quinta-feira, 22 de março de 2012

" Do sexo à Divindade "

AS RELIGIÕES E SEUS MISTÉRIOS .

1- A palavra " homem " não significa o ser organizado que se encontra na terra .
Homem é todo ser formado de uma parte do Espírito e de uma parte da Matéria de que está composta a esfera que ele habita e que é capaz de manifestar por atos morais a parte do Espírito que está nele .
2- A finalidade do Universo é o progresso . Logo , a finalidade de cada homem , que é parte do Universo , não pode ser outra senão uma parte do progresso .
3- Os planetas e as esferas não são , em si mesmos , suscetíveis ao progresso . Somente é suscetível ao progresso o ser moral formado de uma parte do Espírito e de outra parte da Matéria de que está formada aquela esfera .
4- O ser moral metade Espírito e metade Matéria é o Homem .
5- O Espírito e a Matéria contêm em si mesmos , desde o começo , o germe dos feitos materiais e morais que foram , são e serão no futuro .
6- A manifestação ou transformação tira a consequência necessária de um princípio existente em estado latente no fato anterior . Desde a ação do Espírito sobre a Matéria , nada foi produzido que não fosse em estado latente no princípio .
7- O homem é a miniatura do Universo , por isso lhe chamam Microcosmos , porque contêm todas as qualidades que foram dadas a todos os seres nascidos antes dele .
8- Tudo quanto foi feito antes do aparecimento do homem foi feito para o homem . Logo , possuindo a quinta-essência de todas as qualidades dadas a todos os seres anteriores a ele , o homem será o rei da criação - ou um Universo em miniatura . No entanto , se o homem não é a última palavra da perfeição no caminho do progresso , é sem dúvida o mais perfeito no estado atual .
9- Todos os seres anteriores ao homem lhe serviram de duas maneiras : uns foram organizados cada vez melhor para lhe darem saída e outros para lhe serem úteis e servi-lo em suas necessidades .
10- O homem recorreu aos animais , aos vegetais , aos minerais , aos gases etc . para ter vida por meio dos alimentos , da roupa , da respiração , do abrigo etc . A terra o carrega , a água lhe mata a sede , o ar move a sua respiração , o calor o abriga e o sol lhe conserva a vida , porque o sol é a alma da Terra e de todos os planetas . Portanto , o homem não poderia viver se não tivesse em si tudo isso . Logo , o homem é um resumo de tudo quanto está no Universo até a sua aparição nele .
11- Por conseguinte , o homem é o mais poderoso agente do progresso e o único ser capaz da perfeição moral ; porque o progresso moral coroa o progresso material , como o homem coroa a escala genealógica dos seres organizados .
12- O Espírito , ao agir sobre a Matéria , é incorporado nela . Antes da organização do homem , o Espírito existia na Matéria em estado latente . Isso quer dizer que não tinha poder para a manifestação moral ou livre 
13- Durante a época cosmogênica , a Matéria impedia a manifestação livre do Espírito . Isso está representado pela estrela microcósmica invertida , com a ponta para baixo . Quando chegou a estabelecer-se o equilíbrio entre o Espírito e a Matéria - devido à transformação contínua - , então se manifestou a consequência de um progresso moral e livre . Todo progresso moral produz progresso material e vice-versa , isto é , todo o progresso material exige progresso moral .
14- A organização universal é completa : onde existe necessidade encontra-se o que a ela possa satisfazer . Perto da dor está o remédio ; próximo da fome , o alimento ; perto da ferida , o bálsamo . Esta ordem que combina e supre se chama com razão Providência .
15- A Providência é a harmonia entre o Espírito e a Matéria .
16- A Providência interna não nos deixa caminhar às cegas na senda do progresso , nem tem o poder de nos deter a marcha rumo à perfeição .
17- A perfeição é indefinida porque o resultado do progresso é infinito e , como tal , nunca pode ser alcançada . Certamente existe uma perfeição parcial , à qual se pode aspirar : é a perfeição relativa que consiste em satisfazer a todas as necessidades de uma época com todos os elementos postos à sua disposição e alcançar o ideal de bem-estar mais possivelmente desejado .
18-Para a alma humana , tudo quanto seja razoável é realizável ; porque a razão não pode desejar mais do que seja possível . Nada é impossível se os meios de execução se encontram preparados para a obra .
19- A alma concebe o progresso , e o corpo , que é o auxiliar da alma , tem de caminhar rumo a ele . Logo , para manifestar o progresso desejado pelo espírito , o corpo tem de empregar todos os meios de que dispõe e fazer trabalhar cada órgão ou a matéria no sentido do seu destino e da sua orientação . É por esse motivo que chamam corporações às sociedades , porque cada elemento tem de trabalhar numa coisa segundo a sua aplicação e o seu lugar .
20- O homem é o único ser , metade Espírito , metade Matéria , que pode e deve descobrir e fazer conquistas no terreno da ciência , da arte ; porém , descobrir não é criar .
21- A diferença entre o homem e o animal é como a diferença entre o progresso e a conservação , ou entre a consciência e o instinto .
22- O meio de conservação que foi dado ao animal e ao vegetal é o instinto , sem o qual seria inútil o dom da existência , porque nem o animal nem o vegetal teriam tido qualquer meio de conservação .
23- O instinto é o meio de conservação de todo ser animado - forçosamente tem de ser fatal , irreflexivo e instintivo . Assim , a abelha constrói o seu reino sem consciência : ela age sob a pressão da necessidade da sua natureza , à qual deve obedecer ; seus hábitos são , desde os tempos mais remotos , uniformes , segundo a necessidade que lhe foi imposta .
24- Do instinto irreflexivo não poderá haver progresso . Se o instinto pudesse refletir , então poderia comparar ; se pudesse comparar , poderia melhorar , se pudesse melhorar , poderia progredir ; e , se pudesse progredir , deixaria de conservar , porque não seria instinto e se converteria em Espírito .
25- Se o instinto ( hoje chamado subconsciente ) chegar a desaparecer da Natureza , esta deixará de existir , porque , logo depois de cumprido um progresso , não haveria outra força de resistência capaz de conservar o primeiro progresso para fazer dele a base de um segundo . Tudo cairá novamente no caos . O instinto é uma força de inércia que modera o salto muito impetuoso do progresso . Por isso se diz : " A Natureza não dá saltos " .
26- Se o instinto não existisse como condição de conservação , não existiria a consciência como condição de progresso ; da mesma forma , não teria razão de existir o corpo humano que vive materialmente pelo instinto e não poderia conservar a sua vida animal , que é indispensável à vida moral da alma . E assim a matéria se desagrega ; todas as esferas voltam a ser átomos ; as almas voltam ao estado de puro Espírito e a lei do progresso se detém . O Espírito teria de recomeçar o trabalho da organização universal , agindo novamente sobre a Matéria .
27- Esta é a lei da transformação , a lei da Evolução ou desintegração :
Quando um corpo ou uma esfera deixa de ser útil à lei do progresso , desintegra-se , porque se deteve no caminho do progresso . Pois bem , se a natureza não dá saltos , tampouco volta atrás , nem se detém no seu adiantamento .
28- O instinto é o correlativo da consciência . O instinto é o passivo da consciência como a Matéria é o passivo do Espírito . Sem instinto não há consciência , como não haverá Espírito , nem Vida , sem Matéria .
29- O instinto , então , é para a vida material aquilo que a consciência é para a vida moral . O instinto é feito para a consciência como a vida material é feita para a vida moral .
30- O Espírito é o princípio do progresso , a Matéria é o princípio da conservação .
31- A consciência é a condição do progresso , supõe liberdade . O instinto é a condição da conservação , supõe conservação ; e supõe a fatalidade ou naturalidade .
32- A liberdade atrai responsabilidade , enquanto a fatalidade não tem nenhuma responsabilidade . Logo , todo ser que segue fatalmente o seu instinto cumpre a lei natural e não pode ser responsável , ao passo que aquele que abusa da sua liberdade é responsável por seus atos .
33- O instinto do animal e o corpo do animal perecem com o animal ; ambos se transformam e entram em outros corpos .
34- Somente o homem é perfectível , porque é livre e não necessita de nenhum agente exterior para a sua perfeição .
35- A matéria inerte sem iniciativa é imperfectível . O animal é imperfectível , porque carece de liberdade e de vontade . Somente o homem pode aperfeiçoar-se .
36- Se o homem é perfectível , é também suscetível ao progresso , porque o progresso é o caminho que conduz à perfectibilidade indefinida .
37- A inteligência , que alguns homens atribuem a certos animais superiores , nada mais é do que o instinto que cada um deles possui em grau diferente . É o instinto desenvolvido segundo a ordem de superioridade do ser organizado no qual reside . Não é surpreendente que os animais que mais se acercam do homem para servi-lo tenham certo entendimento que os capacite a ser mais inteligentes para executarem a sua missão providencial .
38- O homem , com seus corpos ou veículos , tem por objeto ajudar no progresso indefinido do Universo . A " alma " deve levar e guiar o homem no caminho da perfeição , sem deixá-lo desviar-se
39- Todo desvio no caminho do progresso é abuso de liberdade . Logo , cada alma , a parte do Espírito , tem por objeto aperfeiçoar cada corpo , a parte da Matéria . Então a alma , no Universo , tem determinada porção de Matéria para aperfeiçoar , transformando-a do estado grosseiro e denso ao estado mais sutil , isto é , até o estado mais perfeito , que é o da Matéria calórica que se encontra imediatamente debaixo e perto do Espírito infinito .
40- Os corpos se modificam conforme a manifestação da alma . A manifestação da alma é o resultado da sua ação sobre o corpo , que afinal de contas é o fato do progresso para o melhoramento material .
41- Se os órgãos do corpo destinado a manifestar as faculdades da alma não funcionam , terão de desintegrar-se por serem inúteis à alma .
42- O bem é o resultado da harmonia que existe entre os elementos humanos ou entre a alma e o corpo . O mal se evidencia quando os atos conduzem à desarmonia .
43- O corpo não torna má a alma ; somente ele pode impedir a sua manifestação num ou noutro ponto . Onde a alma não se manifesta , o corpo adquire a ação egoísta e todos os desejos desenfreados da sua natureza .
44- Quando o corpo impede a manifestação da alma em todos os seus pontos , o homem se torna semelhante ao bruto , à besta , e não terá senão instintos animais , aos quais obedece .
45- As religiões e a educação têm por objeto remediar , tanto quanto possível , as inclinações perversas . A instrução pode diminuir os desejos desenfreados , substituindo-os por anelos elevados , segundo se verificou , historicamente , com cérebros de grandes homens , que foram mudando de conformação à medida que idéias novas lhes ocupavam a mente .
46- A vida material é anterior à vida moral , e até se pode dizer que a vida moral nada mais é do que o resultado do desenvolvimento da vida material do homem .
47- Quando o homem era semelhante ao animal , não era moral , porque não podia comparar os fatos entre si nem distinguir o bem do mal .
48- As faculdades de apropriar-se , de comparar , julgar e escolher , isto é , a inteligência , a memória , o juízo e a consciência não se foram despertando senão lentamente . Uma faculdade foi a base de outra ; mas uma faculdade não nasce de outra consumiu voluntariamente quando desenvolveu em si as quatro faculdades e comeu abusando de seus frutos .
49- Defender-se para sobreviver não é um ato da razão ; é um ato fatal , isto é , natural e instintivo , como o de comer e o de dormir .
50- A vida em sociedade , o amor conjugal , a educação dos filhos , o trabalho para preencher as necessidades , aproveitar os frutos do trabalho , tudo isso é instinto . Pertence à vida material . Tudo isso é fatal , instintivo e se efetua debaixo da pressão das necessidades , porque é comum entre todos os homens e animais . Tudo isso é feito tendo em vista a conservação da vida .
Logo , tudo quanto é do instinto é da vida material , é fatal , é instintivo , natural , que concerne ao corpo físico . E tudo quanto concerne ao corpo físico tem por objetivo a conservação .
51- Logo , o homem , no princípio , desenvolveu o instinto ; depois começou a desenvolver a consciência , porque , sendo o instinto o agente da conservação e a consciência do progresso , a conservação deve preceder ao progresso .
52- A conservação é a condição do progresso , o instinto é a condição da consciência , como o corpo é a condição da alma ; logo , a condição material deve ser cumprida primeiramente para que se manifeste o resultado moral .
53- Logo , as faculdades da alma se desenvolvem em razão proporcional aos desenvolvimentos do instinto , isto é , dos órgãos e dos sentidos que nos servem para nos apoderarmos dos objetos materiais que nos rodeiam .
54- O homem primitivo era solitário e débil ante os perigos e por esse motivo teve de associar-se aos seus semelhantes e viver em sociedade .
55- Em sociedade , precisou então de meios para se comunicar , e foram necessários a voz e os sinais que engendraram o linguajar . Logo , a linguagem é a primeira manifestação da vida moral , isto é , da vida social
56- A vida moral ou social se compõe de deveres . Antes de viver em sociedade o homem não tinha deveres , isto é , a necessidade foi o seu único móvel e o instinto o seu único guia para satisfazê-lo .
57- O fato de viver em sociedade , no princípio , era um ato de conservação revelado pelo instinto , como fazem certos animais que se reúnem em manadas no interesse da sua comum conservação . Desse modo , o homem foi lançado à vida moral , contra a sua vontade , em vista do simples efeito da satisfação da necessidade material mais imperiosa : a necessidade de viver .
58- Se o homem tem faculdades morais paralelas às funções materiais , deve-se concluir que as faculdades morais foram dadas para serem exercidas .
O homem não pode possuir nada que não tenha o seu objetivo . Logo , faculdades morais e faculdades materiais são para obter resultados determinados .
59- Mas , para que as faculdades morais tenham livre funcionamento junto às faculdades materiais , foi necessário ditar leis sociais e implantar religiões para defender os direitos do homem e ajudá-lo a cumprir os seus deveres para consigo mesmo e para com os seus semelhantes .
60- Esse foi a princípio da religião e o começo da legislação .
61- A religião trata de melhorar a moral ou o social : Espírito , alma . A legislação é para melhorar o material : Matéria , corpo .
62- No quadro seguinte podem resumir-se os principais caracteres enumerados anteriormente .

