terça-feira, 1 de maio de 2012

" ENTREVISTA COM HUBERTO ROHDEN "

" O velho slogan " abrir uma escola é fechar uma cadeia " peca por uma ridícula ingenuidade . O verdadeiro sentido de uma escola é intensificar a consciência , e nem o governo , nem as igrejas , estão interessados nisso . O governo está interessado em instrução científica , e as igrejas limitam-se apenas à moralização . Mas nem instrução nem moralização tornam o homem melhor " .


Esta é a opinião de Huberto Rohden , um dos maiores pensadores espiritualista que o Brasil já produziu . Nesta entrevista fala sobre a verdadeira educação . Tema que desenvolveu em profundidade em seu livro A Educação do Homem Integral , cuja nova edição acaba de ser relançada .




ENTREVISTA A MARCO ANTONIO LACERDA  

Há muitos séculos ; a educação transformou-se em simples instrução . Todos os países do mundo dispõem de um Ministério da Educação , mas esses órgãos tratam apenas da instrução do ego periférico , intelectual , à qual dão o nome fictício de educação humana . Como professor de filosofia , Huberto Rohden usou , durante muitos anos , esse método oficial de educação . Aos 85 anos , ele chegou à conclusão de que não é possível dar à educação uma base filosófica , " se por filosofia e educação se entende o que eu entendo " . . . E o que o professor entende , desses assuntos é bem diferente do ponto de vista dos governos e das escolas .
Quem já leu A Educação do Homem Integral certamente notará uma modificação total no seu conteúdo , Rohden abandonou o método oficial de educação , que se preocupa apenas com a moralidade do agir . A Educação do Homem Integral , sem sua nova versão , deixou de ser um livro escolar , tornando-se uma obra literalmente dedicada à auto realização . " Este é um assunto " , segundo Rohden , " fora da alçada dos poderes públicos . "
- Ninguém pode educar ninguém . Não é possível . Os governos entendem educação como uma coisa transitiva , do professor para o aluno . Isso só é possível no nível da ciência , da física . Mas não é possível no nível da consciência , da metafísica . A verdadeira educação é intransitiva . Nem o próprio Cristo conseguiu educar seus discípulos com palavras , do contrário Judas não o teria traído . Os outros discípulos de Jesus só se autoeducaram na manhã de Pentecostes , quando o espírito da verdade , que neles despertou , transformou-os completamente .
Huberto Rohden nasceu em Tubarão , Santa Catarina . Formou-se em ciências , teologia e filosofia em universidades da Europa . De 1945 a 1946 , conviveu com Albert Einstein , nos Estados Unidos , trazendo para o Brasil , como fruto desse relacionamento , as bases da filosofia univérsica , hoje praticada no movimento Alvorada , com sede em São Paulo . Em 1946 , Rohden foi convidado pela American University , de Washington , para reger as cadeiras de filosofia universal e religiões comparadas , ocupando o cargo durante cinco anos . Em busca de novas experiências espirituais , viajou pela Índia , Nepal , Egito e Palestina . No final de sua vida dirigiu casas de retiros espirituais ( ashrams ) em todo o Brasil .

UM PASSO EM MIL ANOS  

Escrevo livros há mais de cinquenta anos . Quando escrevi o primeiro , tinha 25 .
Não posso reafirmar o que disse há tanto tempo . Todos nós mudamos , não somos estáticos , somos dinâmicos . A verdade pode ser absoluta , mas o conhecimento dela é elástico , progressivo . Se fôssemos múmias o suficiente para nos petrificarmos e fossilizarmos em museus , poderíamos afirmar nossas convicções de vinte , trinta anos atrás .
A Educação do Homem Integral é a minha experiência de autoeducação . Sou eu educando a mim mesmo . Agora , uma pergunta : de que maneira a minha autoeducação pode beneficiar aos outros ? Se o educador se auto-educa , se ele se auto-realiza , poderá beneficiar , indiretamente , a outras pessoas . Onde há plenitude de autorealização , há um transbordamento , na forma de vibrações benéficas . É como uma luz muito intensa que , além da casa , atinge também a vizinhança . Uma vez Mahatma Gandhi disse : " Quando um único homem chega à plenitude do amor , neutraliza o ódio de muitos milhões " . O oposto é igualmente verdadeiro : quando um homem chega à plenitude do ódio , sua maldade se dissemina por toda parte . As duas últimas guerras degradaram horrivelmente a humanidade . Foram guerras de ódio , principalmente a última , quando Hitler mandou matar 6 milhões de pessoas só porque eram judias . Foi um ódio satânico , causado por um único homem . Isso prejudicou demais a humanidade . Ainda não nos recuperamos dos danos morais e espirituais da última guerra . Tudo aquilo nos afetou e afeta ainda hoje . Criou-se , desde então , uma atmosfera mundial de ódio . Todas as guerras que continuam existindo nos prejudicam , pois dificultam a atmosfera ao nosso redor e a nossa autorealização .

