domingo, 6 de fevereiro de 2011

" Mergulhados no Equívoco "

As formas de percepção empírica ou seja , o conhecimento pelos sentidos produz pensamentos sobre estes objetos de percepção . O conhecimento pelo intelecto , Raciocínio lógico produz pensamentos e aqui , de uma maneira muito sutil ou melhor de uma maneira bastante misteriosa , estamos mergulhados neste equívoco chamado pensamento e sequer notamos isso . Ao Ultrapassar estes dois modos de conhecimento , o homem supera os objetos de percepção sensorial , os chamados convencionalmente objetos " externos " . E , para este homem , o próprio pensamento que desfila em sua mente ou , como diz David Bohm o " Sistema do Pensamento " é tido como objeto de percepção " interno " . Sendo assim , podemos notar que ao ultrapassarmos estes dois modos de conhecimento , abandonamos ou melhor emergimos do mergulho que estávamos nos sentidos físicos e no mundo dos próprios pensamentos .
Agora perceba bem que ao abandonarmos o sutil e misteriosos mundo do pensamento , acontece a tão chamada morte para o ego . Ego este que a princípio começou a conhecer pelos sentidos e em seu desenvolvimento como conhecedor passou pelo mundo do pensamento ( Racional Lógico , Intelectual ) e culminou no silêncio da meditação ou Yoga como você preferir . Acontece que ultrapassar aos sentidos físicos já é por si só uma tarefa das mais difíceis .
Aquele que o faz , abandona as forças dos instintos que nos habitam ou melhor , supera-as . Contudo , se já estava também no mundo do pensamento , ele ainda permanece no mesmo só que agora agarrado aos próprios pensamentos e todo o " seu sistema Maculador " . O mais interessante de tudo isto é que , aqui nesta tentativa de demonstrar o problema no qual estamos envolvidos , os meios que utilizo ou seja , todos os símbolos e conceitos estão contidos no próprio problema . O que se seque é para tentar demonstrar o problema eu estou colocando vocês a fazer justamente aquilo que vai impedi-los de entender a questão ou seja , pensar . Então qual a saída ? . Se a solução não for alcançada pensando , talvez eu a alcance no silêncio . Talvez o silêncio a solucione ! ? . Pensemos , pensemos , pensemos mas finalmente silenciemo-nos ! Observe que não estamos falando do silêncio dos ruídos verbais das palavras . Também não estamos falando do silêncio dos ruídos externos . Estamos falando do silêncio dos ruídos do próprio " sistema Maculador " . Estamos falando do silêncio dos ruídos do próprio sistema sutil que é o pensamento em nós e que esta em relação constante com nossa capacidade intelectiva racional ( Intelécto ) . Então perceba ( você só perceberá de verdade no silêncio ) que ao abandonar ou superar os sentidos ( Instintos vital ) , caio na malha ( já estou nela ) do sistema maculador dos meus próprios pensamentos . O problema sou eu e meu modo de questionar e contudo eu sequer percebo isso . O próprio pensamento em mim me engana e eu sequer percebo !
Contudo , se ao abandonar os pensamentos em mim mesmo , substituí-lo pelo silêncio como colocamos acima , faço uma emersão do mergulho enganador que o pensamento e suas emoções , pré-conceitos sustentados por símbolos e conceitos alimentados pelas massas sociais , contextos históricos , pelo próprio modo convencional de conhecer ( sentidos e raciocínio lógico ) etc . . . e por todas as forças que este sistema sustenta . Então , não é isto a liberdade ? .
Ao sair do sutil mundo do pensamento ou melhor , ao transcender , ultrapassar o próprio pensamento acoplado a existência finita ou seja , ao mundo físico que adentramos ao nascer e que , abandonaremos ao morrer , teremos então , em vida realizado o terceiro modo de conhecer , A Consciência do Cristo , pelo silêncio .
Tanto o padre para os católicos quanto a bíblia para os evangélicos estão contidos , no sistema maculador que é o pensamento e o raciocínio lógico . O senso comum e o senso crítico , também o estão . Se acredita ter um senso crítico convincente , seu pensamento o engana porque você é seu próprio pensamento neste momento ! Eu não estou nem um pouco interessado em servir a este sistema a não ser , para indica-los ao silêncio como aqui coloquei .
" Quando orardes , entre em sua casa e ore em silêncio ao seu Pai . . . Não fique nas esquinas para que o vejam " . ( Jesus o Cristo )
Não devemos nos agarrar nem a padres , papas , igrejas ou bíblias objétos " externos e internos sutis do sistema maculador " . Ao fazermos isto , corremos o risco de agarrarmos a vela contudo , a luz estará mais acima queimando no barbante silenciosamente . Porem se não consegue largar a vela é melhor permanecer aí até que esta muleta não lhe seja mais necessário e isto só vem pela compreensão que o silêncio nos traz .
A Inteligência do Cristo está muito alem de uma fé cega e é necessário um comprometimento muito maior onde todos os seres estejam inclusos . Seu pensamento pode estar te enganando e você , sendo ele não percebe ! Não penseis que apenas o seu rebanho tem direito ao Céu ! .
Texto : Marcos Modesto aluno de filosofia do Claretiano ( Crítica ao Dogmatismo )
Deixe o seu Comentario .

Nenhum comentário:

Postar um comentário