sábado, 29 de janeiro de 2011

" A Dinâmica da Espiral "

Primeiro vamos fazer uma breve explicação sobre o que é a Dinâmica da Espiral . Essa teoria , baseada em inúmeras pesquisas e em um número massivo de dados empíricos ( observações , no caso dados clínicos ) , nos mostra que a consciência humana parece se organizar e se desenvolver numa lógica de ondas ou estágios de desenvolvimento que os autores supracitados chamaram de Memes . Assim , podemos indicar 9 níveis principais e realacioná-los a etapas da evolução da humanidade e perceber também que cada um de nós passa ou passará , quando estiver preparado , por cada uma destas ondas . As ondas da Dinâmica da Espiral se agrupam em 3 grandes ordens , e tem as seguintes características :

1ª Ordem
1- Meme Bege ( Instintos e sentidos inatos )
Foi vivenciado pela humanidade no início nômade do homo sapiens , período das cavernas , etc . Quando era mais importante sobreviver e os instintos formavam a identidade central do ser . Ainda é vivido pelas crianças nos estágios iniciais do desenvolvimento . Consciência arcaica .
2- Meme Púrpura ( busca harmonia e segurança viver num mundo misterioso )
Foi vivenviado pelo humanidade na formação das primeiras tribos , onde a coletividade se mostrava importante para a sobrevivência . Ainda é vivido pelas crianças mais ou menos no período que ingressam nas escolas . Consciência tribal .
3- Meme Vermelho ( expressa-se impulsivamente , rompe as amarras , é forte )
Foi vivenviado pela humanidade quando uma tribo percebeu o que outras tribos possuíam e decidiam tomar posse do que era do outro . Ainda é vivido na política de países que decidem que podem tomar posse dos territórios ou petróleo dos outros e as conhecidas gangues de atletas ( típico dos centros universitários dos EUA que vemos nos filmes ) e dos adolecentes que " roubam " namorados uns dos outros . Consciência de guerra .
4- Meme Azul ( encontra propósito , instaura ordem , assegura o futuro )
Foi vivenciado pela humanidade no período de emergência do pensamento etnocêntrico do tipo " nosso povo é o escolhido por Deus " , " nossa religião é que é a autêntica " , " nossa ordem é a ordem superior " , ou ainda " o estilo X é melhor que o estilo Y " . Surge aqui a lógica de organização e hierarquização rígida que por exemplo criaram as castas e classes sociais rígidas . As nossas empresas e a maioria das instituições ainda são assim , primeiro você é soldado , depois cabo , depois sargento , depois tenente , etc . Ainda é vivido pelos adultos jovens que percebem que é necessário dar ordem e organização à vida , estabelecer-se numa profissão , situar-se num cargo profissional , etc . Consciência tradicional .
5- Meme Laranja ( analisa e cria estratégias para a prosperidade )
Foi vivenciado pela humanidade desde o Iluminismo e Revolução Industrial , reunindo como característica o impulso para a realização , a burocratização , a competição , a quantificação , racionalização e o poder sobre a natureza . Inicia o processo de pensamento universalista e gera o pensamento sociocêntrico . Ainda é vivido pelos adultos que especializam-se numa determinada área profissional , dedicam-se às ciências , etc . Consciência moderna .
6- Meme Verde ( explora o interior e busca a igualdade )
Foi vivenciado pela humanidade desde a década de 1960 , com a geração chamada de Boomers ( que incluía os hippies e outros grupos sociais que impulsionaram grandes transformações culturais ) . Surge aqui a lógica de pensamento pluralista e globalizador .
Como efeito colateral , o ponto de vista pluralista exacerbado causa inúmeros atravancamentos sociais , sendo um bom exemplo os grupos que fazem reuniões e após longas discussões decidem que uma nova reunião deve ser feita para decidir o assunto .
Um dos produtos desse nível de consciência são os " Direitos Universais do Homem " ( Direitos Humanos ) e o " Greenpace " . É vivido por uma boa parcela das pessoas que transcedem o pensamento do Meme laranja e iniciaram a viagem da consciência verdadeiramente democrática . Consciência pós-moderna .

2ª Ordem
7- Meme Amarelo ( integra e sintoniza sistemas )
É vivenciado pela pequena parcela da humanidade que deu o " salto quântico " para o pensamento de 2ª Ordem e inicia o pensamento integrativo que está por vir . É a primeira onda do pensamento holístico . Início do pensamento mundicêntrico . Consciência integral .
8- Meme Turquesa
É presente em uma parcela ainda menor da população mundial . Estabiliza o pensamento holístico voltando-se para uma individualidade coletiva . Percebe o mundo de forma transracional e reconhece-o como incompreensível . Inicia o pensamento kosmocêntrico .
Consciência pós-integral .

3ª Ordem
9- Meme Coral
Vivenciado por poucos indivíduos na história , é o Meme do pensamento unitivo . O padrão estável de consciência atingido apenas em experiências de pico , que passa pelas sub-ondas : psíquica , sutil , causal e não-dual . Consegue viver diferentes possibilidades do ser , ativando o Meme adequado a cada situação , dançando com o viver . Consciência extática .
É importante lembrar que inúmeros teóricos importantes criaram modelos que se relacionam e encaixam com a teoria das ondas ou Memes , entre eles : Richard Commons , Jean Piaget , Sri Aurobindo , Paul Kegan , Jane Loevinger , Abraham Maslow e Susanne Cook-Greuter .
Texto : Ken Wilber
Deixe o seu Comentario .

Nenhum comentário:

Postar um comentário