CRISE , AGONIA E CATÁSTROFE 

- O processo de evolução espiritual da humanidade é muito lento . Alguns dão um passo para a frente em mil anos . Se alguém se realiza plenamente , é um redentor da humanidade . Jesus estava a ponto de chegar a essa perfeição .
Quem entre nós , seres humanos , poderia desafiar publicamente amigos e inimigos , perguntando , como Jesus o fez : " Quem de vós é capaz de me acusar de um só pecado ? " Para se fazer um desafio como este é preciso estar em absoluta sintonia com as leis cósmicas . Isso , para mim , é plenitude , bondade .
Bondade é estar em sintonia com as leis do infinito . As religiões chamam as leis cósmicas de Deus , eu chamo de leis cósmicas . Esta é a diretriz que o homem integral deve ter em mente : a auto-realização de uma pessoa favorece outras . Ninguém pode converter ninguém com palavras . Podemos converter alguém pelo que somos , nunca pelo que dizemos .
- A maior crise do homem moderno continua sendo existencial , uma caótica frustração existencial . No passado o homem tinha perdido seu caminho , agora ele perdeu também o próprio endereço . Não sabe mais qual o seu destino nem a finalidade da sua existência . Chega até a negar a existência de uma finalidade . O homem está perdendo a noção da sua existencialidade . Escritores e filósofos proclamam abertamente que a vida humana não tem finalidade alguma e que o homem é um mero joguete no acaso de nascer , viver e morrer . 
Esta é à típica visão anticósmica da existência . É o resultado da instrução do ego periférico , sem a educação do homem integral . Não adianta correr cada vez mais . O que falta ao homem moderno é uma orientação , no meio dessa desorientação geral . Por exemplo : é preciso saber se todo esse progresso científico tem uma razão de ser . O progresso da ciência , para Einstein , é uma coisa maravilhosa . Mas a ciência não pode dar ao homem nenhuma finalidade certa da sua existência terrestre . Esta é a razão da crise existencial que está levando a humanidade à agonia . Os profetas e clarividentes de todos os tempos prevêem uma catástrofe universal para o fim do segundo milênio . Essa tragédia não é outra coisa senão o resultado final da caótica frustração que o homem vive . O homem da frustração existencial é sempre infeliz , mesmo no gozo do sucesso social . O homem da realização existencial é sempre feliz , mesmo sem o gozo do sucesso social . ( entrevista dada em março de 1979 ) .