PRINCÍPIOS
Vida moral                   Espírito - Alma
Vida material               Matéria - Corpo
63-                                                                      MEIOS
Vida moral                   Consciência - Liberdade - Eleição
Vida material               Instinto - Fatalidade - Obediência 
64-                                                               OBJETIVOS 
Vida moral                   Progresso - Melhoramento
Vida material               Conservação - Estabilidade 
65-                                                               CARACTERES
Vida moral                   Praticada pelo homem sozinho
Vida material               Praticada por todos os que têm vida
Vida moral                   Não pode existir sem a vida material
Vida material               Pode existir sem a vida moral
Vida moral                   Nascida no homem depois da vida material
Vida material               Nascida no homem antes da vida moral
Vida moral                   Compõe-se de todas as faculdades que não funcionam
                                     ao lado dos órgãos especiais , materiais e sensíveis que
                                     trabalham na economia do corpo humano 
Vida material              Compõe-se de todas as funções que exercem a ação de
                                    algum órgão , material e sensível na economia do corpo humano
Vida moral                  Tem o dever por agente 
Vida material              Tem o direito por agente
Vida moral                  Vida em sociedade que regula as relações
Vida material              Vida de indivíduos separados , sem relações sociais 
Vida moral                  Útil , confortável e abundante
Vida material              Indispensável , reduzida e necessitada
Vida moral                  Com diversas sociedades , segundo os indivíduos
Vida material              Uniforme em todas as sociedades e todos os indivíduos
Vida moral                  Responsável se abusa da sua liberdade contra o direito
                                    alheio . Sanção
Vida material             Sem liberdade , sem responsabilidade . Se desobedece ao
                                    direito tem sanção natural
Vida moral                 Ideia moral ; o verdadeiro Progresso , ideal , material , o
                                   belo , perfeição
Vida material            Trabalho mecânico . Copiar , nada de aperfeiçoamento 
66- Logo , a religião e as leis sociais são fruto da vida moral ou da vida social .
67- Quando o homem cumpriu os atos de sobrevivência , quando assegurou sua existência , começou a sonhar em desenvolver-se , em melhorar e progredir .
Depois de ter o indispensável , começou a procurar o útil .
68- Logo , há duas classes de necessidades : a indispensável e a útil . Todos os homens estão de acordo no que toca ao instinto , ao indispensável ; mas estão demasiado divididos no que toca à vida moral ou útil e por isso vemos que o Espírito de todas as religiões é indispensável e uno , ao passo que as religiões , ao se converterem em úteis , dividem-se .
69- A necessidade é fatal ou instintiva ; é por isso que todos os homens obedecem fatalmente à necessidade que se faz sentir , e por isso também são idênticos em fazerem direito para as suas prescrições .
70- Na liberdade existe a diversidade . O indispensável é absoluto como a necessidade material . O útil é relativo como a necessidade moral . A fatalidade impõe o indispensável ; a liberdade permite escolher o útil . O útil é como a religião ou a lei , não é igual para todos ; ao passo que a necessidade é comum .
O útil é escolhido livremente e por isso varia de indivíduo para indivíduo , segundo o caráter daqueles que o escolheram .
Logo , a religião deriva da vida moral do Espírito e por meio do Espírito exerce a sua liberdade . O princípio da vida material é a necessidade ou fatalidade . Por conseguinte , vida moral e vida material são correlativas e paralelas entre si , como são o Espírito e o corpo , a liberdade e a fatalidade .

RUMO AOS MISTÉRIOS

71- Então o fim das religiões , ou da religião , é apressar a evolução humana ; é inútil , porém , querer dar a todos os mesmos ensinamentos religiosos , porque aquilo que pode ser auxilio para uns seria incompreensível para outros e o que pode produzir um êxtase num santo não causaria a mais leve mossa num criminoso . No entanto , a totalidade das categorias humanas tem necessidade de uma religião , até o homem chegar a tornar-se , ele próprio , religião , ou alcançar vida superior à sua existência atual .
72- Já vimos que as religiões devem formar naturezas morais e intelectuais e desenvolver a vida espiritual .
73- Agora surge uma pergunta muito difícil de responder : Qual é a origem das religiões ?
Esta pergunta teve duas respostas em nossos tempos :
1.º) Das mitologias comparadas , e 
2.º) Das religiões comparadas .
Estas duas ciências demonstram como base comum para suas respostas os fatos estabelecidos .
74- Os dois partidos diferem , entretanto , na maneira de se definir a natureza da origem das religiões . A mitologia comparada afirma que a origem comum é uma ignorância e que as religiões mais transcendentais são apenas a expressão aperfeiçoada das ingênuas e bárbaras concepções de selvagens - homens primitivos 
O animismo , o fetichismo , o culto da Natureza , o culto do Sol nada mais são do que uma flor do charco . E Krishna e Cristo são descendentes de certos curandeiros civilizados e por sua alta sabedoria dominaram os ignorantes .
75- Os das Religiões Comparadas ensinam que toda religião tem uns ensinamentos de homens divinos que revelam , de tempo em tempo , os diferentes fragmentos de verdades religiosas e que as religiões selvagens são degenerações que resultam de uma comprida decadência .
76- Os verdadeiros sábios aceitam ambas as teorias e a nossa introdução demonstrou claramente que o homem tem duas necessidades , uma instintiva e outra consciente , e que a religião e as suas leis foram impostas por necessidade e para utilidade . O valor relativo das afirmações das duas escolas deve ser julgado pelo valor das provas invocadas . A forma degenerada de uma grande idéia pode demonstrar estreita semelhança com o produto aperfeiçoado de uma idéia grosseira .
77- O sábio admite que uma religião civilizada resulta da evolução das não-civilizadas e , ao mesmo tempo , admite que a Providência da qual temos falado nunca abandonou o homem primitivo e sempre lhe enviou diretores e guias para lhe darem lições de religião e de civilização .
78- As religiões foram dadas a todos os povos e cada religião devia satisfazer à necessidade moral e natural de cada povo . Cada religião deve chegar ao nível da inteligência de um povo , do contrário não ajudaria na sua evolução . A necessidade material obrigou o homem a viver em sociedade e por tal razão se ditou a lei " Amai-vos uns aos outros " .
79- Todas as religiões têm uma origem comum ; a divergência entre elas se deve ao desenvolvimento mental dos povos da terra . O deus dos negros é negro e o dos amarelos é amarelo ; o dos brancos é branco , e assim também são suas religiões .
80- No princípio do tempo , isto é , quando o homem começou a viver em sociedade pela necessidade urgente de se defender e defender os seus direitos , vivia feliz . Não havia inveja , nem ódio , porque não havia intrigas entre eles . Não havia enfermidades porque a carne estava bem equilibrada com o espírito . Eles sentiam que a vida era uma oração . Eram felizes e sentiam intuitivamente que o doador da vida estava neles e eles estavam nele . ( Esta fase da vida está representada alegoricamente pelo Paraíso da Bíblia . )
81- Depois , porém , progressivamente , o homem começou a satisfazer desenfreadamente os seus sentidos ( comendo do fruto proibido ) e se tornou descontente com o seu modo de viver ; perdeu a felicidade e com ela a sensação de sentir-se uno com o Doador da Vida . Foi atacado por enfermidades , dores físicas e morais , e então principiou a procurar alívios e remédios . O primeiro remédio foi a busca da felicidade anterior , perdida por causa do abuso . Não a encontrando novamente , dirigiu suas orações ao Doador da Vida para que a concedesse a ele de novo .
82- Mas como a petição deixou de ser atendida , por ser egoísta e errada , o homem começou a procurar um meio de atrair novamente a complacência do Criador , inventando teologias vagas e indefinidas como as águas do mar e oferecendo sacrifícios vivo àquele Deus , a fim de que ele não continuasse zangado . Em seguida , principiaram a ensinar que o Sol e a Terra , a Lua e as estrelas eram movidos e iluminados por uma Grande Alma Universal , que era ao mesmo tempo a fonte da vida e , em sua natureza , um fogo - uma Chama Sagrada - que brilha no firmamento e se manifesta como chama menor na alma dos homens . Então adoraram o Sol como Doador de Vida e deixaram o Sol espiritual invisível . Entretanto , havia muitos ainda que sentiam o Doador de Vida através da Luz Inefável , a Chama Sagrada , íntima .
83- Gradualmente e após eras , esses que sentiam a Luz Inefável em seu íntimo se converteram em sacerdotes , ao passo que a humanidade geral descia mais profundamente nas crenças materiais , isto é , materializava o espiritual e o abstrato . Por fim , foram muito poucos os sacerdotes que ficaram e que conheciam e sentiam a Chama Sagrada Interna como fonte de tudo e como chave da imortalidade , e assim o povo chegou a adorar o que se chama Deus só por meio de símbolos ou através de corpos celestes ou elementos terrenos .
84- Em seu devido tempo , a Providência enviou os deuses das eras para visitar os filhos do homem . Entre esses deuses estava Orfeu , inventor de instrumentos que produziam sons de suprema doçura ao serem tocados com as mãos ou soprados . Com essas melodias acalmava o vagabundo Espírito da humanidade e ensinava com palavras harmoniosas os preceitos de obediência à grande alma e de benevolência obrigatória e amável para com os demais .
Dessa maneira , os homens começaram a escutar ensinamentos de outros homens , em lugar de ouvir os impulsos das suas próprias almas , e dedicar grutas e bosques à adoração da deidade , em vez de adorá-la em Espírito como no princípio , quando a sentiam .
Este foi o princípio das religiões : quando o homem adoece , procura remédio para seus padecimentos ; quando sofre em espírito , apela para uma deidade a fim de que lhe dê alívio .
85- Passo a passo , por seus padecimentos e enfermidade devidos aos seus abusos e à sua desobediência às leis naturais , procurou apaziguar o seu zeloso Deus , esse que sua mente obscura criara ; instituiu a oferenda de plantas , flores e frutos mais seletos a esse Deus . Os sacerdotes , ignorantes ou por conveniência , reconheceram que a verdade nua e crua já não satisfazia , e instituíram o sacrifício acompanhado de certas orações e começaram a prestar culto ao Sol , não como Deus , porém como símbolo da luz e da vida que representa em forma visível , ao Deus que já não conheciam intuitivamente .
Começaram a honrar aquelas flores que abriam suas pétalas e as cerravam , respectivamente , ao sair e ao pôr-do-sol .
86- Até ali o povo se manteve satisfeito com a adoração do Sol , da Lua , das estrelas e do fogo como símbolo . Mas diariamente via chegar novos seres , e sem explicação nem do princípio da vida nem da fonte da qual essas novas vidas brotavam . Perguntaram aos sacerdotes iniciados e estes lhes responderam que Deus , para poder manifestar-se ( Criar ) , teve de converter-se em dualidade : macho-fêmea . Positivo-Negativo . E como o homem tem a imagem e semelhança de Deus , ele também se converteu em criador menor , como Deus foi o Criador Maior em princípio .
87- Da compreensão desse poder criador do homem resultou a organização daquele poderoso sistema religioso conhecido atualmente sob o nome de " fálico " , ou adoração do sexo .
A religião fálica é a base , é o fundamento , é o corpo , é a coroação de todas as religiões antigas e modernas .
Texto : Jorge Adoum
Deixe o seu Comentario .             

