sábado, 5 de dezembro de 2009

" Assim Falava Paramahansa Yogananda "

---- As chuvas da misericórdia divina não se podem acumular nos cumes do orgulho , mas fluem facilmente para os vales da humildade .

* * *

---- Cultive a devoção ! Lembre-se das palavras de Jesus : " Pai , ocultaste estas coisas aos sábios e prudentes , e as revelaste aos pequeninos " .
O discípulo visitou o Mestre em seu retiro no deserto , pouco antes do Natal . Sobre uma mesa estavam alguns brinquedos que seriam oferecidos como presentes . Com espírito de criança o Mestre brincou com eles por algum tempo e então perguntou um de seus discípulos : O que acha dos brinquedos ? O discípulo tentava ainda recuperar-se de sua surpresa , mas disse , rindo : São ótimos .
O Mestre sorriu e citou Jesus :
" Deixai vir a mim as crianças , porque de tais é o reino de Deus " .


* * *

---- Deus não está distante , mas próximo . Eu O vejo em toda parte .
Mas o senhor é um mestre ! - protestou o homem .
Todas as almas são iguais - replicou o Mestre . A única diferença entre nós é que eu fiz o esforço . Mostrei a Deus que O amava , e Ele veio a mim . O amor é o ímã do qual Deus não pode escapar .


* * *

---- Mestre , como pôde Jesus transformar água em vinho ? - perguntou um discípulo . Respondeu o Mestre .
O universo é resultado de um jogo de luz : vibrações da energia vital . Os filmes da criação , como cenas numa tela de cinema , são projetados e tornam-se visíveis através de fachos de luz .
Cristo percebia a essência cósmica como luz ; a seus olhos , não havia diferença essencial entre os raios de luz que compõem a água e os raios de luz que compõem o vinho . Tal como Deus no princípio da criação , Jesus podia comandar as vibrações de energia vital a assumirem diferentes formas .
Todos os homens que transcendem os reinos ilusórios da relatividade e da dualidade entram no mundo real da Unidade . Eles se unificam com a Onipotência , conforme Cristo disse " Aquele que crê em mim [ que conhece a Consciência Crística ] , esse também fará as obras que eu faço ; e as fará maiores do que estas ; porque eu vou para o Pai [ logo retornarei ao Altíssimo : o Absoluto sem vibrações , para além da criação , para além dos fenômenos ] " .


* * *

---- O casamento é desnecessário e um empecilho para aqueles que são renunciantes de coração e estão buscando intensamente a Deus , o Amante Eterno . Mas , de forma geral , não sou contra o verdadeiro matrimônio . Duas pessoas que unem suas vidas para se ajudar mutuamente na busca da realização divina lançam as fundações de seu casamento no alicerce correto : a amizade incondicional . A mulher é motivada principalmente pelo sentimento , e o homem , pela razão ; o matrimônio destina-se a equilibrar essas qualidades .
Hoje em dia não existem muitas uniões genuínas de almas , porque os jovens recebem pouco treinamento espiritual . Emocionalmente imaturos e instáveis , eles são geralmente influenciados pela atração sexual passageira ou por considerações mundanas que não levam em conta o nobre propósito do casamento . Costumo dizer : primeiro , estabeleçam-se irrevogavelmente no caminho divino ; depois , se vierem a casar-se , não cometerão um erro !


* * *

---- Duas senhoras costumavam deixar seu automóvel destrancado ao estacioná-lo .
Tomem as devidas precauções . Tranquem o carro .
Onde está sua fé em Deus ? exclamou elas .
Eu tenho fé . Fé não significa negligência .
Elas , porém , continuaram a deixar o carro destrancado . Um dia , quando deixaram muitos objetos de valor no assento de trás , ladrões os roubaram .
Por que esperam que Deus as proteja se ignoram Suas leis da razão e da prudência ? Tenham fé , mas sejam práticas e não tentem os outros .


* * *

---- " Deus nos submete à prova de todas as maneiras . Ele expõe nossas fraquezas , para que nos conscientizemos delas e possamos transmutá-las em força . Ele pode nos enviar provações que parecem insuportáveis ; algumas vezes , pode até parecer que Ele está nos repelindo . Mas o devoto inteligente dirá :
" ' Não , Senhor , eu quero a Ti . Nada me deterá em minha busca . Esta é a prece de meu coração : nunca me testes com o esquecimento de Tua presença . ' "


* * *

Texto : Paramahansa Yogananda
Deixe o seu Comentario .

Nenhum comentário:

Postar um comentário