domingo, 10 de janeiro de 2010

" A Educação da Consciência "

Nascido em Tubarão , estado de Santa Catarina , Rohden formou-se em Ciências , Filosofia e Teologia nas Universidades de Innsbruck ( Áustria ) ; Valkenburg ( Holanda ) e Nápoles ( Itália ) . De 1945 a 1946 , teve uma bolsa de estudos para o desenvolvimento de pesquisas científicas na Universidade de Princeton , Estados Unidos , onde teve a oportunidade de conviver com Albert Einstein e lançou os alicerces para o movimento de âmbito internacional da Filosofia Univérsica , tomando por base do pensamento e da vida humana a constituição do próprio universo .
Visão - O senhor tem dedicado boa parte do seu tempo enfatizando a diferença entre a instituição e a educação ...
Huberto Rohden - Não , não é bem isso . Tenho falado unicamente sobre auto conhecimento e auto-realização da natureza humana . Isso inclui tudo e vai muito além da educação . Nós temos que nos realizar . Somos embrionários ; " sementes " humanas .
Falando simbolicamente , temos que realizar a nossa " semente " humana em forma de uma perfeita " planta " humana . Portanto , no Centro Auto-Realização Alvorada , cuidamos do autoconhecimento da natureza humana e sua auto-realização na vida prática . Temos que saber o que somos e temos de viver de acordo com aquilo que somos . O homem deve realizar-se . Ele não é realizado ; é apenas realizável . Da auto-realização fazem parte duas coisas : tanto a instrução na ciência como a educação da consciência . O Governo só pode instruir na ciência ; não pode educar na consciência . A educação da consciência é do foro íntimo do indivíduo . Temos um Ministério da Instrução ; não temos um Ministério da Educação . Não existe nenhum ministério da educação em nenhum país ; nem pode existir .
Não devemos confundir instrução com educação . A educação é muito mais profunda do que a instrução . A instrução é da inteligência ; a educação é da consciência . A instrução faz o homem erudito ; a educação faz o homem bom . Ambas são necessárias mas a mais importante é a educação da consciência .
Visão - Então , ao contrário do que se supõe hoje em dia , a educação é uma atividade individual ?
Rohden - É eminentemente individual . Não pode ser uma atividade social . Ela se reflete na sociedade , mas está radicada no indivíduo . Só existe auto-educação ; não existe alo-educação ( educação de fora para dentro ) . Ou o homem se educa ou não se educa . Outros não podem educar-me ; só podem mostrar-me o caminho pelo qual eu me possa educar .
Visão - Essa é , então , a função do mestre - mostrar ?
Rohden - Sim . O mestre é um guia . O educador pode mostrar ao educando o caminho por onde o educando se pode auto-educar . Há muita confusão hoje em dia sobre a educação .
Entre centenas de livros sobre a educação , mal encontrei um que possa aprovar integralmente . Alguns têm coisas boas , mas não frisam a coisa essencial que é a auto-educação .
Visão - Falou-se recentemente que o sistema educacional brasileiro estava em crise .
O senhor concorda que esteja ?
Rohden - Crise supõe uma presença . Não existe nenhuma crise ; o que existe é uma deplorável ausência de verdadeira educação .
Visão - De onde surgiu essa ausência de educação ?
Rohden - Ela resulta do fato histórico de que a nossa evolução humana no mundo inteiro não está na altura . Não estamos na era da incerteza , da qual falou o economista John Kenneth Galbraith ; estamos , sim , em estado permanente de incerteza , porque a humanidade está marcando passo na inteligência e não atingiu ainda o nível da razão , da consciência . Falta-nos uma disciplina ética avançada . Albert Einstein , que era um grande luminar , disse : " o descobrimento das leis da natureza - a ciência - torna o homem erudito ; mas não torna o homem bom . O homem bom é aquele que realiza os valores que estão dentro de sua consciência . Do mundo dos fatos , que é a ciência , não conduz nenhum caminho para o mundo dos valores , que é a consciência . Fatos não produzem valores , porque os valores vêm de outra região . " Teilhard de Chardin disse : " o homem veio da biosfera . Está na noosfera ( noos quer dizer inteligência , em grego ) e age em função da noosfera . Viemos da biosfera , isto é , da esfera da vida . Nós nos intelectualizamos há milhares de anos ; viemos da biosfera para a noosfera . Passamos da esfera da vida para a esfera da
inteligência - e cá estamos . Acima da noosfera está a logosfera , a esfera da consciência ; mas ainda não estamos lá .
Visão - Não há alguns indivíduos que estão acima do grosso da humanidade ?
Rohden - É claro . Há indivíduos isolados , esporádicos , que estão na esfera da educação da consciência . Mas a maioria não está lá . É uma questão de evolução da humanidade . A culpa não é do Brasil , nem de ninguém . É da falta de evolução superior da humanidade .
Na esfera em que estamos não podemos ter educação ; só podemos fazer instrução .
Todos os crimes e terrorismos vêm daí . A ciência não pode abolir o terrorismo ; só a consciência pode fazê-lo . Já se foi o tempo em que se dizia ingenuamente : " Abrir uma escola é fechar uma cadeia " . A experiência prova que os grandes malfeitores da humanidade não foram analfabetos , mas , sim , homens que não educaram a consciência .
