quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

" BODISATIVA "

" Para mim , a beleza dos conceitos gêmeos de evolução e individualidade composta é esta : minha existência hoje , embora não redutível aos níveis mais baixos nem originais deles , todavia deles depende e se apóia nesses níveis , cujas lutas e sucessos iniciais abriram caminho para meu surgimento . Sou grato a eles por isso . Da mesma forma , eles são gratos a mim , pois , em minha própria individualidade composta , o mineral , o vegetal e o animal participam ou são parte de uma consciência mental mais elevada , algo que nunca poderiam alcançar sozinhos . Em última instância , na individualidade composta do sábio , todos os níveis inferiores tem permissão para participar em iluminação absoluta e banhar-se na glória do Espírito . O mineral , como mineral , o vegetal , como vegetal , e o animal , como animal , nunca conseguiram iluminar-se - mas o bodisativa carrega todas as manifestações com ele para o Paraíso , e o voto de bodisativa é nunca aceitar a iluminação até que todas as coisas participem do Espírito . Não há , em minha mente nenhuma concepção mais nobre que essa "
Ken Wilber - Livro - Éden queda ou ascensão - pag 404 . Edit . Verus
" Eu tenho uma grande regra : todo mundo está certo . Mais especificamente , todo mundo - eu incluso - possui alguns importantes pedaços da verdade , e todos precisam ser honrados , valorizados e incluídos em um abraço grandioso , espaçoso e compassivo "
Ken Wilber
Em seus primeiros estudos , Wilber chegou a um impasse . Deparou-se com Freud dizendo que para ser feliz você precisa fortalecer seu ego enquanto Buda ensinava que para ser feliz você deve , metaforicamente , morrer para o seu ego . Ou seja , duas afirmações aparentemente contraditórias .
Qualquer pessoa diria que Freud está certo e Buda errado ou vice-versa .
Ken Wilber
Deixe o seu Comentario .



Um comentário:

  1. O Bodisativa é para os Budistas o mesmo que os santos são para os Cristãos!

    ResponderExcluir