" Do sexo à Divindade "

A MAÇONARIA RELIGIÃO , CIÊNCIA E FILOSOFIA 

Sabemos e não necessitamos de quem nos diga que a maçonaria , tal como é conhecida hoje em dia , está muito longe da instituição original . Todos os seus trabalhos atuais não são mais do que uma rememoração da iniciação antiga nos mistérios de Osíris e , também , dos antigos druidas , fazendo dela , como todas as religiões , uma instituição composta e modernizada de tempos em tempos , segundo a exigência das circunstâncias .
Todas as religiões têm por objetivo espiritualizar o homem e fazer dele um super-homem , intelectual e espiritualmente , suprema autoridade do domínio de si mesmo , varrendo a ignorância , o egoísmo e o medo . Chegar a super-homem ou mestre é chegar a defrontar-se com Deus , com o Fogo Sagrado , com a sarça de Horeb , e ouvir a voz interior que lhe grita : " Descalçai vossos pés , porque o solo que pisais é sagrado ! "
O mistério do fogo na maçonaria está baseado numa lenda de Hiram Abiff , que relata o Terceiro Grau do mestre maçom .
A lenda deste grau é uma adaptação de um relato simbólico ; seu disfarce oculta a Grande Verdade da Iniciação Interna .
A lenda é uma verdade disfarçada , porque a Verdade nua fere os olhos débeis , e estes tratam de destruí-la , como sucede com todas as verdades religiosas , que foram descobertas ao público .
A verdade nua envenenou Sócrates , crucificou o Nazareno , queimou Savonarola e assassinou Gandhi .
A lenda do Terceiro Grau é uma verdade oculta . Os homens de boa vontade podem descobrir e descerrar seu véu , chegando à sua compreensão por meio do estudo , da aspiração , respiração e meditação , como temos explicado nos graus anteriores . Sem estes requisitos , ninguém pode chegar a levantar o Véu de Ísis .
A lenda , com sua cerimônia enigmática , estimula primeiro a imaginação , e logo se converte em motivo de visualização , que conduz à intuição , e que nos abre a porta do Templo da Verdade , isto é , nos dá o poder de descobrir a Verdade para podermos contemplar sua beleza .
O significado da lenda : o motivo da lenda é a construção do templo , para que nele habite o Deus íntimo , e para ele ter sua completa liberdade de manifestação .
O Templo é o corpo dominado , educado e guiado por mandatos do Espírito , que são a verdade e a virtude .
O Templo de Salomão é o modelo do corpo humano . O Templo , como o corpo humano , se estende do Oriente ao Ocidente e do Norte ao Sul , o que quer dizer que o homem é unidade indivisível como o Universo Sua cabeça que se eleva em direção a mundos superiores , se converte , pela Sabedoria Espiritual , em Salomão , que levanta um templo para glória do Grande Arquiteto do Universo Íntimo .
- Hiram - A lenda diz que Salomão ( Sol Man , ' o homem solar ' ) , querendo fazer de seu corpo um templo digno para o Deus íntimo ou o Grande Arquiteto Eu Sol , pediu a Hiram , rei de Tiro ( a Consciência Elevada , o Sol Elevado porque Hiram significa também Sol ) , um mestre arquiteto de obra .
Hiram , Rei Consciência , envia e lhe recomenda Hiram Abiff ( Mestre Construtor Superconsciência , Sol espiritual no homem ) . Era filho de uma viúva , isto é , manifestado na Natureza e pela Natureza , como mãe ; porém esta mãe nunca teve um marido .
Hiram Abiff , o Sol Pai Interior , é designado como chefe supremo dos obreiros ( átomos , células , moléculas ) , para a construção do templo . Estes obreiros átomos , que impulsionam o homem desde épocas remotas para a formação de seu corpo-templo neste Jerusalém Interno - Cidade da Paz - , tinham diversos graus de capacidade e diferentes talentos individuais . Era , pois , necessário dividi-los segundo suas capacidades ( superiores , medianas , e inferiores ) , para poder aproveitar melhor o trabalho de cada obreiro .
Hiram , como sábio , justo e benevolente , os repartiu em três categorias : aprendizes ( trabalhadores no mundo inferior do homem , que abrange a parte do estômago para baixo ) , companheiros ( trabalhadores no mundo mediano , na caixa torácica ) e mestres ( trabalhadores no mundo superior , que é a cabeça ) . 
Hiram - a superconsciência - deu a cada um a maneira de se fazer conhecido como tal por meio de signos , toques e palavras apropriadas , isto é deu-lhes a capacidade de influenciar-se por meio dos sentidos " visão , tato e audição " .

AS DUAS COLUNAS

Hiram construiu e ergueu no Templo duas grandes colunas ( duas pernas ) de bronze , ocas . Determinou que os Aprendizes ( átomos construtores ) recebessem seu salário , isto é , seu bem-estar , na primeira coluna ( Passiva e Esquerda ) , os Companheiros , na segunda ( Positiva e Direita ) e os Mestres , isto é os átomos superiores do cérebro e da cabeça , na " câmara do meio " , o mundo interno e lugar secreto , que se encontra por dentro e acima dos dois .
Cada classe de obreiro , para poder receber seu salário , se fazia conhecer pelo esforço e trabalho que havia dedicado à Obra .

O TRABALHO INTERNO

O trabalho foi dirigido e executado com sabedoria , ordem e exatidão , segundo as instruções recebidas da Consciência da Realidade ou Superconsciência , e a obra avançou em progresso e elevação rapidamente .
Apesar do número de obreiros , que entre todos eram mais de oitenta mil , e de ser feito todo gênero de obra , não se ouvia nenhum ruído de instrumento de metal ( pelo fato de o Templo-Corpo não ter sido construído com instrumento e por mão de homens ) . É o silêncio e a quietude no mundo interno , origem de toda obra espiritual .

O TEMPLO DA INICIAÇÃO  


Durante os sete anos e mais , tempo necessário para a completa Iniciação Interna , para poder construir o digno Templo de Deus ( porque a cada sete anos o corpo físico se desfaz totalmente de seus átomos e células antigas formados pelo desejo inferior , à força de martelar e trabalhar por meio de novas aspirações , respirações e pensamentos ) , durante essa construção , não houve chuva ( isto é , nenhuma idéia , palavra ou obra negativa pôde impedir o desenvolvimento interior ) , porque o templo estava constantemente coberto .
Igualmente reinaram a paz e a prosperidade durante a construção do Templo , porque o iniciado se separa de tudo o que pode perturbar seu espírito por meio da compreensão e da força de vontade .

OS TRÊS MESTRES 

Salomão pediu a ajuda de Hiram , rei de Tiro ; este o ajuda enviando-lhe Hiram Abiff , o Arquiteto . Os três foram Mestres da Obra e representam a sabedoria , a força e a beleza .
Assim também o corpo humano , que é o templo de Deus , tem dentro de si a Trindade Divina , que são poder ( pai ) , o saber ( filho ) e a vida em movimento ( o Espírito Santo ) .

