sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

" Budismo Vajrayana "

Um sinônimo para Vajrayana é Mantra Secreto ( sânsc . Guhyamantra ) . " Secreto " refere-se ao fato de que sua própria natureza é um segredo para a mente confusa . O fato de que a realização pode ser alcançada dentro de alguns anos ou dentro desta mesma vida está inteiramente conectado com a realização desta natureza da mente e isto requer confiança e devoção .
( Da introdução de Chokyi Nyima Rinpoche em The Dzogchen Primer )
O Vajrayana nos diz que a natureza da mente de todos os seres está coberta por dois obscurecimentos . Um é chamado " obscurecimento emocional " - desejo , raiva e ignorância . O segundo , o " obscurecimento cognitivo " , é o apego sutil ao sujeito , objeto e interação , no qual o estado desperto desvia-se em apego dualista . Estes dois tipos de obscurecimento precisam ser dissolvidos e purificados . Isto é realizado reunindo-se as duas acumulações - a acumulação de mérito e a acumulação de sabedoria , o treinamento no despertar original . Reunido as duas acumulações , desvelamos os dois tipos de conhecimento supremo - o conhecimento que percebe o que quer que possivelmente exista e o conhecimento que percebe a natureza como ela é . Desvelando os dois tipos de conhecimento supremo , realizamos os dois Kayas , dharmakaya e rupakaya . Rupakaya significa " corpo da forma " e tem dois aspectos : sambhogakaya , que é a forma da luz de arco-íris , e nirmanakaya , que pode tomar a forma física .
( Tulku Urgyen Rinpoche , As lt ls - Volume II )

Mensagem de Paul Brunton

Todo aquele que percebe a inferioridade de seu ambiente em relação ao que poderia ser , assim como a imperfeição de sua natureza à luz de suas possibilidades não desenvolvidas , e que se propõe a melhorar o primeiro e sanar a segunda , deu o primeiro passo para a busca . . .
Num dia decisivo , ele vai perceber , com pesar , que está preso pelas atividades externas como se fosse por um polvo . Vai então empunhar a faca da determinação penetrante e implacável e cortar de uma vez por todas os tentáculos que o prendem . . . Os que se interessam por idéias avançadas o suficiente para persegui-las a despeito do desprezo social , assim como os que têm coragem para explorar o que está além das idéias já aceitas , tornaram-se um contingente significativo de buscadores . . . A massa é apática diante da Busca : os pobres por uma série de razões , os ricos por outra . Apenas os poucos capazes de ter juízo individual , os pensadores independentes e ousados , serão capazes de se destacar da massa . . . Ele vai precisar de muita coragem para a Busca , porque será confrontado por dois inimigos poderosos . Um é ele próprio ; o outro , a sociedade . No interior de si mesmo , vai ter que travar batalha contra os grandes desejos . No interior da sociedade , vai ter que lutar contra as grandes tradições . . . Não são muitos os que estão prontos para essa independência de atitude e de vida . É necessário , antes de tudo , certa força interior e , evidentemente , uma disposição natural ou adquirida para desertar do rebanho se necessário .
( Paul Brunton
Deixe o seu Comentario .

Nenhum comentário:

Postar um comentário