sábado, 2 de janeiro de 2010

" Filosofia e sua finalidade !!! "

O que vem a ser filosofia ? Que finalidade definida tem ela ? Qual a vocação apropriada para um filosofo ?
Quais são as lições praticas da filosofia ? A resposta mais curta a todas essas perguntas é : a genuína filosofia mostra ao homem como viver ! Se não pudesse fazê-lo , se não lhe fosse possível servir a finalidade praticas , não valeria à pena tê-la . A filosofia não perfura afonosamente as mais espessas camadas do pensamento para depois alienar-se deste mundo sofredor . Ela não em abstração , mas em ação . Os frutos da filosofia só poderão ser colhidos neste nosso sofrido mundo , e não num remoto empíreo metafísico . A filosofia abrange um labor individual e social que deve contribuir visivelmente para o bem-estar da raça e faze-se sentir ao longo da historia , caso contrario não é verdadeiramente filosofia . A filosofia tem de justificar a sua existência através daquilo que é capaz de fazer , não apenas através daquilo que é capaz de imaginar . A filosofia deve mostrar aos homens não aquilo que eles realmente são mas também que rumo devem imprimir à sua conduta .
O fato é que a filosofia faz uma revolucionária diferença quando a existência humana , expressada em feitos humanos e inserida no trato humano . Desejo ardente dos defensores vivos do ensinamento oculto nesta nossa tormentosa era é que o divorcio artificial existente entre filosofia e a vida pratica chega ao fim . Anseiam eles fazer com que os homens se dêem conta de que a filosofia está intimamente ligada a vida e é útil como guia , inspirador e juiz . Uma das finalidades do volume subsequente será a de arguir a validade da critica costumeira de que os filósofos lidam com preocupações demasiado distantes da vida cotidiana para serem de alguma utilidade para alguém . Ali se mostra que o correto é exatamente o contrario , no que tange ao ensinamento oculto , pois a suas derradeiras lições afetam cada momento da existência terrena do homem .
Pois a filosofia não é uma pálida ficção feita apenas para os sonhadores , mas seu destino primordialmente aos homens de ação . Interesa-se ela por todo o ciclo da existência , não apenas por um seguimento . No instante em que começamos a refletir na vida , no instante em que começamos a levar em conta as lições da experiência , nos instantes em que nos pomos a procurar o significado ou a explicação do mundo em que vivemos nesse instante nós nos transformamos provisoriamente em filósofos . Onde o filosofo especializado vai mas além do que nós é quando exige toda experiência seja tomada como matéria para a reflexão , que a experiência de toda a existência seja alvo de meditação . Mas o critico perguntara como pode ser isso quando a história não escreveu ainda a sua última página , a experiência continua aumentando e a vida não chegou ao fim .
A resposta é que assim como um circulo pode ser indefinidamente aumentado sem deixar de ser um circulo , assim também a experiência pode ser ampliada sem que a verdade da experiência deixe de ser verdade . E que a verdade é o derradeiro alvo do filosofo . Por isso tem ele de trabalhar metodicamente , primeiro determinado o real significado da experiência universal e depois procurando traduzir esse significado em termos de atividades concretas . Suas ações visíveis devem ser inicialmente justificadas pela suas reflexões invisíveis .
O mundo não tem qualquer aplicação para uma doutrina que trata a vida comum dos homens como algo estranho e a parte . O mundo esta como a razão . O filosofo não conhece qualquer lugar neste vasto universo do qual a verdade deva ser expulsa . Daí constatar que os seus princípios são aplicáveis em toda parte e estão presentes em toda parte e que todo aquele que ignora tais princípios assim faz por sua conta e risco . A filosofia é exequível ; é posta em pratica , caso ao contrário não passa de meia filosofia .