O CRIME

Este corpo-templo , maravilha das idades , foi construído e dirigido pelo poder , pelo saber e pela beleza . Apesar disso , no mundo inferior do homem existem sempre certos defeitos e vícios que o induzem a cometer barbaridades inauditas e indignas ; estes defeitos são a ignorância , o medo e a ambição . A ignorância é um defeito que faz o homem crer que sabe , não desejando aprender nada ; o medo elimina a fé do coração do homem em seu Deus íntimo e em seus guias , e a ambição é filha do egoísmo , que exige tudo para si , sem merecimento .
Pois bem , três obreiros da classe dos companheiros , julgando-se merecedores e dignos de serem mestres , e querendo conseguir isso pela força , como acontece com todos os ignorantes , tramaram uma conspiração para se apoderarem , pela violência , da Palavra Sagrada , e de serem reconhecidos como Mestres . Esta trindade de vícios - ignorância , medo e ambição - no homem quer sempre obter o que não merece do mundo espiritual e material .
Estes três vícios malvados e companheiros do homem , que ameaçam todas as conquistas e esforços espirituais , trataram de conquistar a complacência de outros vícios e companheiros dentro do homem , lograram convencer outros nove companheiros mestres , mas estes , no último momento , desistiram , porque foram perturbados pelo remorso .
Os três cúmplices ficaram sozinhos , e , urdindo o crime , resolveram obter a Palavra pela força , do mesmo Hiram ( o homem inferior quer sempre obrigar seu Íntimo a outorgar-lhe todos os poderes divinos , pela força , e sem merecimento ) .
Os três aguardaram Hiram , a quem , por sua bondade , esperavam intimidar .
Escolheram o meio-dia como a hora mais propícia , pois a essa hora Hiram costumava visitar e revisar o trabalho , e elevar suas preces enquanto os demais descansavam . Os três se dirigiram para as três portas do Templo , que naquele momento já estavam desertas , porque todos os obreiros já haviam saído para descansar .
Quando Hiram terminou sua prece e quis atravessar a porta do sul , o companheiro ali postado o ameaçou com sua régua de vinte e quatro polegadas , pedindo-lhe a Palavra e o Sinal de Mestre . Todavia , o Mestre respondeu-lhe : " Trabalha , e serás recompensado ! " 
Vendo a inutilidade de seus esforços , o companheiro ignorante o golpeou fortemente com a régua ( que representa o dia de vinte e quatro horas , mas que nunca foram aproveitadas , porque a ignorância sempre tenta obstaculizar a obra divina interna ) . E , havendo o Mestre levantado o braço direito para obter o golpe vibrado sobre sua garganta , seu ombro direito foi atingido , paralisando o braço ( positivo ) .
O Mestre dirigiu-se , então , até a porta do Ocidente , e ali , o segundo companheiro lhe exigiu , como o primeiro , A Palavra e o Sinal de Mestre , recebendo a mesma resposta : " Trabalha , e obterás " .
Então este companheiro deu-lhe um forte golpe no peito com o esquadro de ferro . Meio aturdido , Hiram dirigiu-se até a porta do Oriente . Nesta porta o terceiro o esperava . Era o pior intencionado dos três , o egoísmo , que , recebendo a mesma negativa do Mestre , deu-lhe um golpe mortal sobre a fronte , com o malhete que havia levado consigo .
Quando os três se encontraram novamente , comprovaram que nenhum possuía o Sinal nem a Palavra ; horrorizaram-se pelo crime inútil e não tiveram outro pensamento senão o de ocultá-lo e fazer desaparecer seus vestígios . E , assim , de noite , levaram a vítima em direção ao Ocidente e a esconderam no cume de uma colina , perto do local da construção .
( O simbolismo ou a lenda nos ensina que o Mestre Interno , que está trabalhando sempre pelo bem do homem , pelo seu progresso espiritual e anímico , é atacado pelos três defeitos , em princípio , eram qualidades ou caracteres necessários ao homem . O desejo de progredir se converteu , por meio do intelecto , em ambição egoísta ; o amor desenfreado a si próprio tornou-se fanatismo estúpido , e , por sua ambição e ignorância fanática , o homem perdeu sua fé e o Medo se apoderou dele ) .
Estes três grandes vícios matam o homem , o Eu Superior na parte Oriental ; a Personalidade na Ocidental ; e na parte Sul , o Intelecto . Em outras palavras : o Mestre Interno , Eu Superior , que é a Consciência ; a Personalidade ou o Eu Individual , que é a Vontade , e o Intelecto ou Inteligência , representados , respectivamente , pelos membros feridos : peito , braço e cabeça .

A BUSCA    

Quando Hiram , o Eu Superior , não apareceu no lugar do trabalho , todos ficaram perplexos , pressagiando uma desgraça .
Terminou o dia , e o Arquiteto não apareceu ; então , os nove companheiros , que haviam se oposto à empresa dos três malvados , decidiram revelar aos Mestres o ocorrido . Foram conduzidos à presença de Salomão , que , depois de ter escutado o relato dos três mestres e dos nove companheiros , ordenou aos primeiros que formassem três grupos , cada um deles unindo-se com seus companheiros para esquadrinhar os territórios e regiões do Oriente , e do Ocidente e do Meio-dia , em busca do Grande Mestre e Arquiteto Hiram Abiff , e dos três companheiros da Palavra Perdida , a qual nem mesmo Salomão conhecia , e que havia se perdido com o desaparecimento de Hiram .
Durante três dias o procuraram , inutilmente ; porém , na manhã do quarto dia , um dos grupo que se dirigia para o Ocidente achava-se sobre montanhas do Líbano a fim de encontrar um lugar onde pudesse passar a noite ; ouviu então vozes humanas numa caverna . Eram os três companheiros assassinos .
Estes viram os visitantes fazer os sinais do castigo , sinais que foram adotados depois para os três graus , como meio de reconhecimento .
Os três delinquentes escaparam por outra saída da caverna , e ninguém depois conseguiu encontrar seus rastros . Quando regressavam a Jerusalém , na noite do sexto dia ( já perto da cidade ) , um dos três viajantes se deixou cair , extenuado , sobre um montículo . Observou , então , que a terra havia sido recentemente removida , e que dela emanava o odor putrefato dos cadáveres .
Começando a escavar , chegaram a apalpar o corpo mas , como estava escuro , não se atreveram a continuar suas pesquisas . Recobriram então o cadáver e colocaram sobre o montículo um ramo de acácia , espécie de árvore comum , cujas flores e folhas são sempiternas . No dia seguinte , relataram seu descobrimento a Salomão ; este fez o Sinal e pronunciou a palavra , que depois foram usados como sinais de socorro . Em seguida encarregou os nove mestres de verificar se se tratava do Grande Mestre Hiram , e de buscar nele os sinais de reconhecimento , os quais ficaram fixados pelas palavras que foram pronunciadas no momento em que o corpo foi levantado da sepultura .
Assim procederam e , ao verem a fronte ensanguentada , coberta por um avental , e sobre o peito a insígnia do grau , fizeram o Sinal de Horror , que ficou sendo o sinal de reconhecimento entre os maçons .

O SIGNIFICADO DA LENDA

Como todas as lendas e fábulas escolhidas para transmitir uma verdade às gerações posteriores , seu significado é múltiplo .
Contudo , o único que importa ao Mestre Maçon é o significado interno e pessoal , ou individual .
Hiram é o Sol , é o Eu Superior , é o Espírito Divino dentro do corpo do homem , é o Ideal de todo ser que vem a este mundo . Enfim , é o homem . Este homem-Deus se encontra , continuamente , devido à sua mente objetiva , ameaçado pela Ignorância , pelo Fanatismo e pela Ambição , que o dominam e impedem seu progresso . Todavia , o homem nasce , e está obrigado a construir e dirigir o Templo da Vida , e a fazer dele o Templo de Deus Vivo , ou a levantá-lo para a glória do Grande Arquiteto do Universo , expressando , em sua obra , sabedoria , poder e amor .
Porém , nossas baixas tendências e paixões estão sempre na expectativa , e matam , dentro de nós , a voz da consciência , a Voz do Íntimo , nosso único guia , e , assim , verifica-se em nós a simbólica " morte de Hiram " ou o adormecimento do Eu Superior , cujo Ideal Elevado dirige nossa vida a um fim superior .
Quando nos entregamos às nossas paixões , nossos trabalhos de adiantamento ficam suspensos devido à perda do guia ou do Eu Superior .
Cada homem tem doze faculdades do Espírito , como vimos em estudos anteriores ; porém , a cada faculdade se contrapõe um vício inimigo , filho de sua ignorância e medo . Esses doze companheiros , que vivem dentro do homem e que o acompanham a toda parte , são os que trabalham a cada instante para a sua perdição ! Estas paixões ignóbeis lançam véus sobre o seu ideal , o qual se queda morto e sepultado : é o espírito latente na matéria .
Assim vemos que a Ignorância quer ocupar o posto da Verdade , o Fanatismo quer exigir que se lhe tributem todas as honras , e a Ambição quer usurpar toda a autoridade de Hiram - o princípio da luz . Estes três inimigos do homem querem se apoderar da Palavra de Poder , que outorga toda potestade , a qual somente é alcançada pela evolução e esforço individual , e não pela força ; esta Palavra de Poder foi denominada a Luz Mestra que ilumina o mundo .
Não há morte nem perda temporal que não sirva ou seja motivo para um novo nascimento . Não se pode destruir o que é eterno e mortal , senão , unicamente , oferecer-lhe a oportunidade de renascer numa nova forma , mais luminosa , como nasce o Espírito em sua Iniciação na Verdade e Virtude .
O Eu Superior nunca pode morrer , quaisquer que sejam os golpes que os erros possam desferir ; somente danificam a sua forma exterior .
Já dissemos que os três assassinos são a Ignorância , que converte a atividade em Fanatismo , e a Ambição , sobrevindo o drama cósmico da Involução .
Porém , o Eu Superior , no homem , com o poder da vontade pode dominar os três companheiros-vícios , por meio dos três Mestres que foram em busca de Hiram , que são o Saber , a Fé e o Amor . Estes três atributos superiores conseguem encontrar , despertar e levantar essa Luz Interior , para que ela afirme seu domínio sobre a matéria e a ilumine , pois a Evolução segue a Involução .
O franco-maçom ou filho da luz é o Grande Mestre Hiram Abiff ; é também a representação do Sol , que percorre seus doze signos do Zodíaco , e que interpreta a lenda maçônica ou o drama místico . No equinócio da primavera , o Sol deixa o feminino , dócil e aquoso signo de Peixes , para entrar no belicoso , marcial , enérgico e ígneo signo de Áries , o Carneiro ou Cordeiro , onde exalta seu poderio . Os três meses de inverno são os três companheiros que mataram e sepultaram o Sol nas trevas e no frio ; porém , os nove meses ou nove mestres foram exaltá-los , para que brilhasse novamente na vida da matéria .
Os três inimigos do homem escondem o princípio iluminador " debaixo dos escombros do templo-corpo " para sepultá-lo na noite do esquecimento , escondendo-o no Ocidente , isto é , na parte inferior de nossa personalidade , ou com o Inimigo Secreto , que é criação do homem elaborada na parte inferior e baixa do corpo , onde residem aos átomos densos , grosseiros e pesados . Ali é necessário descobri-los , para que sejam definitivamente afastados de dentro de nós . É onde o princípio iluminador se acha sepultado , porém não morto .
Depois desta limpeza podemos encontrar o Deus Íntimo , com as doze faculdades do Espírito ( representadas pelos três Mestres , que foram buscar os assassinos , e os nove companheiros , que ajudaram a levantar Hiram ) , e , assim , a ressurreição será efetiva .
Os três primeiros Mestres são : a fé , a esperança e o amor , e os nove restantes são : a percepção , o conhecimento , a associação , o juízo , o altruísmo , a memória , a vontade , a ordem e o acerto .
A palavra sagrada e perdida com a morte simbólica de Hiram Abiff não a possuíam nem Salomão nem Hiram , o rei de Tiro . Temos afirmado que a palavra do primeiro grau é fé ; a do segundo é esperança , e a do terceiro deve ser caridade ou amor .
Os dois primeiros mestres , que simbolizam a fé e a esperança , não puderam encontrar o cadáver do Mestre ; somente o terceiro , que é o amor , pôde achá-lo . As duas primeiras faculdades não têm o poder nem o impulso da terceira , a caridade , que sozinha , pode realizar milagres .
Devemos vencer todo egoísmo , para podermos empregar a força onipotente do amor . O amor nunca pode conviver com o egoísmo , porque este trata sempre de matar em nós a fé e a esperança .
Somente o amor pode nos ressuscitar da morte para a verdadeira vida .
Somente esta faculdade pode nos regenerar , quando nos encontramos livres do Egoísmo .
Então , a palavra sagrada é a essência da fé , da esperança e do amor .

