segunda-feira, 21 de maio de 2012

" A IMORTALIDADE CONSCIENTE "

A ILUSÃO DA EXPERIÊNCIA DO EGO

Como controlar a mente ?
A mente é impalpável . De fato ela não existe .
O meio mais acertado de controlar a mente é ir em sua busca . Então , as atividades dela cessam . Vá à procura de sua própria mente ; uma vez estando perseguida , desaparecerá . A mente é apenas um feixe de pensamentos . Pensamentos surgem porque aí há um pensador . O pensador é ego . O ego desvanece automaticamente , quando o estamos procurando . O ego e a mente são idênticos . Ego é a raiz-pensamento da qual todos os outros pensamentos brotam . Mergulhe em si mesmo . Você agora sabe que a mente surge de dentro . Portanto afunde-se dentro de si e aí procure . Não precisa eliminar o falso " eu " . Aliás , como o " eu " poderia eliminar a si próprio ? Todos deveriam fazer o mesmo para descobrir sua origem e aí permanecer . Seus esforços , contudo , não podem se estender além disso . Então , o Além tomará conta de si próprio . Aí você está impotente .
Nenhum esforço poderia lho revelar .
O individuo não pode existir sem SER , mas o SER pode existir sem o individuo .
Nossas análises não têm fim , isto é , vão tão longe quão longe o intelecto pode levar . Porém as nossas análises não são suficientes . Não basta eliminar o " não-eu " . O processo é tão-somente intelectual . A Verdade não pode ser diretamente apontada . Daí a necessidade do processo .
Agora , a verdadeira busca interior começa . O " pensamento-eu " é a raiz e deve agora ser perseguido até a sua fonte . Descubra o que há aí e nela permaneça .
O processo é puramente intelectual , ou faz com que se manifeste uma sensação que predomine ?
O último .
O " eu " pessoal é um reflexo na mente do " EU " real .
Pergunte a si mesmo QUE SOU EU ? O corpo e suas funções não são " eu " . Persista , vá mais a fundo . Os sentidos e suas funções não sou " eu " . Vá fundo : a mente e suas funções não sou " eu " . O passo seguinte é a pergunta : 
" De onde esses pensamentos surgem ? Os pensamentos são espontâneos , analíticos ou superficiais . Quem está ciente deles ? A existência de suas operações se torna evidente para o " eu " individual . A análise leva à conclusão de que essa individualidade é operante como conhecedora da existência dos pensamentos . Isso é ego . Depois pergunte : " O que é aquilo e de onde vem ? " Faça a análise do sono : " O Eu-sou " está subjacente em três estados - sono , vigília e sonho . - Após haver descartado todos os " não-eus " , encontramos o resíduo - o SER absoluto .
O mundo e o ego , ambos , sendo objetivos , devem estar eliminados de nossa análise . Eliminado o irreal , o Real aparece . Depois de haver feito , esta eliminação , procure eliminar a mente , progenitora da ideia da dualidade e do ego . A mente é uma das formas de manifestação da Vida .
Esse método é mais rápido que o desenvolvimento da qualidade dos pensamentos necessários à salvação ?
Todas as más qualidades são as amarras em volta do ego . Quando o ego se vai , a realização torna-se evidente . No " Eu Sou " não há nem boas nem más qualidades .
" EU SOU " é livre de quaisquer qualidades . As qualidades pertencem só a mente .
A indagação deveria estar lá onde o " eu " estivesse .
Após haver surgido o " pensamento-eu " , vem a falsa identificação do " eu " com o corpo , os sentidos , a mente etc .
O Verdadeiro SER os tem perdido longe de vista . Para peneirar o puro " EU " do " eu contaminado , cujo descarte ( dos revestimentos citado em Chastras ) está em pauta .