Ela acredita na ação inspirada e no serviço iluminado . O seu valor não é conhecido dos diletantes que se entretêm durante um dia com teorias acadêmicas e depois se esquecem delas . A filosofia pode ser posta em ação : pode ser tornada útil aos trabalhadores , aos sofredores , e aos executivos da sociedade : mostra a todos como viver nas circustancia específicas em se encontram . Pois todos os atos de um verdadeiro filosofo descendem diretamente dessas idéias de verdade pelas quais ele lutou com tanto empenho . O filósofo aprende as regras certas do jogo da vida e se dispõem a obedecê-las .
Por isso , a filosofia se destina igualmente ao homem condenado a morrer na forca e ao homem que o condena do estrado da magistratura . A filosofia revela uma verdade cuja a aplicação a vida diária elimina o medo , desfaz as duvidas fornece inspiração e ativa a fortaleza mental . Quer sejamos trabalhadores de enxada e arado , cirurgiões de bisturi e lanceta , ou executivos em mesas de tampo de vidro , nós todos nos deparamos com momentos críticos nos quais precisamos da orientação segura , do dedo esclarecedor que apenas a filosofia pode oferecer . Pois só ela se preocupa com a rígida verdade de uma situação ao invés de suas distorções emocionais ou dos seus disfarces egoísticos . Por isso , o valor da filosofia é o valor da sua orientação pratica para o viver cotidiano . A ligação entre escritório , fabrica , fazenda , teatro , lar e filosofia é direta e clara . A filosofia é o guia para toda a vida . O seu valor final é dizer-nos como viver e como enfrentar e vencer as nossas dificuldades e tentações .
O estudo do ensinamento oculto exige que passemos por uma rigorosa disciplina intelectual que poderá prolongar-se por alguns anos em função da capacidade de raciocínio do estudante . De certo não será feito as pressas . Uma vez conquistado esse conhecimento , porém , o seu valor pratico resistirá a qualquer prova .
A sabedoria propiciada , a ética , a força que dá , a tranquilidade que esparge e a capacidade intelectual que desenvolve - tudo se combina para fazer do estudante que completa o curso , que passa da ignorância ao conhecimento , um homem melhor . Se tal homem abraçar a política , prestará serviços de relevância e não de pequena monta . Se se torna industrial seus produtos serão honestos e cheios de valor . O Homem treinado nos arredores e nas agruras da reflexão filosófica enfrentará cada problema , à medida que este se apresentar , com clara percepção e terá melhores condições que os demais para opinar corretamente sobre as coisas .
Todas as nossas idéias são mudas até que nós resolvemos a pó-las em prática . Então elas ganham voz e povoam a nossa mensagem . A vida filosófica não é um mero fragmento a ser vivido numa poeirenta biblioteca ; é uma experiência contínua , que seja vivida no lar , no escritório , no parlamento ou na fazenda . E um homem será melhor cidadão por ser filósofo da mesma forma pela qual será melhor filósofo por ser cidadão .
Se os seus estudos o separarem externamente da vida e da sociedade , certo será que não se trata de estudos filosóficos . Pois o filósofo tem de colocar o conteúdo de uma ação continuada e desinteressada nas frases finais e inteligentes que escreve ou fala , sob pena de ser apenas meio filósofo . Apenas quando os princípios da filosofia entrarem na sua corrente sanguínea poderá ele tornar-se um filósofo de verdade .