RESUMO DA LENDA    

O templo é o corpo do homem .
A construção do Templo é a evolução e a elevação de esforços para um fim superior , através do conhecimento da Verdade e da prática da virtude .
O Templo de Salomão é o símbolo do corpo físico , Jerusalém ( cidade-paz ) é o mundo interno .
Os quatro pontos cardeais do Templo , no corpo , são : a cabeça , que corresponde ao Oriente ; e o baixo ventre , ao Ocidente ; o lado direito , ao Sul ; e o esquerdo , ao Norte .
Os construtores do Templo são os átomos construtores no corpo físico .
Os três diretores do Templo são : Salomão , que representa o Saber ; Hiram , rei de Tiro , o Poder ; e Hiram Abiff , o Fazer . Os três representam , ainda , a fé , a esperança e a caridade . Fogo , Luz , Magnetismo .
Os obreiros tinham três graus e se dividiam em três categorias . Os Aprendizes trabalhavam na parte inferior do corpo , o ventre ; os Companheiros na parte média , o tórax ; e os Mestres , na parte superior , a cabeça .
As duas colunas do Templo são os dois pólos , passivo e positivo , representados pelas pernas esquerda e direita .
A câmara do meio é o " Lugar Secreto " , ou o Mundo Interno do homem no coração ou peito .
Cada categoria recebia seu salário de acordo com o seu trabalho e a sua palavra sagrada . Os Aprendizes recebiam-no segundo a sua fé . Os Companheiros , segundo a sua esperança , e os Mestres , segundo o seu amor .
Apesar do grande número de obreiros dentro desse Templo , todos trabalhavam silenciosamente , na Obra do Grande Arquiteto , e não se ouve nenhum ruído , porque esse Templo não foi nem é construído por mãos humanas , nem por instrumentos materiais e metálicos .
Sete anos durou a construção do Templo , porque o resultado da Genuína e Verdadeira Iniciação se obtém depois de sete anos , os quais são necessários para a limpeza dos átomos inferiores , para dar lugar aos átomos superiores .
Hiram Abiff , o " filho da viúva " , é o Espírito , Chispa Divina no sexo , que nasce e se manifesta na Matéria ou mater - mãe , sem a vontade da carne . É a mãe sempre virgem , porque o " Eu Sou " entra e sai dela , e ela continua sempre virgem .
O lugar escolhido para a construção foi o monte Mória . Nome muito significativo para os maçons e ocultistas por sua relação com o Grande Mestre Mória .
Ao aproximar-se o momento do triunfo final , acometem ao iniciado as três tentações no deserto da matéria , que são a Ignorância , o Fanatismo e a Ambição , ou os três companheiros que querem obter o salário de Mestre .
Cada defeito estava armado com um instrumento . A Ignorância atacou o lado direito - projetor do poder positivo - com uma régua de vinte e quatro polegadas , que representa o dia de vinte e quatro horas , e , ferindo a mão de Hiram , inutilizou a obra , ou o instrumento da obra , que é a mão .
O Fanatismo golpeou o coração com o esquadro , que é o símbolo do homem inferior , dominado pelo seu fanatismo ; o esquadro é a forma material , é o conhecimento intelectual que é necessário ao homem , porém este , na maioria das vezes , se esquece do compasso , que representa a Intuição Divina . Ao golpear o coração , mata nele a tolerância e o amor .
A Ambição golpeou-lhe a cabeça com o malhete , representando neste ato a vontade mal dirigida e mal dominada .
Uma vez morta a Consciência , os três tratam de relegar o fato ao esquecimento , " sepultando o corpo do Mestre " .
Mas as doze faculdades do Espírito , ou os doze Mestres , começam a busca .
Os três primeiros , a fé , a Esperança e a Caridade , eliminam do corpo os três vícios , e os outros nove exaltam a Luz Interior , sepultada .
Esta lenda é um fato da Natureza .
Cumpriram esta lenda , e a cumprirão sempre , todos os Mestres e Salvadores da humanidade , como Hércules , Osíris , Tamuz , Sansão , Krishna e Jesus , porque a lenda foi extraída do Drama Solar , que se repete a cada ano na Natureza , e todo Mestre deve imitar em sua vida o sucesso macrocósmico .
" Descalçai vossos pés , porque o solo que pisais é sagrado ! "
Antigamente , o neófito , ao se aproximar para receber a Iniciação no Templo , tinha de descalçar os pés . Os maçons fazem descalçar somente um . Não devia trazer mais do que roupas leves ( brancas ) . No Colégio dos Magos usará apenas uma túnica branca sobre o corpo nu e um avental que lhe cobre os órgãos sexuais debaixo da túnica . Para passar por essa cerimônia , deve ter sido submetido a um longo treinamento de jejum e purificação , não só do corpo , como também da mente ( dessa maneira , o homem se volta ao seu Criador , tal como dele saiu , ou seja , limpo e puro ) .
O corpo é o Templo de Deus Vivo . Deus pode se manifestar neste corpo por meio da alma , que é fogo e luz no sexo , sempre na sua presença . O templo material onde se celebrava a Iniciação representa o corpo-templo de Eu Sou Aquele . As cerimônias são evocações que ajudam a encontrar o Fogo Sagrado e a Luz Interior . Foi isso que Jesus quis dizer : " O reino de Deus está dentro de vós . . . Vós sois o templo do Espírito Santo . . . "
O Filho Pródigo é o ser que abandonou o seu templo interno e se afastou da Luz , e , tendo vagado devido à obscuridade , em impotência e ignorância , torna-se cego . O neófito , decepcionado e cheio de sofrimento , lembra-se de que a mesa de seu pai caem tantas migalhas , mais que suficientes para a nutrição de muitas pessoas . Volta , então , e bate à porta do Templo de Deus Vivo , em busca do novo nascimento . Por esse motivo o neófito entra na Loja com os olhos vendados , caminha em trevas e pede com fervor que lhe tirem a venda , a qual oculta aos seus olhos não-iniciados a Divina Verdade . Quem busca a verdadeira Luz Interior tem de se despir inteiramente de todas as idéias preconcebidas e regressar criança ( neófito ) ao Reino Interno , nu como ao nascer . E , quando vê a luz divina dentro de si e sente de onde vêm sua natureza e sua fonte , realiza-se o segundo nascimento , ou o nascimento do Cristo no coração ( presépio humano ) .
Escreve João , o apóstolo : " Vede quão grande caridade nos tem concebido o Pai : que fôssemos chamados filhos de Deus . . .
" Amados , agora ( que já estamos iniciados ) somos filhos de Deus , e ainda não é manifestado o que havemos de ser . Mas sabemos que , quando Ele se manifestar , seremos semelhantes a Ele ; porque assim como é o veremos . " ( 1. João 3: 1,2 ) . Jesus e , depois dele seus discípulos achavam que a palavra " Pai " era a mais adequada para designar " a fonte divina do amor que é Deus " .
A construção do Templo de Salomão é um símbolo , pois cada neófito tem de se dedicar à construção do Templo de Deus Vivo , que é o seu corpo . É este o significado do Templo de Salomão , Templo do Sol , Templo da Alma , do Eu Sou . Este templo deve ser muito puro e digno daquele que o habita , porque aí deve ser o lugar onde Deus será adorado em espírito e verdade .
Cada povo deve ter o seu livro , disse Maomé . O povo ocidental tem a Bíblia . Tomada como história , a Bíblia é um livro infantil , pois , tal como está traduzida do original grego e da linguagem bastarda hebraica , está cheia de erros contra a ciência , a lógica e até contra a fé racional . Mas , apesar de tudo , os ocidentais , até hoje , atribuem-lhe a santidade , e o livro por isso continuará sagrado , pela fé que nele se tem . É o volume que contém a Lei Sagrada . Para os maçons , a Bíblia é o Livro da Luz , e todo candidato ( que se presume seja cristão ) deverá seguir o caminho traçado pela Bíblia para alcançar a Iluminação . ( Ler as obras do mesmo autor : Esta é a Maçonaria , em vários volumes , e El Génesis Reconstituído ) .
O círculo usado pelos maçons e demais escolas e religiões expressa a Eternidade , Deus que não tem princípio nem fim .
Ao Pai que é luz , alma e vida do mundo . Ao Sol , como símbolo exterior do Deus verdadeiro . A Eu Sou , que é Luz no homem . Assim se pode sentir o que disse Hermes : " Assim como é em cima , assim é embaixo " .
A maçonaria é , hoje , um reflexo dos antigos mistérios , e é baseada na trindade , cujo símbolo é o triângulo .
O silêncio era a primeira condição importante para o neófito . Era uma condição primordial para a Iniciação nos mistérios .
O juramento e os pactos eram cumpridos com a ajuda da mão direita , porque é a que representa a positividade e o emblema da fidelidade . Isso significa a saudação com a mão direita . A Deusa Fidas ou Fidelidade é , às vezes , representada com duas mãos direita .
Nos mistérios antigos , empregava-se a espada desembainhada , colocada sobre a garganta , para a confirmação de um juramento , invocando-se , nessa posição , o céu , a terra e o mar . A maçonaria herdou a espada dos druidas e de outras religiões .
Tirar a venda dos olhos ao neófito , para que veja a Luz , é o símbolo da Iluminação . É o fim da viagem mística pela obscuridade da ignorância ; é o triunfo da Luz sobre as trevas . O ritual de recepção na maçonaria é equivalente aos dos antigos mistérios , o qual era chamado a autópsia ou as provas dos quatro batismos , para que o último , o do Fogo-Luz queime todas as escórias e ilumine na obscuridade .
A maçonaria tem vários graus , como a verdadeira Iniciação , que era recebida gradualmente .
Ninguém pode chegar à Iniciação e receber os mistérios antes de ver e sentir a chama do Fogo Sagrado em si mesmo , porque " Onde não há Luz não há Alma e , por conseguinte , não há imortalidade " .
O último grau da Iniciação consiste na entrega da Palavra Perdida . . .
Hiram e Osíris se identificam ; o significado de ambos os dramas é o mesmo . Se o homem não é um homem completo e não tem fogo sexual , não pode gerar ; se não gera , não pode regenerar-se nem regenerar . A regeneração não pode ser efetuada sem a existência do fogo viril no corpo que deve ser aceso e sacrificado sobre o altar do Íntimo , onde se transforma em chama divina .
A chama é a alma consciente do homem . Por ocasião da morte do corpo esta chama se liberta , de maneira que , com a morte de Hiram e , de Osíris , a Palavra Perdida não estava sobre o corpo do Mestre Hiram , nem o Falo no corpo de Osíris . Então a Palavra Perdida tem relação Íntima com o Fogo-Luz e o Falo . Porque sem o Falo o homem não pode ser criador , pois para ele a regeneração é impossível , por ser impossível a perfeição .
Os mistérios de Osíris formavam o exaltado Terceiro Grau ; o Deus era substituído pelo candidato , assim como o é Hiram na Iniciação maçônica . Na religião solar , o Sol é Deus Pai ; a Lua é Ísis , a Mãe ; e Tífon é o Inverno . Os três malditos assassinos são os três meses de Inverno . Sol , Krishna , Osíris , Jesus e os demais salvadores assassinos ressuscitarão entre os mortos . Quando o Deus Sol Fogo-Luz começa a esparramar os seus raios cheios de força ativa e prolífica , tem lugar a ressurreição , comunicando a vida a todos os corpos na Natureza . Ao morrer , o Sol perde o falo , ou a energia vivificadora de todo ser , em sua esposa , a Natureza ( Ísis ) .
Ísis , esposa e mãe , chora a morte de Osíris . Cibele deplora a mutilação de Átis . Ashtoreth chora a morte de Adônis , que foi ferido por um javali em suas partes viris . Osíris perdeu o falo , que a princípio , dificultou a sua ressurreição .
Logo , o Fogo-Luz do Sol é o falo fecundante da Natureza , que está prenhe durante o inverno , a primavera e o verão , e dá o fruto , o filho , no outono . O Sol era o Pai , e foi chamado Osíris , Krishna , Hiram etc . ; e a Natureza era a mãe , segundo os mistérios , os quais lhe deram os nomes de Ísis , Vênus , Ashtoreth , Maria etc .
Quando o Sol chega ao equinócio do outono , os seus raios começam a desvanecer-se e , com isso , os seus poderes prolíficos . Então , o Sol morre ; Osíris é assassinado ; Krishna , transpassado por uma seta ; Adônis , ferido ; Átis , mutilado ; Jesus , crucificado , etc .