Contudo , isso não significa exatamente o descarte de " não-ser " , e sim , significa a descoberta do real " SER " . O SER real é o infinito " EU-EU " em perfeição . Ele é eterno . Não tem origem nem fim . O outro " eu " nasce e morre . Ele é impermanente . Observe a quem esses pensamentos mutantes ocorrem . Você os encontrará surgindo depois do pensamento " eu " . Mantenha-se no " pensamento-eu " ; esses vão sossegar . Seguindo o vestígio da fonte do " pensamento-eu " , somente o " EU SOU " permanecerá .
A raiz dos pensamentos é ego , Ahankara .
Dizer " não sou o corpo " , mas " EU SOU O QUE SOU " , também não está correto . Não há pensamento do " eu " no verdadeiro SER .
Descubramos se os pensamentos podem ser dirigidos a qualquer pensamento que seja , como base de suas operações . Você não percebe que o pensamento ou a ideia sobre " eu " , ideia sobre a personalidade é igual ao pensamento-raiz ?
A individualidade , Antakarana , é mediadora . Esta é o que chamamos Sukshna ( corpo astral ) e age como mediadora entre o corpo e o SER . Esta pode voltar-se tanto ao corpo como para o SER , imergindo num ou no outro .
O " pensamento-eu " não é puro ; é contaminado pela associação com o corpo e os sentidos . Observe a quem isso causa problema . Ao pensamento- " eu " . Mantenha-o , então os outros pensamentos não surgirão .
Sim , mas como fazê-lo ? É nisso que está toda dificuldade .
Pense " eu-eu-eu " e mantenha-se somente nisso , excluindo todos os outros pensamentos .
O que é auto-entrega ?
É o mesmo que autocontrole . O controle fica inoperante para remover Samskaras* . O ego se submete somente quando reconhece o Alto Poder . Tal reconhecimento é auto-entrega ; a submissão a Ele é autocontrole . De outro modo , o ego fica presunçoso como a imagem esculpida na torre , a fim de que se faça notar pelo seu aspecto incomum , carregando a torre nos seus braços . O ego não poderia existir se não houvesse o Alto-Poder , no entanto , pensa que age por sua própria vontade . Um passageiro de trem leva a sua bagagem na cabeça por sua própria tolice . Deixe-o colocá-la no chão ; e ele pensará que a bagagem chegará ao seu destino da mesma forma . O auto-controle não nos deixa tomar atitude de quem pensa que age , mas faz com que nos resignemos a ser guiados pelo Poder .
O desejo de dormir ou o medo da morte existem quando a mente está ativa e não nos respectivos estados .
A mente sabe que a entidade-corpo subsiste e reaparece depois de haver dormido . Por conseguinte , o sono não é esperado com medo , mas com prazer pela inexistência temporária do corpo - a não existência dos pensamentos .
Por outro lado , a mente não tem certeza de aparecer depois da chamada morte e , consequentemente , tem pavor dela .
A fonte do ego está no " Eu Sou " e não está separado dele . Contudo , para que o ego possa imergir nessa fonte , deve retroceder até à sua origem . Ao âmago do ego damos o nome de Coração . Hrydaia .
O que é a morte ? Não seria o desfalecimento das forças vitais do corpo ?
Você não deseja isso no sono ? Então o que está errado ?
Mas eu sei que vou acordar .
Sim , raciocine bem . Houve um pensamento anterior " Eu despertarei " . Os pensamentos decretam a vida .
A libertação dos pensamentos é a nossa verdadeira Natureza-Beatitude . A morte é apenas pensamento , nada mais .
Quem pensa , levanta distúrbios . Deixe que o pensador diga o que acontece com ele na morte . O EU real fica silente .
Não se deve pensar - " sou isso " - " sou aquiloutro " . -
Dizer " isso " ou " aquilo " é errado . Também não passam de limitações . Somente " EU SOU " é verdadeiro . Silêncio é " EU " .
Se uma pessoa a quem amamos morrer , isso causará sofrimento . Podemos evitar que semelhante sofrimento seja causado amando a todos de igual maneira , ou simplesmente não amando ninguém ?