A DIVISÃO EM FELIZES E INFELIZES  

A felicidade do homem depende da visão panorâmica que ele tem da sua existência total . Essa visão não abrange apenas os poucos decênios de sua vida terrestre , mas também da vida após a morte . É absolutamente certo que o homem , quando deixa seu corpo material , continua a existir conscientemente em outras regiões do cosmos . A vivência terrestre é uma parcela insignificante da sua existência total . É importante que o homem adquira , aqui na terra , a certeza da sua vivência cósmica . Felicidade não é gozar todos os prazeres , mas viver em harmonia com a verdade , a justiça , a honestidade , o amor , a bondade , a fraternidade universal . Muitas vezes essa harmonia exige sofrimentos e sacrifício , renúncia , e prazeres imediatos . É exatamente aqui que a humanidade se divide em homens felizes e infelizes . A visão panorâmica da existência do homem nada tem a ver com qualquer religião ou filosofia . É uma experiência interna que o homem adquire quando remove de si todos os obstáculos que possam impedi-la . É difícil explicar aos ignorantes em que consiste esta experiência . O homem deve , antes , adivinhar e sentir , como que por empatia , o que é essa experiência da alma do Universo , que é a sua própria alma .
Há quem considere a natureza humana como um depósito de coisas boas e más . Na verdade , não existe nada de bom nem de mau na natureza humana .
O bom e o mau só aparecem com o advento do livre-arbítrio , que faz o homem bom e o homem mau . Bom é tudo o que está em harmonia com as leis cósmicas , e mau é o que está em desarmonia . Bom e mau não são fatos objetivos , são valores subjetivos , criações metafísicas . O homem é quem faz existir o que é bom e o que é mau . Ninguém vai receber prêmio por ser bom nem será punido por ser mau . Prêmio e castigo , prometidos de fora para dentro , antes ou depois da morte , não são motivos honestos para ser bom ou deixar de ser mau . A única finalidade da encarnação terrestre do homem é a sua auto-realização , e o único desastre é a sua auto-frustração .
Einstein tem uma frase que bem poderia ser a bandeira para uma nova educação : " O mundo dos fatos não conduz a nenhum caminho para o mundo dos valores " . A educação atual limita-se apenas a fatos , é apenas instrução . E nenhuma instrução , por melhor que seja , aprimora o homem , pois limita-se ao conhecimento de fatos já existentes . O velho slogan " abrir uma escola é fechar uma cadeia " peca por uma ridícula ingenuidade . Os piores criminosos da humanidade não foram analfabetos , muitos deles eram homens eruditos . Abrir uma escola é incentivar a ciência , mas não significa necessariamente intensificar à consciência . Se houvesse consciência suficiente , não haveria necessidade de cadeias .
Nem o governo nem as igrejas tratam seriamente da educação , no sentido verdadeiro da palavra . O governo está interessado em instrução científica , e as igrejas limitam-se apenas à moralização . Nem instrução nem moralização tornam o homem melhor . O homem realmente educado é bom e não espera recompensa , nem antes nem depois da morte . É incondicionalmente bom . É um equívoco que as teologias eclesiásticas eduquem o homem para ser bom .
Elas apenas transferem o egoísmo terrestre para um egoísmo celeste .
A metafísica de Einstein vale mais para a verdadeira educação do que todas as instruções científicas dos governos e todas as teologias moralizantes das igrejas .
Estou , sim , denunciando os governos e as igrejas como responsáveis pela situação calamitosa da educação
Estamos num vácuo educacional . Governos e igrejas não se interessam pelos valores , e sem valores não há educação .
Verdade , justiça , amor e honestidade são valores , criações da consciência e não simples descobertas da ciência .

A LUTA ENTRE ESPÍRITO E MATÉRIA  

Até meados do século passado era essa a doutrina sobre a origem e natureza do homem : o homem tinha vindo diretamente de Deus , como um ser perfeito , mas o diabo provocou a sua queda ; depois da queda , Deus mandou um Salvador à humanidade para restabelecer o que o diabo havia destruído .
Desde a segunda metade do século , prevaleceu entre os cientistas a teoria de Darwin sobre a descendência animal do homem . Nem uma nem outra teoria é aceitável pela lógica ou pela história . O homem era , de início , um verdadeiro ser humano , mas no estágio ínfimo da sua evolução . Não houve nenhuma queda . O que houve e continua a haver é uma luta entre os dois princípios básicos da natureza humana : espírito e matéria . A matéria se manifesta , no princípio , como mente que , no Gênesis , aparece na forma simbólica da serpente , enquanto o espírito é chamado de sopro de Deus . A tarefa do homem não consiste em extinguir o elemento mental e desenvolver o lado espiritual . A tarefa da vida e da evolução humana é estabelecer a harmonia entre o sopro de Deus e o sibilo da serpente . O homem é o senhor do seu destino e comandante da sua vida . Deus criou o homem o mínimo possível para que ele se pudesse criar o mais possível .

