quarta-feira, 8 de julho de 2009

Oração Permanente !


Muitas pessoas precisam de fatores externos para encontrarem Deus dentro de si . Outras vivem um vasto período de análise intelectual sem se permitirem um momento se quer , de intuição espiritual . Nós não podemos chegar à verdadeira experiência de Deus somente por meio da análise mental . Isto é apenas uma preliminar que deve se ultrapassada para poder se alcançar uma certeza espiritual . A análise mental é como um grande labirinto sem saída . Muitas pessoas ficam presas a métodos . Os grandes mestres não estavam preocupados com grandes métodos espirituais . O maior dos terapeutas dizia somente para que se orasse sempre . Sempre quer dizer orar 24 horas por dia , durante 365 dias por ano .
As pessoas confundem oração com reza , pensam que oração e meditação é um tipo de ato externo . Os mestres não falam de atos , falam de atitude . O que é atitude ? Atitude é o modo de ser , não é agir , não é fazer alguma coisa , é ter consciência do Ser , a consciência da Presença de Deus . Isso não significa pensar em Deus . Não adianta nada ficar pensando em Deus por que isso é apenas um ato . As pessoas não sabem distinguir entre pensar e conscientizar .
Mas o que é conscientizar ? Conscientização é um estado permanente da consciência .
Pensar é uma sucessão de atos transitórios . O pensamento é sucessivo e analítico .
A consciência nada tem haver com análise , com sucessividade . Ela é um estado simultâneo , permanente do nosso ser espiritual , do nosso Eu . Eu e consciência são a mesma coisa . Ego e inteligência são outra coisa . A inteligência pensa , a consciência conscientiza , de maneira que , orar sempre não é pensar , não é falar , é ter a consciência do seu Ser . Naturalmente que quem se identifica com o seu ego intelectual não pode conscientizar . Agora , aquele que já descobriu a sua alma , o seu Eu espiritual , pode perfeitamente conscientizar a Presença de Deus .
O evangelho diz : " Eu e o Pai somos um , o Pai está em mim e eu estou no Pai " . Isto é conscientizar a Presença de Deus .
Não podemos pensar em Deus durante 24 horas do dia , somente se não fizermos mais nada fora disto , suspender todo o trabalho profissional e pensar em Deus , mas isso não é possível .
Agora , concientizar a Presença de Deus é perfeitamente compatível com qualquer trabalho .
Podemos trabalhar em qualquer profissão , dentro de uma consciência da Presença de Deus .
Conscientização é uma coisa muito parecida com respirar . Se alguém dissesse : " Você tem que respirar sempre e nunca deixar de respirar , por que se você deixar de respirar você morrerá em cinco minutos ! " Isso é natural e todo mundo o sabe ! Mas se a pessoa dissesse : " Eu não posso respirar sempre por que tenho que trabalhar ! " Mas que bobagem é essa ? Ora , é a mesma bobagem que estão cometendo quanto a pratica espiritual ... Dizer que não podem conscientizar a Presença de Deus por que tem que trabalhar numa fábrica ou tocar um tipo de negócio ... A respiração impede o nosso trabalho ? Em absoluto , pois ninguém se preocupa com a respiração , durante as suas atividades do dia . As pessoas vão dormir tranquilamente e continuam a respirar .
A Oração Permanente de que fala o grande mestre , é uma respiração da alma e nada mais . Assim como o corpo respira constantemente para poder viver . Quem não respira espiritualmente , seu viver não tem qualidade .
Duas coisas são necessárias para podermos viver fisicamente : comer e respirar .
Podemos deixar de nos alimentar por vários dias , através de jejuns , e não morrer , mas não podemos ficar sem respirar . Em cinco minutos , a falta de oxigênio nos mata . O oxigênio do ar é vida para o nosso corpo . Das comidas , extraímos as calorias . As calorias não são tão necessárias quanto o oxigênio .