Quando um ente-querido morre , o sofrimento atinge só a outrem que vive . O meio de superar o sofrimento está em não-viver . Mate aquilo que sofre . Quem gostaria de estar sofrendo ? O ego tem que morrer . Esse é o único meio . As duas alternativas resultam do mesmo estado . Quando tudo é o SER , quem fica aí para ser amado ou odiado ?
Há uma categoria de pessoas que quer saber tudo a respeito do seu futuro e dos nascimentos passados . Ignoram o presente . O peso do passado é a presente miséria .
Por que trazer de volta o passado ? É um desperdício de tempo .
O SER é Dínamo Elétrico ; a mente é o contato de ligação ou de distribuição , um interruptor , enquanto o corpo é uma lâmpada . Quando a hora-karma chegar , trazendo morte , a mente desliga a corrente e retira a Luz-Vida do corpo . A mente e a vitalidade , ambas são manifestações da Suprema Vida-Energia , o SER .
Podem os Yogues mostrar-nos alguém que morreu ?
Sim , eles podem , contudo , não me peça para fazê-lo pois eu não posso . Conhecemos nossos pais antes deles nascerem ? Então por que devemos conhecê-los depois da morte deles ?
O que acontece com a pessoa depois da morte ?
Empenhe-se em viver o presente . O futuro tomará conta de si mesmo . Não se preocupe com o futuro . O estado antes da Criação e o processo da Criação têm sido tratados nas Escrituras a fim de que você possa saber o presente . Você diz que nasceu é porque elas assim o dizem ? O que é que nasce ? De onde ? É do " pensamento-eu " ou do corpo ? O " Eu " está separado do corpo ou é idêntico a ele ? De que modo surge o " pensamento-eu " ? Será que o " pensamento-eu " é a sua natureza ? Ou algo mais é sua natureza ?
Isso inclui o " eu " do Jnani , porém , este não se identifica com o corpo . Pois para ele nada pode existir além do SER . Quando o corpo falece , não há perda alguma para o " EU " . O " EU " permanece o mesmo . Se o corpo sente a morte , deixa-o fazer perguntas . Estando inerte , não pode fazê-lo . O " EU " nunca morre e não faz perguntas . Então , o que é que morre ? Quem pergunta ?
O Senhor vê o morto ?
Sim . Nos sonhos .
De onde então surge o ego ?
A alma , a mente , o ego são meras palavras . Aí não existe nenhuma espécie de verdadeira entidade . Somente a Consciência é única verdadeira .
O esquecimento da verdadeira natureza é a morte real ; a recordação dela é verdadeiro nascimento . Ponha fim aos sucessivos nascimentos . Sua se torna então a Vida eterna . Por que lhe vem o desejo de Vida eterna ?
Porque o estado presente em que você se encontra é insuportável . Por quê ? Porque essa não é a sua verdadeira natureza . Faça com que ele seja sua real natureza , então , não mais haverá o desejo para deixá-lo agitado . Como , de que maneira o estado presente difere de sua real natureza ? Em verdade , você é espírito .
O homem julga a si próprio limitado ; isso o incomoda .
A ideia está errada . No sono não existiam o mundo , nem o ego , e não havia confusão . Alguma coisa acorda desse feliz estado e fala " eu " . Para esse ego o mundo reaparece .
O ressurgimento do ego é a causa da confusão . Basta observar o ego e segui-lo até a sua fonte para reaver esse imutavelmente feliz estado de sono sem sonhos . O SER está sempre aí ; a sabedoria aparece somente em declive , embora isso seja natural .
Ego e SER são a mesma coisa ?
O SER pode existir sem ego , ao passo que o ego não pode existir sem o SER . Egos são como borbulhas no oceano .
As impurezas e os apegos mundanos afetam somente o ego . O SER permanece sempre puro , nada pode afetá-lo .
Todas essas coisas são apenas conceitos mentais . Você agora está se identificando com o falso " eu " , com o " pensamento-eu " . Esse pensamento- " eu " surge e pensa ; sempre está no vaivém . Enquanto que o " EU SOU " no seu verdadeiro significado não pode fazer isso . Não pode haver quebra no seu ser .
