terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

" Três Tipos de Ciência "

A ciência é a religião de hoje . Se a ciência estabelecer algo , deve ser verdadeiro . Se a ciência não estabelecer algo , não pode ser verdadeiro . É assim que a filosofia moderna a tem . Mas a ciência abrange toda a realidade ? Já que a ciência é baseada no que os sentidos físicos ( geralmente com a ajuda dos instrumentos ) nos dizem , é sensato depender totalmente desta fonte de conhecimento ? Quem já enxergou as emoções ou os pensamentos com o olho físico ? Isso é razão suficiente para negar a existência deles ? Ou estamos deixando algo escapar ?
" Ausência de prova não é prova de ausência " , podemos dizer .
Acreditar que a ciência abrange TODA a realidade não é algo realmente científico , porque temos que negar outras formas de experiência humana , como nossos sentimentos de identidade mais profundos . Isso é o que podemos chamar de " cientismo " .
Veja que a própria ciência não tem rejeitado a crença na alma , nas esferas superiores , nas realidades transcendentais , como muitas pessoas instruídas acreditam . Está na hora de corrigirmos este status extremamente desigual .
Basicamente , a realidade abrange pelo menos três domínios :
1. aquele que podemos ver com nossos sentidos ,
2. aquele que podemos ver com nosso " olho interior " ,
3. aquele que vê , tanto externamente quanto interiormente : o self .
Repare que todos os três podem ser estudados de uma maneira científica ! Mas qual é o significado de " científico " ?
Wilber argumenta que a ciência de maneira alguma deve implicar em materialismo . Na verdade , ciência envolve três elementos :
1. Seguir uma instrução , injunção ou paradigma
2. Apreender algo sobre esta realidade específica
3. Comparar nossas descobertas com as dos outros
Esses três " elementos " operam na ciência de uma forma óbvia : um astrônomo ( 1 ) olha através de um telescópio , ( 2 ) observa uma certa região do universo e ( 3 ) discute suas descobertas com colegas astrônomos ( e NÃO conosco , meros mortais , um ponto muito importante ) .
Wilber defende a existência de dois outros tipos de ciência , que seguem o mesmo procedimento formal : A ciência mental ou social ( o que os europeus chamam de Geisteswissenschaft ) não observa os objetos físicos , mas os significados mentais , que podem ser encontrados em documentos , estórias , mitos , relatos e livros . O significado de um texto não pode ser visto com o olho físico , mas apenas com o " olho da razão " . Seguindo os três fios da ciência , a ciência mental é perfeitamente científica . ( Lógico , os objetos mentais não são tão concretos quantos os físicos . Assim , as conclusões da ciência mental não podem equiparar às da física . Mas e daí ? ) .
E há um terceiro tipo de ciência , segundo Wilber . Pois afinal a realidade compreende apenas coisas e pensamentos ? E o princípio em nós que vê e pensa ? O self que vê e pensa não pode ser visto e não é um pensamento . Mas pode ser abordado experimentalmente na meditação . Assim , a " ciência espiritual " nasce . A meditação e a yoga contam como " ciência " porque elas também seguem os três fios : ( 1 ) instrução - sentamos numa alfofada por horas , ( 2 ) observação - percebemos um estado da mente , e ( 3 ) confirmação - discutimos nossas descobertas com colegas que também meditam .
Para concluir : Wilber defende três tipos de ciência , já que a realidade é composta de pelo menos três domínios , e todos os três domínios podem ser abordados de uma maneira experimental e , portanto , científica .
Texto : Ken Wilber
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