A verdade é dinâmica não um narcótico .

Em suas atividades diárias o filósofo se mostrará sempre um homem racional , sensato , prático e equilibrado . Ele compreende muito bem que as duas asas de um pássaro precisam movimentar-se para que o vôo seja equilibrado e que as duas faces do homem - pensamento e ação - precisam funcionar para que a sua existência se conserve equilibrada . Mas o equilíbrio do filósofo é ainda maior . No burburinho inquieto da sociedade moderna ele se conservará intimamente calmo e imperturbável . E a sua paz é de tal têmpera que subsiste quando ele sai da tranquilidade do seu refúgio filosófico para a agitação da rua .
A Disciplina filosófica treina a mente e através da mente todos os atos do homem .
Pensamentos constante e intensamente entretidos tendem mais cedo ou mais tarde a transformarem-se em atos . Por não haverem compreendido o poder do pensamento concentrado em termos de ajuda ou dano ao próximo deram os homens origem a esta era odiosa que estamos vivendo . Sem aderir aqueles que comprometem uma boa causa com uma lógica deficiente ou rebaixam a filosofia negando a força da ambiência externa , podemos dizer que a diretriz geral e habitual de pensamento tende , em última instância a reproduzir-se nas características do ambiente das pessoas .
A mente tanto tem propriedades de atração quanto de repulsão . Ela atrai outras mentes e condições materiais de natureza afim ; e repele as de natureza antagônica . Essa atividade se processa amiúde no subconsciente do homem ; não é necessário que ele se de conta dela para que ela seja efetiva . Essa silenciosa influência não cessa jamais de atuar .
Apenas quando a vemos com espantosa evidencia nas vidas dos bons e maus gênios entrevemos o poder latente do pensamento controlado e concentrado .
É esse invisível homem interior de pensamento e sentimento que dita as ações e reações diárias do homem , que o enfrenta quando ele está só e que vive uma existência secreta que poe em perigo ou protege a sua existência externa . Os pensamentos que mais amiudamente lhe ocupam a mente e os estados de animo que com maior frequência lhe enchem o coração são os ditadores invisíveis do homem e , em comparação com seu corpo físico , constituem o mais importante do seu eu . As raças mais jovens do ocidente examinam primeiro a estatura externa de um homem quando interessado em avaliá-lo , ao passo que os mais antigos asiáticos já sabiam a milhares de anos que na mente encontra-se a maior fonte de poder do individuo . Aqueles antigos sábios de rostos benignos que se sentavam de pernas cruzadas nas florestas do Himalaia ensinavam aos seus reverentes discípulos essa verdade vital . Assim sendo , esse ensinamento se justifica amplamente do ponto de vista utilitário .
Tudo e todos estão em relação com alguma coisa ou alguém . Nada ou ninguém está só a vida de toda criatura está interligada com as vidas de outras : a sua suposta independência não passa de um engano . A humanidade de forma especial se encontra inter-relacionada . Por isso . O filosofo não é apenas um filosofo ; é também um membro da sociedade . Ele não pode furtar-se a isso , não pode desenredar-se por completo .
Mesmo que se retire para uma caverna ele precisara de alguém que cuide dele ou de um cão ou de uma vaca que lhe de leite , e , pronto , ai estará formada uma sociedade ! A forma pela qual ele irá se conduzir nessa sociedade dependerá de princípios éticos que seguiram sendo exatamente os mesmos até mesmo se si tratar de uma sociedade de dois milhões de seres e não apenas dois . Contribui então a filosofia de alguma forma para a ética , para os valores , para algo que oriente no sentido exato do caminho do dever ?
A resposta é que a filosofia é a única coisa no mundo que presta tal contribuição na máxima medida em que é necessitada pela existência humana . Uma vez que tomemos consciência desta grande verdade , todas as questões de maior importância que pertubam a humanidade assumirão um aspecto totalmente novo . Então , e somente então , poderão surgir soluções satisfatórias para antigos e graves problemas . A própria atmosfera em que essas respostas serão elaboradas sofrerá profundas transformações .
Seremos obrigados contra a nossa vontade ou não , a dar formas novas as antigas indagações , porque o padrão de referencia será agora bem diferente daquilo que era .
Aqui o estudante de filosofia encontra o real valor seus estudos e recebe a sua recompensa através de uma percepção despertada que lhe mostra como agir corretamente , sabiamente , e bem . O filosofo não pode nunca ser um fracassado na vida , por mais que a sorte não lhe seja favorável .
A filosofia se destina não apenas a interpretar o mundo , mas também a melhorá-lo , pois ela averigua as idéias até a sua conclusão pratica . O idealismo social ou pessoal deve estar relacionado com um objetivo exequível , caso contrario será ruinoso . A filosofia propicia uma bússola aos desorientados . Em consequência , destinasse tanto aqueles que tem consciência da ausência de qualquer princípio de orientação ética em suas vidas quanto aqueles que buscam o conhecimento puro . A filosofia é de grande valia na tomada das decisões face as exigências da vida pratica . O que em todo o âmbito da cultura humana , poderia ser de maior utilidade ? ...
O filosofo não teme nenhumas das facetas da vida . Ele faz do contraditório a complementação por isso não precisa fugir do mundo como o asceta . Aquele tanto de fuga que julga necessário é realizado em segredo dentro do seu coração e não abertamente , como acontece com o monge que exibe ao mundo seu habito colorido .
Nenhuma fuga ao mundo poderá , segundo ele , propiciar qualquer sabedoria , pois estamos no mundo para aprender as suas lições . No obstante , o filosofo é uno com o monge naquilo em que deseja permanecer livre da sujeição ao desejo e que procura dominar as próprias emoções . Além desse ponto , ele não pode caminhar lado a lado com o fanático asceta . Seus maiores esforços sendo concentrados no controle do pensamento e na disciplina do intelecto , quando bem sucedidos garantem-lhe a capacidade de enfrentar o conforto e o desconforto com isenção sufiente para manter sua mente tranquila e lhe asseguram também o poder de trabalhar nos ambientes mais agitado sem perder o mínimo da sua calma interior .
Texto : ( Livro : A Sabedoria Oculta Alem da Yoga - Paul Brunton - Pgs : 297 a 303 )
Deixe o seu Comentario :


Nenhum comentário:

Postar um comentário