O pai do seu " eu " pessoal é o real EU SOU - Deus .
Procure encontrar a fonte do seu " eu " pessoal , e achará o outro " EU " .
Onde os desejos vão , o " eu " pessoal segue .
Quando jovem , eu era muito autoconfiante . Agora que estou velho , tenho medo . As pessoas riem de mim . 
Mesmo quando você diz que " era autoconfiante " , não era assim como disse - você era ego confiante . No lugar disso , se eliminasse o ego , seria realmente o SER autoconfiante . Seu orgulho era meramente o orgulho do ego . Tanto quanto você se identificar com o ego , reconhecerá também seus outros egos pessoais , e lá haverá lugar para o orgulho . Mas , desligando-se do ego , os outros egos também se desligarão ; assim , não haverá mais lugar para orgulho .
Tanto quanto permanecer na mente o sentido de separação , os pensamentos serão sempre aflitivos . Quando tornar a reaver a Fonte original , o sentido de separação irá desaparecer por completo . Sobrevirá então a paz . Considere o que acontece quando uma pedra está lançada para o alto . A pedra , ao ser lançada , deixou sua fonte e procura cair , estando sempre em movimento até alcançar sua fonte , o lugar onde estava . Assim também ocorre com as águas do oceano que evaporando-se das nuvens movidas pelos ventos se condensam em água e caem como chuva ; as águas rolam agitadas dos topos de morros em córregos e rios até encontrarem sua fonte original , o oceano , e a ele se juntando , se acalmam . Assim , você percebe que , onde haja o sentido de separatividade da fonte , há agitação e rebuliço , até que o sentido de separação se perca . O mesmo ocorre com você . Agora , estando identificado com o corpo , pensa estar separado . Você tem que reaver sua Fonte Primeva , antes que essa falsa identidade cesse para que seja feliz . O ouro não é um ornamento , mas o ornamento é feito de ouro e , embora haja diferentes formas de ornamentos , deve sua feição somente a uma realidade , isto é , ao ouro . Conforme foi demonstrado , diz respeito também aos corpos e ao SER . - A Realidade é o SER . Identificando-se com o corpo e ainda procurando a felicidade é como uma tentativa de atravessar nas costas do jacaré um rio pouco fundo onde se pode passar a pé . A identidade-corpo deve-se à extroversão e ao vaguear da mente
Continuar nesse estado , só poderá mantê-lo numa das infinitas massas confusas , e aí não haverá paz . Procure sua fonte , mergulhe no SER , no " EU SOU " , e permaneça todo UM . O desejo de renascimento significa de fato a insatisfação com o presente estado e quer-se renascer onde não haverá dissabores . O nascimento , sendo do corpo , não pode afetar o SER . " EU SOU " sempre permanecerá , mesmo depois de o corpo perecer . O descontentamento é devido à errada identificação do SER Eterno com o corpo perecível . O corpo é um necessário adjuvante do ego . Se o ego morresse , o SER Eterno revelar-se-ia em toda a Sua Glória . O corpo é a cruz . Jesus , o Filho do Homem , é o ego , ou melhor , a ideia " eu-sou-o corpo " . Quando crucificado , o Glorioso SER , o Cristo , Filho de Deus , ressuscita . " Não te apegarás a essa vida se quiseres viver " .
Um Jnani esmaga o ego na fonte , desde que surge .
O ego porém não deixa de se levantar vezes e mais vezes , tanto num Jnani como no ignorante , pois , é impelido pela natureza , isto é , Pravabhda . O ego brota e cresce no ignorante tanto como no Jnani , mas com esta diferença :
O ego do ignorante , quando surge , é ignorante de sua fonte , ou seja , ele não está cônscio disso nem no sono profundo , nem no sonho e nem tampouco no estado de vigília ; enquanto que um Jnani , quando seu ego surge , desfruta sua vivência transcendental com esse ego , sempre mantendo Lakshya nessa fonte . Seu ego não é perigoso , representa meras cinzas do esqueleto de uma corda incinerada , apesar da ineficiência da sua forma . Mantendo constantemente o nosso Lakshya em nossa fonte , faremos com que o nosso ego se dissolva .
