terça-feira, 1 de setembro de 2009

A passagem da crença para a experiência de Deus !!! ParteII

Hoje , todo mundo fala em meditação . Nunca se fez tanta meditação como hoje em dia . Em outros tempos , meditação era só para os Indianos , para os jovens do Oriente , para Frades e Freiras dos conventos , mas para o homem da indústria , do comércio , da ciência , da universidade , dos laboratórios ... Eles faziam outras coisas . Hoje em dia , estes mesmos homens , dedicam pelo menos meia hora do seu dia à meditação .
Meditação não é outra coisa a não ser calar-se para que Deus possa nos falar . Deus não fala pelo barulho , só fala pelo silêncio . Se alguém não consegue ficar silencioso , nunca vai saber nada de Deus ; pode crer em Deus , e é bom que o faça , mas nunca vai ter nenhuma certeza de Deus , pois a certeza vem com a experiência , conseguida pela meditação em silêncio . Meditação não é pensar em alguma coisa . É esvaziar-se de todos os pensamentos e desejos próprios e ficar plenamente consciente .
Segundo Leis eternas , onde há uma vacuidade acontece uma plenitude .
Se eu me esvazio dos meus desejos e dos meus pensamentos é absolutamente certo que me vai acontecer uma experiência direta de Deus , capaz de trazer a plenitude . A plenitude de Deus flui para dentro da minha vacuidade . Onde há um ego-esvaziamento , ocorre uma Téo-plenificação . O problema não é a plenificação , pois esta sempre vai acontecer , o nosso problema está no ego-esvaziamento : Como é que eu vou me esvaziar dos meus conceitos , crença e condicionamentos da minha egoidade humana , dos meus pensamentos , dos meus desejos , para que a Graça de Deus possa me plenificar com a sua riqueza ? Este é o nosso grande problema !
Se queremos obter a certeza através da experiência , temos que prestar atenção onde estão acertando os religiosos . Estudar a vida daqueles que o conseguiram . As grandes experiências meditativas nos vem do Oriente . Existe hoje em dia , uma pequena elite que está descobrindo cada vez mais a alma da mensagem destes grandes homens , destas grandes " setas orientadoras " . " Conhecereis a Verdade " , disse um dos maiores mestres , " e a Verdade vos libertará ! " A libertação pela Verdade , pelo Conhecimento e pela vivência da Verdade . O conhecimento da Verdade se chama mística e a vivência da Verdade se chama ética . Toda lei da vida prática e toda a experiência de todos os grandes experientes da inspiração mística resumem-se na expressão : " Amarás a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo ! " .
Esta é a maior mensagem espiritual dita nestes últimos dois mil anos .
Esta experiência traça uma linha vertical e uma linha horizontal ; a linha vertical da mística e a linha horizontal da ética . A linha vertical : o amor entre o homem e Deus . A linha horizontal : o amor entre o homem e todas as criaturas humanas . A consciência da paternidade/maternidade única de Deus , transbordando na vivência da fraternidade universal dos homens . Esta foi a maior mensagem já proclamada neste planeta Terra nestes dois mil anos . Amor para cima e amor para todos os lados ... Mística e ética .
Estamos diante de uma nova humanidade . Uma pequenina elite está entrando cada vez mais na experiência de Deus . Mas esta elite é qualidade e não quantidade . A qualidade sempre será mais importante que toda quantidade . Para fazer parte da elite espiritual , é absolutamente necessário a cada dia , somente 2% do seu tempo , o que representa meia hora do seu tempo diário , para se encontrar conscientemente com Deus . Quem se dedicar a esta prática diária terá mudanças em toda as áreas de sua vida : espiritual , mental , emocional , social , afetiva e doméstica ... Tudo vai melhor ! Mas quem quer se dedicar isto ? Hoje , para muitos de nós , às 24 horas do dia são divididas da seguinte maneira : 8 para o trabalho obrigatório , 8 horas para o sono e 8 horas para os divertimentos . Se continuarmos com este programa horário , continuaremos a ser " eternos analfabetos espirituais " : nunca saberemos nada , nem de nós e muito menos de Deus . Não seria bom mudar um pouco este programa horário para que a vida se torne mais qualitativa em sua horizontalidade ? Será que não vale a pena se ausentar por meia hora de todas as coisas do nosso ego humano , físico , mental e emocional e se concentrar totalmente no Eu espiritual , de forma constante , na melhor meia hora do dia ? Qual é a melhor meia hora do seu dia ? Estabelecer um grande e verdadeiro silêncio interno , uma vacuidade , um ego-esvaziamento ... para experimentar uma Cosmo-plenitude ... a transformação da vida pela ação da Graça !
Esta é a experiência de todos os grandes místicos , de todos os grandes homens realmente felizes que tem vivido na face deste planeta . Eles fizeram justamente isto e verificaram que deu certo . Então , porque continuamos a ser eternos analfabetos desta arte sublime do nosso contato consciente com Deus ? Entramos neste mundo no marco zero .
Quando entramos neste mundo pelo nascimento , não tínhamos nada .
Nossos pais nos deram o primeiro impulso para o nosso corpo , e depois que nascemos , tivemos que completar nosso corpo nos alimentando .
Tiramos da natureza as energias necessárias para completar o nosso corpo . Nosso corpo é um produto dos nossos pais e da natureza e será devolvido daqui a pouco à natureza . Nosso corpo foi emprestado e o que foi emprestado pela natureza , deve ser devolvido . E depois ? Se entramos no marco zero durante nosso nascimento e se vamos sair novamente no marco zero quando da hora de nossa morte , para que viver tantos anos ? Para passar de um zero para outro zero ? Não podemos levar nada do exterior juntamente conosco . O grosso da humanidade passa toda a sua experiência somente nos " teres da vida " , vivendo em vão . Sobre o grosso desta humanidade , devia-se colocar uma lápide sepultural depois da morte e escrever na mesma o seguinte : " Aqui jaz os restos mortais de fulano , que viveu durante tantos anos sem saber o porque ! "
Que coisa triste ! Declaração de falência total ! Não seria bom sairmos deste patético modo de vida ? Será que posso levar comigo alguma coisa ? POSSO ! ... não daquilo que eu tenho , mas sim , daquilo que eu sou ! Não daquilo que eu recebi de fora , mas sim daquilo que eu mesmo fiz dentro de mim . Valores espirituais eu posso levar comigo , objetos não posso levar ! Dizia Einstein : " Do mundo dos objetos , não há nenhum caminho que conduza ao mundo dos valores , por que os valores vem de outra região ! " . Os objetos vêm de fora , os valores vem de dentro .
Logo , devíamos pensar seriamente em criar valores . Valores são coisas criadas pela nossa consciência . Não são fabricados pela nossa inteligência que só pode produzir objetos , fatos da natureza . Só podemos levar conosco valores da nossa consciência . Mas o que é isso ? Valor não é um fato , não é um objeto , não tem peso , não tem cor , não tem tamanho ... Ninguém pode dizer quantos peso tem um valor , quantos metros tem um valor ... Valor é uma criação da nossa consciência : Verdade , Justiça , Honestidade , Sinceridade , Amizade ...
Isto são valores ! Somos criadores de valores e descobridores de fatos !
Mas os fatos estão entre o 0 do nascimento e o outro 0 da morte e nenhum fato pode nos acompanhar ! Nada pode nos acompanhar a não ser os valores . Por isso dizia um grande mestre : " Uma só coisa é necessária ! "
Deixe seu Comentario
Texto : Huberto Rohden

Nenhum comentário:

Postar um comentário