A RELIGIÃO VÉDICA

" O céu é meu Pai , a Terra é minha Mãe . O Pai fecunda as entranhas daquela que é esposa e filha " , cantava o poeta e sacerdote védico , há cinco mil anos , diante do altar do fogo .
- Ram , depois de triunfar sobre a tirania da mulher e sacerdotisa druida que governava naqueles tempos ( ver Cosmogénesis , do Dr. Adoum ) , teve uma visão : viu um ser celeste , cujo corpo resplandecia como um sol , e se sentiu num templo aberto de imensas colunas . Em vez da pedra do sacrifício , ali se erguia um altar , junto ao qual estava um guerreiro que tinha na mão direita um archote e , na esquerda , um cálice . Sorrindo , disse a Ram : " Estou contente contigo , Ram . Vês este archote ? É o fogo Sagrado do Espírito Divino . Vês este cálice ? É o Cálice do Amor e da Vida . Dá o archote ao homem e o cálice à mulher " . . . " E quando o homem teve nas mãos o archote e a mulher o cálice os dois se acenderam por si mesmos sobre o altar e ambos transfigurados , resplandeceram como o esposo e a esposa divinos . Ao mesmo tempo , as colunas do templo se elevaram em direção ao céu e a abóbada se perdeu no firmamento . O ser celeste , antes de se afastar de Ram , apontou na direção do Oriente " .
Desde então Ram deixou de guerrear com as tribos da Europa , decidiu levar o melhor de seu povo para o centro da Ásia e anunciou aos seus que ia instituir o culto do Fogo Sagrado e que faria a felicidade dos homens . Aboliu para sempre os sacrifícios humanos , aboliu as invocações aos antepassados , cujas práticas pertenciam às sacerdotisas sanguinárias ( ver Cosmogênesis , do Dr. Adoum ) e instruiu que o matrimônio devia ser um hino de adoração junto ao fogo que purifica .
O fogo invisível do altar era o símbolo do fogo celeste invisível . Depois escolheu o melhor de sua raça e saiu da Europa em busca de novas terras , onde pudesse instituir uma lei e um culto ao fogo criador . O Touro era a divisa do povo cita , inimigo de Ram , e este tinha por divisa o Carneiro .
Por fim , Ram emigrou com a juventude do povo que lhe era afeto e , em formidável caravana , dirigiu-se para o centro da Ásia . Ao longo do Cáucaso dominou os negros e esculpiu em cada rocha a cabeça de um carneiro . A Providência ajudou Ram , que ditou para o seu povo a lei social como uma expressão da Lei Divina , que foi como uma luz para os conquistadores turânios . Ram fundou a cidade de Ver , ensinou a semear a terra e a plantar as vinhas . Criou as castas segundo as profissões e dividiu o povo em sacerdotes , guerreiros , agricultores e artífices . Combateu a escravidão e o assassínio , afirmando que a escravidão do homem pelo homem era a fonte de todos os males .
Até então o homem considerava a mulher como escrava ou como sacerdotisa . Esta última era uma maga fascinadora e terrível , cujos oráculos tinham os mais nefastos poderes . Era poliandra e sacrificava os maridos degolando-os sobre o altar de sangue , com o pretexto de enviá-los como seus mensageiros para o outro mundo . Ram transformou a mulher em sacerdotisa do lar , depositária do Fogo Sagrado , igual ao marido , e , juntos invocaram o Fogo Divino Criador .
- Ram estabeleceu , para a alegria de seu povo , quatro festas : a da primavera era dedicada ao amor conjugal ; a do verão , à juventude , que oferecia o pão do sacrifício como fruto recolhido de seu próprio trabalho ; no outono , celebrava-se a festa dos Pais e Mães , que distribuíam presentes aos filhos ; a festa maior e mais sagrada era a do Natal : celebravam-na com fogueiras e cânticos , para festejar o renascimento do ano terrestre e solar , a germinação da vida no coração , e invocavam o Sol Menino , gestação triunfal pela Noite Mãe .
- Ram consagrou a festa mais misteriosa do Natal , ou das grandes sementeiras , aos recém-nascidos , aos frutos do amor concebidos durante a primavera e às almas dos antepassados mortos , formando assim uma ponte de conjunção entre o visível e o invisível . Esta solenidade era como um adeus às almas desaparecidas e uma saudação mística àquelas que voltam a encarnar-se nas mães e a renascer nos filhos .
- Este povo é chamado ário , ou filho do Sol ; celebrava com fogueiras aquela festa do renascimento do ano e , assim , como diz Zoroastro : " Rama é o chefe do povo e o mais afortunado monarca " . Valmíki , poeta hindu , canta em seus versos : " Rama , o dos olhos azuis , era Mestre do mundo , Senhor de sua alma e do amor dos homens ; era o pai-mãe de seus súditos . Ele soube dar a todos os seres a cadeia do amor " .
- O Irã , o Himalaia e a Índia ; brancos , amarelos e negros , todos foram súditos de Ram , diz o Zend-Avesta . Como iniciado , a tradição o representa fazendo brotar fontes de água no deserto . Com maná alimentou e , com uma planta chamada hom ou amomos , curou uma epidemia . Os sacerdotes da magia negra , ou do culto inferior , foram dominados pela Magia Superior de Ram ou Rama . Os milagres de Rama são muito numerosos para que possam ser citados aqui . Seu olhar dominava os leões e as serpentes . Por fim conquistou o Ceilão , último refúgio de um mago negro chamado Ravana , fazendo chover sobre ele granizo de fogo .
- A religião que Ram deixou para seu povo é a religião védica , que significa " saber " ou " gnóstica " . Os livros sagrados são os Vedas e têm um tríplice valor :
1.º) Os hinos fulgurantes que cristalizam a doutrina secreta das religiões arianas . A religião védica possui uma profunda sabedoria do Naturalismo e do Espiritualismo e se pratica do seguinte modo : ao romper da aurora , o pai da família está de pé ante o altar feito de terra , sobre o qual flameja o fogo em dois pedaços de madeira . ( Em forma de cruz ? ) . O pai é ao mesmo tempo sacerdote e rei do sacrifício . Quando surge a aurora " como uma mulher que sai do banho " , o chefe pronuncia uma invocação à aurora , ao Sol e aos espíritos da vida . A mãe , com os filhos que assistem o ofício , derrama o licor fermentado do soma sobre o Ágni-Fogo .
2.º) A religião dos Vedas considera que a matéria é um véu transparente e que por trás dela se movem as forças divinas . Estas forças são o objeto da invocação , da adoração e da personificação , porém sem serem joguete das metáforas .
3.º) O sol é a potência criadora da vida , mas , além dele , existe um poder Onicriador , que move todos os sistemas planetários do Universo . " O Sol é seu olho , os céus são seus sentidos ; foi ele que edificou o céu e a terra . Ele construiu tudo e conserva tudo . Sabe tudo e vê tudo , das alturas do céu , onde reside num palácio de mil portas : distingue tudo e julga os atos dos homens ; é misericordioso com o homem que se arrepende , e castiga o culpado . O Fogo Divino é o agente cósmico " . Não é somente o fogo terrestre , tampouco é o relâmpago ou o Sol ; sua verdadeira pátria é o céu invisível místico , morada da Luz Eterna . Desta Luz emanam os primeiros princípios de todas as coisas .
Suas fontes são infinitas : brota do pedaço de madeira , onde dorme como o embrião na matriz , do mesmo modo que nasce como " Filho das ondas " ou como o estampido do trovão . É o primogênito dos deuses ; pontifica no céu e na terra e oficia no Sol .
- Soma é semelhante ao fogo . É o suco fermentado de uma planta e é derramado no sacrifício em libações aos deuses . Tem , como o Ágni , uma existência mística e misteriosa . ( Livros dos Vedas )
- O Falcão é o símbolo do relâmpago ou do próprio Fogo que , quando baixa sobre os homens , os torna imortais ; alimenta , penetra nas plantas , vivifica o sêmen dos animais , inspira o artista e transporta à oração . " Vishnu e Ágni , um par inseparável , que ascendeu ao Sol e às estrelas " .
- Ágni-Fogo e Soma são os dois princípios essenciais do Universo . Ágni é o Eterno Masculino , Espírito puro ; Soma é o Eterno Feminino , a alma do mundo , a substância etérea , matriz de todo o visível e invisível ; é a Natureza ou a matéria sutil em suas infinitas formações . A união perfeita destes dois seres constitui a essência de Deus . Os Vedas fazem do ato cosmogênico um sacrifício perpétuo . Esse Ser Supremo se sacrifica para produzir tudo o que existe . Divide-se para sair da Unidade . Este sacrifício é o ponto vital de todas as funções da Natureza . ( Livro dos Vedas )
- Esta crença deu origem à doutrina da queda , " no paraíso " da redenção das almas , que foi atribuída a Hermes e Orfeu . Dela se originou a doutrina sobre o Verbo Divino , proclamada por Krishna e completada depois por Jesus .
- O sacrifício ao fogo " e do fogo " , a oração , a invocação e todas as cerimônias que acompanham o sacrifício vêm sendo praticadas até os nossos dias por todas as religiões do mundo . O sacerdote védico e o bramânico têm a crença de que os senhores invisíveis e as almas dos antepassados assistem durante o sacrifício pelo fogo , acompanhado com cânticos e orações .
" O homem , segundo os Vedas , tem uma parte imortal , que é o Fogo . É a alma que vai com ele e que volta com ele " . Esta é , em poucas palavras , a doutrina da reencarnação , crença fundamental do bramanismo , do budismo , dos osirianos , dos órficos , dos pitagóricos , dos fenícios , dos gnósticos e das demais religiões que têm o espírito da verdade , embora seus fiéis ignorem o mistério dos mistérios e o arcano dos arcanos .
O sexo é a semente de todas as religiões . . . E toda religião que não seja iluminada pela luz divina do sexo é uma religião tenebrosa . . . retrógrada .
Texto : Jorge Adoum
Deixe o seu Comentario . 
             


