domingo, 30 de janeiro de 2011

" BUDISMO "

[ Os trantas ] descrevem as várias categorias da mente ou consciência , das mais grosseiras às mais sutis . Os estados sutis da mente são mais poderosos e efetivos quando aplicados na prática espiritual . O nível grosseiro da consciência percebe as coisas pelos olhos , ouvidos , nariz , língua e corpo . [ . . . ] A não ser em estados extraordinários de meditação , a consciência mais sutil ou profunda manifesta-se quando estamos morrendo . Os níveis mais sutis de consciência também aparecem de maneira resumida quando começamos a dormir , terminamos um sonho , espirramos , bocejamos e durante o orgasmo .
( Dalai Lama , Como Praticar )
Sem o livre espírito de renúncia , [ o praticante ] ficará muito constringido para ser capaz de manter as disciplinas tântricas , por causa do desejo sensual e dos impulsos biológicos excessivos . Este pré-requisito de renúncia é particularmente importante nos trantas superiores , que são expressados com imagens sexuais .
[. . . ] [ A segunda qualidade ] , a grande compaixão da bodhichitta , é necessária para transformar a prática em uma causa de onisciência . Novamente , como muitas imagens das yogas dos trantas superiores são violentas , um praticante não saturado com grande compaixão pode ter facilmente uma idéia errônea . A terceira qualidade , uma compressão correta da doutrina da vacuidade , é fundamental para a prática tântrica . Cada prática é começada , estruturada e terminada com uma meditação sobre a vacuidade . [ . . . ] Apesar de se dizer que o Vajrayana é um caminho rápido quando praticado corretamente sobre uma base espiritual adequada , ele é perigoso para os espiritualmente imaturos . Este tipo de perigo é um dos motivos pelos quais o Vajrayana deve ser praticado sob a supervisão de um mestre vajra adequado .
( Dalai Lama , The Path to Enlightenment )
A importância de meditar sobre a vacuidade é universal entre as escolas do budhismo tibetano . Na escola Nyingma , a prática do Dzogchen ( particularmente as práticas de Trekcho e Togal ) incluem um processo preliminar que é descrito como encontrar a origem , a permanência e a dissolução da natureza da mente . A meditação sobre a vacuidade acontece no contexto desta busca . De modo similar , os ensinamentos kagyu sobre o Mahamudra falam sobre a " unidirecionalidade " , " transcendência de elaborações conceituais " , " sabor único " e " além da meditação " . Neste contexto , unidirecionalidade refere-se ao cultivar da permanência calma [ sânsc . shamatha ] , onde a primeira parte do cultivo da transcendência de elaborações conceituais é realmente a meditação sobre a vacuidade . O ensinamento Sakya sobre o seltong sungjug refere-se à não-dualidade e à união da profundidade e claridade - profundidade refere-se aos ensinamentos sobre a vacuidade , claridade refere-se à natureza da mente . Na Gelug , precisamos cultivar a sabedoria da vacuidade em conjunção com a experiência de êxtase no contexto da prática de cultivo da sabedoria que é a união indivisível de êxtase e vacuidade . Em todas as quatro escolas , a vacuidade que é ensinada é aquela que Nagarjuna apresentou em seus Fundamentos do Caminho do Meio . A apresentação da vacuidade de Nagarjuna é comum tanto ao Paramitayana quanto ao Vajrayana . No Vajrayana , entretanto , uma prática única coloca ênfase específica sobre o cultivo da experiência subjetiva da sabedoria da vacuidade ; a vacuidade que é objeto é comum tanto ao sutra quanto ao tantra .
( Dalai Lama , Illuminating the Path to Enlightenment )
A moralidade da libertação individual [ sânsc . pratimoksha ] é praticada principalmente ao se evitarem ações físicas e verbais que prejudiquem os outros . Esta prática é chamada de " individual " porque fornece um meio para que as pessoas possam se mover para além da rotina repetitiva de nascimento , envelhecimento , doença e morte , que os budhistas chamam de existência cíclica ou samsara . A moralidade da consideração pelos outros [ sânsc . bodhichitta ] - chamada moralidade dos bodhisattvas ( seres essencialmente preocupados em ajudar os outros ) - é praticada principalmente ao não deixar a mente cair no egocentrismo . Para os praticantes da moralidade do bodhisattva , o ponto essencial é evitar a auto-indulgência , mas também evitar as ações nocivas do corpo e da fala . A moralidade do tantra [ sânsc . samaya ] está centrata em técnicas específicas do corpo e da mente para ajudar os outros . Ela fornece um meio para evitar e , assim , transceder nossa percepção limitada de nossos corpos e mentes , de modo que possamos nos perceber irradiano sabedoria e compaixão .
( Dalai Lama , Como Praticar )
O caminho da moderação [ Hinayana ] é praticado externamente ;
O espírito de bodhisattva [ Mahayana ] é praticado internamente ;
Os métodos esotéricos do mantra [ Vajrayana ] são praticados secretamente .
( Lama Je Tsongkhapa )
Alguns de vocês podem perguntar , " Por que precisamos desde processo de purificação ? Por que precisamos de métodos e práticas se o fundamento e resultados reais já são perfeitamente puros ? A pergunta é também a resposta .
Assim que vocês conhecerem sua natureza verdadeira , perfeita , quando quer que isto seja - talvez hoje à noite , ou de manhã - vocês não precisarão mais praticar ou ficar preocupados com os objetos e métodos de purificação . Vocês não precisarão ficar preocupados com o processo de purificação porque já estarão em um estado desperto puro , primordial . Até então , vocês continuarão a ter muitos pensamentos e conceitos pertubadores . Até que estas pertubações sejam pacificadas , vocês farão um favor a vocês mesmos se contarem com o processo da prática , encontrando o objeto a purificar e atingindo o resultado .
( Gyatrul Rinpoche , Generating the Deity )
Deixe o seu Comentario .

Nenhum comentário:

Postar um comentário