Os mestres exigem que oremos sempre e não nunca deixemos de orar . Na nossa linguagem , podemos traduzir esta exigência por :
" Tende sempre a consciência permanente da Presença de Deus " - mas nunca pensando em Deus como uma pessoa . Deus é a vida Universal do Cosmos . Esta Vida Universal nos alimenta quando vivemos dentro da consciência cósmica da Presença de Deus . Para isto , não se faz necessário pensar . É um estado de consciência .
Os grandes mestres não recomendam uma meditação intermitente , uma hora por dia , eles exigem uma meditação permanente , 24 horas por dia . Isso não no sentido de um ato , mas sim num sentido de um estado . Não no sentido de um processo analítico de pensamento , mas sim , no sentido de uma consciência simultânea e permanente .
Isto para os principiantes é difícil de compreender , mas , se você se habituar a este estado de consciência , não a um ato de pensamento , você irá verificar que a oração permanente ou o estado permanente da Presença de Deus , não impede nenhum trabalho , pelo contrário , torna todos os trabalhos mais fáceis .
Quando alguém se habituou a viver na consciência da Presença de Deus , ele verifica que os seus trabalhos outrora antipáticos se tornam simpáticos , outrora odiados , se tornam até amados . Ele pouco a pouco descobre que trabalhar não é dever compulsório , mas sim , um querer espontâneo . Quando alguém passa do maldito dever para o bendito querer , então está tudo resolvido , por que o grosso da humanidade só trabalha por um maldito dever . Elas dizem que infelizmente tem que trabalhar para poder viver e sustentar a si e a sua família . Quando o trabalho é um maldito dever é um trabalho antipático . Quando o trabalho se transforma num bendito querer então o trabalho fica com gosto .
Todos os grandes iniciados trabalhavam muito ; nenhum deles foi preguiçoso . Nenhum deles arranjou aposentadoria permanente para não trabalhar mais . Todos trabalhavam , mas , os verdadeiros iniciados trabalhavam por um bendito querer e não por um maldito dever .
Um dos mais modernos iniciados , Joel S . Goldsmith , que escreveu o maravilhoso livro ( A Arte de Curar pelo Espírito ) , diz : " na primeira metade de minha vida , eu trabalhava para viver . Na segunda metade da minha vida , eu vivo para trabalhar " . Note bem como ele inverteu o programa : primeiro ele trabalhava para viver - o maldito dever de trabalhar ... Com o suor do teu rosto , ganharás o teu pão . Isto é dos não iniciados . Ele dizia que trabalhava para viver , mas que depois que entrou na iniciação espiritual , passou a viver para trabalhar . Todos nós , sem exeção , podemos chegar a este ponto . Isto vai depender do estado de consciência da pessoa , pois o trabalho é o mesmo . O que pode ser diferente é o motivo pelo qual se trabalha : ou por dever ou por querer . Dever é desagradável , querer é agradável . O dever nos faz escravos , o querer nos liberta , nos torna servidores .
Quem faz o que deve é escravo . Quem não faz o que deve é um mal escravo .
Quem faz por querer , faz com alegria , boa vontade , entusiasmo e amor e por isso , é livre e feliz .
A Oração permanente não impossibilita o trabalho profissional , muito pelo contrário , qualifica-o , torna-o gostoso e agradável . A Baghavad Gita recomenda : Trabalhar intensamente , mas renuncie a cada instante aos frutos do teu trabalho ... não trabalhar por causa do resultado , mas por causa da autorealização . No Evangelho diz o Nazareno : " Quando tiverdes feito tudo o que devíeis fazer , dizeis : agora somos servos inúteis , cumprimos a nossa obrigação , nenhuma recompensa merecemos por isso ! " . Não é trabalhar por recompensa , seja recompensa terrestre ou celeste , mas sim , por amor a sua autorealização , ao aperfeiçoamento do seu espírito , da sua alma - isto é um trabalho bendito !
Todos os grandes mestres recomendam aos seus discípulos que tenham duas asas para voar .
Você já viu algum avião voar com uma só asa ? Nenhum inseto voa com uma asa ... Uma asa só ,
por mais bela e forte que seja , não serve . As duas asas que os grandes mestres recomendam são : 1. Orai sempre e nunca deixeis de orar 2. Quem não renunciar a tudo que tem , não pode ser meu discípulo .