        


" Do sexo à Divindade "

A RELIGIÃO BRAMÂNICA

A Índia teve dois cultos diferentes : a adoração a Deus em forma masculina , ou culto ao Sol , e a adoração em forma feminina , ou culto à Lua . O culto solar dava ao Deus do Universo um sexo varonil , com todas as tradições védicas : a ciência do Fogo Sagrado Criador , a oração , a noção esotérica do Deus Supremo , o respeito à mulher , o culto dos antepassados e a realeza eletiva e patriarcal .
- O culto lunar atribuía à Divindade um sexo feminino , ou a Natureza , e , na maioria das vezes , uma Natureza cega , inconsciente em suas manifestações violentas e terríveis . Este culto praticava a idolatria , a magia negra ; favorecia a poligamia , que foi a herança de judeus e maometanos e de algumas outras religiões . A luta dos filhos do Sol com os da Lua inspirou a Epopéia Hindu , que é denominada O Mahabharata . No começo triunfaram os filhos da Lua , durante muitos anos , e o espírito das trevas triunfou sobre o da Luz . Os filhos do Sol tiveram de se retirar para as selvas longínquas e muitos deles se fizeram eremitas . Reuniam-se em grupos e tribos e conservavam a interpretação secreta dos Vedas . Chegaram a desenvolver , de maneira surpreendente , o poder da vontade . A voz e o olhar do ermitão afastavam as serpentes e amansavam os tigres . Os reis começaram a temer aqueles iogues ou anacoretas porque , como diz o poeta , " sua maldição perseguia o culpado até a terceira geração " .
- Do seio da irmandade dos anacoretas devia brotar a revolução do poder espiritual sobre o poder temporal , do anacoreta sobre o rei . E o Verbo Divino encarnou-se em um homem e este foi o primeiro Messias , o primogênito dos filhos de Deus , este foi o Krishna . ( O Mahabharata e o Bhagavad-Gita representam a tradição popular e a tradição iniciática . Relatam o nascimento , a vida e a morte de Krishna , para os que queiram aprofundar o tema ) .
- O dia do nascimento do Sol na Índia é dia de regozijo . O povo troca presentes , adorna os lares e se felicita mutuamente . Os antigos persas celebravam esse dia como o do Senhor e Salvador Mitra . Os antigos egípcios festejavam o nascimento de seu Salvador Hórus , e , assim , em todas as partes do mundo , o 25 de dezembro era considerado como o dia mais feliz do ano , porque era o dia da esperança e do triunfo do Bem .
- Krishna , o salvador hindu , foi concebido pelo Espírito Santo na Virgem Deváki . Nasceu em 25 de dezembro , numa gruta , mil anos antes de Jesus , o Nazareno . Seu advento foi precedido por uma estrela brilhante . Anjos e espíritos alegres apareceram nos céus e deram a Boa Nova aos maravilhados e atemorizados mortais . Grandes profetas e simples pastores vieram prostrar-se diante do Divino Menino . Então o tirano Kansa ordenou a matança de todos os meninos nascidos em seu reino , por temor a este rei recém-nascido o Salvador , porém , escapou .
- Acompanhado de seus discípulos , viajava pelo pais , pregando a paz e a salvação ; curando os enfermos , os coxos , os surdos e os cegos , e ainda ressuscitando os mortos . Depois de muitas perseguições , por causa da traição de um dos seus discípulos , deu sua vida em divina expiação pelos pecados do mundo . Encontrou a morte na Cruz e o crucifixo se tornou seu emblema sagrado . ( Outra lenda diz que morreu a flechadas ) . Na hora da sua morte o Sol se obscureceu , caíram do céu fogo e cinzas e os mortos andaram novamente sobre a terra . Desceu à morada dos espíritos desencarnados e , ao terceiro dia , ressuscitou entre os mortos ; ascendeu em corpo ao céu , de onde , de acordo com sua própria profecia , voltaria novamente no último dia do mundo , quando chegasse a hora . Por ocasião da sua vinda o Sol e a Lua se obscurecerão a terra tremerá e as estrelas cairão do firmamento . O quê ? Se este relato não é o de Jesus Cristo , é o de Krishna , mil anos antes de Cristo .
- As doutrinas deixadas por Krishna para os iniciados se acham no livro denominado O Bhagavad-Gita , que significa " o Canto do Senhor " Krishna , depois de sete anos de ascetismo e meditação , sentiu que sua natureza divina dominava sua natureza terrena , e que estava identificado com o Sol de Mahadeva , para merecer o nome de Filho de Deus .
Chamou , então os anacoretas velhos e jovens para revelar-lhes sua doutrina .
Arjuna , um dos descendentes dos reis solares , estava cheio do Fogo e se fez o mais apaixonado discípulo de Krishna . O Mestre começou a revelar a seus discípulos as verdades inacessíveis aos homens que vivem na escravidão dos sentidos .
Esta doutrina se resume no seguinte :
" A alma é imortal , reencarna-se e está unida misticamente a Deus . O corpo é a morada temporária da alma . O corpo é finito , porém a alma que o habita é invisível , imponderável , incorruptível e eterna " .
" O homem terreno é triúno como a divindade de que ele é o reflexo , e se constitui de Inteligência , Alma e Corpo " .
" Se a alma se une à inteligência , alcançará a sabedoria e a paz ; se vive indecisa entre a inteligência e a paixão do corpo , girará num círculo fatal ; se , no entanto , se abandona totalmente ao corpo , cai na ignorância e na morte temporária : esta é a roda que cada homem pode observar dentro de si mesmo .
A alma se acha infalivelmente sujeita à lei da reencarnação e nisso reside o mistério . Quando o corpo está dissolvido ( dominado ) , a sabedoria domina e a alma voa às regiões dos seres puros , que têm contato com o Todo-Poderoso " .
" Para chegar à perfeição é mister conquistar a ciência da unidade , isto é , é preciso se elevar até o ser divino de onde procedeu a alma e que se acha dentro de cada um de nós . É o verdadeiro caminho da salvação " .
" Não é suficiente fazer o bem , é necessário se bom . O motivo da bondade deve estar no ato e não em seus frutos . É preciso renunciar aos frutos das obras , e cada um dos atos deve ser como uma oferenda ao Ser Supremo . Quem encontra em si mesmo a felicidade e a luz é uno com Deus e sua alma fica isenta da roda da reencarnação inconsciente " .
" Faz-no ver o Mahadeva " , disse Arjuna , e Krishna respondeu : " Se se acendesse nos céus , ao mesmo tempo , o esplendor de mil sóis , apenas se assemelharia a um fragmento ou um raio do esplendor do Todo-Poderoso " .
- A história de Sarasvati , irmã de Nichdali , é igual à de Maria Madalena e Marta . Sarasvati era uma pecadora e a irmã lhe disse : " Eu te perdôo , porém meu irmão não te perdoará nunca . Só Krishna pode salvar-te " .
O Filho de Deus estava sentado à mesa de um festim na casa de um chefe , quando as duas mulheres pediram para ser apresentadas ao profeta .
Deixaram-nas entrar devido aos seus trajes de penitentes . Sarasvati correu e se ajoelhou aos pés de Krishna , lavando-o com uma torrente de lágrimas e dizendo : " Se tu quiseres , podes salvar-me " . Os rajás disseram : " Por que , santo richi , consentes que estas mulheres do povo te aborreçam com suas palavras insensatas ? " Krishna lhes respondeu : " Deixai que abrandem seus corações .
Elas são mais dignas do que vós . Porque esta tem fé e aquela tem amor .
Sarasvati ! Perdoados estão teus pecados desde este momento porque creste em mim . . . É preciso que saibas que minha mãe radiosa , que vive no Sol de Mahadeva , te ensinará os mistérios do amor eterno " . Desde aquele dia as duas irmãs seguiram Krishna por toda parte .
A vida , paixão e morte de Jesus no Evangelho ou é um decalque sobre a vida e morte de Krishna ou uma repetição maravilhosa dos mesmos acontecimentos , com a diferença de lugares e nomes .
Krishna consagrou seu discípulo Arjuna como rei descendente de raça solar e concedeu autoridade aos sacerdotes para que fossem conselheiros dos reis como fez Jesus com Pedro .
- No entanto , o mais surpreendente da doutrina de Krishna é o simbolismo das guerras entre os dois exércitos , que se encontravam frente a frente na nova povoação , construída por Krishna e seus anacoretas , chamada Dvaraka .
Os reis do culto lunar ( o Mal ) contra os do culto solar ( o Bem ) . Então , pergunta o Mestre com severidade ao seu discípulo e rei Arjuna : " Por que não deste inicio ao combate que deve fazer triunfar os filhos do Sol ? " E Arjuna responde : " Não o podia fazer sem ti . Olha esses exércitos imensos de homens que se matarão entre si . . . ! Que prazer poderei experimentar em matar meus inimigos ?
Mortos os maus , o pecado cairá sobre nós . Eu não combaterei " .
" Arjuna , teu corpo venceu tua alma . Tu choras aqueles que não devias chorar . . .
Os homens instituídos nunca lamentam nem os vivos nem os mortos . . .
Porquanto o que está em todas as coisas está por cima da destruição . Os corpos durarão pouco mais e a alma neles encarnada é eterna , indestrutível e infinita . A alma não mata nem morre . Nem a espada é capaz de cortá-la : nem o fogo nem a chama são capazes de queimá-la ; nem a água nem a umidade , de molhá-la ; nem o ar , de secá-la . . . " ( Bhagavad-Gita )
E assim , quando Krishna ficou certo do triunfo da alma sobre o exército da paixão maléfica , retirou-se à sua ermita para se preparar para o sacrifício .
Nenhum dos seus discípulos conseguiu penetrar em seus desígnios . Somente Sarasvati e sua irmã Nichdali puderam decifrar a intenção do Mestre , devido ao poder do amor que existe nas mulheres ; Sarasvati lhe disse : " Mestre , não nos deixes " , e Nichdali continuou : " Eu sei aonde vais , porém a nós que tanto te amamos deixa-nos seguir-te " . Krishna respondeu : " No meu céu não será recusado o amor . Vinde " .
Em outra ocasião , disse a seus discípulos : " É preciso que o filho de Mahadeva morra transpassado por uma seta para que o mundo creia em sua palavra " .
" Explica-nos esse mistério " .
" Vós o compreendereis depois da minha morte . Oremos " .
- Durante sete dias o Mestre fez abluções e jejuns . Seu rosto se transfigurou e parecia um Sol radiante . Depois de sete dias chegaram os arqueiros do rei Kansa para prendê-lo . As duas mulheres o preveniram para que se defendesse e aquele divino ser , que afugentava os tigres e as serpentes com um simples olhar , ajoelhou-se junto a uma grande árvore de cedro e se entregou à sua oração . Ninguém pôde fazê-lo sair de sua meditação ; então os arqueiros o amarraram contra a árvore e começaram a disparar suas flechas contra ele . Ao ver atingido pela primeira flecha , Krishna exclamou : " Vasishta ( era o nome de seu Mestre , que lhe entregara o poder ) , os filhos do Sol são vitoriosos ! "
Quando recebeu a segunda flecha , disse : " Que aqueles que me amam entrem comigo em Tua Luz " . Na terceira seta murmurou somente " Mahadeva " , e , depois , com o nome de Brahma em seus lábios , expirou .
Então o Sol se ocultou . Um furacão açoitou a terra ; a neve de Himavat caiu sobre os vales e planícies . O céu se obscureceu e um torvelinho negro varreu as montanhas . Os assassinos , espantados , fugiram espavoridos . As duas mulheres , geladas de pavor , morreram com o Mestre , lançando-se na fogueira para juntar-se a Ele .
Desde aquele dia uma grande parte da Índia adotou o culto de Vishnu , que conciliava os cultos solares e lunares na religião de Brahma .
- Muitos dos europeus crêem que o mito de Krishna é um conto de fadas , aplicado ao Mito Solar . Deixemos que esses cientistas se debatam em suas trevas e tratemos das grandezas que existem no budismo , filho da lenda de Krishna , segundo os nossos sábios ocidentais , apoiados por suas religiões . . .
Pois bem , o budismo dominou , a despeito das invasões mongólicas , maometana e inglesa . E pela primeira vez a imortalidade da alma , a Trindade , o Verbo Divino , a Reencarnação , a Idéia de Deus , a Verdade , a Beleza e a Bondade Infinitas surgiram com Krishna . Krishna conquistou , com sua doutrina imortal , a Ásia , a África e a Europa . Na Pérsia é Mitra , reconciliador do luminoso Ormazd com o sombrio Ahriman ; no Egito é Hórus , filho de Osíris e Ísis ; na Grécia é Apolo , o Deus do Sol e da lira . É Dionísio , o Deus Solar , o mediador . É a Luz Inefável , é o Messias . É o Fogo-Luz Criador .
Texto : Jorge Adoum