O DEUS QUE TODOS ODEIAM   

Parece que a educação religiosa que muitos recebem na infância gera um senso de revolta e mania de vingança . O Deus que eu conheci quando criança era um Deus de temor , não de amor . Me disseram que eu devia temer a Deus , que os homens tementes a Deus eram os santos . Eu pensava que Deus era um papão perigoso para ser tão temido . Por isso , compreendo melhor o que aconteceu a Voltaire , o pai do ateísmo . Perguntado por que não aceitava Deus , ele respondeu : " Não posso aceitar um Deus a quem não posso amar . O Deus que me ensinaram deve ser temido e , como não quero temê-lo , prefiro ignorá-lo " .
Lembro dos meus oito anos , quando uma professora piedosa e piegas me preparava para a primeira comunhão . Ela disse que eu não devia esconder nenhum pecado mortal na confissão porque isso era sacrilégio . Eu nem sabia o que era sacrilégio , mas uma palavra tão feia só podia significar coisa ruim . E , para não cometer o tal sacrilégio , copiei do catecismo todos os pecados contra os dez mandamentos , que encontrei , muitos deles mortais . Na hora da confissão , li toda a lista , inclusive os meus homicídios e os meus adultérios . O confessor , vendo um garotinho através da grade do confessionário , não me levou a sério e me absolveu de tudo . Depois , veio o tormento da primeira comunhão . A professora , sempre muito piedosa , me preveniu severamente que eu não podia mastigar a hóstia sagrada , que era o corpo de Jesus . O único jeito era engolir a hóstia , sem deixá-la tocar nos dentes . Para maior segurança contra um possível sacrilégio , cortei , em casa , uma série de hóstias de papel e fui engolindo , uma por uma , sem morder nem encostar nos dentes . Como Voltaire , na minha infância só conheci um Deus e um Cristo que deviam ser temidos . Não sei se não cheguei a odiar secretamente esse papão do além . . . 
O catolicismo é a religião oficial do Brasil , mas , segundo Tristão de Athayde , apenas 3% da população são católicos praticantes . É que nós chamamos de católicos todos aqueles que são batizados , casam-se e vão ser enterrados segundo os rituais do catolicismo . Se catolicismo fosse isso , poderíamos dizer que o Brasil é um país católico . A verdade é que a umbanda e o espiritismo são as religiões predominantes .

O CAMINHO PARA A AUTO-REALIZAÇÃO   

Da África só nos vieram religiões de baixíssimo gabarito . Elas são ocultistas , lidam apenas com o subconsciente , com as forças elementais da natureza , nunca com o consciente ou o superconsciente . As religiões avançadas estão no nível do superconsciente , ou seja , atingiram uma consciência acima do ego .
As religiões orientais estão neste estágio porque os orientais têm cerca de 7 mil anos de cultura . O Oriente é voltado para dentro de si próprio , para o interior , enquanto o Ocidente prefere as exterioridades . O homem cósmico é a mistura equilibrada de interior e exterior . Esta é a filosofia da Fundação Alvorada .
- Se a verdadeira meditação fosse praticada diariamente , durante certo tempo , teria um impacto favorável na vida da pessoa . A dificuldade está na prática de uma autêntica cosmo-meditação , pois muitas vezes ela degenera em simples acrobacia mental ou cochilo devocional .
- A meditação por nós praticada consiste em não fazer nada , não pensar em nada , não querer nada e estar plenamente consciente . Para os principiantes isso equivale a desenhar um círculo quadrado . Quem nunca meditou confunde pensamento com consciência : " Ser consciente " , diz Rohden , " é como um lago quieto , parado ; pensar é como um córrego descendo afoitamente morro abaixo , fazendo muito ruído " .
Para a meditação , são usadas cadeiras especiais para facilitar a postura ereta das costas . A posição a ser adotada é absolutamente natural , para ajudar a pessoa a esquecer o próprio corpo . Isso , segundo o professor , leva a uma vacuidade total .
- Segundo as leis cósmicas , onde há uma vacuidade acontece uma plenitude .
Quem se esvazia totalmente de todos os conteúdos da sua egoconsciência será plenificado pela cosmoconsciência . Esta invasão da cosmoplenitude na egovacuidade resolve todos os problemas da vida .

A VERDADE QUE O CRISTO ENSINOU  

- Jesus passou três anos falando a seus discípulos sobre um mesmo assunto :
" O reino dos céus está dentro de vós , é um tesouro oculto que deveis descobrir , é uma luz debaixo do velador que deveis pôr no candelabro , é uma pérola no fundo do mar que deveis trazer à tona " . E , apesar da insistência do melhor de todos os Mestres , os cristãos de hoje ainda acham que o reino dos céus só vem depois da morte . É preciso ruminar esses fatos , como vacas que , deitadas à sombra de uma árvore , fazem voltar à boca o capim engolido inteiro !
Texto : Huberto Rohden
Deixe o seu Comentario . 

Um comentário:

  1. Meu professor, mestre a muitos anos. De seus livros emana pra mim uma integridade, uma força, um otimismo, uma fé no bem, uma energia, que supera o próprio conteúdo dos ensinamentos contido nos livros. Ao meu professor Huberto Rohden só dizer, " que privilégio entender suas obras. Muito Obrigado"

    ResponderExcluir