A primeira asa é muito simpática , mas a segunda para os não iniciados , é muito antipática . Por que entendem que renunciar como uma coisa muito dolorosa . Eles logo compreendem por coisas materiais como dinheiro , casa , automóvel e outras coisas mais . Isso não é muito importante . Muito mais necessário é renunciar a si mesmo , que é muito mais importante do que renunciar objetos .
Mas , o que vem a ser renunciar a si mesmo ?
Quem não conhece a natureza humana não pode compreender estas palavras . Para esta pessoa , renunciar a si mesmo parece com suicidar-se . Mas isto não resolve nada , só piora a situação .
Enquanto a pessoa se identifica com o seu ego , não renunciou a seu ego . Somente quando descobre que não é o seu ego físico-mental-emocional , o seu invólocro humano , que isto ele tem , mas que isso ele não é , que ele é o seu espírito , a sua alma , a luz do mundo , a pérola preciosa ... Então , ele renunciou .
Renunciar é o descobrimento da verdade sobre si mesmo !
Quem não entrou no autoconhecimento , não renunciou ! Renunciou a que ?
Aqui não se trata de renunciar objetos externos , impessoais , trata-se de renunciar a um objeto pessoal , interno , chamado ego . Dentro de nós existe uma ilusão de nos identificarmos com o nosso ego humano e é justamente isso que devemos renunciar . Mas como renunciar esta ilusão ? Uma ilusão só pode ser combatida pela verdade . Ilusão é escuridão , verdade é luz ! É possível combater a escuridão a não ser pela luz ? A ilusão de que eu sou o meu ego é uma treva , a verdade de que eu sou a minha alma é luz . Só podemos combater a ilusão de somos um ego , pela ação da luz do autoconhecimento . Luz é presença , treva é ausência . Onde há 100% de presença há 0 de ausência .
O que os mestres recomendam é puro autoconhecimento e isto , cada um deve fazer .
Cada um precisa responder satisfatoriamente a pergunta : Quem sou eu ? Quando o homem chega a conclusão de que é o espírito de Deus em forma individual , então , está liberto de toda ilusão .
Deus é Espírito Universal .
Eu sou o espírito de Deus em forma individual . Eu sou uma emanação espiritual da Divindade Universal .
Então , a segunda asa é a renúncia . Quando se fala em renúncia , quase todo mundo se choca e pensa que se trata de uma renúncia a nível material externo . Pensam que renunciar é jogar tudo fora , perder tudo , ficar com nada ... Isso não é verdade , pois a renúncia não se refere a coisas materiais , mas sim , mentais . A nossa falsa mentalidade ego é que deve ser renunciada .
Se alguém renunciar a ilusão da sua mentalidade errada , então ele é completamente livre .
Só então ele é um discípulo dos grandes mestres .
Se alguém renunciou a sua identificação com o seu ego e depois olhar para os seus bens materiais lá fora , será que ele tem dificuldades em renunciar a estes bens ? Não tem nenhuma dificuldades ! A dificuldade é a renuncia interna e não a renuncia externa , pois isto é uma consequência de um transbordamento que pode ser constatado na vida de todos os grandes homens da história . Os inexperientes pensam que seja difícil a renuncia aos bens materiais . Os iniciados sabem que a renuncia aos bens materiais é simples brincadeira . É coisa tão fácil como beber um copo d'água , pois o que é realmente difícil é renunciar ao seu ego mental , não ao seu ego material .
No nosso século Mahatma Gandhi e Albert Shuawaseir fizeram a grande renuncia material colocando todos os seus bens materiais a serviço da humanidade .
As coisas materiais nunca foram nossas , isso é pura ilusão . Nosso foi o nosso ego mental e esse é muito nosso , pois é um objeto pessoal . Os bens externos são bens impessoais . Renunciar as coisas impessoais não é muito difícil , agora , recusar as coisas pessoais , aí sim é difícil ! Quem passou pela maior aventura da renuncia pessoal , faz brincando a renuncia material por isto é apenas uma consequência !