Como se torna possível esta realização ?
Há um SER ABSOLUTO do qual vem a centelha como a do fogo . À centelha damos o nome de EGO . No caso do ignorante , que se identifica com algum objeto logo que surge , porque não pode ficar livre de semelhantes associações . Esta associação é ignorância , cuja destruição é o objetivo de nossos esforços . Quando as tendências objetivas do ego estiverem mortas , ele fica também puro e imerge na sua fonte . Podemo-nos separar daquilo que é externo , mas nunca daquilo que está dentro de nós . Consequentemente , o ego não é mais um com o corpo . Isso deve ser conscientizado no estado de vigília .
A pergunta " Que sou eu " é um machado que corta fora o ego .
O intelecto sempre está em busca do conhecimento externo , excluindo o conhecimento de sua própria origem .
A mente é apenas identificação do SER com o corpo e é isso que o falso ego inventou e em volta disso gerou falsos fenômenos e neles parece mover-se . Se uma falsa identidade esvanecesse , a Realidade se tornaria aparente .
Isto não significa que a Realidade não esteja mesmo agora , neste instante . Ela é sempre presente e perenamente a mesma .
Como se ver livre do egoísmo ?
Quando você se conscientizar do que o ego realmente é , isso será suficiente para livrar-se do egoísmo .
É o próprio ego que irá se esforçar para libertar-se dele .
De outro modo , como poderia ele morrer ? Quando seu ego se for é porque alguma coisa deve tê-lo matado . Alguma vez ele consentiria em cometer suicídio ? Por conseguinte , de primeiro , conscientize o que é a verdadeira natureza do ego , e ele concordará em sair por ele próprio . Examine , observe a natureza do ego - esse é o processo de percepção . Quem perceber o que é sua verdadeira natureza , será livre do ego . Até que nossos esforços sejam corretos , é como correr atrás de sua própria sombra ; mais se avança , mais distante se torna a sombra . Se deixamos nosso próprio SER , então o ego imediatamente se manifestará . Ao perceber nossa verdadeira natureza , então o ego morrerá .
Estando em nossa própria realidade , não mais precisamos preocupar-nos com o ego .
Vá em busca de sua Fonte . Descubra de onde brota o " eu " - pensamento . De que coisa poderíamos estar mais seguros e certamente saber mais que o nosso próprio SER ?
Mas isso é uma vivência direta e não pode ser posteriormente descrita .
Quando o presente " eu " se vai , a mente então se torna reconhecível pelo que ela é - um mito . O que fica é puro SER . No sono profundo o SER , embora imperceptível - pois nem o corpo nem o mundo O percebem - existe ; então reina a felicidade .
O Senhor disse que devemos encontrar o divino centro dentro de nós . Pois bem . Se cada ser individual tem um centro , então deveria haver milhões de centros divinos .
Há somente um Centro , para o qual não existe circunferência . Mergulhe fundo dentro de si mesmo e O encontre .
Concentrando sobre Ele ou sobre o Observador - " EU SOU " - há uma vibração mental " Eu " no qual tudo se reduz . Perseguindo-o até a Fonte do " Eu " , o Primordial " EU-EU " somente permanece . Mas isso é inexprimível .
Aí não há um mutável e imutável SER ?
A inconstância é mero pensamento . Todos os pensamentos surgem depois de haver surgido o pensamento " eu " . Observe a quem esses pensamentos surgem ; então , transcenda-os e eles baixarão . Isto quer dizer que , perseguindo-os até a fonte do pensamento- " eu " , você conscientizará o perfeito " EU-EU " , que é o nome do SER .
A memória , o sono e a morte afetam o SER ?
Aí está a confusão que se deve à distinção que não se faz entre o falso e o real " EU " . Esses três aspectos ou modos pertencem ao falso ego .
Viveka-Chudamani deixa claro o que o " eu " artificial de Vijnana Kosha é uma projeção através da qual se deve olhar para perceber o verdadeiro princípio do " EU " .