A RELIGIÃO BUDISTA 


- Buddha ( que significa " homem celeste " ) é o nome de três reformadores , cuja recordação é venerada pelos indianos como divindades que dizem respeito a épocas baseadas nos astros ou constelações personificadas por meio de figuras hieroglíficas . Os indianos crêem que Buddha desceu à terra para ajudar o homem a conquistar a perfeição , fazendo com que ele pudesse depois formar com a humanidade uma só e completa unidade . Segundo a tradição , Buddha morreu na Cruz , e por isso os indianos santificam esse sinal de suplício . ( Enquanto os iniciados o santificam porque o consideram símbolo da regeneração . ) O primeiro Buddha deve ter existido 5.500 anos antes de nossa era . O segundo , chamado Buddha-Chaucasam , viveu entre 3.200 e 3.100 antes da era cristã e foi o fundador da doutrina contida no Bahgout-Goutta . Este reformador é considerado a encarnação do Ser Supremo e , ao mesmo tempo , mediador e expiador dos crimes dos homens . O terceiro é o Buddha-Gonagom , que viveu pelo ano de 1.366 , reformador divinizado com a segunda encarnação da Divindade .
- Buddha-Gautama - Profundo filósofo , autor do Gandsour , que contém suas doutrinas e preceitos , divinizado como a quarta encarnação de Deus .
Nasceu em 607 a.C . Segundo as tradições , Buddha desceu do céu ao Ventre de Malhamaya , filha ou irmã de Suddhodana . Ela o concebeu sem detrimento de sua virgindade , dando-o à luz ao cabo de dez meses , sem sentir nenhuma dor . Nasceu ao pé de uma árvore e não tocou o solo porque Brahma , que estava ali esperando seu advento ao mundo , o recebeu dentro de uma bandeja de ouro . Assistiram ao seu nascimento muitos deuses encarnados , e os manus e doutores pundistas lhe deram o nome Dereta-Dera , que significa " o Deus dos deuses " . Inquieto o rei Suddhodana pelo seu nascimento , resolveu fazê-lo morrer . Por isso decretou a degolação de todos os varões nascidos naquela época . Salvo pelos pastores , foi conduzido ao deserto , onde viveu até a idade de trinta anos . No entanto , existe outra lenda que diz que Buddha viveu sem perigo ao lado de sua real família . Estudou com incrível progresso e casou-se com uma princesa de sua estirpe , da qual teve um filho e uma filha . Por fim , possuído de um intenso amor pela humanidade e condoído dos males que afligiam seus semelhantes , desejoso de redimi-los e libertá-los de tais sofrimentos , um dia abandonou seu palácio , retirando-se para o deserto , onde começou sua missão divina de ensinar os homens a livrar-se do demônio da ignorância . Ali se ordenou sacerdote , raspou a cabeça , e , durante muitos anos , entregou-se a uma vida cheia de privações , em companhia de seus cinco discípulos prediletos . 
Uma vez alcançada a transfiguração por aquela austeridade , trocou o seu nome pelo de Gautama e começou a pregar sua sagrada doutrina , ensinando a lei aos homens . Depois de realizar os mais surpreendentes milagres , venceu os falsos doutores , não só pela sua ciência como por sua força , e obrigou-os a submeter-se e prestar-lhe homenagem . Sua doutrina foi a continuação e o cumprimento da doutrina de Krishna , que foi prevalecendo até se tornar triunfante em todo o Industão . Ao morrer , deixou aos seus discípulos o " Evangelho " que continha sua doutrina .
- Dele tomemos o que se segue :
" O que abandona seu pai e sua mãe para seguir-me será um perfeito homem celeste " .
" O que pratica meus ensinamentos até o quarto grau de perfeição adquire a faculdade de voar pelos ares , de fazer mover o céu e a terra e de prolongar ou diminuir a vida " .
" O homem celeste despreza a riqueza e só usa o mais estritamente necessário ; mortifica seu corpo , vence suas paixões , não deseja nem tem apego por nada , medita sem cessar em minha doutrina ; sofre com paciência as injúrias e nunca sente a menor aversão pelo próximo " .
" A terra e o céu perecerão ; desprezai vosso corpo composto de quatro elementos perecíveis e não cuideis senão de vossa alma , que é imortal " .
" Não escuteis os instintos da carne ; as paixões produzem o temor e o desgosto ; afogai-as e as destruireis " .
" Todo aquele que morrer sem haver abraçado a minha religião voltará a viver entre os homens até que lhe venha a compreensão " .
" Amai todo ser vivente " .
Seus dogmas foram a imortalidade da alma , as penas e recompensas futuras , a reencarnação , a Unidade de Deus , a trindade de sua natureza e atributos , a encarnação do Ser Supremo e a redenção dos pecados da humanidade . O budismo é uma das maiores religiões do mundo atual . Seus templos enchem a Índia , a China , a Tartária e muitos outros pontos . Buddha é representado em várias formas , porém a mais conhecida é a do ato de meditação , nu , de corpo negro e com os cabelos curtos e frisados , que , na realidade , não são cabelos , pois ele havia raspado a cabeça , mas representam o simbolismo do desenvolvimento do centro magnético ( chakra ) de mil pétalas . . . 
- O ensino esotérico do budismo consiste no desenvolvimento ou despertar da Kundalini ou a Serpente do fogo , dentro de cada ser , por meio da castidade ; por isso recomenda não dar ouvidos aos instintos da carne . A auréola em volta da cabeça de Buddha , que à primeira vista parece cabelo curto e frisado , é o efeito da transmutação da energia criadora do fogo em luz ou chama sagrada , que envolve a cabeça de todos os santos que chegaram a transmutar o metal inferior em superior , segundo a expressão dos alquimistas .
- A idéia de que Deus é a Verdade , a Beleza e a Bondade infinitas se revela no homem consciente com um poder redentor , que se eleva até o céu pela força do amor e do sacrifício . Essa idéia fecunda entre todas as religiões surgiu pela primeira vez com krishna , que revelou a idéia do Verbo Divino feito carne e continuou encarnando-se em todas as demais religiões , até mesmo nas mais recentes de nossa época . Por isso vemos a mesma idéia na Pérsia , reencarnada em mitra ; no Egito , em Hórus ; na Grécia , em Apolo ; na Índia pelos Buddhas , etc . E todos esses reformadores ou encarnações da divindade são o símbolo do Fogo Divino que desceu sobre os homens .
Texto : Jorge Adoum
Deixe o seu Comentario .