quarta-feira, 16 de setembro de 2009

" Caminho para a transformação ! "

O maior exemplo de desapego vem das abelhas . Após construirem a colmeia , abandonam-na . E não a deixam morta , em ruínas , mas viva e repleta de alimento .
Todo mel que fabricaram além do que necessitavam é deixado sem preocupação com o destino que terá . Batem asas para a próxima morada sem olhar para trás .
Na vida das abelhas , temos uma grande lição . Em geral , o homem contrói para si , pensa no valor da propriedade , tem ambição de conseguir mais bens , sofre e briga quando na iminência de perder o que " lutou " para adquirir .
" Onde estiver nosso coração , ali estarão nossos tesouros ... " Assim , não pode haver paz uma vez que pensamentos e sentimentos formem uma tela prendendo o ser ao que ele julga sua propriedade .
Essa teia não o deixa alçar voo para novas moradas . E tal impedimento ocorre em vida ou mesmo após a morte , quando um simples pensamento como " Para quem vai ficar a minha casa ? " é capaz de retê-lo em uma etapa que já podia estar superada . Ele fica aprisionado a um plano denso , perde oportunidades de experiências superiores .
Para o homem , tirar a vida de animais e usá-los como alimento é normal .
Derrubar árvores para fazer conservas de seu miolo , também .
Costuma comprar o que está pronto e adquirir mais do que necessita . Mas as abelhas fabricam o próprio alimento sem nada destruir e , ainda , doam a maior parte dele .
A lição das abelhas vem do seu espírito de doação . Num ato incomum de desapego , abandonam tudo o que levaram a vida toda para construir . Simplesmente o soltam , sem preocupação se vai para um ou outro . Deixam o melhor que têm , seja para quem for - o que é muito diferente de doar o que não tem valor ou de dirigir a doação para alguém da nossa preferência .
Se queremos ser livres , se queremos parar de sofrer pelo que temos e pelo que não temos , devemos abrigar em nós um único desejo : o de nos transformar .
O exercício é ter sempre em mente que nada nem ninguém nos pertence , que não viemos ao mundo para possuir coisas ou pessoas , e que devemos soltá-las .
Assim , quando alguém ou algo tem de sair de nossa vida , não alimentamos a ilusão da perda . Adquirimos visão mais ampla .
O sofrimento vem quando nos fixamos a algo ou a alguém . O apego embaça o que deveria estar claro : por trás de uma pretensa perda está o ensinamento de que algo melhor para nosso crescimento precisa entrar . E se não abrimos mão do velho , como pode haver espaço para o novo ?
Estenda isso a outras áreas da sua vida !
Texto : Omar Cardoso
Deixe seu Comentario

Nenhum comentário:

Postar um comentário