O que é ego-entidade ?
O ego aparece e desaparece ; ele é transitório , mas o SER-entidade real , está sempre , permanentemente .
O que é prostração ?
Significa submissão do ego . O que é submissão ?
Mergulhar na Fonte . Deus não se deixa ludibriar pelas externas genuflexões e reverências . Ele sabe se o ego está ali ou não .
EU SOU é oceano e os egos são Nele borbulhas . As borbulhas se formam e passam .
E quanto às más condições , nascimentos e mortes , por exemplo ?
Primeiro o ego vem ; brota logo que nascemos , porém , realmente não morremos .
É errado dizer " percebemos " , pois , procurando descobrir quem percebe , o SER desaparece " Eu " é o sujeito e todos os outros pensamentos inclusive o objeto são - a mente .
Estava você cônscio de si quando pegou no sono à noite passada ? Não ! Evidentemente . O que há que agora existe e o perturba ? É o ego . Livre-se dele e seja feliz .
A ego-libertadora mente tem sua força minada ; é fraca demais para resistir aos torturantes pensamentos .
Porém , a mente sem ego é feliz no sono profundo , sem sonhos . Portanto , isso claramente demonstra que a felicidade e a infelicidade são apenas modos da mente . Contudo , o modo dela fraco não é fácil de se converter em seu modo forte . A atividade da mente é fraqueza e , portanto , é o gozo da alma . A força adormecida não é aparente , de modo que fica sem utilidade alguma .
Considera-se a Criação sob dois aspectos : Criador e a alma individual . E é isso que posteriormente tem causado a dor e o prazer , sem consideração para quem os tenha concebido . A dor e o prazer não têm relação com o fato em si , mas com os conceitos mentais . Mate a personalidade-ego e não haverá aí nem dor nem prazer . A natural beatitude da alma subsistirá eternamente .
A morte consciente é a finalidade da evolução e a imortalidade consciente deve ser vivida enquanto ainda se está na carne .
Como conhecer o " EU SOU " ?
Procure conscientizar o que esse " EU SOU " é . O que você considera como SER , na realidade , ainda não é ; é apenas a mente , o intelecto ou " eu " - pensamento .
Assim , pegue-os , assenhore-se deles . Os outros pensamentos esvanecerão por si mesmos , deixando o SER se revelar .
Há dois " eus " aí ? Sabe você de sua própria existência ? Vê-se você a si próprio com estes olhos ? Pergunte a si mesmo como esta pergunta lhe veio ? O " Eu " fica para perguntar isso ou não ? Posso eu encontrar a mim mesmo como num espelho ? Por ser sua visão acostumada a voltar-se para fora , perdeu o vislumbre do SER , e sua percepção é toda externa . O " EU SOU " não pode ser encontrado em coisas externas . Faça com que seu olhar vire para dentro , e mergulhe fundo em si mesmo . Você será o SER .
De que maneira se deve proceder para matar o ego ?
Observe de quem são as dúvidas . Que é aquele que duvida ? Quem é o pensador ? Esse é ego . Agarre-o ! Os outros pensamentos morrerão ao nascer . O ego é puro em si . Observando de onde ele surge , você contemplará pura Consciência .
Começo a perguntar-me " quem sou eu " . Eliminei o corpo , por não ser " Eu " , o prana , por não ser " Eu " , a mente , por não ser " Eu " e não sou capaz de prosseguir adiante .
Bem , o intelecto vai só até aí . Seu processo era apenas intelectual . Deveras , todas as Escrituras Sagradas mencionam o processo para guiar aquele que busca . Por isso existe o processo intelectual . Agora , escute bem . Quem eliminou todos os " não-eus " , não pode eliminar o " Eu " .
Ao dizer " eu não sou isso " ou " não sou aquilo " , pensa que aí deveria haver um " Eu " . No entanto , esse " Eu " é apenas ego ou pensamento-eu " . Porque depois desse " eu " - pensamento surgir , surgem todos os outros pensamentos .