Então , todos os grandes mestres exigem que voemos com duas asas , que são a asa da oração e a asa da renúncia . O engraçado é que muitos estão dispostos a criar a primeira asa da oração , mas quando se deparam com a segunda asa da renúncia , então retrocedem temerosos e tentam voar apenas com uma das asas . O resultado é que não conseguem voar !
Mas aquele que se abituou a oração , a consciência , não acha difícil a renuncia mental por que se ele já está convencido de que ele é a alma , de que ele é o espírito , ele também com a maior facilidade renuncia a ilusão de que ele seja o ego , por que se ele é o Eu , ele não pode ser o ego .
Uma coisa é a consequência da outra , de maneira que propriamente não são duas coisas ; parecem ser duas coisas , oração permanente e renuncia total , mas no fundo são uma coisa só .
Por que aquele que já fez a oração permanente , também já fez a renuncia do seu ego , por que a oração permanente é incompatível com a identificação com o ego . O ego de fato não é o Eu .
Logo as duas asas quase se identificam ... Oração permanente e renuncia total , no fundo são duas asas , mas logo chegamos a conclusão de que podemos voar com uma asa só , contanto que as duas asas sejam identificadas apenas numa . Então , tudo virá como que um " helicóptero " no final , por que o helicóptero não tem duas asas . O avião precisa de duas asas para voar , mas o helicóptero não tem nenhuma asa e por isso ele pode subir em linha vertical . O avião precisa de uma enorme linha horizontal para subir .
Quem descobriu que oração é renuncia e que renuncia é oração identificou as duas asas do avião numa só e pode subir na vertical feito um helicóptero .
Esta é a grande verdade descoberta pelos grandes mestres .
Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará !
Quem não tem asas tem que rastejar . Então , o principal está em criarmos asas para podermos voar .
Uma minhoca não voa e se ela vê uma águia voando nas alturas , acha uma bobagem . Quem é minhoca , não pode compreender a liberdade de ser águia , prefere continuar rastejando , comendo húmus por debaixo da terra da sua ignorância . Mas , quem já não é minhoca e já tem consciência espiritual de águia , não se contenta com uma vida debaixo da terra , quer alçar vôo à luz do sol .
Isso é uma questão de desenvolver a consciência . A nossa evolução vai a espaços mínimos em espaços máximos . Precisamos muito tempo para dar um passo na evolução ascensional . Rastejar na horizontal é fácil por que isso não exige esforço nenhum . Deixar-se cair para baixo ainda é mais fácil . Involução é para baixo , estagnação é na horizontal e evolução é na vertical . Temos apenas estas três possibilidades .
Involução é regresso . Estagnação , rotina . Evolução , para cima . A única difícil é a evolução . A estagnação é inércia , é ficar sempre no mesmo plano , empurrando a vida com a barriga ... Meus pais viveram assim , meus avós viveram assim , eu vou viver assim e os meus filhos e netos também vão viver assim . Isso é estagnação e quase todo mundo gosta de estagnação , ou se preferir , normóse . O que os outros fizeram , eu vou fazer também ! Deixa como está para ver como vai ficar isso ! O ego adora uma estagnação , pois a mesma não exige esforço , é comodismo , é inércia horizontal , é ir adiante , mas nunca ir para cima ! Para cima já é esforço . Mas fácil ainda é regredir , ir para baixo , involução ainda é mais fácil do que a estagnação ... E muitos gostam disso !
Quem pensa está na horizontal .
Quem não pensa vai abaixo da horizontal .
Quem conscientiza vai para cima , vai para as alturas .
Quem pensa fica só na horizontal , fica sempre na mesmice de milênios atrás . Não sai da rotina . O grosso da humanidade prefere o rotineiro . Para eles , o principal é continuar na normóse da horizontalidade .
Toda evolução exige esforço e o ego não gosta de esforço , por que ele é amigo da lei da inércia e do menor esforço .