Visão - E as Igrejas - não favorecem a educação ? Não é , essa , parte da sua razão de ser ?
Rohden - A teologia da Igreja ensina que melhor que viver corretamente é morrer corretamente . Se um homem vive cinquenta anos matando , roubando , defraudando e , nos últimos cinco minutos , se confessa e se converte , vai para a vida eterna . Isso é um convite antipedagógico , um convite tácito para uma vida má , contanto que haja morte boa . As teologias são tacitamente contrárias à educação da consciência . É uma denúncia que eu faço em base real . Simples moralidade não é educação .
Visão - Mas as Igrejas não pregam a ética do Evangelho ?
Rohden - Não . Substituíram o Evangelho pela teologia . O Evangelho exige uma vida honesta do princípio ao fim . Mas as Igrejas pregam que basta converter-se na última hora .
E tentam coonestar seu erro com uma falsa interpretação das palavras de Jesus ao ladrão na cruz .
Visão - Além da teologia , há na sua opinião , outras filosofias contrárias à educação operando nos chamados meios educacionais ?
Rohden - Os " meios educacionais " estão cheios dessas filosofias . Veja o behaviorismo de B.F. Skinner . Ele diz : " a liberdade é um mito . O livre-arbítrio não existe . " É uma filosofia que diz que somos autômatos , que somos condicionados pelo meio-ambiente . Ora , se não há livre-arbítrio , então não há base para a educação . O homem tem a alternativa de ser bom ou mau ; isto é , a possibilidade de auto-educação . Mas , se o homem é obrigado pelas circunstâncias a ser mau , ou a ser bom , então acabou-se toda a base para a educação .
Não negamos que as circunstâncias possam dificultar o exercício do livre-arbítrio ; negamos que o homem normal possa ser obrigado pelas circunstâncias a ser bom ou mau .
Visão - O vazio moral , a angústia existencial que muitos parecem sentir hoje em dia e que é constantemente representada na arte moderna-pintura , teatro , literatura , cinema , televisão , etc . - de onde vêm ?
Rohden - Vêm da falta de auto conhecimento e da falta de verdadeira educação . Esses fatores sociais - rádio , teatro , televisão , etc . - não podem educar porque , como já foi dito , a educação é um processo eminentemente individual . O que os citados fatores sociais poderiam e deveriam fazer é remover ou diminuir os obstáculos à verdadeira educação .
Infelizmente , porém , quase todos os programas de cinema , rádio , televisão são flagrantemente antieducativos . E isso acaba num vácuo ou numa frustração existencial , como repetirmos sem cessar .
Visão - Qual a relação entre a natureza humana e a auto-educação ?
Rohden - A auto-educação é a perfeita evolução da natureza integral do homem . Não é algo alheio introduzido nela ; é o conteúdo interno da própria natureza , eduzido e manifestado na vida externa individual e social . O homem profano , sem autocompreensão , abusa de tudo , inclusive de si mesmo , a fim de ter momentos de prazer superficial . Por outro lado , o homem místico isolacionista se recusa a usar qualquer objeto ; simplesmente recusa tudo . Mas o homem cósmico , o auto-educado e auto-realizado , usa de tudo sem abusar de nada . E isto é verdadeira educação .
O educador deve mostrar ao educando que quer ser fiel à sua própria natureza é ser feliz , embora essa felicidade nem sempre esteja livre de sofrimento . Enquanto o educando confundir felicidade com gozo , ou infelicidade com sofrimento , não tem o caminho aberto para a verdadeira educação . O homem auto-educando pode ser feliz no meio de sofrimentos e pode também ser infeliz no meio de gozos . A base da auto-educação é auto conhecimento , como já diziam os filósofos gregos : " Conhece-te a ti mesmo . "
Visão - Haverá no mundo moderno movimento de auto-educação ?
Rohden - Felizmente há , em todos os países , pequenos grupos que levam a sério a auto-educação . Conheço de convivência o movimento Neugeist ( Novo Espírito ) , nos países germânicos ; bem como a SelfRealization ( Auto-Realização ) , nos países anglo-saxônicos , que , na Inglaterra , também é conhecida como The New Outlook ( A Nova Perspectiva ) .
Esses movimentos são representados no Brasil pelo Centro de Auto-Realização Alvorada .
São iniciativas particulares de pequenas elites que tomam a sério a sua auto-realização , baseada no autoconhecimento da natureza humana e manifestada na vivência ética da vida diária , individual e social . Felizmente , o maior dos educadores disse , há quase 2.000 anos : " O Reino dos Céus está dentro de vós , mas é ainda um tesouro oculto , que deveis descobrir . " Com isso . o Nazareno afirma a presença de um elemento bom no homem e a necessidade que ele tem de revelar na vida diária esse tesouro oculto .
Isto é pura auto-educação .
" A instrução ensina o homem a descobrir as leis da natureza , isto é , a ciência ; mas a educação leva o homem a criar valores dentro de si mesmo "
" O homem instruído na ciência pode ser bom ou mau , mas o homem que educou sua consciência é necessariamente bom e feliz . "
Huberto Rohden
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