Consequentemente , o pensamento- " eu " é raiz-pensamento . Se a raiz estivesse cortada , todos os outros pensamentos estariam desenraizados . Portanto , procure a raiz- " eu " e pergunte a si mesmo - " Que sou eu ? " Encontre a Fonte dele . Então , tudo isso desvanecerá e somente o puro " EU SOU " permanecerá . Este " EU " fica sempre aí - em Shushupti - tanto durante o sono como quando estamos plenamente despertos . Um no sono e Um que agora fala é o mesmo " Eu " . Há sempre uma sensação do " Eu " , do contrário , você negaria sua existência . Não diga " eu sou " mas descubra o que sua existência é .
A realidade de você mesmo não pode ser contestada .
SER é primordial Realidade . Um homem comum , inconscientemente toma por realidade sua realidade interior , inclusive todas as coisas que lhe cheguem à consciência como seus pertences , o corpo , a mente etc . Ele tem que desaparecer e esquecer .
É possível conhecer o estado de uma pessoa depois da morte dela ?
É possível ; mas por que procurar sabê-lo ?
Porque eu julgo a morte do meu filho real , conforme o meu nível de compreensão .
Com o nascimento do " eu " - pensamento nascem os filhos . A morte deles é a morte do progenitor . Depois do " eu " - pensamento , ao surgir o corpo , surgiu uma identidade falsa . Pensando com o corpo , você apresenta falso valor para os outros e identifica-os como corpo . Pensa você sobre seu filho antes do nascimento dele ? Só porque está pensando nele , julga ser seu próprio filho . Para onde ele se foi ? Regressou à fonte de onde brotou . Ele é um com você . Tanto quanto você existir , também . Contemple o SER real , e esta confusão com o corpo esvanecerá . Você é eterno . Os outros serão encontrados por serem eternos . Enquanto esta Verdade não for conscientizada , sempre existirá o sofrimento devido à identificação errônea . Nascimento , morte e renascimento deveriam ao menos fazer com que você investigasse essa questão e visse que aí não há nascimento ou reencarnações . Estes dizem respeito ao corpo e não ao SER .
O que acontece ao ego criador depois da morte do corpo ?
O ego é " eu " - pensamento . Em sua forma sutil permanece como pensamento , enquanto que no seu aspecto sólido abrange a mente , os sentidos e o corpo . Esses desaparecem no sono profundo junto com o ego , porém , o SER continua ali sempre . Algo semelhante ocorre na morte . O ego não é uma entidade independente do SER , porquanto pode ser criado ou destruído por si próprio .
As funções dele , como instrumento do SER , cessam de funcionar periodicamente , quer dizer , aparecem e desaparecem com o nascimento e a morte .
Procuro encontrar o real " EU " e fico sempre frustrado , sem poder alcançá-lo .
É suficiente renunciar ao " eu " pessoal , e não lhe serão necessários os esforços para conquistar o verdadeiro " EU " . Contudo , não pense que haja alguma diferença entre você e o SER . Então , entregue-se a Ele , mergulhe nele sem reservas tanto como não há como enganar Deus .
E depois da morte ?
Pergunte primeiro " quem " ou " que é " aquilo que nasce . É o corpo e não você . Por que se atormentar com as coisas que estão além de você , como com a morte , por exemplo , quando seu SER está aqui presente ?
Quanto tempo se fica em outro mundo entre os nascimentos e mortes ( reencarnação ) ?
O sentido do tempo é relativo . Do sonho você pode viver os acontecimentos do dia inteiro em dois tempos . Ao passo que , em corpo sutil , no mundo dos mortos , você pode fazer o mesmo e viver aquilo que , embora pareça passarem-se mil anos , pelo seu tempo poderia ter passado apenas cem anos .
Quando as notícias da morte de alguém chegavam a Maharhi , Ele respondia : " O sono faz com que o homem o tema ? O sono é a morte temporária . A morte é um longo sono . Quem desejaria permanecer preso no corpo perecível ?