Quem nunca saiu da consciência do ego , não vai sair da horizontalidade , se satisfaz com tudo aquilo que os seus antepassados fizeram e que ele espera que os filhos também o façam . Pronto ! Isto continua na horizontal .
Existem uns poucos , uma pequena elite que se animam a sair da horizontal para a vertical . Eu digo para a vertical , mas isso não é possível em pulo só . Ninguém pode dar um pulo de O para 90 graus .
Entre o O da horizontal e o 90 da vertical está o nosso grande problema . Temos que fazer um trabalho de desenvolvimento ascensional de O a 90 . Durante todos este processo , antes do homem chegar no 90 da verticalidade , corre ele , o perigo de recair no processo evolutivo . Somente quando o homem atinge os 90 graus é que está livre de qualquer recaída no terreno do desenvolvimento espiritual , por que uma linha rigorosamente vertical , a prumo , nunca pode cair . Quando se constrói um edifício , os construtores tomam o maior cudado para que o mesmo esteja bem a prumo . Quem não está em verticalidade está em perigo de cair para o O da horizontalidade . Isto é uma lei da mecânica e da física . A viagem entre o O da horizontal e o 90 da vertical é o nosso problema .
Ninguém está seguro entre o O e o 89 , por que neste espaço , sempre podemos cair . Mas o mais interessante , é que quanto mais nos distanciamos do O e mais nos aproximamos do 90 , menor é a tendência de recair . Quando estamos no meio da jornada , nos 45% , não temos tanta tendência de recair . Quando chegamos ao 90 , acabou-se o perigo de recair , pois é o que chamamos de autorealização .
Iniciação é do 0 para o 1. De 1 a 89 ainda estamos na crença de Deus e por isso ainda somos propensos a recaídas . Do crer a pessoa pode cair para o descrer. Quem chegou à experiência espiritual do seu Eu Divino está definitivamente garantido. Do saber a pessoa nunca nais pode cair para o não -saber. A autorealização não vem de fora, ela vem da conscientização da nossa realidade espiritual. Quem se conscientizou como sendo Espírito de Deus, não pode saber mais se identificar com o seu pequenino ego humano.
A pessoa pode ter a crença que for, pode crer quanto quiser, mas por nenhuma crença poderá estar segura, por que do crer existe a possibilidade de um regresso para o descrer. A pessoa só pode estar absolutamente segura a partir da experiência pessoa de Deus, quando experimenta em si mesma :'' Eu e o pai somos um''. Somente um ângulo reto pode retificar a nossa vida. Retificação é autorealização.
Será que podemos chegar a retificação na vida presente ? Sim podemos ! Não foram muitos que conseguiram esta retificação , do tipo Paulo Tarso, Mahatma Gandhi, Frascisco de Assis, Albert Shuaisteser e outros. Os grandes retificados, os grandes místicos são aqueles que tiveram a experiência pessoal de Deus, não a crença de Deus, mas a experiência de Deus e através dela, chegaram à absoluta certeza de que nunca mais poderiam recair ao padrão anterior de pensamento, sentimento e ações.
Da experiência não a regresso para a inexperiência .
Da crença há regresso para a descrença . Por isso , a crença não garante a nossa autorealização .
A crença é um caminho para a experiência , mas muitas vezes , não se chega até lá . Quem para na crença não pode se sentir muito seguro . A crença pode ser como uma boa vontade , mas não é muito sabedoria . É preciso muito mais que boa vontade - boa vontade ainda é crença . É preciso sabedoria , que é fruto direto da experiência . Somente aquele que chegou a experiência vertical de Deus , pode ter a absoluta certeza de que não vai mais recair .
A meditação é o instrumento pelo qual buscamos por 100% da consciência da realidade espiritual que somos . É por meio da meditação que podemos não mais nos iludir com dúvidas ou incertezas .
É pela verdadeira meditação , que podemos chegar a certeza da nossa identidade essencial com o Espírito de Deus .

Texto : Huberto Rohden
Deixe seu Comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário