , particularmente os pensamentos pré-operacional e operacional concreto são , pela sua própria natureza , produtores de mitos . Uma vez que todos os homens e mulheres modernos passam por esses estágios de desenvolvimento na infância , naturalmente todos os homens e mulheres têm acesso espontâneo a esse tipo de estrutura de produção de pensamento mítico , especialmente em sonhos , onde os níveis primitivos da psique podem vir à tona com mais facilidade .
Mas não há nada de místico nisso . De acordo com Jung , arquétipos são formasmíticas básicas destituídas de conteúdo ; misticismo é consciência sem forma . Não há ponto de contato .
Segundo , há o próprio uso que Jung faz da palavra " arquétipo " , conceito que ele tomou emprestado de grandes místicos , como Platão e Agostinho . Mas o modo como Jung usa o termo não é o modo que esses místicos o usam , nem mesmo , de fato , é o modo que místicos do mundo inteiro o usam . Para os místicos - Shankara , Platão , Agostinho , Eckhart , Garab Dorje e outros - arquétipos são formas sutis primordiais que aparecem à medida que o mundo se manifesta a partir do Espírito informe e não-manifesto . Eles são os padrões sobre os quais todos os outros padrões de manifestação se baseiam . Do grego arche typon , padrão original . Formas sutis , transcendentais que são as formas primordiais de manifestação , não importa se a manifestação é física , biológica , mental etc . E na maioria das formas de misticismo , esses arquétipos são , basicamente , padrões radiantes ou pontos de luz iluminações audíveis , formas e luminosidades brilhantemente coloridas , arco-íris de luz , som e vibração - através dos quais , em manifestação , o mundo material é condensado , se assim podemos nos expressar .
Mas Jung usa o termo para certas estruturas míticas básicas que são comuns à experiência humana como o trickster ( trapaceiro , vigarista , brincalhão ) , a sombra , o Velho Sábio , o ego , a persona , a Grande Mãe , a anima , o animus etc .
Eles são mais existenciais do que transcendentais . São simplesmente facetas das experiências comuns do dia-a-dia da condição humana . Concordo que essas formas míticas são herdadas coletivamente pela psique . E também concordo inteiramente com Jung que é muito importante chegar a um acordo com esses " arquétipos " míticos .
Por exemplo , se estou tendo problemas psicológicos com minha mãe , se sofro o assim chamado complexo materno , é importante entender que muito dessa carga emocional não decorre da minha mãe individual , mas sim da Grande Mãe , uma poderosa imagem do meu inconsciente coletivo que é , em essência , a destilação das mães de todo o mundo . Isto é , a psique vem com a imagem da Grande Mãe embutida nela , do mesmo modo como já vem equipada com as formas rudimentares de linguagem e de percepção , e de variados padrões instintivos . Se a imagem da Grande Mãe for ativada , não estarei interagindo somente com minha mãe individual , mas sim com milhares de anos da experiência humana com a maternidade em geral ; assim a imagem da Grande Mãe carrega uma carga e tem um impacto muito além daqueles que minha própria mãe poderia gerar . Entrar em acordo com a Grande Mãe pelo estudo dos mitos do mundo é um bom caminho para tratar com aquela forma mítica , torná-la consciente e diferenciar-se dela . Concordo inteiramente com Jung neste ponto . Mas essas formas míticas nada têm a ver com misticismo , com a genuína consciência transcendental .
Deixe-me explicar de maneira mais simples . Em minha opinião , o principal erro de Jung foi confundir coletivo com transpessoal ( ou místico ) . Simplesmente porque minha mente herda certas formas coletivas não significa que essas formas são místicas ou transpessoais . Por exemplo , todos herdamos coletivamente dez dedos dos pés , mas se experiencio meus dedos não estou tendo uma experiência mística ! Os " arquétipos " de Jung virtualmente nada têm a ver com a genuína consciência espiritual , transcendental , mística , transpessoal ; ao contrário , são formas coletivamente herdadas que distilam alguns dos mais básicos encontros existenciais do dia-a-dia da condição humana - vida , morte , mãe , pai , sombra , ego etc . Nada místico . Coletivo , sim ; transpessoal , não .
Há o coletivo pré-pessoal , o coletivo pessoal e o coletivo transpessoal ; Jung não os diferencia com a clareza necessária ; e isso gera um desvio em todo o seu entendimento do processo espiritual , em minha opinião .
Assim , concordo com Jung que é muito importante entrar num acordo com as formas de ambos os inconscientes míticos , o pessoal e o coletivo ; mas nenhum deles tem muito a ver com o misticismo real que , primeiro , descobre a luz além da forma para , depois , chegar ao informe além da luz .
Ken Wilber - Arquétipos ( 30 30 America / Sao_Paulo dezembro 30America /Sao_Paulo 2009 )
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Ken Wilber é o pensador americano que criou a Psicologia Integral .
A obra dele se concentra na integração de todas as áreas do conhecimento ( ciência , filosofia , arte , ética e espiritualidade ) . Essa preocupação em juntar ciência com religião se apoia na própria experiência dele , e também na de diversos místicos de todas as grandes tradições de sabedoria , tanto ocidentais quanto orientais . Ken Wilber junta essas experiências com a releitura transpessoal que ele faz da psicologia analítica do Carl Gustav Jung .

















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