Deixe que o homem descubra seu SER imperecível e seja imortal . "
Para quem identifica-se com o corpo carnal , os pensamentos materializados , tanto como densas manifestações , devem ser reais . Havendo existido aqui , certamente sobre-viverá à morte . Mesmo sob essas condições , o outro mundo existe . Por outro lado , deve-se tomar em consideração que a única Realidade é o SER , do qual o ego se originou . O ego O tem perdido de vista e identifica-se com o corpo , fato que resultou em ignorância e sofrimento . A corrente-Vida , embora tenha passado através de inúmeras encarnações , nascimentos e mortes , ainda permanece intata .
Portanto , não há razão para se lamentar .
A mente vem do ego , o ego vem do " EU SOU " .
O touro sagrado ( Nandi na Índia ) representa o ego , Jiva . O touro sempre está exposto em nossos templos , face à Divindade . À frente dele há uma pedra plana circular . Esta pedra-altar é o lugar onde se oferecem os sacrifícios . Tudo isso simboliza que o ego deve ser sacrificado e , submisso , deve-se voltar sempre para Deus interno .
Aprenda o que é Jiva . Qual é a diferença entre Jiva e Atma ? Ou não há entre eles coisa alguma diferenciando-os ?
Qual é o objetivo da vida em si ?
O objetivo é para fazer compreender o que é esse " eu " contido no seu " meu " .
Compreendo intelectualmente que sou uma parte do Grande " EU " , o Universo .
Então , há aí dois " eus " ? Conscientize . Você não é apenas uma parte , mas um Todo .
Qual é a razão dessa aparente dualidade dos seres viventes ?
A dualidade existe somente quando você está no estado de vigília . O que houve com o mundo quando você estava dormindo ? Aquele " EU " existia em todos os três estados , se é isso que você queria saber . Os pensamentos sobre a vida , sua finalidade ou ausência da finalidade , não o atormentavam durante o sono .
Um elefante costumava ser frequentemente castigado por seu dono . Um dia , o dono teve um acidente e caiu . O elefante podia facilmente tê-lo matado , porém , não o fez .
No entanto , tempos depois , o dono abriu um grande buraco no mato e matou o elefante .
Por essa estória , Chudala queria apontar o erro de Sikhidwaja . Era ele um vairagya mesmo no tempo quando governava seu reino e podia ter consumado sua realização de SER , contanto que levasse seu vairagya ao ponto de sacrifício do ego . Mas ele não fez isso . Contudo , foi para o mato a fim de dedicar seu tempo aos Tapas e ainda assim não se aperfeiçoou , mesmo depois de 18 anos de esforço . Fez-se passar por uma vítima de sua própria criação . Chudala aconselhou-o a largar o ego e realizar-se no SER , o que Shikhidwaja fez e foi libertado .
Torna-se claro nessa estória de Chudala que o Vairagya , acompanhado de ego , não tem valor , enquanto que estando sem ego , não importa que tenha posses .
Texto : Paul Brunton ( extraído do livro A Imortalidade Consciente cap.XI pág 71 a 85 )
Deixe o seu Comentario .
 


  

2 comentários:

  1. Olá Gilson, sou o Samuel do blog www.igregentes.blogspot.com e gostaria de parabenizar por este blog, gostei muito do que encontrei aqui, entre os melhores estão Huberto Rohden e Ken Wilber, são fantásticos.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Paul Brunton (e seu livro "O Caminho Secreto") foi uma descoberta enriquecedora para o meu caminho à PAZ.Curioso que foi um presente de uma amiga,Maria Helena, nos tempos da faculdade de Psicologia.Ficou entre meus livros e só agora o descobri, depois de e vinte e dois anos.Não é interessante?Acontece sempre comigo, tipo "O mestre aparece quando o discípulo está preparado".O mais curioso e interessante ainda é que não há nenhum caminho: É só, finalmente, darmos conta da Consciência Pura que, realmente, somos, além do ego:SER, simplesmente.LIN DE VARGA

    ResponderExcluir